As 7 rochas mais famosas do mundo

Publicado em 29.11.2010

Sem querer menosprezar as rochas, mas as pedras são uma parte muitas vezes negligenciada da paisagem. Aonde quer que você vá, tem uma pedra, afinal, não é como se elas pudessem se mover ou virar flores ou borboletas. Apesar de simples e comuns, no entanto, as rochas podem formar lindos cenários ou marcos históricos que por si só são atrações turísticas. Confira seis das rochas mais famosas do mundo:

1) Rocha de Plymouth

A rocha de Plymouth marca o local onde William Bradford e os peregrinos que fundaram a colônia de Plymouth desembarcaram do navio Mayflower. Ela está carimbada com a data de chegada do navio ao novo mundo: 1.620. A primeira referência escrita a rocha de Plymouth foi feita quase um século depois dessa data. A rocha foi consagrada em 1.774, quando os moradores da cidade se moveram pelo espírito da Revolução Americana. A rocha atualmente pode ser encontrada nas margens do porto de Plymouth, em Plymouth, Massachusetts, EUA. De acordo com o museu da cidade, a parte visível da pedra pesa cerca de 4 toneladas, enquanto a parte de baixo, escondida sob a areia da praia, pesa cerca de 6 toneladas. Estima-se que hoje a rocha tenha apenas cerca de um terço à metade do seu tamanho original, pois partes da pedra eram lascadas como lembranças nos séculos 18 e 19.

2) Pedra Blarney

A pedra Blarney é um pedaço de pedra que fica nos arredores do Castelo Blarney, cerca de 8 quilômetros a leste de Cork, na Irlanda. Existem várias lendas para explicar a origem da pedra. De acordo com o site do Castelo Blarney, a pedra era da ilha de Iona, na Escócia, e foi o leito de morte de um santo irlandês que morava lá em exílio. A pedra foi posteriormente transferida da ilha para o continente, ainda na Escócia. Quando o rei Cormac MacCarthy enviou tropas irlandesas para apoiar Robert, the Bruce e seus escoceses na batalha vencida contra os ingleses em 1.314, parte da pedra foi dada para os irlandeses em agradecimento. Reza a lenda que beijar a pedra lhe traz o dom da eloquência. Porém, beijá-la não é tão fácil assim. Para beijá-la, a pessoa tem que se inclinar muito, enquanto se agarra a uma grade de ferro do parapeito do castelo. Poderia ser pior: no passado, aqueles que desejavam beijar a pedra tinham ficar de cabeça para baixo.

3) Rochedo de Gibraltar

O Rochedo de Gibraltar é uma montanha de calcário que faz vista ao Estreito de Gibraltar, a entrada do Mar Mediterrâneo. A rocha tem 426 metros de altura e é um marco importante do território britânico de Gibraltar, uma península que se conecta através de um istmo até a Espanha. Gibraltar entrou na posse do Reino Unido com o Tratado de Utrecht, em 1.713, após a Guerra da Sucessão Espanhola. O nome atual da rocha provavelmente vem do árabe Jebel Tarik, que significa “montanha de Tariq”. Geologicamente falando, o rochedo é composto de calcário que remonta ao período Jurássico, cerca de 200 milhões de anos atrás. Trata-se da Cordilheira Bética, uma cordilheira que domina a Ibéria (região que inclui a Espanha e Portugal). A rocha contém centenas de cavernas, muitas das quais populares destinos turísticos.

4) Rocha de Ayer ou Uluru

A rocha de Ayer fica sobre uma extensão plana do deserto australiano.Também conhecida pelo seu nome aborígine, Uluru, a rocha é um “inselberg” (palavra que vem do termo alemão que significa “monte ilha”), ou montanhosa isolada. “Inselbergs” são os restos deixados após a erosão de uma serra. Ela está localizada no Uluru-Kata Tjuta National Park, a 450 km a sudoeste de Alice Springs, na Austrália. O parque contém muitas inselbergs, mas Uluru é a maior e mais conhecida delas. A rocha também é o maior monólito do mundo (uma formação maciça composta de uma única rocha) e um local sagrado para os povos nativos ou aborígenes. Foi listada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Sua formação de arenito está a cerca de 863 metros acima do nível do mar, ou cerca de 348 metros acima do solo. Tem 9,4 km de circunferência.

5) Pedra de Roseta

A Pedra de Roseta é um fragmento de uma pedra do antigo Egito, que sustenta um decreto emitido por um conselho de sacerdotes por ocasião do aniversário da coroação do rei Ptolomeu V (204-181 a.C.) em três línguas: antigos hieróglifos egípcios, demótico egípcio e antigo grego. Originalmente exibida em um templo, a Pedra de Roseta foi mais tarde usada como material de construção em uma fortaleza na cidade portuária de el-Rashid, ou Rosetta. Uma expedição francesa ao Egito encontrou a pedra em 1.799. A pedra se tornou famosa, pois ajudou a decifrar os hieróglifos egípcios que até aquele momento não poderiam ser traduzidos. A pedra, que pesa cerca de 760 quilos, agora está em exibição pública no Museu Britânico, onde é o objeto mais visitado da coleção. A pedra entrou na posse britânica em 1.801, durante as Guerras Napoleônicas. O Egito pede que a pedra seja repatriada.

6) Pedra Negra de Caaba

A Caaba é uma construção em forma de cubo em Meca, na Arábia Saudita. É o local mais sagrado no Islã. Uma mesquita, o Masjid al-Haram, rodeia o edifício. No canto oriental da Caaba fica a Pedra Negra, que segundo a tradição islâmica, remonta ao tempo de Adão e Eva, período no qual caiu do céu. A pedra foi polida pelas mãos de milhões de peregrinos muçulmanos. Hoje, é na verdade um conjunto de fragmentos. Os peregrinos tentam beijar a pedra, como é dito que fez o Profeta Maomé. Alguns têm sugerido que a pedra é um meteorito, apesar de suas origens exatas permanecem desconhecidas. A Caaba em si é feita de granito dos arredores de Meca.

7) O Pão de Açúcar

O pão de açúcar é um enorme monólito, feito de uma pedra conhecida como gnaisse facoidal, uma pedra que se origina do granito. É um dos cartões postais do Rio de Janeiro, mas é muito mais antigo que a cidade – estima-se que ele tenha se formado a mais de 600 milhões de anos. Tem 395 metros de altura. [OurAmazingPlanet]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

42 Comentários

    • e a pedra do meu rim…putz como doeu… alias esse negócio de pedra é um saco… e não é pedra é rocha.

      Thumb up 5
  1. gente, esse site é o hypesCIENCE e não o hypesRELIGIÃO
    vamos comentar paenas sobre o assunto do artigo!

    Thumb up 4
  2. Concordo com o Peter, dentre todas as pedras famosas, o crack ganha de todas em fama, discussão e DESTRUIÇÃO.

    Thumb up 3
  3. engraçado que quando um ateu discute sobre religião ele é sábio e erudito, mas quando um religioso discute sobre religião ele é fanático e preconceituoso ¬¬

    Thumb up 15
  4. A CAABA Árabe,a pedra de Rosetá que foi roubada pelos franceses ladrões ” até hoje ” e o Pão de Açúcar, todo resto é balela de ignorantes.

    Thumb up 3
  5. Olá a todos !
    Acho que poderia entrar nesta lista o El Capitan, no parque Yosemite, EUA.
    Abraços

    Thumb up 3
  6. BASTANTE INCOMPLETA, ESSA LISTA. EXTERNSTEIN, QUE FICA NA ALEMANHA, TEM UM VALOR HISTÓRICO CONSIDERÁVEL, E NINGUÉM SE LEMBROU DE COLOCÁ-LA AQUI. EXISTE TAMBÉM A FAMOSA PEDRA DE CLERMONT-FERRAND, NA FRANÇA.

    A PEDRA DE ROSETA E A PEDRA DE CAABA SÃO PRODUTOS CULTURAIS, OBRAS HUMANAS; NÃO DEVERIAM FAZER PARTE DA LISTA.

    Thumb up 5
  7. o stonehenge é um monumento construído com várias pedras e não apenas uma única pedra famosa, que é o que o artigo está listando. logo, ele não caberia na lista.

    Thumb up 5
  8. Esta seção de comentários me proporciona boas gargalhadas quando os evangélicos, patrulheiros de plantão, resolvem aqui fazer seu espaço de pregação.

    Reverenciar a Deus é reverenciar tudo o que contém a natureza.

    Mas tem evangélicos que váo até o monte Sinai para rezar. Vão até e rio Jordão para se batizar, como se o batismo nesse rio fosse mais forte.

    Uma equipe de arqueólogos chineses descobriu recentemente no cume do monte Ararat – Turquia, restos de uma construção em madeira, que julgam ser a Arca de Noé.
    Pronto!…Logo começará a pereginação evangélica por lá.

    Depois esse povo vem aqui criticar e taxar de idolatria, a Caaba sagrada do Islã?
    Ka Ka Ka Ka Ka.

    Silvio

    Thumb up 9
  9. Acho que o critério é demasiado subjectivo. Acho mais ser um pretensiosismo de alguém que, admirando o que é apresentado, acha que deve pugnar para que essa sua visão seja posta em evidência. Sem desvalorizar os exemplares que foram apresentados, acho que cientificamente e em significado histórico, existem outras de bastante maior interesse e sgnificado. Porque não fazer antes um inquérito nesta área da NET para que sejam apresentados exemplares devidamente documentados e comentados e depois eleger.
    Eu proponho desde já as ROCHAS que contêm ICNOFÓSSEIS em Penha Garcia, Portugal, onde podem ser apreciados fósseis que datam de entre 4,5 a 5 milhões de anos (bilobites, crusianas).

    Thumb up 5
  10. pois é Jeamaral

    esqueceram mesmo do erudito que decifrou os hieroglifos, e era examente essa a informação mais importante acerca da pedra de roseta.
    Isto é realmente absurdo essa omissao.;

    Em Quixada, cidade do interior do Ceará existe uma grande quantidade de monólitos admiráveis pela beleza natural e mística, todavia é pouco conhecida no mundo e alí tem uma
    Mega rocha em forma de galinha choca, como é conhecida.

    Existem rochas megalíticas que são verdadeiras serras de uma beleza exuberante e de onde se reunem os esportistas para a prática do voo livre, é absolutamente surpreendente a sua beleza.

    Thumb up 2
  11. MARCELO DISSE: Cybergirl, não importa o que voçê pença ou o que voçê acha,Pois a palavra de Deus diz que no grande dia do Senhor (Todo joelho se dobrará. E toda lingua confessará a Deus).romanos 14:11.

    COMENTÁRIO: Diz a profecia: quando as pessoas começarem a utilizar cedilha sem necessidade estará próximo o fim…

    Thumb up 24
  12. pensei q a stonehenge entraria nessa lista. ela é muito mais famosa q algumas pedras dessas aí

    Thumb up 14
  13. INRESSANTE, QUANDO ALGUEM DEFENDE SUA RELIGÃO OU O SEU DEUS TODOS CENSURAM, AGORA QUANDO TEM UM GRUPO DE HOMOSSEXUAL DEFENDENDO SUAS PRÁTICAS HOMOSSEXUALIZADAS VOÇES FICAM CALADINHOS OU ATÉ APOIAM. O QUE É MAIS IMPORTANTE? É MEU MOVIMENTO RELIGIOSO OU O MOVIMENTO HOMOSSEXUAL.
    TODOS NÓS TEMOS O DIREITO DE FAZER O QUE GOSTAMOS DESDE QUE NÃO AGRIDA NEM FÍSICA NEM MORALMENTE O MEU PRÓXIMO.

    Thumb up 12
  14. Eu não entendo bem qual o critério de liberação de postagens aqui. Escrevi dois posts antes, e somente o último foi liberado (e os dois tem caráter informativo).

    Enfim… :(

    Thumb up 7
  15. ESTE É UM SITE CIENTÍFICO MAS ALGUMAS PESSOAS INSISTEM EM RELACIONÁ-LO COM RELIGIÃO COMO QUE QUERENDO CRIAR UMA GUERRA
    RELIGIOSA! RESPEITEM A FÉ DE CADA UM E PAREM DE BABOSEIRAS E EVANGELISMO CIBERNÉTICO !
    DEUS ESTÁ NO CORAÇÃO !!

    Thumb up 28
  16. Eu acabei repetindo uma delas, a rocha Ayer. Faltou também um “c” na palavra “México” logo abaixo.
    Obrigado!

    Thumb up 1
  17. Faltaram algumas pedras famosas:

    1) Pedra do Sol (Méxio)
    um calendário esculpido num bloco de basalto com 3,60 metros de diâmetro e 24 toneladas de peso.Foi descoberto no final do século XVIII, na Cidade do México.
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-asteca/imagens/pedra-do-sol.jpg
    2)Arco de pedra de Utah (EUA)
    Um famoso arco localizado no parque nacional Arches(Utah, Eua), o Delicate Arch é um solitário e misterioso arco, que se tornou símbolo do estado. http://static.blogo.it/travelblog/formazioni-rocciose-spettacolari-01/0delicate_arch.jpg
    3) Stonehenge (Inglaterra)
    Stonehenge é o monumento pré-histórico mais importante da Inglaterra e não há nada semelhante à ele em todo o mundo. Este altar de pedras tem sido usado há 5000 anos e até hoje não se tem certeza absoluta qual era sua finalidade.
    http://files.santoantoniokids.webnode.com.br/200000511-daa5edba01/stonehenge-from-above-692016-ga.jpg
    4) Ayers Rock (Austrália)
    A formação de arenito grande de Ayers rock( também conhecida como uluru) sobe 1.142 metros apartir do deserto- a sua dimensão- com uma circuferência de 6 milhas, que deixa tudo pequeno a sua volta. Ao amanhecer e ao anoitecer a pedra muda de tons de vermelho para castanho, conforme a luz vai aparecendo. O Ayers rock é sagrado para os aborígines da região, que são conhecidos como Anangu. Nos últimos Anos Uluru se tornou popular entre os praticantes da nova era.
    http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/01/0f/bd/40/beginning-of-sunset.jpg
    5) Perce Rock (Canadá)
    Esta formação rochosa é um dos grandes arcos naturais do Mundo. A rocha perfurada costumava ter dois arcos até um dos arcos exteriores entrou em colapso em 17 de junho de 1845. http://www.oddee.com/_media/imgs/articles2/a96838_Perce-Rock.jpg
    6) Golden Rock (Myanmar, antiga Burma)
    Kyaiktiyo Pagoda, também conhecido como Golden Rock, é um famoso local de peregrinação budista em Burma, a pedra fica no topo da rocha que foi coberta ouro por devotos. A pedra parece desafiar a gravidade e quando você olha parece que vai cair morro abaixo.http://www.oddee.com/_media/imgs/articles2/a96838_Golden_Rock.jpg

    Quem quiser contribuir com outras, será legal compartilharmos!

    Thumb up 9
  18. AS NOSSAS BELEZAS NATURAIS SÃO INDEPENDENTES DE RAÇA OU RELIGIÃO !!! DEIXEM DE SER ARCAICOSLI!!

    Thumb up 17
  19. Ow galera seria bacana dizer algo construtivo sobre
    o novo conhecimento adquirido
    e não se envolver em religião
    pois a religião de cada um é de acordo com a percepção individual valew.

    Thumb up 26
  20. O texto fala sobre pedras históricas, sobre HISTÓRIA, e aparecem esses crentes desocupados para encher o saco!!!
    Quando falo em crente, incluo qualquer um que tem necessidade de um deus. Desse tipo que fica citando livro de história antiga (a maioria inventada) como verdade única e inabalável.

    Thumb up 3
  21. Eu acho que, se as pessoas querem discutir religião num fórum que é destinado a assuntos de cunho científico, estão no lugar errado (procurem um relativo a isso). Também acho que a cultura bíblica não é tudo e não deveria ser motivo de discussão aqui, a não ser que o assunto se voltasse para tal. O que é de lascar, é ter que me deparar com tais comentários e, ainda por cima, num português lastimável, exemplificando a dificuldade de alguns enxergarem além de seus livros sagrados a importância de outras leituras. Grato!

    Thumb up 5
  22. Eu só me curvo diante da minha mãe. A única Deusa que levarie comigo até a morte!

    Thumb up 5
  23. Cybergirl, não importa o que voçê pença ou o que voçê acha,
    Pois a palavra de Deus diz que no grande dia do Senhor (Todo joelho se dobrará. E toda lingua confessará a Deus).romanos 14:11.

    Thumb up 7
  24. Rose, e pessoas como você sentem necessidade de desrespeitar a fé alheia. Provavelmente vc é evangélica… E sua igreja não tem o tal manto sagrado da prosperidade, nem nada parecido. Sua igreja não tem ritual nenhum, né, amiguinha? Impressionante como as pessoas sentem necessidade de afirmar a própria fé como a única. Assim nunca teremos paz no mundo.

    Thumb up 36
  25. Sobre a perda negra de caaba,o homem sente a necessidade de adorar algo,seja ela 1 perda ou qualquer outra coisa,sendo que ele tem Deus o tempo todo ao seu lado.

    Thumb up 12
  26. Esqueceram de dizer que quem decifrou a Pedra de Roseta foi o francês Jean-François Champollion, em 1822.

    Thumb up 6

Envie um comentário