As pessoas ainda não veem as mulheres como líderes naturais

Publicado em 19.07.2011

As mulheres que querem subir na hierarquia dentro da empresa em que trabalham ou anseiam alcançar um importante papel de liderança têm que enfrentar dois desafios: a sociedade ainda acredita que elas não são líderes naturais, e nem gosta que elas ajam assim.

Apesar dessas afirmações soarem um pouco estranhas em um momento em que o próprio Brasil tem uma mulher presidindo o país, Dilma Rousseff, e com o mundo tendo cada vez mais lideranças femininas, uma pesquisa americana sugere que o preconceito continua presente.

A meta-análise (integração de um grande número de estudos que abordam a mesma questão) mostra que os cargos de liderança continuam sendo culturalmente vistos como masculinos. Mulheres líderes são vistas como menos qualificadas e inadequadas ou presunçosas por tentarem adotar um papel masculino.

Em contrapartida, mulheres são ligadas com qualidades como bondade e compaixão. Ser assertivo ou competitivo, por sua vez, é associado aos homens. Essas qualidades masculinas são vistas com essenciais para o sucesso nas lideranças pelas pessoas.

A boa notícia é que as atitudes das pessoas em relação às mulheres no poder estão mudando. Embora elas ainda enfrentem muito preconceito, esse está cada vez mais minguante.

A relação entre as mulheres que estão no comando e a sociedade varia em cada cultura. Com dados de diferentes nações, levando em consideração a raça e a classe social, serão possíveis estudos mais detalhados no futuro.[LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

26 Comentários

  1. Tenho saudade da ferramenta de negativação…
    Pois, nesse comentário eu bateria todos recordes:

    “As mulheres não fora criadas para servir os homens e para procriação”?

    Elas arrependerão de ter saído da cozinha… tornando uma competidora direta do homem.
    Atualmente carregam os mesmo males que esses: estresse e problemas do coração!

    Chegará o tempo que iremos cuidar da casa e dos filhos…com direito à uma doméstica de 20 anos, 24 horas de plantão!

    Por mim, negócio fechado! (sic)

    Thumb up 0
  2. AQUI EM NATAL TEM UMA PREFEITA E POR CONICIDÊNCIA AS RUAS NUNCA ESTIVERAM TÃO ESBURACADAS FALAM ATÉ QUE É O PREFEITO(A) DE NATAL PIOR DE TODOS OS TEMPOS.
    NO ESTADO DESTA MESNA CAPITAL TEMOS UMA GOVERNADORA A POUCOS DIAS ESTÁVAMOS COM PELO MENOS 10 ORGÃOS DO ESTADO EM GREVE.
    PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEPOIS DE 500 ANOS DE BRASIL FOI SÓ UMA MULHER ASSUMIR PARA APROVAREM UNIÃO DE GAY, LEGALIZAREM MARCHA PRÓ-MACONHA, LIBERDADE PARA TERRORISTA ACUSADO DE CRIMES, KIT GAY NAS ESCOLAS, LIBERDADE DE MILHARES DE PRESOS EM TODO BRASIL(UNS 200MIL)ENTRE OUTRAS IDEOLOGIAS IMUNDAS.
    E AGORA NO FMI, ESPEREM PRA VER.
    NESSE RÍTIMO O MUNDO SE ACABA ANTES DO TEMPO.

    Thumb up 2
  3. AQUI EM NATAL TEM UMA PREFEITA E POR CONICIDÊNCIA AS RUAS NUNCA ESTIVERAM TÃO ESBURACADAS FALAM ATÉ QUE O PREFEITO DE NATAL PIOR DE TODOS OS TEMPOS.
    NO ESTADO DESTA MESNA CAPITAL TEMOS UMA GOVERNADORA A POUCOS DIAS ESTÁVAMOS COM PELO MENOS 10 ORGÃOS DO ESTADO EM GREVE.
    PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEPOIS DE 500 ANOS DE BRASIL FOI SÓ UMA MULHER ASSUMIR PARA APROVAREM UNIÃO DE GAY, LEGALIZAREM MARCHA PRÓ-MACONHA, LIBERDADE PARA TERRORISTA ACUSADO DE CRIMES, KIT GAY NAS ESCOLAS, LIBERDADE DE MILHARES DE PRESOS EM TODO BRASIL(UNS 200MIL)ENTRE OUTRAS IDEOLOGIAS IMUNDAS.
    E AGORA NO FMI, ESPEREM PRA VER.
    NESSE RÍTIMO O MUNDO SE ACABA ANTES DO TEMPO.

    Thumb up 1
  4. Sob a visão de quem a elegeu, não existia uma ‘crise’, pra essas pessoas a eleição da Dilma continuaria com o trabalho ‘exemplar’ do Lula como presidente da república.
    E vamos ser sinceros, até agora ela já demonstrou muito mais tato como líder do que o ex presidente.

    Thumb up 4
  5. jean bertin, Na verdade a Dilma foi eleita numa época em que o Brasil passava por uma forte, mas falsa sensação de progresso criada por marketeiros do PT…

    Thumb up 3
  6. Ai ai… As pessoas se generalizam de modo tão deficiente… “Todos os homens são fortes”, “todas as mulheres são delicadas”… A ciência prova que estereótipos estão ligados ao senso-comum e não ao conhecimento científico; então não tem essa de que “todos os homens e todas as mulheres são ou podem isso ou aquilo” pois, pode haver uma tendência, mas cada um é cada um e cada um age de um modo, cada um tem a sua opinião e percepção independentemente do que as feministas ou machistas ou semelhantes defendam.

    Thumb up 9
  7. mulheres mais espertas mulheres são melhores ali e aqui tem mais memoria etc…. descriminam as mulheres… homens são grandes e fortes também parece pura competição

    porque não gosto dessa reportagem
    1.nunca descriminei nenhuma mulher
    2.estamos no seculo XXI viva igualdade não vai me dizer que alguém é melhor???
    3.presidente pra mim nunca foi líder
    4.cultura é mais velha do que minha avo podem até dizer que mulher não trabalha eu uso cavalo e uma armadura
    5.odeio tudo que contradiz a igualdade

    Thumb up 4
  8. Na minha opinião, não se constroem líderes, eles já nascem prontos; o que se pode fazer é lapidá-los. E isso não tem nada a ver com o sexo, ou seja, tanto o homem como a mulher podem ser ótimos líderes, não importa sua cor, religião, nacionalidade ou até mesmo sua opção sexual. A capacidade de uma pessoa já nasce com ela, e o que podemos fazer é aceitar e se possível nem questionar, pois já sairam muitos ¨gênios¨de famílias simples e grandes ¨tranqueiras¨de nobres, e são homens e mulheres comuns como qualquer um de nós!

    Thumb up 9
  9. tanta gente pra pegar como exemplo e o hipercience pegou logo a Dilma?aff…

    que ela fez até agora alem de tentar aumentar o desmatamento com o novo código florestal e colocar o kit gay para crianças nas escolas?tirando isso so seguiu o que o lula deixou pra ela.aff…

    políticos..nunca confiem neles..

    Thumb up 4
  10. mulher por via de regra são extremistas em comando

    ou são muito fracas em comando ou muito fortes

    o que deixa a desejar na flexibilidade.

    isso em cargos altos, como diretoria e presidencia

    em cargos de responsabilidade menos exigentes se saem otimas.

    e digo isso sem preconceito algum. é pura observação e convivencia.

    Thumb up 3
  11. Agora está dando mais moral para mulher só pq ela consome mais que o Homem. Não existe essa de mulher é boa em tudo até para liderar. Fala sério.

    Thumb up 5
  12. Eu concordo com Igor. Homems sempre serão melhores lideres que as mulheres. Graças a Deus.

    Thumb up 1
  13. Quando se trata de mentalidade, a mudança sempre é lenta, e porque as pessoas não vem as mulheres como potenciais líderes, não significa que elas não sejam ou possam vir a ser…O ponto interessante dessa questão, é que mulheres com características associadas a uma boa liderança, são mal vistas pela sociedade, enquanto os homens com essas mesmas características, não…Acho que no fundo isso pode demonstrar o medo masculino de mulheres estarem entrando no poder e sendo uma possível ameaça a hegemonia masculina.

    Thumb up 6
  14. as pessoas não veem as mulheres como lideres naturais simplesmente porque elas não são,os homens vem liderando grupos humanos desde o inicio e as mulheres não vão virar lideres naturais de uma hora pra outra,quanto a Dilma,nem mulher isso e e um sapatão

    Thumb up 4
    • Será que dá pra ser menos machista e preconceituoso ou é tão difícil assim? Se ela é hetero ou não, não é da nossa conta; o que diz respeito a nós é se ela vai governar bem ou não o nosso país, isso sim é q nos interessa e afetará positivamente ou negativamente a vida de todos nós brasileiros. Se vc procurar se informar, verá que uma grande parte dos lares brasileiros são chefiados por mulheres; são mães e avós que cuidam sozinhas de filhos e netos… por certo onde vc mora há pessoas nessa situação. As mulheres não querem tomar o espaço dos homens, só queremos o nosso espaço…mas diante de tantos homens fugindo às suas obrigações de maridos e pais, não nos resta outra saída senão assumirmos as diretrizes de nossos lares e famílias. E porque não podem nos reconhecer como líderes naturais em empresas, cidades e até países?? Nossa sensibilidade natural nos torna mais próximas dos problemas alheios…A evolução do mundo conferiu à nós, mulheres, mais qualidades do que nós já tínhamos.

      Thumb up 12
  15. Não concordo que as mães obriguem os filhos homens a cuidar da casa, aquelas que o fazem sem o saberem estão a criar filhos que ficam a odiar as mulheres, visto que é mais dificil vingarem-se da mãe vingam-se da esposa que será alvo de violencia domestica, elas as mulheres querem cuidar da casa porque precisam de uma desculpa perante um eventual juiz num tribunal para extorquirem o dinheiro do salário dos maridos , quanto a serem lideres não concordo, nunca conheci nenhuma mulher nem homem com estofo para ser lider, a meu ver para se ser lider tem que se ser imparcial tratando todas as pessoas da mesma maneira , ora todos sabemos que quando alguém sobe a um posto de poder seja homem ou mulher, faz tudo o que pode para proteger os próprios interesses e os outros que se lixem, sou como os anarquistas, cada um deve usar o proprio poder e não cedê-lo a ninguém, ou seja devemos ser nós a dirigir a nossa vida e mais ninguém. Quando ouço chamar lider a alguém sinto-me insultado porque para que alguém mande , alguém tem que estar a obedecer ou seja a ser escravo, isso são classes sociais que não deveriam existir, igualdade sim, tudo o resto nunca contem com um voto meu.

    Thumb up 1
  16. AO HYPECIENCE: NÃO HÁ COMO TER MODERAÇÃO, POIS A VERDADE AO SER DITA É DE FATO UMA AFRONTA.

    Thumb up 3
  17. As circunstãncias históricas de uma nação, criam a oportunidade para que uma mulher venha a exercer a liderança,mas, no caso específico do Brasil,não foi uma questão da nação e sim de um governo corrupto e incompetente,que induziu a maioria dos eleitores ao erro,ao elegerem Dilma.

    Thumb up 8
  18. As mulheres, como Joana D’Arc,a presidente da Argentina ou a presidente da Alemanha,desempenham uma função de liderança, quando a nação que representam passaram ou estão paassando por uma situação humilhante,geralmente após derrotas de guerra,calotes de dívidas ou etc.No caso específico do Brasil,a eleição de dilma não tem nenhum cabimento,o que houve na verdade foi um grande equívoco,pois o país não estava sendo humilhado e sim o lula, devido a falta de preparo e capacidade para exercer a presidencia. Apenas para corroborar a minha teoria, no caso de calote ou moratória da dívida dos EUA,certamente que da situação humilhante, será criada a oportunidade para que uma mulher venha a ser presidente. daquele país.

    Thumb up 4
    • As mulheres,devido a capacidade de lidar com o emocional,podem exercer papel de liderança de seu povo,quando as circunstancias assim se definem, como exemplo no caso de derrotas do pós guerra, invasões, calotes ou moratórias de dívidas do governo ou seja,quando as questões de honra, típicas dos homens, estão seriamente abaladas.No caso específico Brasil,a eleição de Dilma não passa de um grande erro e engodo,geradas pelos despreparo de quem exercia a presidencia antes dela. Apenas para corroborar a minha teoria, no caso dos EUA,na hipótese de calote ou moratória do pagamento da dívida do governo, com certeza haverá a oportunidade para que uma mulher venha a ser presidente daquela país.

      Thumb up 4
  19. Acho difícil dar minha opinião sobre esta pesquisa sem nem ao menos saber como ela foi feita.
    Acredito eu que tenha sido de um forma competente.
    Já eu não compreendo o porque de tanto preconceito sobre este assunto,acredito que pela forma que todos foram criados, vendo como perspectiva geral, o homem como sendo o líder, tenha criado essa imagem na mente de alguns(ou da maioria, não sei)que não se modifica com tanta facilidade.
    Vejo que qualquer ser humano, homem ou mulher, pode ser um líder independente do seu sexo, ser competente no que faz e ter ética é sem duvida mais importante.

    Thumb up 5
  20. normalmente a mulher age seguindo os sentimentos, isso e bom mas tambem e ruim dependendo da situação

    Thumb up 3
  21. O que, honestamente, eu acho ridículo é a atitude de muitas mulheres que tentam aderir à moda “super-mulher”. Ou seja: tentar conciliar trabalho com o “trabalho” de dona-de-casa. Ou seja, as mulheres trabalham, ótimo. Mas ao mesmo tempo ainda é associado à elas (à nós, sou mulher, ok?) o “dever” de cuidar da casa e criar os filhos. Do homem – estou me referindo à uma família nuclear heterosexual – não se espera tais obrigação. Eu vejo livros de auto-ajuda escrito por mulheres e para mulheres que instigam e “ensinam” elas como conciliar tudo isso. Aff, por favor. Porque um homem não lava a casa e/ou cuida dos filhos? Existem homens que fazem isso mundo afora, mas, principalmente aqui no Brasil, isso é motivo de vergonha. Não deveria ser. E muitas vezes esse preconceito parte das próprias mulheres: segundo muitas, “os homens não sabem fazer isso direito”. Ok, há aqueles que realmente não foram educados para limpar a casa, mas conheço muitos que a mãe obriga eles a lavar a louça, por exemplo. Ta aí de novo: a mãe. Se observarmos e analisarmos essa situação sexista melhor, veremos que esse suposto machismo não parte somente dos homens. Muitas mulheres se auto-sabotam adotando uma atitude sexista. Eu fico cansada disso. Detesto todas as formas de sexismo.

    Thumb up 9

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cidadearvo
Cidades arborizadas podem neutralizar emissões de carbono

Por mais que áreas u...

Fechar