Assista ao momento assustador em que um urso negro ataca um caçador

Um caçador de aves e pequenos mamíferos do Canadá teve um encontro com a morte neste último mês de maio. Richard Wesley tinha apenas um arco e flechas e estava procurando por alvos no Fiver River, no nordeste de Otário, quando avistou um urso negro.

Ursos negros têm, em média, 2,20 m de comprimento, 1,10 de altura e 360 kg. Eles podem correr até 50km/h e subir em árvores. Por isso, é difícil fugir de um deles. A boa notícia é que sua dieta é composta de 70% de frutos, nozes e gramíneas, e 30% de pequenos mamíferos e peixes, evitando animais maiores.

Esperando não ser notado pelo animal e que ele logo partisse em outra direção, o caçador ficou imóvel. O animal, porém, decidiu atacar, enquanto o caçador tentava assustá-lo com barulhos curiosos causados pelo pânico. Quando Richard percebe que o urso não está blefando, ele simplesmente começa a gritar em desespero, largando a flecha sem lançá-la.

O urso aparentemente apenas empurra o caçador para o chão, sem arranhá-lo ou mordê-lo, e Richard logo sai correndo ileso. “Estou muito feliz depois desse encontro com um urso negro durante a nossa caçada de primavera. Nenhum ferimento além do ego e de um cotovelo roxo quando o urso me derrubou. Genuinamente feliz por isso não ter um final fatal ou trágico. Essa é a prova de que o urso negro é um animal selvagem e imprevisível”, escreveu Richard na descrição do vídeo postado no Youtube.

Ataques de urso no Canadá


Fatalidades em ataques de urso são extremamente raras: na década de 2000 apenas 27 pessoas foram mortas por ursos selvagens na América do Norte inteira. Isso significa que a população desses países tem maiores chances de morrer em acidentes com cães ou até por causa de um raio do que ser atacada por ursos.

O que fazer quando encontrar um urso

A recomendação de guias de parques norte-americanos é primeiramente evitar encontrar um urso. Como fazer isso? Andar em grupos de pelos menos três pessoas, cantando alto e batendo palmas frequentemente, para que o urso escute a aproximação e fuja. O maior problema relacionado a ursos é pegá-los de surpresa.

Se o encontro acontecer, o indicado é não correr e pegar o spray de pimenta específico para ursos que todos devem carregar em regiões habitadas por eles. O segundo passo é se comunicar em voz baixa e afastar-se lentamente, sempre de olho no urso. Em caso de ataque, o spray deve ser usado a uma distância de 7 m, mirando logo acima da cabeça do animal.

Quem pensa que ter uma arma de fogo ajuda, está enganado. De acordo com pesquisa feita pela US Fish and Wildlife Service dos Estados Unidos, entre aqueles que se defenderam de ataque de urso com arma de fogo , 50% acabou com ferimentos graves. Em comparação, a grande maioria dos que se defenderam com spray de pimenta saiu ilesa. [Ozzyman, The Guardian]

Veja o encontro:

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta