Veja o que o Okeanos Explorer descobriu nas profundezas do mar

Por , em 18.08.2016

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) está documentando águas desconhecidas do mundo desde 2010.

A última expedição do NOAA, com o robô Okeanos Explorer, começou dia 27 de julho e vai até amanhã, 19 de agosto, nas ilhas remotas do Pacífico. As câmeras do Okeanos vasculharam locais como Apra Harbor, em Guam, e o Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall.

Usando o veículo remotamente operado, a equipe queria observar e mapear áreas próximas ao Atol Wake, incidindo sobre profundidades entre 250 metros e 6.000 metros.

Guyots

Entre outras coisas, os pesquisadores da missão queriam observar os guyots, que são um fenômeno geológico onde montes submarinos alcançam a superfície, seus topos erodem e depois eles mergulham de volta para dentro do oceano.

Os cientistas dizem que os guyots, que têm topos planos, apresentam uma diversidade biológica raramente vista em outras áreas, e precisamos estudá-los se quisermos minimizar o impacto humano sobre a vida marinha.

Vídeos