Asteróide pode atingir a Terra em 2182

Por , em 28.07.2010

Deixe uma carta para seus tataranetos avisando! Se algum asteróide for atingir nosso planeta em uma época mais próxima, será em 2182.

Ok, a chance que o 1999 RQ36 (o “dito cujo” do asteróide) realmente tem de acertar a Terra é de 1 em 1000 – mas, mesmo assim, é o número mais relevante que os cientistas encontraram em relação à colisões de asteróides.

De acordo com uma das autoras da descoberta, María Eugenia Sansaturio, da Universidade de Valladollid, na Espanha, o asteróide foi descoberto em 1999 e possui 560 metros de largura. Ele poderia causar devastação na Terra se a atingisse – mas, apesar dos cientistas estarem de olho no asteróide desde 1999, seu destino ainda é incerto, já que sua órbita pode ser afetada pelo que conhecemos como efeito Yarkovsky.

O efeito Yarkovsky (proposto por um cientista russo de mesmo nome, em 1900) descreve como o movimento do asteróide é influenciado pela radiação termal emitida por ele mesmo. Em algumas centenas de ano, a mudança causada por esse efeito pode ser substancial na órbita de um asteróide.

Segundo María Eugenia Sansaturio, é bom que o objeto tenha sido descoberto e esteja sendo acompanhado desde agora. Se os cientistas descobrirem que ele realmente está vindo em direção a Terra será mais fácil tomar uma atitude para impedir a colisão. Depois de 2080, quando o asteróide estiver mais próximo do nosso planeta, dificilmente poderemos desviá-lo do seu curso. [LiveScience]

• Thamiris Medeiros:

pesquisem “erro sobre calendario maia” e voces vao achar muita coisa.

• Pedro Paulo:

2182 tá muito longe!

• Thamiris Medeiros:

Psteiesse comentario em 27/05/2013 de verdade e ainda to viva, parem de acreditar nessas falsas profecias de fim do mundo que aparecem pessoal,eu to em 2013 e to viva pra contar historia,o calendario maia nao disse nada sobre fim do mundo mas outra coisa,se nao acreditam procurem na internet e voces vao ver.

• diego:

• DEZÃO:

QUERO QUE O MUNDO ACABE EM CHAMAS PARA QUE EU POSSA ASCENDER MEU ULTIMO BASEADO…!FUI.

Nesse tempo, se não tiverem acabado com nosso Planeta, esterei com 110 anos e acho difícil está vivo nessa idade.
    Então,para mim não fará diferença.

• João Érico Caldas de Lima:

vc nasceu em 2072????

legal.. inventaram a máquina do tempo!!!

• Antonio Paiva:

Prezados(as) Senhores (as),
    Já há algum tempo tenho sido um leitor fiel das notícias veiculadas por vocês. Venho trazer algumas críticas que devem ser classificadas como construtivas, por favor.
    1) Notícias são encaminhadas com enganos que uma simples revisão pode eliminar. 2) Artigos são redigidos sem uma leitura correta de sua fonte.
    Para o item 1 vejam o artigo sobre a cratera mais velha da terra, analisando a foto e as medidas informadas. Para o item 2 vejam o que foi relatada na origem da notícia, em inglês, que caiu em um campo de críquete, e o que foi escrito em português.
    Parabenizo vocês pela iniciativa, que praticamente inédita aqui no Brasil.
    Abraços.

• vielmond:

Por pesquisas anteriores e observado o efeito de asteróides que colidiram com nosso planeta, um asteróide de 1000 meros de largura poderia aniquilar a vida na terra.

• Flávio:

Se for pra acertar, tem que acabar com tudo, de uma vez, aiquando alguem perceber já vai estar morto. se ele for grande, não vai ser tão doloroso.

• leticia:

para de bobo!!!!