Astrônomos desenvolvem melhor mapa 3D de nosso universo

Publicado em 29.05.2011

Está pronto o mais completo mapa 3D do nosso universo local, que revela detalhes inéditos sobre o lugar do planeta Terra no cosmos. O mapa mostra todas as estruturas visíveis a cerca de 380 milhões de anos-luz, o que inclui aproximadamente 45 mil das nossas galáxias vizinhas – o diâmetro da Via Láctea é de cerca de 100 mil anos-luz.

“O mapa nos dá algumas respostas no sentido de compreender o nosso lugar no universo”, observa Karen Masters, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra. “Seria ruim não ter um mapa completo da Terra. Trata-se da mesma situação aqui. É bom ter um mapa completo do lugar onde vivemos”, compara.

O mapa foi montado com os dados de dois projetos de pesquisa astronômicos: Two-Micron All-Sky Survey, ou “2MASS” na sigla em inglês, e Redshift Survey, ou “2MRS”. Ambos levaram 10 anos para fazer a varredura completa do céu noturno utilizando luz infravermelha. Os projetos contaram com o auxílio de dois telescópios terrestres, nos EUA e no Chile.

A radiação infravermelha, que possui um comprimento de onda mais longo que a luz visível, pode penetrar nas nuvens de poeira opacas, comuns nas galáxias. Isso permitiu que o levantamento 2MRS estendesse seus “olhos” para mais perto do plano da Via Láctea do que jamais havia sido possível em estudos anteriores. A área é muito escura devido à poeira e apenas tecnologias como a empregada pelo 2MRS de luz infravermelha conseguem penetrar no local.

“Isso cobre 95% do céu”, conta Masters. “Com o infravermelho, somos menos afetados pelos componentes da Via Láctea que não nos interessam e, assim, somos capazes de enxergar melhor e mais perto o plano da galáxia”.

O aspecto 3D do mapa vem do fato de que os pesquisadores mediram o desvio de objetos cósmicos, o que indica o quanto da luz foi deslocada para a extremidade vermelha do espectro de cores. Isso acontece por causa do chamado efeito Doppler, que faz com que o comprimento de onda de luz seja ampliado quando a fonte de luz está se afastando de nós.

Tendo em vista que o universo está se expandindo, através da medição do desvio para o vermelho de um objeto e, consequentemente, sua velocidade, os astrônomos podem deduzir sua distância. Isso porque objetos mais distantes se movem mais rapidamente.

Além de fornecer um quadro mais completo do nosso lugar no universo, o novo mapa poderia ajudar a resolver o mistério desconcertante do movimento peculiar da Via Láctea. Este movimento, de aproximadamente 600 quilômetros por segundo, ainda tem de ser explicado pela atração gravitacional dos objetos conhecidos perto da nossa galáxia.

“A questão científica mais importante do que possuir um mapa completo do universo é descobrir a fonte do movimento da Via Láctea”, afirma Masters. “Sabemos que a causa de tudo isso é a gravidade. Agora encontrar a fonte da gravidade e onde a massa está tem sido o grande problema, já há algum tempo. Porém, agora que temos um mapa completo de todas as galáxias, devemos ser capazes de explicar esse movimento”, acredita.

Por exemplo, foi encontrada uma estrutura até então desconhecida e ainda um tanto misteriosa, que pode exercer uma força gravitacional na Via Láctea. De acordo com os pesquisadores, essa pode ser parte da solução.[LiveScience]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

23 Comentários

  1. Da repiração de Krsnah nascem os universos(ver os Vedas),se o universo está em algúm lugar esse lugar tem que ser maior que ele(Tábua de Esmeraldas de Hermes Trimegistos),ora,não penso ser irracional que o espaço onde está o nosso universo seja maior que ele;como poderia se expandir se não houvesse espaço para isso?;planetas,sistemas solares,galáxias,sistemas galáticos,universo,tanto no micro como nomacro há um liame lógico-indutivo que permite uma previsibilidade;ora para mim existem outros universos, como induz a crer o Bhagavad Guitha,quanto au teísmo ou o materialismo dialético não vou discutir;todavia por algúm processo de iluminação os sábios tiveram contato com essa realidade há milenios.

    Thumb up 0
  2. eu faço isso no paint.
    desenho um globo depois pinto de preto faço umas linhas brancas e lanço lata de spray até ficar assim :D

    Thumb up 5
    • Como foi feita uma varredura aqui da Terra, creio eu que estamos no centro desse globo, em 0°.

      Thumb up 11
    • José…nós estamos do outro lado!!! hihihihihi

      Thumb up 4
  3. Acredito que nosso universo seja apenas um “átomo” perdido no infinito de outros universos.

    Thumb up 15
  4. este mapa Perante o universo mostra que ainda somos embriões que não compreende nada que acontece no útero materno, quanto mais o que acontece fora!

    Thumb up 7
  5. Este mapa é apenas um pedaço do nosso conhecimento, o globo desse mapa é ate onde eles consseguiram fazer varredura, mas o cosmo é muito maior que isto,é infinito.

    Thumb up 5
  6. o espaço é infinito?
    digo, a um limite onde tudo acaba, certo?
    como nos jogos onde existe uma parede transparente.. ?
    sempre quis saber. x

    Thumb up 11
    • Existem debates sobre o “infinito” do universo, para explicar melhor: primeira hipótese é que se você tivesse uma visão de infinito alcance, ao olhar para o céu você ia enxergar por milhares de bilhões de anos luz, nunca chegando ao final. Já a outra hipótese diz que com a mesma visão infinita ao olhar para o universo você chegaria a um ponto em que ia enxergar suas costas. Complexo ? Sim. complexo, como tudo que envolve o infinito, que ao olhar do homem é tão utópico.

      Thumb up 22
    • claro que existe um limite, aproximadamente 13,8 bilhoes de anos luz. Abraços

      Thumb up 0
    • “Claro que existe um limite” essa sua certeza absoluta sobre um assunto tão polêmico e abrangente me enoja.

      Thumb up 14
    • Caro, é isso aí,pensar,utilizar a intuição heurística,multiplicar sinápses;não creio que haja limites no espaço prejudicando as evoluções cósmicas;tentam nos por limites por interesses econõmicos,todavia evoluimos,quanto mais evoluímos menos limites há;na idade média o universo se resumia a sete planetas e as estrelas visíveis à época,hoje temos mais conhecimento;indo para dentro de tí encontrarás a ti mesmo e a Deus,combinando as viágens interior com a exterior encontrarás Deus,sua obra e tua própria ilumunação,não desista,acredite,correr atras de Deus é um grande jogo que nos leva à paz interior-acredite:seu jeito é o melhor para você.

      Thumb up 0
  7. Gente, positivar para quem acredita que nosso universo está dentro de outro muito maior. Negativar para quem não acredita.

    Thumb up 23
    • Acredito eu que em nossa dimensão nosso universo é o único, se existirem outros infinitamente maiores ou menores em outras dimensões não me espantaria.

      Thumb up 22
    • Para mim existem infinitos universos em nossa dimensão, tanto que nosso universo se epxpande;quanto há outras dimensões Stefens Hawkins aponta umas treze em seu universo nua casca de noz,todavia isso, para mim, aínda é complicado,esperemos mais alguns anos para ver a evolução da ciência,vamos estudar para ajudar também,todavia se pensarmos bém podem existir universos tanto microcósmicos quanto macrocósmicos;abaixo do Telesma,a relativística , em relação a nos ,permeia.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
wishlist2
Capinhas para iPhone

Confira essas capinh...

Fechar