Ataques cardíacos são piores de manhã

Por , em 9.05.2011

Segundo um novo estudo espanhol, um ataque cardíaco de manhã provoca mais danos do que um ataque cardíaco em qualquer outra hora do dia.

Os pesquisadores coletaram informações de 811 pessoas que sofreram ataque cardíaco entre 2003 e 2008. A equipe gravou o início dos sintomas dos pacientes, e os níveis sanguíneos de dois marcadores de proteína para danos do coração.

As proteínas são enzimas que normalmente ficam no interior das células do coração, mas são liberadas quando essas células morrem. A subida dos níveis das enzimas no sangue significa que muito tecido cardíaco morreu.

Os resultados mostraram que o dano cardíaco é significativamente maior em ataques cardíacos que ocorrem de manhã. Segundo os cientistas, há um pico entre as seis da manhã e o meio-dia.

As pessoas que sofreram ataques cardíacos durante este período tiveram 20% mais morte de tecido celular em comparação com aqueles que tiveram ataques cardíacos em qualquer outro momento do dia.

Os pesquisadores acreditam que proteínas protetoras, chamadas quinases, podem ser as responsáveis por isso. Um estudo com células do coração de roedores e suínos mostrou que elas liberam quantidades variáveis dessas proteínas ao longo do dia, com menos sendo produzidas pela manhã.

Segundo os cientistas, se confirmada, a descoberta pode proporcionar uma nova terapia com as proteínas que protegem as células cardíacas humanas de danos. [NewScientist]

• Marlene Gomes da silva salema:

uma pessoa q ja sofreu um avc pade voltar a ter uma vida normal, em todos os sentidos.