O universo em um clique

Ave selvagem mais velha dos EUA é mãe novamente

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 15.03.2011 as 20:10

Share

A ave selvagem mais antiga conhecida dos Estados Unidos vai ser mãe de novo.

A albatroz-de-laysan, chamada Sabedoria, tem cerca de 60 anos de idade e foi flagrada com um filhote recentemente. Saber que ela ainda pode dar a luz com êxito está empolgando os cientistas.

Sabedoria foi descoberta em 1956 como um ovo incubado, e na época foi estimada em pelo menos 5 anos. Esta é a mais tenra idade em que estas aves cruzam, embora façam isso mais tipicamente na idade de 8 ou 9, após um “namoro” de vários anos.

Sabedoria provavelmente tem gerado pelo menos 30 a 35 filhotes durante sua vida de criação, embora o número possa ser bem maior porque os pais experientes tendem a ser melhores pais. Um albatroz coloca somente um ovo por ano, mas é preciso muito desse ano para incubar e criar o filhote, com ambos os pais – os parceiros de uma vida toda – compartilhando o trabalho.

Depois de anos gerando filhotes com sucesso, os papais aves podem tomar o próximo ano para eles mesmos. Sabedoria teve filhos em 2006, 2008, 2009 e 2010, e agora está criando seu mais novo filhote.
Segundo os pesquisadores, embora o processo de anilhamento de uma ave não tenha mudado muito durante o século passado, as informações fornecidas pelas aves marcadas com uma simples banda de metal numerada transformaram o conhecimento sobre esses animais.

O registro notável de Sabedoria é apenas um exemplo dos dados valiosos fornecidos pelo anilhamento. Além de estabelecer registros de longevidade dos pássaros, prevê padrões migratórios e informações críticas utilizadas para gerir a sobrevivência das populações de aves migratórias, e apóia as atividades de investigação em muitas questões da toxicologia, como transmissão de doenças e comportamentos. [LiveScience]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

4 comentários

  1. Thúlio Moura /

    Gracinha de mamae? hahaha ela já é tatatatatatatatatarararararrararavovovovovóvóvóvóvóvóvóvóvóvóvó

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Poliana /

    Que gracinha de mamãe!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  3. EDUARDO SOROCABA /

    NÃO GOSTO DE AVES VELHAS

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Chinfor /

    dar a Luz com exito????

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.