Tempo recorde: Bactérias recuperaram Golfo do México do derramamento petróleo

Por , em 11.01.2011

No maior desastre ambiental dos últimos tempos, os seres aparentemente mais insignificantes foram os maiores heróis. Cientistas verificaram que bactérias consumiram os restos do derramamento de petróleo no Golfo do México.

Em apenas quatro meses após o desastre as bactérias já haviam consumido 200 mil toneladas de metano dissolvido, fazendo com que a concentração da substância no oceano voltasse a seus níveis normais.

Isso foi uma surpresa já que em Junho do ano passado cientistas verificaram que os níveis de metano estavam 100 mil vezes acima dos níveis normais, sugerindo que demorariam vários anos até que a substância fosse completamente decomposta.

Segundo John Kessler, oceanógrafo da Texas A&M University, as estimativas não poderiam estar mais erradas – o metano se decompôs rápido e foi completamente consumido em questão de meses.

Kessler e seus colegas analisaram amostras da água em busca das concentrações de oxigênio e metano. Os níveis de oxigênio baixam quando as bactérias consomem o metano, e análises genéticas sugeriram que as quantidades de formas de vida que se alimentam de metano estavam aumentando.

Basicamente, enquanto os humanos tentavam sugar, queimar e conter o petróleo de todas as formas, as bactérias foram bem mais rápidas e eficientes. [PopSci]

• crys:

De alguma forma a natureza sempre dá um jeito(até quando?).

• Astronauta:

Mikhail, o Leonidas foi fazer a lição de casa rapidinho no google eim…

• Leônidas Loureiro:

É CLARO, MIKHAIL, QUE ME REFERI A TEORIA EVOLUCIONISTA, DE ACORDO COM A MODERNA TEORIA SINTÉTICA OS PROCESSOS BÁSICOS DA EVOLUÇÃO SÃO QUATRO: MUTAÇÃO, RECOMBINAÇÃO GENÉTICA, SELEÇÃO NATURAL E ISOLAMENTO REPRODUTIVO.
    Leônidas Loureiro
    Belém/PA

• Mikhail:

Leônidas Loureiro

Não tem nenhum lugar escrito que nós somos descendentes de macacos. Teoria evolucionista não se trata disso!

• Pedro Vaz_De_Angola:

Quem me garante que as bactérias comeram essas 200 mil toneladas?? para tal qntas basterias esses caras introduziram no mar? Qual será o impacto dessas bactérias no ecosistema da região afectada?

sei ,sei ,bactérias ,Estados Unidos ,Inglaterra,Mexico;Politicagem pura!

• HUGO SM:

“cientistas verificaram” e tudo o que sabemos sobre este milagre?
    Misteeeeeeerio,será que é mais uma noticia plantada pelos responsáveis pelo tremendo desastre….

• Davidson Lima:

Mais um bom artigo, Luciana.

Apenas um detalhe: será que eu sou o único daqui que realmente prestou atenção nas aulas de Biologia? Bactérias consomem matéria orgânica – neste caso, um hidrocarboneto – com o intuito de se multiplicarem. Como dito na matéria, elas necessitam consumir também gás oxigênio. Portanto, são seres aeróbicos.

Galerinha do Hypescience, os animais marinhos precisam de O2 para viver (este O2 não é oriundo da molécula de água, ele está dissolvido). A tendência é matar estes animais. Assim, após “ingerido” todo oxigênio, as bactérias aeróbicas morrerão e darão lugar a outras, mas agora anaeróbicas, isto é, consomem matéria orgânica sem haver O2 no meio. Agora o maus: elas liberam H2S no ambiente, tornando o ambiente pôdrido.

Lamentável…

Meu povo! Nós temos milhões de bactérias no interior do nosso corpo cada uma faz suas funções neste mundo corporal, porém existem invasões de bactérias que não é para está no nosso interior que nos trazem problemas sérios neste pequeno universo corporal, porque? tudo que existe no universo é vida e também vida pensante, a nossa terra é um gigantesco ser vivo que mantem inúmeros seres ajudadores a manter o ciclo da vida planetaria tipo como funciona o nosso corpo, é como os seres microscópicos existente na água doce/salgada, no oxigênio, a crosta terrena com bactérias e micróbios, as plantas as árvores, todas vidas nos rios e mares, aves e animais e o HOMEM são todos seres vivos que fazem parte deste planeta. A terra é um ser que tem vida pensante e mantem contacto com aquele que a fez e todos astros celestes conhecem da sua existência e a ele o louva bem como todos que habitão em sua forma diferênciada do corpo humano terreno. A terra tem forma éterica no seu interior se não fosse assim seria uma esféra MORTE sem vida e só tem vida concebida pelo sopro divino do CRIADOR não existe nenhum objeto espacial sólido ou gasoso que não possua forma de vida própria caracteristica do seu invólucro. No caso de ameaça ao meio ambiente planetario é iniciado a defesa para o fato in-loco pela defesa terrena, quando o fato é feito pelo homem é solicitada ordem ao CRIADOR pela terra e é imediatamente executada contra os homens, está é a lei entre todo os universos existente. O fato é que estamos vivendo o fim de um velho ciclo para um novo, quando o nosso corpo sofre uma invasão de vírus é necessário os anticorpos para destruir o invasor, assim está acontecendo em toda regiões da terra que está se preparando para o disfecho do que os habitantes inrresponsaveis estão fazendo com o planeta e com os piores catácrisma chegarão aassaladores até que venha o novo ciclo livre dos que destroem a terra. Está é nossa morada com seus habitantes que reconhecem os laços que nos unem ao criador e todo o universo o louva de eternidade a eternidade é a lei cosmica. Emeler me amano=

• Leônidas Loureiro:

PARECE QUE O COMEÇO DA VIDA NO PLANETA TERRA ESTÁ RELACIONADO DIRETAMENTE COM AS BACTÉRIAS. RECENTES PESQUISAS COMPROVAM QUE ESSES MICROORGANISMOS INTERFEREM EM QUASE TODAS AS CIÊNCIAS: MEDICINA, ASTRONOMIA, GEOLOGIA, ETC. ETC. ETC. ACHO QUE ANTES DE MACACOS, FOMOS BACTÉRIAS (OU SERÁ QUE AINDA SOMOS, ALGUNS DE NÓS?)
    Leônidas Louireiro
    Belém/PA

• adriano:

isso e coisa de ashtar sheran!!pode ter certeza os povos de outras dimensões ajudam a gente e nem percebemos……….

• KVAZ:

Muito estranho!!! Então o maior acidente da história do petróleo, em termos de derramamento, não terá grandes consequências e os EUA saem de cara limpa?

Boa pergunta a da Débora…. se não fizer mal ao ser humano talvez essa poderia ser mais uma alternativa para limpar resíduos de metano nas áreas mais atinigdas da Terra…. interessante essa matéria…..

• JOABE:

.” Os níveis de oxigênio baixam quando as bactérias consomem o metano”
    Que bom que elas contribuem tambem para a falta de o²

• Vinícius:

Muito estranho isso daí, logo dessa vez a pratica saiu melhor que a teoria ?! Meio suspeito.

• Débora:

Só gostaria de saber se essas bactérias não fazem mal ao ser humano e no futuro ao próprio meio ambiente.

• Ricardo:

Neste caso o que foi genial foi a Natureza!!!

Genial !