Baixa atividade solar pode diminuir a temperatura da Terra

Por , em 20.06.2011

Cientistas esperam que as atividades do sol atinjam um pico em 2013 e, em seguida, um período de hibernação. Por isso, três estudos diferentes indicam que o sol pode estar menos ativo durante seu próximo ciclo.

Apesar da relação entre a atividade solar e o clima na Terra ainda ser motivo de debate entre cientistas, alguns deles dizem que este fato pode diminuir o aquecimento global.

Isso é muito incomum e inesperado, mas três visões completamente diferentes é um poderoso indicador que o ciclo do sol pode estar entrando em período de hibernação.

Esse período de baixa atividade solar é diferente do ciclo típico de 11 anos do astro. O que leva a crer que o ciclo será diferente é o número e a freqüência de manchas (ou pontos) solares, que são causadas por forças magnéticas intensas. Outros sinais foram a força magnética dessas manchas e os padrões de fluxo de gases na superfície da estrela.

Já houve um período extenso de baixa atividade no passado, entre 1645 e 1715, o que coincidiu com um decréscimo na temperatura do nosso planeta. Este período ficou conhecido como “pequena era do gelo”. Os debates continuam, mas essa é uma boa notícia para o combate ao aquecimento global.[Mashable]

• Henrique Cardoso:

Sempre vem uns ambientalistas! Mas se tiver uma era glacial no Planeta serão os primeiros a matar animais pra pegar sua pele pra se esquentar…Estou mentindo? Ou vão morrer de frio?

• sergio braga:

os cientistas provaram pra eles mesmos que nao sabem nada sobre o sol ou eles escondem algo..o soho,as stereos a e b e outras sondas de observaçao solar,observam tudo..nos vemos 1 por cento de tudo..mas eles sabem demais..eles sabem!! o sol esta sendo pertubado por algo grande..muito grande..

• Odileno:

Alguem ja parou para se perguntar quantas eras do gelo a terra ja teve, e quantas ainda terá? E não estou falando do filme não. Estudos revelam que a terra entra em periodo glacial de tempos em tempos, e sempre com o mesmo tempo de degelo entre uma era e outra. Não precisa ser genio para saber que o “relógio biológico” do nosso sol que influencia tudo isto.

• Francisco Gomes:

Bem aquecimento global foi jogada política apenas isso, queriam que a China,Brasil, India e Russia parasem a sua produção de bens e serviços. Motivo para não haver enrequecimento desses países, e o ricos E.U.A, INGLATERRA E FRANÇA,ALEMANHA E ITÁLIA não perdessem mercados. O que vem por aí é frio, talvéz uma nova era glacial.

Baixa atividade solar pode diminuir a temperatura da Terra, jura?

• Sr. Omar:

Dá para ver que vc não entende nada de atividade solar né… ¬¬

• Chessmaster_17:

Creio que será uma ótima oportunidade para reverter alguns dos graves problemas gerados com o aquecimento global, como o derretimento das geleiras, poluição, etc…

• xico:

Só tem idiota falando merda nisso… que horror…

acho q ninguém de nós pode comentar nada aqui sem ter um estudo e entende realmente do assunto.

• beneserio:

O Sol agirá como elemento regulador.

• cientista:

• Ricardo:

quero ver é abaixar a temperatura do RJ rs

Putz! só sei que se acontecer mesmo vai ficar ruim para acordar cedo e tomar banho… bem em compensação vai ser uma delícia para namorar embaixo do edredom…

Para quem me negativou: Como estão os rios do planeta? Como estão as florestas? Quem são os responsáveis? Agora me digam, o ser humano faz bem ao planeta?!

• Tharcysio:

Quando fiz o tecnico em meteorologia fiz uma apresentacao sobre isso, mas ninguem se convenceu. Todo mundo fez trabalho sobre CO2 e aquecimento global, e ignoraram minhas pesquisas :/

A Discovery foi obrigada a remover esse documentário do Ar. Adivinhe por que?

Legendado: http://www.youtube.com/watch?v=FxOlj53ILDE

O planeta está “doente” por causa do ser humano. O ser humano é a “doença” do planeta. O planeta Terra só começará a se recuperar no dia em que a humanidade for extinta.

comece então fazendo um boa ação e se mate … cada um que aparece

• leandro:

Então começa vc se estinguindo.

• leandro:

será menos um emitindo gás carbônico e gás metano.

Engraçado como todos tem opinião própria nessa internet. Pena que a maioria fala bobagem sem estudar o assunto.

Seguindo os ciclos naturais, a partir de dados geológicos, sem a presença da nossa espécie a Terra estaria em plena era glacial a partir de 7.000 a.C. O que coincide com o acréscimo de CO2 e CH4 emitidos pela queima na agricultura e pela pecuária, respectivamente. Estes dados são obtidos pela concentração dos gases aprisionados no permafrost.

Bom, então o aquecimento global é bom? Até o momento foi, mas daqui para diante a coisa se torna perigosa. A temperatura da Terra é auto-regulada, ou seja, quando puxamos a corda para cima, ela tensiona, quando for solta, voltará com a mesma força pra baixo. Isto significa muito frio para o futuro.

Cancei de falar isso aqui. O atual aquecimento global se deve a atividade solar. Bem feito pro IPCC e essa cambada de ecologistas imbecis.

• Everton:

Concordo com você, puta balela de que o aumento da temperatura é culpa do homem. Essa conversa só serviu para enriquecer uns e outros por ai.

• laender:

Que venha logo esta pequena era do gelo. Detesto o calor!

• Jaime silva:

Se a temperatura na TERRA baixar bastante, a consequencia obvia sera a fome galopante no planeta, pois haverao grandes areas improdutivas – isto numa primeira fase. Mas, o ser humano pode adaptar-se, e mudar-se para outras zonas criando tensão e guerras com os nativos, em todo o caso as mudanças climaticas podem originar oportunidades para a tecnologia e a ciência responder aos desafios, salvo uma situação catrastofica de nova era de glaciação.