Baleia assassina: orcas criam ondas para caçar focas

Publicado em 18.10.2011

Uma equipe da BBC estava filmando orcas, as baleias assassinas, para o documentário “Planeta Congelado”, quando notaram que elas criavam ondas para deixar suas presas vulneráveis na água.

O alvo dos predadores eram as focas de Weddell. Eles filmaram um ataque a uma foca que estava descansando em um pequeno bloco de gelo. As orcas conseguiram a tirar do gelo, onde poderiam chegar até ela.

Os cientistas que trabalharam com a equipe de filmagem disseram que as imagens revelam novas descobertas sobre a ecologia da baleia assassina.

Embora as orcas já tenham sido gravadas caçando desta forma, o Dr. Robert Pitman disse que “ver imagens como essa, do animal em ação, é totalmente sem precedentes”.

A tal técnica de criar ondas das orcas foi observada pela primeira vez por cientistas no início de 1970. “Não mais foi vista por cerca de 30 anos”, explicou o Dr. Pitman. “Em seguida, um turista em um passeio de barco fez alguns vídeos caseiros”.

A partir de 2009, a equipe de cientistas e de filmagem da BBC se reuniu com o intuito certo de rastrear e seguir orcas para documentar o comportamento. E orcas não são os animais mais fáceis de se rastrear; elas podem viajar até 320 quilômetros em um dia, conforme se movem ao redor em busca de suas presas.

“Mas nós tivemos sorte”, disse o Dr. Pitman. “Vimos 22 ataques de onda em 22 focas diferentes; esta era realmente uma ocorrência bastante comum”.

“A parte mais chocante foi que, embora existam muitos tipos diferentes de focas, elas estavam apenas interessadas em focas de Weddell”, afirmou o pesquisador. “Aprendemos muito, foi uma grande colaboração”.

A viagem também deu um maior peso a uma teoria de que na verdade existem vários tipos diferentes de orca. Dr. Pitman acredita que poderia haver quatro espécies diferentes somente na Antártida, e que seus hábitos alimentares são diferentes, com alguns mamíferos caçando e outros se alimentando apenas de peixes.

“Este é um dos mamíferos mais facilmente identificáveis do mundo, e ainda assim estamos apenas começando a descobrir as diferenças a nível de espécie. Isso só mostra o quão pouco sabemos sobre a vida em nossos oceanos”, comenta Pitman.[BBC]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. Essa denominação de baleia assassina é um absurdo. Na natureza não existe isso de assassinato. Apenas elas lutem pela sobrevivencia . Os humanos matam milhares de animais para se alimentar e isto é considerado assassinato?

    Thumb up 18
    • De fato, o termo “assassina” é meio exagerado. Mas que a bichinha é meio violenta, ela é!

      Thumb up 9
    • De fato, essa denominação é errada, porque na verdade ela é um espécie de golfinho.

      Thumb up 4
    • realmente, denominada erroneamente… porém, tornou-se o modo mais fácil de identifica-la comumente… afinal, quande se fala em “baleia assasina” todos associam a orca.

      Thumb up 0
    • muito bem tambem concordo que as baleias orcas não sao assassinas elas so matam para nao morrer de fome e sou fã das orcas e pretendo conhecer uma um dia

      Thumb up 0
    • “Os humanos matam milhares de animais para se alimentar e isto é considerado assassinato?” Não é, mas deveria!

      Thumb up 0
    • Pois é, Free Willy (escrevi certo?) só enganou a gente xD

      Thumb up 4
    • Então você deveria olhar nos olhos de todos os milhares de bois, porcos, cabritos, galinhas, perus, patos, etc. abatidos todos os dias no mundo (seja para alimentação, caça ou maldade mesmo), nos 5 segundos antes do golpe final, e veria que é o mesmo olhar, com a diferença que uma orca caça por instinto para não morrer de fome, e mata apenas o que precisa para sobreviver, enquanto nós matamos por gula, prazer, crueldade!!! Ah, e tem também aqueles caçadores malditos que abatem as mesmas foquinhas que você tem dó, só que FILHOTES, no ártico, apenas para tirar a pele para fazer casaco para as “madames”!! Odeio seres humanos!!!

      Thumb up 0

Envie um comentário