Bar novo te deixa bêbado mais fácil

Publicado em 11.09.2011

Não estamos falando de uma promoção de inauguração ou double drink na noite de abertura. Trata-se de ciência pura: beber álcool em um local desconhecido nos faz perder a sobriedade de forma mais rápida do que em um outro lugar ao qual já estamos acostumados.

Uma nova e surpreendente pesquisa chegou à conclusão de que as pessoas tem menos controle sobre a quantidade de bebida ingerida quando se encontram num local estranho a elas. Os participantes do estudo tiveram de realizar uma tarefa de computador após beber e aqueles que se encontravam em um bar novo tiveram duas vezes mais chances de apresentar uma falha na tarefa em comparação com as pessoas bebendo em um lugar familiar.

Segundo o professor de psicologia Mark Fillmore, pesquisadorem vêm tentando teorizar sobre a tolerância ao álcool e o ambiente em que ele é ingerido desde 1950, mas até agora essa ideia só havia sido comprovada em estudos com animais. “Este estudo é muito importante, já que é o primeiro a mostrar que a tolerância humana para o álcool, além da massa corporal e do sexo, também está relacionada ao ambiente”, afirma.

Para realizar o experimento, os pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, deram bebidas alcoólicas a 24 alunos da instituição em um estabelecimento, durante três momentos, para que eles se familiarizassem com a combinação álcool + cenário. Um outro grupo de estudantes recebeu “bebidas placebo”, que não continham álcool, mas possuíam gosto similar.

Para testar suas capacidades, os participantes completaram algumas desafios em um computador projetado para esse fim. Os alunos foram instruídos, por exemplo, a pressionar um botão sempre que uma “palavra feliz” aparecia, mas foram orientados a não pressioná-lo quando uma “palavra triste” aparecia.

Os pesquisadores descobriram que quando os participantes bebiam álcool no ambiente onde eles anteriormente haviam ingerido a bebida placebo (sem álcool), eles pressionavam o botão incorretamente cerca de 12 vezes por sessão. No entanto, quando eles bebiam no ambiente onde eles já haviam experimentado álcool, o número de erros caía para seis.

Enquanto comportamentos do mundo real são certamente mais complexos, o teste de computador é um bom substituto para medir a capacidade de alguém de evitar situações perigosas. “Sabemos que uma pessoa que comete diversos erros no nosso teste possui uma grande possibilidade de se envolver em brigas, continuar a beber além do limite ou mesmo dirigir embriagado”, diz Fillmore.

Ele explica que a nossa tolerância aumentada em ambientes familiares pode ser provocada por nossas expectativas. “Quando você bebe em um ambiente conhecido, o sistema nervoso central começa a antecipar o recebimento do álcool sempre que você entra nesse ambiente. Por isso, ele já está de certa forma preparado para o porre que você está prestes a tomar”, conta Fillmore.

Por outro lado, quando você adentra um local pela primeira vez, seu organismo não sabe que você logo ingirá álcool e, então, quando você começa a beber, ele é “pego de surpresa” e você começa a sentir os efeitos da bebida de forma mais rápida e intensa.

Apesar dos resultados obtidos, o grupo de pesquisadores afirma que ainda são necessários novos experimentos similares para comprovar a eficácia do estudo. No entanto, eles estão otimistas por terem encontrado a ligação inédita entre álcool e ambiente familiar. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. la na minha aldeia no dia da inauguraçao a bebida é gratis, por isso a gente bebe a quantidade que quiser e depois pimba. caindo de tanto beber. hehehehe

    Thumb up 0
  2. Este lugar é porreta mesmo
    Mas só espero que todos que frequenta este lugar e
    beba não queira sair dirigindo
    Se beber não dirija chama um taxi

    Thumb up 1
  3. Acredito q todos os q consomem bebidas alcoólicas e lerem este artigo irão se lembrar dele ao entrar em um “bar novo”, será automático.

    Thumb up 1
  4. Aviso astronautas não levem bebidas alcoólicas em expedições inéditas, se levarem o porre vai ser forte!

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
batata
Batatas reduzem pressão arterial em pessoas com obesidade e pressão alta

Batata é ruim para q...

Fechar