Barco movido a energia solar vai dar a volta ao mundo

Por , em 25.05.2010

Uma nova empreitada promete ser um marco para o desenvolvimento da energia solar. Trata-se de um barco que, zarpando do Mar Mediterrâneo na primavera de 2011 (para nós do hemisfério Sul, outono, ou seja, entre o fim de março e o fim de junho do ano que vem), irá circunavegar a Terra, movido apenas por energia solar.

Mas não estamos falando de um barquinho: é um navio de 30 metros de comprimento e 85 toneladas, que custou 16 milhões de Libras Esterlinas. O nome da fera: “Turanor”. Para colocá-lo em movimento, foram preparados 536 m² de paineis fotovoltaicos, ligados a uma gigantesca bateria de Lítio.

Como o “Turanor” pretende circular o globo, e não faz sol o ano inteiro, existe um dispositivo para que o barco possa circular sem luz solar por até 72 horas. No resto do tempo, uma jornada de 50 mil quilômetros que os cientistas esperam cobrir em cerca de 160 dias, o sol é quem vai levar o Turanor adiante.

O maior medo dos aventureiros, justamente, é ficar sem energia no meio do caminho. Se a energia acabar totalmente no meio da viagem, não há meio de mover o barco. Por isso, o Turanor está sendo preparado para racionar energia em alto mar. Será um motor elétrico sem ruído e sem gastos desnecessários de energia. E o melhor de tudo, é claro: sem poluição. [CNN]

7 comentários

  • alexandre henrique:

    é claro que esta foto nao corresponde ao navio de 8 metros , olha o tamanho do volante dele , isso é um prototipo , e pra complementar o que eu falei que esse dai é bem menor olhem so a mesinha que esta do lado dele

  • jaqueline de souza aguiar:

    Nossa que legal sabe eu tenho uma amiga que se chama Gabriela e ela quer ser uma cientista ela acharia o maximo e e´um maximo até eu que odeio tecnologia achei incrivel!!!!!!!!

  • DeathtoBarbie:

    e tem gente passando fome na Africa e

  • pedro:

    não sei pq o hypescience não posta fotos reais…

    • ligodracir:

      Também não acredito que essa foto corresponda ao tal barco

  • Cássio Corteze:

    Boa sorte a esses aventureiros! Mostrando que é possível uma forma de energia menos poluente, provando isso!

  • ThiagoSperandio:

    Perfecto! Espero que dê tudo certo.

Deixe seu comentário!