O universo em um clique

Beber oito copos de água por dia ajuda a proteger os rins?

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 8.11.2011 as 15:00

Share

O ditado de que beber oito copos de água por dia faz bem para a saúde global é amplamente considerado um mito.

Porém, pesquisas ao longo dos anos sugerem que beber mais água ajuda a limpar os rins de sódio, ureia e toxinas do corpo. No ano passado, dois grandes estudos encontraram um menor risco de problemas renais a longo prazo entre as pessoas que bebem mais água e outros líquidos por dia.

Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, acompanharam mais de 2.400 pessoas com mais de 50 anos. Aquelas que bebiam mais líquidos, cerca de três litros por dia, tinham um risco significativamente mais baixo de doença renal crônica do que as que bebiam menos.

Outro estudo publicado no mês passado por cientistas canadenses que seguiram por sete anos 2.148 homens e mulheres saudáveis, com idade média 46 anos, chegou a conclusões semelhantes.

Os pesquisadores olharam para os marcadores da função renal e de saúde e usaram o volume urinário para determinar a quantidade de líquidos que os indivíduos bebiam diariamente. Após o controle para diabetes, fumo, medicamentos e outros fatores, eles descobriram que aqueles que tinham o maior volume de urina – em outras palavras, aqueles que bebiam mais líquidos – eram menos suscetíveis ao declínio da função renal.

Os resultados não significam que você deva beber muita água, o que pode causar efeitos colaterais. Mas fornecem evidências de que aumentar moderadamente sua ingestão de líquidos, acima de dois litros por dia, pode de fato beneficiar o rim.

“Acredite ou não, agora temos provas para apoiar o ‘mito’ de que oito copos grandes de líquido por dia é bom para os rins”, disse o Dr. William Clark, um dos autores do estudo.[NewYorkTimes]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

9 comentários

  1. claudemir da silva /

    a agua é o liquido mais precioso da terra eo combustivel para os seres vivos

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  2. Everton Carlos da Costa Cardoso /

    O ser humano está “equipado” com dois rins que tem a função, entre outras, de retirar todo excesso de água do corpo. Pode beber água à vontade. A única consequência é que você irá com mais frequência ao banheiro..

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 11
  3. Leandro /

    Se fosse água sem flúor talvez poderia ser melhor, já que há pesquisas que mostram que este nos faz mal.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
    • Elizabeth /

      É verdade. A água, essência de vida, está contaminada com cloro, fluor e outras drogas e toxinas que resistem às técnicas de purificação e causam mal ao organismo.

      Quem negativou o comentário do Leandro deve achar que o tal do fluor é uma maravilha e não leu esta matéria:
      http://hypescience.com/fluor-faz-mal-para-saude/

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  4. gloria /

    Depende…se tiver doenças renais graves ou faltar um rim , ñ é aconselhavel beber tanto líquido, eu estava c\ inchaço devido a presão arterial muito alta comecei a beber agua sem parar p\ rins funcionarem, inchei mais ainda, o meu médico me disse p\ diminuir a agua p\ um terço do q eu estava bebendo, devido o mal funcionamento dos rins p\ pressão alta eu etava com retenção hidrica, toda aagua q eu bebia ficava na corpo causando o inchaço.Os rins ñ mandavam a agua e o sódio do sal p\ fora ,retia tudo c\ as impurezas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  5. rene alfredo /

    Você está certa

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. “amplamente considerado um mito”

    Mito?
    Amplamente?

    Desde quando?
    Onde?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  7. Noé /

    Que novidade

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.