Beber oito copos de água por dia ajuda a proteger os rins?

Publicado em 8.11.2011

O ditado de que beber oito copos de água por dia faz bem para a saúde global é amplamente considerado um mito.

Porém, pesquisas ao longo dos anos sugerem que beber mais água ajuda a limpar os rins de sódio, ureia e toxinas do corpo. No ano passado, dois grandes estudos encontraram um menor risco de problemas renais a longo prazo entre as pessoas que bebem mais água e outros líquidos por dia.

Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, acompanharam mais de 2.400 pessoas com mais de 50 anos. Aquelas que bebiam mais líquidos, cerca de três litros por dia, tinham um risco significativamente mais baixo de doença renal crônica do que as que bebiam menos.

Outro estudo publicado no mês passado por cientistas canadenses que seguiram por sete anos 2.148 homens e mulheres saudáveis, com idade média 46 anos, chegou a conclusões semelhantes.

Os pesquisadores olharam para os marcadores da função renal e de saúde e usaram o volume urinário para determinar a quantidade de líquidos que os indivíduos bebiam diariamente. Após o controle para diabetes, fumo, medicamentos e outros fatores, eles descobriram que aqueles que tinham o maior volume de urina – em outras palavras, aqueles que bebiam mais líquidos – eram menos suscetíveis ao declínio da função renal.

Os resultados não significam que você deva beber muita água, o que pode causar efeitos colaterais. Mas fornecem evidências de que aumentar moderadamente sua ingestão de líquidos, acima de dois litros por dia, pode de fato beneficiar o rim.

“Acredite ou não, agora temos provas para apoiar o ‘mito’ de que oito copos grandes de líquido por dia é bom para os rins”, disse o Dr. William Clark, um dos autores do estudo.[NewYorkTimes]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. a agua é o liquido mais precioso da terra eo combustivel para os seres vivos

    Thumb up 5
  2. O ser humano está “equipado” com dois rins que tem a função, entre outras, de retirar todo excesso de água do corpo. Pode beber água à vontade. A única consequência é que você irá com mais frequência ao banheiro..

    Thumb up 12
  3. Se fosse água sem flúor talvez poderia ser melhor, já que há pesquisas que mostram que este nos faz mal.

    Thumb up 5
    • É verdade. A água, essência de vida, está contaminada com cloro, fluor e outras drogas e toxinas que resistem às técnicas de purificação e causam mal ao organismo.

      Quem negativou o comentário do Leandro deve achar que o tal do fluor é uma maravilha e não leu esta matéria:
      http://hypescience.com/fluor-faz-mal-para-saude/

      Thumb up 4
  4. Depende…se tiver doenças renais graves ou faltar um rim , ñ é aconselhavel beber tanto líquido, eu estava c\ inchaço devido a presão arterial muito alta comecei a beber agua sem parar p\ rins funcionarem, inchei mais ainda, o meu médico me disse p\ diminuir a agua p\ um terço do q eu estava bebendo, devido o mal funcionamento dos rins p\ pressão alta eu etava com retenção hidrica, toda aagua q eu bebia ficava na corpo causando o inchaço.Os rins ñ mandavam a agua e o sódio do sal p\ fora ,retia tudo c\ as impurezas.

    Thumb up 2
    • Não é, Noé?

      Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
oxigenio
Oxigênio [Crônica]

O autor Mustafá Ali ...

Fechar