O universo em um clique

Bebida chinesa milenar alivia sofrimento de quem teve câncer

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 19.08.2010 as 22:09

Share

Está para nascer algo que os chazinhos orientais não possam resolver. Até os resquícios de uma quimioterapia, violento tratamento contra o câncer, estão dentro do campo de cura de uma bebida chinesa. Cientistas publicaram seu estudo na revista Science Translational Medicine, em que descobriram as capacidades regenerativas ao intestino, pós-câncer de cólon (reto), de um chá chamado Qin Huang Tang, conhecido há mais de 1800 anos.

Este chá já é usado há vários séculos para tratar de diarréia, náuseas, vômitos e outras complicações intestinais. A novidade é que ele pode auxiliar o paciente que venceu o câncer de cólon a obter outra vitória: a regulação do intestino, seriamente afetado pelo tratamento contra o tumor.

Os pesquisadores fizeram um teste com ratos que apresentavam tumor no reto. A quimioterapia, que funciona tão bem neles quanto em nós, humanos, fez um grande estrago na flora intestinal dos camundongos. Tratados com doses de PHY906, principal componente do milagroso chá, os ratos tiveram sua flora intestinal restaurada em poucos dias.

Aliás, o próprio PHY906 ajuda a combater o tumor. É claro que nenhum cientista, ao menos por enquanto, está pensando em tratar um câncer apenas com um chazinho asiático. Mas ele pode ser a porta para tratamentos mais naturais e menos agressivos contra o câncer.

Testado em pacientes que convalesciam de quimioterapias bem-sucedidas, o chá apresentou resultados promissores. O câncer de cólon é o terceiro em número de vitimas fatais, perdendo apenas para o de pulmão e de estômago. Quem o vence, certamente merece um bom remédio que acelere sua recuperação. [Reuters]

6 comentários

  1. Rosângela /

    A natureza é simplesmente maravilhosa só precisamos aprender a fazer bom uso com tudo que ela nos oferece.
    Mais um excelente artigo Rafael.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Este chazinho só é aplicado em câncer do cólon???????

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Muito obrigada pela informação.
    Como encontrar este Qin Huang Tang?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Elizabeth /

    A fórmula usada no experimento reuniu uma combinação de peônia, scutellaria, alcaçuz e espinheiro cervical e é chamada PHY-906. Pena é que o PHY906 está disponível apenas para pacientes inscritos em um ensaio clínico. Espero que seja logo comercializada.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. Fabricio /

    esses charzinhos são tipicos deles muintas vezes melhores e mais eficientes que os nossos remedios..

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  6. Todos precisam saber e usar…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.