Bebidas esportivas são inúteis, na maior parte

Por , em 31.08.2016

Quando ouvimos “bebidas esportivas”, imediatamente pensamos em algo saudável, não é mesmo? Acontece que não é bem assim. Na verdade, a maioria de nós não precisa delas, e nem deveria tomá-las.

Antes de explorarmos melhor o assunto, é bom diferenciar as bebidas esportivas das energéticas. Não estamos falando de produtos como Red Bull e Monster, mas sim de produtos como Gatorade e Powerade.

Além de açúcar, bebidas esportivas contêm principalmente eletrólitos como sódio e potássio. Se você não está no meio de uma maratona, você não precisa de uma dose extra de eletrólitos. Você já consome o suficiente a partir das suas refeições. Quanto ao sódio, você provavelmente já abusa dele nas mesmas refeições.

Por que não tomá-las

Se você está se sentindo desidratado, quer por esgotamento físico ou por conta de uma ressaca, por exemplo, bebidas esportivas podem ajudar um pouco. Mas não há nada de especial sobre elas. Enquanto o açúcar e os eletrólitos são úteis para reidratar, você pode obter os mesmos benefícios a partir de um copo de água e petiscos.

E tomá-las a caminho da academia? Ajuda? Não. Se você vai fazer um treino rápido, ou mesmo se for correr alguns quilômetros, você provavelmente não precisa de bebidas esportivas. Seu corpo mantém açúcar suficiente para pelo menos uma ou duas horas de exercício físico. Você definitivamente não precisa consumir açúcar durante um treino que dura menos de 60 minutos. Depois que você terminar, sua próxima refeição ou lanche facilmente irão repor o que você perdeu. Aliás, não só o açúcar, como os eletrólitos também.

Aliás, pode ser uma desvantagem ingerir esse açúcar das bebidas esportivas. Segundo os nutricionistas, nós já consumimos demasiado da substância no dia-a-dia. 350 ml de Gatorade tem 21 gramas de açúcar. Se você beber uma garrafa de quase um litro, vai consumir muito mais do que os especialistas recomendam. O limite é de 200 calorias por dia, ou 50 gramas.

De fato, bebidas esportivas se saem melhor do que refrigerantes e sucos no quesito açúcar. Uma Pepsi, por exemplo, contém 41 gramas de açúcar. Então, se você está procurando uma maneira de economizar calorias em comparação com refrigerantes, bebidas esportivas podem ser uma alternativa, mas uma não tão boa quanto uma mudança para bebidas dietéticas ou água. Em suma, vale lembrar que as bebidas esportivas não são boas para você, mas são um pouco menos ruins do que algumas das outras opções.

Por que tomá-las

As bebidas esportivas podem ser realmente úteis durante exercícios intensos que duram mais de uma hora. Por exemplo, um atleta que treina por horas em um único dia sua muito e pode precisar da reposição de açúcar e sódio. Estamos falando de pessoas como maratonistas e jogadores profissionais que se exercitam em níveis intensos.

Aliás, é para estas pessoas que esse tipo de bebida foi originalmente desenvolvido. O Gatorade foi nomeado em relação aos Gators, o time de futebol americano da Universidade da Flórida.

E mesmo assim, uma grande quantidade de atletas que se encaixam no perfil para a bebida escolhem consumir outras coisas, como água com uma fonte separada de eletrólitos. Esses eletrólitos podem vir em embalagens, como Ultima Replenisher, ou comprimidos, como Nuun. Alguns atletas comem bananas ou água de coco para se abastecer com potássio. A vantagem dessa abordagem é que você pode gerenciar seus eletrólitos, açúcar e água como fatores separados.

No geral, bebidas esportivas e suas alternativas fazem mais sentido para atletas de resistência. Se a sua especialidade é o treinamento de força, por outro lado, você não drena continuamente açúcar do seu sangue.

Se você está trabalhando para ganhar massa muscular ou se quer perder peso, é melhor consumir calorias em forma de proteínas ou outros alimentos saudáveis que de fato vão te ajudar a alcançar seus objetivos, do que tomar bebidas esportivas açucaradas.

Ressalva

Um argumento contra as bebidas esportivas, mesmo para atletas de resistência, é que os líquidos açucarados podem causar problemas digestivos. Ninguém quer ter vontade de ir ao banheiro no meio uma maratona, não é mesmo? A recomendação é escolher produtos com menos de 8% de carboidratos, exatamente por esta razão.

Se você é maratonista, o ideal é experimentar diferentes bebidas e lanches até decidir quais não prejudicam seu sistema digestivo. [LifeHacker]

Deixe seu comentário!