Bill Gates acredita que as universidades serão substituídas pela internet

Publicado em 9.08.2010

Bill Gates, bilionário fundador da Microsoft, é famoso por ter largado a faculdade para investir em seus negócios. Agora ele afirma que a internet poderia substituir as instituições de ensino superior, prevendo que os diplomas serão cada vez menos significativos.

Bill Gates estudava na Universidade de Harvard em 1975 e saiu da faculdade para fundar a maior empresa de software do mundo. Atualmente, além de ser uma das pessoas mais ricas do planeta, ele ainda está ativo e está ajudando, até mesmo, a projetar um reator nuclear. Apesar de ter recebido um diploma honorário de Harvard em 2007, ele não é muito fã de faculdades e,participando de uma conferência chamada Techonomy 2010 (uma junção das palavras “tech” de tecnologia e “economy” de economia), ele criticou o sistema das faculdades atuais.

Ele afirma que o ensino superior é complicado de se conseguir e diz que diplomas baseados em aulas presenciais não serão tão importantes no futuro. O argumento de Gates é que uma pessoa interessada pode aprender pela internet, e que as faculdades (com exceção das festas) não precisarão ser presenciais.

Apesar da sua visão de aprendizagem pela internet parecer meio radical nos dias de hoje (afinal, a própria Microsoft contrata apenas profissionais qualificados através de diploma – na maior parte dos casos) não parece ser algo completamente impossível de ocorrer no futuro.

E você, leitor, qual é sua opinião? Poderia alguém que aprendeu uma profissão pela internet substituir um profissional formado? [DailyTech]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

30 Comentários

  1. Ola prezados,

    Concordo com o Bill Gates. Eu fiz a Graduação a pela internet e agora estou fazendo o Mestrado (em universidades diferentes). Na verdade é visivel os beefícios do ensino a distancia, que nao se resumem apenas na gestao/flexibilidade do tempo (periodo de aula). O forum de discussão é um sucesso, ja que o aluno é livre em colocar as suas duvidas e sem vergonha do colega da esquerda nem da direita.
    O estudante do ensino a distancia, torna-se um profissional autónomo, disciplinado, responsavel e com valores éticos.

    Outra questao que levaria a extinção do ensino presenccial é a questao do tempo.
    O mercado esta cada vez mais competitivo e exigente, e todos estão correndo a busca dos melhores resultados. Nesta corrida muitas coisas sao deixados para traz como aqueles encontro com os amigos, com a familia, assim como ja nao ha tempo para deixar o escritorio, pegar um “taxi” e ir a uma faculdade escutar o professor por quatro horas e …
    É mais flexivel estudar no conforto da sua casa ou mesmo no onibus durante o caminho da sua casa ou no periodo que achare conveniente (desde que nao deixes de fazer as suas obrigações academicas). E para isso tens que ser muito disciplinado e responsavel quanto ao cumprimento dos programas.

    Thumb up 4
  2. Bom Bill Gates também disse em 1981: “Ninguém vai precisar de mais de 637 kb de memória para um computador “. Mas sobre extinguir as universidades com certeza será difícil, principalmente alguns cursos como de Medicina, que devem ter aulas presenciais e um profissional que tenha como comprovar do que ele é capaz. Mas claro que no futuro nada impedirá da pessoa ser auto-ditada em algumas áreas e serem contratadas com muito mais facilidade.

    Thumb up 2
  3. eu mesmo cursei 3 cursos superiores tinha greve de funcionários e greve de professores eu me desestimulei e não conclui os cursos mas depois e fiz vários cursos em várias áreas do conhecimento fiz curso de digitação e curso de operador de sistema e hoje sou escritor tenho um projeto de lançar 110 livros já lancei 3

    o Ritual do filho do Sol
    o Arquiteto futurista de Dubai
    a Bíblia Apócrifa
    e outros estarão em meu site para serem lidos gratuitamente.

    Thumb up 4
  4. Concordo plenamento com ele, mas ainda tem empresas que não aceitam estes tipos de formação, principalmente no Brasil, a mentalidade para isso ainda é meio que pequena para aceitar tais métodos.

    Thumb up 3
    • Sim, mas a argumentação é em relação ao amanha. Não o atual. O que ira mudar! E em absoluto, isso ira popularizar e dar acesso a muitos ao nível superior.

      Thumb up 2
  5. Eu pessoalmente acho que isso um dia ha de acontecer.
    os efeitos da globalização estão visivel de maneiras que a internet passou a ser a chave do conhecimento.
    portanto, sou muito apoligista em dizer que; não tarda um dia isso acontacera. mas é preciso que saibas que a internet nunca nos dará o A.B.C, Alfabetico éis a situação. nos paises menos desenvolvidos onde nem sabem que existe internet logico que as escolas faculdades representam um papel preponderante. isso é que temos que ter em conta. obrigado

    Thumb up 1
  6. ´ Quem não gosta de faculdade tem de ter o “QI” do Bill ates, caso contrário fica antissocial e isolado do mundo. No futuro irão achar os cursos de EAD tão chatos quanto, esperem para ver.

    Thumb up 1
  7. Acho que ensino a distâcia funciona para algulmas áreas, dependendo do grau de interesse do aluno,o mesmo é uma boa opção.Conheço algulmas pessôas q/ fizeram cursos p/ correspondêcia e são ótimos profissionais.Crursos a distâcia e pela internt tenderão a aumentar de forma rápida cada vez mais,principalmente advento de novas tecnologias a exemplo de cursos de pilotagem c/ simuladores virtuais.Concordo com Bill Gates.

    Thumb up 0
  8. Imaginem médicos, enfermeiros, veterinários, biomédicos, farmaceuticos, químicos entre outros, se formando por cursos a distância, isso me parece possível apenas para cursos da área de humanas e alguns de exatas

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
shihtzu
As 10 raças de cães mais populares

Como diz o ditado, o...

Fechar