Bill Gates acredita que as universidades serão substituídas pela internet

Publicado em 9.08.2010

Bill Gates, bilionário fundador da Microsoft, é famoso por ter largado a faculdade para investir em seus negócios. Agora ele afirma que a internet poderia substituir as instituições de ensino superior, prevendo que os diplomas serão cada vez menos significativos.

Bill Gates estudava na Universidade de Harvard em 1975 e saiu da faculdade para fundar a maior empresa de software do mundo. Atualmente, além de ser uma das pessoas mais ricas do planeta, ele ainda está ativo e está ajudando, até mesmo, a projetar um reator nuclear. Apesar de ter recebido um diploma honorário de Harvard em 2007, ele não é muito fã de faculdades e,participando de uma conferência chamada Techonomy 2010 (uma junção das palavras “tech” de tecnologia e “economy” de economia), ele criticou o sistema das faculdades atuais.

Ele afirma que o ensino superior é complicado de se conseguir e diz que diplomas baseados em aulas presenciais não serão tão importantes no futuro. O argumento de Gates é que uma pessoa interessada pode aprender pela internet, e que as faculdades (com exceção das festas) não precisarão ser presenciais.

Apesar da sua visão de aprendizagem pela internet parecer meio radical nos dias de hoje (afinal, a própria Microsoft contrata apenas profissionais qualificados através de diploma – na maior parte dos casos) não parece ser algo completamente impossível de ocorrer no futuro.

E você, leitor, qual é sua opinião? Poderia alguém que aprendeu uma profissão pela internet substituir um profissional formado? [DailyTech]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

30 Comentários

  1. Ola prezados,

    Concordo com o Bill Gates. Eu fiz a Graduação a pela internet e agora estou fazendo o Mestrado (em universidades diferentes). Na verdade é visivel os beefícios do ensino a distancia, que nao se resumem apenas na gestao/flexibilidade do tempo (periodo de aula). O forum de discussão é um sucesso, ja que o aluno é livre em colocar as suas duvidas e sem vergonha do colega da esquerda nem da direita.
    O estudante do ensino a distancia, torna-se um profissional autónomo, disciplinado, responsavel e com valores éticos.

    Outra questao que levaria a extinção do ensino presenccial é a questao do tempo.
    O mercado esta cada vez mais competitivo e exigente, e todos estão correndo a busca dos melhores resultados. Nesta corrida muitas coisas sao deixados para traz como aqueles encontro com os amigos, com a familia, assim como ja nao ha tempo para deixar o escritorio, pegar um “taxi” e ir a uma faculdade escutar o professor por quatro horas e …
    É mais flexivel estudar no conforto da sua casa ou mesmo no onibus durante o caminho da sua casa ou no periodo que achare conveniente (desde que nao deixes de fazer as suas obrigações academicas). E para isso tens que ser muito disciplinado e responsavel quanto ao cumprimento dos programas.

    Thumb up 4
  2. Bom Bill Gates também disse em 1981: “Ninguém vai precisar de mais de 637 kb de memória para um computador “. Mas sobre extinguir as universidades com certeza será difícil, principalmente alguns cursos como de Medicina, que devem ter aulas presenciais e um profissional que tenha como comprovar do que ele é capaz. Mas claro que no futuro nada impedirá da pessoa ser auto-ditada em algumas áreas e serem contratadas com muito mais facilidade.

    Thumb up 2
  3. eu mesmo cursei 3 cursos superiores tinha greve de funcionários e greve de professores eu me desestimulei e não conclui os cursos mas depois e fiz vários cursos em várias áreas do conhecimento fiz curso de digitação e curso de operador de sistema e hoje sou escritor tenho um projeto de lançar 110 livros já lancei 3

    o Ritual do filho do Sol
    o Arquiteto futurista de Dubai
    a Bíblia Apócrifa
    e outros estarão em meu site para serem lidos gratuitamente.

    Thumb up 4
  4. Concordo plenamento com ele, mas ainda tem empresas que não aceitam estes tipos de formação, principalmente no Brasil, a mentalidade para isso ainda é meio que pequena para aceitar tais métodos.

    Thumb up 3
    • Sim, mas a argumentação é em relação ao amanha. Não o atual. O que ira mudar! E em absoluto, isso ira popularizar e dar acesso a muitos ao nível superior.

      Thumb up 2
  5. Eu pessoalmente acho que isso um dia ha de acontecer.
    os efeitos da globalização estão visivel de maneiras que a internet passou a ser a chave do conhecimento.
    portanto, sou muito apoligista em dizer que; não tarda um dia isso acontacera. mas é preciso que saibas que a internet nunca nos dará o A.B.C, Alfabetico éis a situação. nos paises menos desenvolvidos onde nem sabem que existe internet logico que as escolas faculdades representam um papel preponderante. isso é que temos que ter em conta. obrigado

    Thumb up 1
  6. ´ Quem não gosta de faculdade tem de ter o “QI” do Bill ates, caso contrário fica antissocial e isolado do mundo. No futuro irão achar os cursos de EAD tão chatos quanto, esperem para ver.

    Thumb up 1
  7. Acho que ensino a distâcia funciona para algulmas áreas, dependendo do grau de interesse do aluno,o mesmo é uma boa opção.Conheço algulmas pessôas q/ fizeram cursos p/ correspondêcia e são ótimos profissionais.Crursos a distâcia e pela internt tenderão a aumentar de forma rápida cada vez mais,principalmente advento de novas tecnologias a exemplo de cursos de pilotagem c/ simuladores virtuais.Concordo com Bill Gates.

    Thumb up 0
  8. Imaginem médicos, enfermeiros, veterinários, biomédicos, farmaceuticos, químicos entre outros, se formando por cursos a distância, isso me parece possível apenas para cursos da área de humanas e alguns de exatas

    Thumb up 1
  9. na faculdade nenhum aluno usa uniforme, mas ainda tem aquela coisa chata da escola pra ver quem tá presente e reprovar quem faltou muito

    faculdade tá mais interessada em ver quem tá presente do que analisar quem quem tira horas do dia pra estudar

    sou a favor das provas, mas não da aula presencial em uma sala com um dono da verdade falando como quem tá lendo um livro

    tive um professor que fez o seguinte comentário: faculdade é um lugar no qual o aluno precisa aprender a aprender sozinho, porque nem sempre o professor se importa se os estudantes vão aprender o conteúdo

    no meu curso foi ministrada uma matéria que esqueci o nome, que dizia que o conhecimento surgiu fora das universidades

    tirando os amigos que fiz, o bilhar nas sextas, os grupos de estudos e as bagunças depois de estudar, a época de escola e faculdade foram as mais chatas da minha vida

    ODEIO SALA DE AULA

    Thumb up 1
  10. Olá a Todos.
    Concordo com Michel, o Vestibular poderia ser avaliado de acordo com o conteúdo do curso do interessado, estudar assunto do qual não interesa o estudante tem menos tempo para se dedicar com os assuntos que interessa, sem contar que ele acaba e desanimando com os esforços…

    Thumb up 1
  11. falando em vestibular…

    pra mim é a forma mais burra, ridicula e estressante d c avaliar uma pessoa. principalment quando mtas vzs o conteudo a ser estudado nao tem NADA a ver com o curso alvo.

    isso pq nem tocamos no assunto EXPLORAÇÃO das taxas d inscrições.

    Thumb up 4
  12. Acho perfeitamente possivel a internet, num futuro bem proximo, poder substituir as Universidades, senao vejamos: Nos dias atuais ja se realiza intervencoes cirurgicas de grande complexibilidade via internet. Se este procedimento ja e possivel, por que nao o sera outros procedimentos nas mais diversas areas do conhecimento?

    Thumb up 3
  13. ñ tenho certeza quanto ao fim de aulas presenciais,muitos ainda acham que a melhor época da vida é a faculdade,mas sem duvida cada vez mais a internet estará envolvida com a forma como aprendemos,como nos profissionalizamos,alias já está completamente envolvida faz tempo,o que mais se vê são enciclopedias que pipocam pela rede,,além de tutoriais,videos-aula,aulas onlines todo e qualquer tipo de informação é disponibilizada hoje pela internet e com a chegada dessas novas gerações é nescesário que não só as faculdades se adaptem,como tudo..a vida como um todo.

    Thumb up 1
  14. Só os que necessitam de prática real não poderiam ser substituídos tão facilmente, mas imagino que não demore muito até surgir simulação de cirurgias em realidade virtual! Certeza que até eu testaria! Haha

    Mas acho que a vivência em sala de aula tem mais valor que aprendizado pela internet. Já fiz cursos pela internet, não é a mesma coisa. A interação aluno-professor é insubstituível, e acho que mesmo com teleconferência não seria a mesma coisa. Isso que minha área é extremamente teórica.

    Thumb up 1
  15. Com a prática cada vez mais abrangente da obrigatoriedade de exames para a obtenção de títulos, concordo que a tendência é que os “campi” fiquem cada vez menos prestigiados. Com um exame bem elaborado, por que obrigar um aluno (ainda que de medicina) a freqüentar uma escola? Se ele provar, perante uma banca examinadora, que estudou toda a matéria necessária para receber o titulo, qual é a diferença?

    Mas o que eu entendi da matéria é que Bill Gates acha que “diplomas serão cada vez menos significativos”, ou seja, não haverá uma entidade responsável por certificar o auto-estudo. Então eu acredito que isso só seria válido para profissões não regulamentadas. E, ainda assim, com restrições.

    Thumb up 0
  16. Felipe
    comentários com enderêço não passam na moderação, entre em contato com o administrador do site no final da pagina em CONTATO

    Thumb up 0
  17. No Rio de janeiro já existe o sistema CEDERJ, que é um consórcio entre as faculdades públicas estaduais e federais, o aluno só precisa frequentar as aulas práticas, pois todo o material é distribuído gratuitamente, podendo o aluno tirar dúvidas pela internet, pelo telefone 0800 ou mesmo indo ao pólo.

    Pesquisas feitas pelo consórcio apontou que o nível de aprendizado tem sido muito melhor e maior entre os alunos semi presenciais do que entre os alunos presenciais das mesmas faculdades.

    Outra vantagem é que o diploma é idêntico ao diploma dos alunos presenciais, não influenciando em seu futuro profissional.

    Eu acredito sim que o sistema de ensino à distância seja mais produtivo e justo, pois assim, aprende quem tem interesse, não é só frequentar as aulas, colar nas provas e pronto.

    OBS.: MICHEL, sou programador, entre em contato comigo pra gente ver o que faz com sua idéia. o email segue abaixo.

    Thumb up 4
  18. Pelos idos dos anos 70, quando concluia a Faculdade de Pedagogia- Supervisão Escolar, fomos questionadas “o porque” de cursar uma Faculdade. Respondi que ali estava pelo Plano de Carreira de Professores, que se recebe conforme os Títulos que se tem, pois se quisesse conteúdo e conhecimentos, eu frequentaria uma Biblioteca. (Naquela época ainda não havia internet).
    Bill Gates está certíssimo, apenas com uma ressalva:
    haveria aulas práticas para a conclusão do curso, tipo estágio.

    Thumb up 1
  19. Concordo com o José. A maioria dos cursos serão facilmente substituidos, o Bill tem razão. Os que lidam com a vida, realmente precisam ser presenciais. Mas de qualquer forma, o que mais tem hoje são garotos despreparados se formando nas faculdades de medicina, como se nem tivessem presenciado uma aula sequer, infelizmente.

    Thumb up 0
  20. Acredito que sim, desde que haja aulas práticas também.
    Estou cursando no momento uma faculdade a distância e estou aprendendo bastante, apesar do meu curso ser de Recursos Humanos, difícil seria aprender medicina ou odontologia por exemplo, nesses casos devê-se ter aulas práticas.

    Thumb up 2
  21. certas qualificaçoes na ha nescessiadade de faculdade mas aquela que coloca em risco a vida humana tipo medicina ai sim ha nescessidade de um bom professor.

    Thumb up 0
  22. Acho que sim.
    Se dissermos que não, estaremos nos baseando apenas no contexto atual – limitado tecnologicamente se comparado ao futuro.

    Thumb up 0
  23. Na universidade onde estudo a maioria dos professores utiliza o fórum da própria universidade para lançar os trabalhos e as notas. Muitas vezes eles até eskecem de colocar presença e o que lhes interessa mais é a execução do trabalho. A presença do aluno só tem importância pra tirar dúvidas mais “pesadas”… nós alunos tb podemos utilizar o fórum pra tirar tais dúvidas, mas alguns ainda preferem falar com o professor pessoalmente (suborno)… kkkkkkk brincadeira….
    Mas o fato é como o Billbill vislumbra…. eu tb acho q o futuro é esse mesmo: aprender e executar os trabs de casa… (esperando a “inclusão digital” pra isso)….

    Mas há uma coisa a ser vista tb…. o presencial é mais indicado para akeles q kerem fazer o seu “networking”… apesar do avanço com as redes sociais, não acho q fóruns entre outros causem o mesmo efeito positivo de pessoas reunidas em uma sala debatendo os assuntos pertinentes de sua matéria… é o q penso…..

    Thumb up 2
  24. oba! primeiro comentario meu!! :D

    Nao só poderia substituir como IRÃO!.
    E sinceramente, acho que o tio gates andou fuçando na minha HD, pois eu já tive a idéia de como eliminar a necessidades de varios cursos presenciais com um UNICO jogo didático.
    Só tá faltando a fluência em programação :/

    Ow tio gates?!! paItrocina eu?? :)

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
shihtzu
As 10 raças de cães mais populares

Como diz o ditado, o...

Fechar