Biólogos encontram infecção dentária em réptil pré-histórico

Publicado em 20.04.2011

Qual foi o primeiro animal da história do Planeta Terra a sofrer com dor de dente? Cientistas da Universidade de Toronto Mississauga (Canadá) parecem ter a resposta: um ancestral de réptil que viveu há 275 milhões de anos. A descoberta foi feita a partir de um fóssil encontrado em Oklahoma, nos EUA.

Os cientistas notaram que o fóssil apresentava sinais de infecção dentária. A teoria mais aceita é que tal infecção tenha sido causada devido à adaptação de tais répteis, que viviam no mar, para o meio terrestre. Com a alimentação sendo composta por novos tipos de carne e vegetais, pode ter havido alguma má reação do organismo bucal.

Este réptil, chamado de Labidosaurus hamatus, quebra o recorde de “infecção bucal mais antiga”, que datava de 200 milhões de anos atrás. O fóssil em questão, devido à forma e ao tamanho, era provavelmente de um adulto. Os cientistas afirmam que a análise de tais infecções pode fornecer muitas respostas sobre evolução animal. Sobre como os dentes das espécies foram se adaptando aos novos meios de vida. Além disso, é possível deduzir causas da morte e possíveis outras doenças contraídas pelos répteis, à época.

Os biólogos acreditam que se tratava de uma infecção grave, já que havia um feio buraco no meio da arcada dentária do animal. Como os dentes dessa espécie não crescem novamente, é provável que o animal nunca tenha conseguido se alimentar normalmente depois da infecção. Tal adaptação, de acordo com os pesquisadores, deve ter ocorrido com uma série de espécies até que as arcadas dentárias de animal terrestre se assemelhassem umas com as outras e se caracterizassem como tais. [Live Science]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. será que ele tinha medo de ir ao dentista?
    rs

    como sabem que não foi uma rachadura por causa da fossilização,
    resultado de uma luta pela reprodução, o modo como morreu? por a causo tinha uma placa escrito: carie, ou seus dentes sem colgate. parece propaganda de creme dental.muito afirmativa essa teoria.

    Thumb up 4
  2. Só falta dizer o bicho era virgem ou que dava macha ré!
    Cada dia fico mais descrente com a ciência evolutiva!

    Thumb up 13

Envie um comentário

Leia o post anterior:
zebra
Zebras podem ser catalogadas por “código de barras”

Fotos de zebras pode...

Fechar