Bóson de Higgs: “partícula de Deus” pode ter sido encontrada

Publicado em 14.12.2011

ATUALIZAÇÃO: Sim o Higgs de Boson foi encontrado. Leia aqui.

Uma das partículas mais procuradas da física – o bóson de Higgs – pode ter sido vislumbrada recente.

Pesquisadores do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), em Genebra, acreditam que a encontraram, mas ainda não tem dados suficientes para reivindicar uma descoberta.

A partícula é supostamente o meio pelo qual tudo no universo obtém sua massa. Os cientistas dizem que dois experimentos no LHC encontraram sinais do Higgs na mesma massa.

Encontrar o Higgs seria um dos maiores avanços científicos dos últimos 60 anos. A partícula é crucial para que os físicos dêem sentido ao universo, mas ela nunca foi observada por experimentos.

Este bloco de construção básico do universo é um componente significativo do Modelo Padrão da Física – o “livro de instruções” que descreve como as partículas e as forças interagem.

Duas experiências separadas no LHC – Atlas e CMS – fizeram buscas independentes para encontrar o bóson de Higgs. Como o modelo padrão não prediz uma massa exata para o Higgs, os físicos têm de usar aceleradores de partículas como o LHC para sistematicamente procurá-lo através de uma área de pesquisa ampla.

Os chefes dos experimentos Atlas e CMS disseram ver “picos” em seus dados em aproximadamente a mesma massa: 124 a 125 giga elétron-volts (GeV, o que é cerca de 130 vezes mais pesado que os prótons encontrados no núcleo atômico).

“O excesso pode ser devido a uma flutuação, mas também poderia ser algo mais interessante. Não podemos excluir nada nesse estágio”, disse Fabiola Gianotti, a porta-voz do experimento Atlas.

“A significância estatística não é grande o suficiente para dizer nada conclusivo. A partir de hoje, o que vemos é consistente tanto com uma flutuação (falha) ou com a presença do bóson”, disse Guido Tonelli, porta-voz do experimento CMS.

Nenhum dos picos vistos pelos experimentos está muito acima dos “dois sigma” de nível de certeza. O nível “cinco sigma” é necessário para reivindicar uma descoberta, ou seja, há menos de uma chance em um milhão dos dados atuais serem um acaso estatístico.

Se de fato existir, o Higgs é uma partícula de vida muito curta com rápida decomposição – ou transformação – em partículas mais estáveis. Existem várias maneiras diferentes disso acontecer, o que fornece aos cientistas rotas diferentes para pesquisar o bóson.

Segundo pesquisadores, provavelmente dentro de um ano vamos saber se a partícula de Higgs existe. O simples fato de que ambos Atlas e CMS parecem estar vendo um ponto de dados na mesma massa tem sido suficiente para causar uma excitação enorme na comunidade física.[BBC]

1. AMIGOS, eu sou um homem velho, ao longo de minhas seis décadas de vida adulta, conheci pessoas formidáveis e suas conquistas. Vi jovens inteligentes como o Jonatas e a Lulu se tornarem grandes cientistas, e vi cientistas como o Cesar (presumo, porque não sei sua formação) fazerem grandes conquistas. Vi é claro coisas ruins acontecerem no mundo, coisas que prefiro não lembrar. Quero levar comigo boas recordações apenas, quando meu corpo não funcionar mais. Hoje, quando vejo meus netos brincando, tento imaginar o mundo que conhecerão e eu não conhecerei, fico feliz em saber que eles aprenderão muito mais do que eu soube em minha vida toda de professor.
    Pessoas como esses jovens inciantes e aspirantes a cientistas que citei são a esperança de um mundo novo de elementos virtuais, de renovação da natureza, de restauração dos erros que seus antepassados cometeram. Conhecer o Universo não é uma ousadia humana, é um propósito, é uma grandeza que só as mãos sábias de um Deus podem ter criado.
    O Jonatas comentou uma vez, e faço questão de repetir:
    “A ciência é o cérebro da humanidade, a ousadia de pensar mais além, de estudar o desconhecido, a vontade de aprender, de crescer. A religião devia ser a consciência da humanidade, a direção dos bons atos, da aceitação das diferenças, solidariedade e união. ”
    Um abraço a todos. Fiquem com Deus.

• agora mim sinto mais aliviado em saber que tem gente ainda q pensa . caro Avohai ja tive dezenas de comentarios excluidos por votos negativos só porque defendia a ideia q ciência e religião são duas irmãs q vivem em brigas constantes (falando no vulgar) por causa dos conflitos, armados por quem não as compreende, espero q vc leia este comentario antes de… Hidden due to low comment rating

• A ciência e religião são duas irmãs? AaaaaaaaaaaaaaHAHAHAHAHAHAHA! Esses crentes são realmente insanos! Avohai, a ciência é o cérebro da humanidade. A religião é o Alzheimer desse cérebro.

2. Espero ver confirmada esta teoria,certamente abrirá mais um compartimento da caixinha de conhecimeto,conhecimento necessário para possibilitar novas tecnologias para a grande odisséia da raça humana na ardua procura pela sustentabilidade e continuidade da especie humana no universo.Temos tanto que avançar além da nanotecnologia…se ainda estamos apenas no limiar da era do rádio,para termos um pouco de sustentabilidade em ambito universal ou cosmologico…precisamos compatibilizar uma engenharia que envolva relativismo,engeharia quantica e tecnologia gravitacional e isto demandará tanto esforço cientifico… e ainda tem os inquisidores de plantão… só a aplicação do conhecimento poderá dar a raça humana a expectativa da sobrevivência universal,daqui a cinco bilhões de anos nossa estrela central se extinguirá esse é só um problemazinho que precisamos superá com visão de um planejamento a longúisssimo prazo ,será a discusão macro do meio ambiente a nível sideral,pois hoje só discutimos ”o meio ambiente” a nível doméstico(ambito do planeta) mas é necessário entender o meio ambiente em escala astronomica!!!

3. depois da particula de Deus , sera que o proximo a ser pesquisado vai ser o proprio Deus???

• Não, vai ser a partícula do capeta! KKKKKKKKKKKKK… eu me divirto demais aqui!

4. Protesto contra pesquisa científica revela uma enorme incapacidade intelecual de ver que a evoluçãao do Homen lhe totalmente inerente . O fato da humanidade ter que chorar de miséria, deve-se aos políticos corruptos e governantes inescrupolosos e não a pesquisa científica. A PESQUISA E DESCOBERTAS DE AGORA GARANTE O BEM-ESTAR A TODOS, DESDE SEJAM MELHORMENTE DESTRIBUIDOS AS RIQUEZAS DO PLANETA. UMA EXALTAÇÃO A CIÊNCIA E FORA OS CORRUPTOS POLÍTICOS.!!!!!!!!

• O meu “protesto” não foi contra a pesquisa científica. Muito pelo contrário; acho muito válido o investimento na educação, visto que sem esta, estaríamos muito atrasados em vários aspectos, sobretudo, tecnologicamente. No entanto, minha indignação (podem me chamar de hipócrita) é na tamanha mobilização em uma tentativa de se explicar o surgimento do Universo. Lógico que com essa pesquisa, novos avanços tecnológicos surtirão, mas será mesmo mais importante evoluirmos -de maneira não global- enquanto crianças morrem de fome?
      Outro aspecto que você citou foi à corrupção na África. Relembrando a você, a miséria da África é fruto da colonização exploratória Europeia também; ou seja, o financiamento dessa “grande” pesquisa são dos países de “primeiro mundo”, os mesmos que destruíram nações no outrora.
      Hoje temos tecnologia e economia o suficiente para se erradicar a fome e dar dignidade àqueles que, no passado não muito distantes, os foram tirados.
      Porém, para uma nação desenvolvida ser muito rica, sempre haverá uma muito pobre em detrimento. No entanto, se aquela abrir mão da sua abastarda economia para ajudar esta, haverá uma menor desigualdade, contribuindo para a erradicação da miséria.
      Mas, para tanto, é preciso sermos menos ambiciosos! (clichê, mas é fato!)
      Só para encerrar; EDUCAÇÃO é tudo; é a base que alicerça uma nação!!
      Abraço…

• Primeiro: Não protestei contra o investimento na pesquisa científica, mas sim na sua exagerada mobilização em tentar explicar o surgimento no Universo, mesmo que com isso promova avanços tecnológicos, uma vez que, precisa-se de muito menos tecnologia e economia para erradicar a fome na África.
      Segundo: Se a África passa por miséria, fome e corrupção, é por culpa também dos Europeus. Lembre-se, eles também participaram na partilha da África, fazendo-a como colônia de exploração, desmembrando e a destruindo.

5. Jonatas, suas explicações nos comentários foram muito produtivas e com isso, passei a entender melhor o que era essa tal particula.
    No seu promeiro comentario do artigo, vc pergunta o que vem depois? Bem, se eu entendi direito o que essa particula representa e faz, o proximo passo será descobrir como a forma das massas são modificadas pela mesma particula.

Usando algo ja conhecido, segue uma Analogia (me corrija ou se eu estiver equivocado no raciocínio):

1 – Descobrir o DNA foi uma corrida e foi descoberto.
    2 – Depois, perceberam que o DNA estava em toda celula de um corpo e porque cada parte era diferente (Exemplo: Pele, Musculo, Orelha, etc.).
    3 – Partiram para o sequenciamento do DNA e descobriram que através da mudança neste sequenciamento, as celulas reagiam de formas diferentes e formavam as formas diferentes de “partes” de um corpo humano (por exemplo)… tanto que já foi capaz de produzir com isso, uma Orelha Humana nas costas de um Camundongo.

Usando esta Analogia acima, está correto o raciocinio?
    Seria este o passo seguinte depois de descobrirem o Higgs?

Ufa… espero ter transmitido de forma clara.

6. Pessoal: Em 1857 quando a doutrina dos espíritos quebrou a crença no sobrenatural e nos milagres, provou que a lei de Deus nada mais é do que as leis que regem o universo. Os mentores espirituais informaram ha mais de 150 anos, que o universo é formado pelo adensamento do que chamaram de “elemento cósmico universal”.Seria a substância da natureza em seu mais alto grau de pureza. Na epoca pensava-se que fosse o átomo, mas conheciam pouco sobre ele. Mais tarde com o descobrimento do modelo atômico de Rutherford e aperfeicoamento do átomo de Bohr, verificou-se que o átomo não era puro pois continha outros elementos, prótons, neutrons e eletrons. Partiram então para o estudo dos prótons e verificaram que ele também não era puro pois era formado por quarks e glúons. Os mentores espirituais sempre afirmaram que a ciência um dia descobriria esse elemento o qual seria o desdobramento das partículas sub atômicas. O que foi informado é que talvez o Bóson de Higgs aínda não seja essa particula, talvez ela contenha aínda outros elementos, mas o caminho é esse.Vejam bem, o que discute-se hoje, Kardec ja havia escrito ha mais de 150 anos. Encerro citanto uma frase de Einstein: A Ciência sem a religião é manca e a Religião sem a Ciência é céga.
    Clovis

• Não delira.

7. Agora que alguém falou que deus foi o criador de tudo,tem que explicar quem criou deus.

• Juro que não fui eu.

• Meu avatar ficou perfeito. E o teu também.

8. Mentirosos, não procurem deus, tu és o teu Deus e colhes só o que semeaste.

È importante que se acredite em algo, mesmo num deus, para os que tem preguiça de pensar até é mais fácil, foi deus e tudo está resolvido.

9. O pior é ler essas baboseiras que esses moralistas falam sobre porque gastam tanto dinheiro com astronomia procurando algo que talvez nem exista em vez de ajudar a áfrica e blá blá blá, garanto que a maioria desses hypercristo nunca chegaram a plantar uma árvore sequer!

• Baboseira é não saber o que fala.
      Plantar uma árvore pouco fará diferença para os que perecem de fome. O que tem de mudar é o conceito dos que se preocupam com suas ambições em detrimento daqueles que pouco podem se defender, uma vez que são desprovidos do conhecimento, já que EDUCAÇÃO, para eles, é algo quase que utópico – consequência dos próprios Europeus na colonização exploratória no passado, os mesmo que financiam a pesquisa de hoje!!

10. eu acho que esses cientistas estão arrumando um jeito de acabar com o mundo que DEUS nos deu…

• uma coisa não tem a ver com outra

• Deus, ou a ideia de Deus, tudo é questão de opinião. Se Deus existir mesmo, não nos impediria de saber a verdade sobre nós e nosso mundo. Por que isso pareceria imoral? Não seja alienado.

11. Enquanto físicos, cientistas, profissionais da área de pesquisa estudam e trabalham sobre tal partícula que, por TEORIA, acham que é a explicação da criação do Universo, investindo bilhões nesta “descoberta” e nos possíveis avanços da tecnologia pela mesma, crianças e nações africanas choram e morrem de fome, pela desorganização e corrupção do próprio Estado, consequência histórica de uma colonização de cunho exploratório pelos Europeus -físicos, cientistas, etc-.
    Isso é ser egoísta. Não pensar no próximo.
    Com toda certeza, se toda essa preocupação e investimento fosse canalizado para EDUCAR os que são desprovidos do básico para sobreviver, os resultados seriam muito mais satisfatório e benéfico para a humanidade. Porém, não seria de muito interesse para com aqueles que se enriquece em detrimentos dos que se empobrece.
    Aqui fica meu Protesto!!

• Protesto contra ciencia? séria??
      Onde estamos??
      quem falou que somos todos iguais?
      Esse paternalismo intelectual de alguns deixa qualquer mente pensante, insana

• Luiz Mattos, o que foi investido na pesquisa do Bóson de Higgs não é mais que uma fração do que é gasto em guerras, no desenvolvimento de produtos de beleza, e na produção de filmes cheios de explosões, assassinatos, adultérios, e outras cenas edificantes.

Em vez de protestar contra a ciência, que nos deu as vacinas que salvam centenas de milhões de crianças, que nos deu os adubos, as plantas híbridas e as plantas transgênicas que podem alimentar o mundo todo, por que não vai contra a indústria de cosméticos? Ou contra a indústria da guerra? Ou contra a indústria de Hollywood?

• Ou todo o luxo do Vaticano, não é?

• Batman e Robin dos pampas

• Se INVEJA matasse… Carlos, pelo avatar, ou está muito revoltado ou apenas de BRINCADEIRA, de qualquer forma, é pura ESTUPIDÊS o teu COMPORTAMENTO.

• César!

De cosméticos não, vai!! Como vou manter a minha cútis sempre bela?
      Evitando as guerras já está de bom tamanho e economia de recursos públicos muito grande, porque ambas as indústrias, de beleza e cinematográfica só existem porque tem público e se mantém porque compramos, nós, os interessados, seus produtos. Quem não se interessa, não financia, simples assim.

Mas sinceramente, sobre o protesto acima, toda essa “ajuda”, caso fosse revertida, seria paliativa e não passaria de esmola. O mais importante é sim, investir em educação e controle de natalidade. O que evitaria, senão todo o problema da miséria, seja ela na Àfrica ou no sertão do nordeste, a maior parte dela. De que adianta dar esmola ao povo, se a raiz do problema permanece (vejam aqui o bolsa família, por ex)…

• O Bolsa Família é um grande projeto muito mal executado. O propósito deveria ser atender famílias mais carentes para garantir as crianças nas escolas e os pais também, o ensino de um ofício profissional aos pais desenpregados. Não seria dar o peixe sem ensinar a pescar, mas dar o material de pesca e ensinar a usar. Mas deu errado o de sempre, muitos necessitados não foram atendidos, muitos não necessitados tiraram vantagem, muitos desviaram, muitos dos que receberam se jogaram nas cordas preguiçosamente.

• nossa problema se chama CORRUPCAO!
      Nada mais!
      De ambas as partes,dos larapios governantes e do Estado o mal maior junto com as Instituicoes, e nossa NEGLIGENCIA e OMISSAO,nossa INERCIA e falta de ATITUDE frente a toda essa SUJEIRA CAOTICA.
      A Industrializacao, e tchau nossas raizes…
      Agora eu convido a todos a voltar o olhar para o COSMOS.Contemplem toda sua finitude sublime simplicidade e sejamos menos demasiados humanos,sejamos mais espirituais e mais cosmicos.Dai entao assim poderemos contemplar e sentir o Logos na sua finitude.

• digo voltarem seus olhares…

• Vá se candidatar para a proxima edição de “Vivendo Como Os Homens das Cavernas” do Discovery e depois volta aqui para falar mal das instituições e do Estado.

• Lulu, a existência de mercado não deve servir de justificativa. O álcool, o cigarro e as drogas ilícitas também tem um mercado enorme…

Mas eu concordo contigo, até por que existe um outro dado importante: as colheitas mundiais poderiam, hoje, acabar com a fome mundial. Já colhemos o suficiente para alimentar todo mundo. A pergunta que não quer calar é: por que então tem gente com fome? Esta é a pergunta de 1 trilhão de dólares.

Sobre controle de natalidade, o interessante é que quando as condições de vida de um povo melhora, ele naturalmente passa a ter menos filhos. Por isto que os pobres herdarão o mundo…

• Sabe César,
      Já que tocou no assunto sobre mercado para cigarros, álcool e afins, te digo que sou plenamente à favor da legalização das drogas, mesmo as mais pesadas, todas elas. Antes que digam que eu sou drogada, etc, já informo aos (falsos?)moralistas de plantão que eu nunca sequer já coloquei um cigarro na boca (tenho até nojo, inclusive), não gosto de bebidas de alcóolicas e muito raramento faço uso das drogas lícitas (medicamentos!) mas ainda sim sou favorável à essa posição. Afinal,quem quer se matar dessa forma, que se mate. Pelo menos não financiariam mais o tráfico e nem o crime organizado, diminuiria a violência nas cidades… Afinal, quantas pessoas hipocondríacas, viciadas em psicotrópicos e inibidores de apetite não existem por aí? É a mesma coisa. Proibir as drogas não inibe quem queria fazer o uso de usá-las, apenas os torna criminosos. A saída como sempre, está na educação e informação…

• posso tentar responder com simplicidade a pergunta de 1 trilhao de dolares?
      Corrupcao amigo…esse é a questao e a palavra que bate na porta de todo mundo.
      Onde há corrupcao e aquele que ve e nao luta contra se faz por corrompido.
      e agora,questao funtamental.
      vamos sair da nossa inercia mental?
      vamos ser naturais organicos ou vamos continuar tomando remedios industrializados patenteados caros exorbitantes,alias,vamos deixar brincar com nossas vidas ate quando,morrer na mao dos lobistas e das grandes carteis,trustes e holdings e todo vampirismo politico e institucional…e todos os SISTEMAS…
      querendo ou nao a REVOLUCAO vai acontecer…era de aquario…
      minhas maos estao levantadas a quem quiser segurar rumo ao Desenvolvimento e a Evolucao.
      Em minha pele vermelha e meu sangue vermelho contem o novo genes,e no seu?
      alias devaneando quase esqueco que sou uma eterna semente cosmica.
      me desculpem.

• A natureza é sábia. Na miséria total a vida corre risco de extinção então há maior taxa de natalidade. Nas melhores condições de vida a taxa de natalidade é pequena, pois o risco de extinção é pequeno!

• Em nenhum momento afirmei que sou contra ao investimento no estudo científico; muito pelo contrário. Sou adepto ao investimento na educação! E nem muito menos que sou favorável a Indústria da Guerra, por exemplo; até porque, a questão aqui nessa página foi a chamada “partícula de Deus”, por esta razão a não citação de outros exemplos. No entanto, sou crítico na tamanha importância que dão a esta indústria; visto que, como já citei a cima, seres humanos morrem de fome, enquanto bilhões poderiam os ajudar, ou erradicar este mal, que é consequência da contínua ambição humana.
      Sou estudante de cursinho, ainda aos 22 anos não passei no vestibular (não entrando no mérito do assunto), mas sei que a única forma de se erradicar a fome e amenizar a desigualdade e dar oportunidade mais digna a quem são desprovidos é, tão somente, ao investimento maciço em EDUCAÇÃO; pois sem esta, não haverá desenvolvimento, visto que o conhecimento traz a liberdade!… Sim, é clichê, mas é fato! Nenhuma nação se desenvolveu sem investir na base: educação!!
      Enfim… É minha opinião, Abraço!

• Fala sério,ainda nem entrou nessas nossas faculdades mediocres que não geram conhecimento ou ganham Nobel, mas já pensa como um comunistinha revoltado cliche.

• quem rouba ou desvia os investimentos na educacao,ou melhor,quem administra os investimentos nos variados setores sociais?
      nosso problema nao é educacao,saude,transporte,moradia,saneamento,miseria,fome,etc etc etc,por favor gente nao sejamos demasiados estupidos ignorantes…cegos,surdos,mudos e burros…
      o problema é CORRUPCAO ou falta e ou ausencia de ATITUDE.
      Precisamos lutar contra aquele corrompimento interno…aquele de que ta tudo bem,tudo normal,nao depende de mim…ou nao vou estar aqui…
      por favor pessoas…vamos abrir nossos olhos,vamos acordar,vamos fazer de cada dia o ultimo…
      ou vamos continuar vendo os fantoches comendo pizzas as nossas dolorosas custas…
      vamos fazer Revolucao?
      eu dou as maos…

• Mesmo em 2001 a revista Superinteressante, que na epoca éra bem mais do estilo facista-cientifico e ridicularizava tudo que não estivesse na enciclopedia, publicou um artigo que questionava a validade da vacinação. http://super.abril.com.br/ciencia/vacinas-fazem-bem-ou-mal-441925.shtml
      Outras publicações mais sérias afirmam que o desaparecimento de várias doenças ocorreu pela qualidade alimentar do saneamento basico.quando chego em uma empresa onde o pessoal foi vacinado no dia anterior(gripe)ta todu mundo brancão, muitos doentes, os mais velhos com pneumonia (uns 5 ou 6 mortos por esta razão já vi).Quanto aos transgênicos… .querem pagar royalties por aquilo que anatureza, bem cuidada, nos da de graça. “os transgênicos representam um duplo risco. Primeiro por serem resistentes a agrotóxicos, ou possuírem propriedades inseticidas, o uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que por sua vez leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicos ano a ano. Não por acaso o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de agrotóxicos em 2008 – depois de cerca de dez anos de plantio de transgênicos – sendo mais da metade deles destinados à soja, primeira lavoura transgênica a ser inserida no País”

• Retificando “qualidade alimentar E DO saneamento básico

• Hoje a Super faz a linha Ciencias Humanas e defende perolas como: Brasil dominado por Che e pela lingua espanhola, se a revolução nos paíse vizinhos tivesse colado; a chance perdida de desenvolvimento nos anos 80, se o Tancredo não tivesse morrido(ele representava o nacionalimo, algo “inedito” e capaz de desenvolver o país, no melhor estilo reserva de mercado da informatica) etc…Eu vou continuar com minhas revista antigas.

• No que concordo plenamente contigo. Abraço

• Pseudo-Dawkins, existe um movimento anti-vacina nos EEUU e Inglaterra, e sabe o que está acontecendo? coqueluche, difteria, tétano e outras doenças, mas principalmente as doenças infantis, como sarampo, catapora, e coqueluche, estão tendo muitos mais casos e estão começando a matar novamente em índices alarmantes. Sobre os transgênicos e híbridos, você sabe a diferença entre uma espiga de milho híbrida e uma de milho rústico? A espiga de milho é toda ela granada, os grãos são grandes e regulares. A de milho rústico tem apenas 50 a 60% dos grãos, é menor, e os grãos são todos irregulares. O milho rústico é bom para quem não tem mercado. Para quem tem mercado onde vender milho, não dá para plantar outro que não seja o híbrido.

Quanto aos transgênicos, tem muito eco-mito nesta história…

• Não falei em hibrdido.Mas não vou discutir com um especialista em espiga de milho.

• A alopatia é útil.Muitos dos principios ativos foram sintetizados a partir de plantas.Mas crer que a indústria bilionária dos laboratórios internacionais,sobre os quais pesam graves denúncias, vai deixar por menos qualquer perda de mercado é muito ingenuidade.Mas as pessoas acreditam em qualquer coisa , dado, estatísticas, etc, que validem seu ponto de vista.Monomania (delírios).Se dizem livres pensadores e se acham brilhantes.

• bem observado…
      convido a voce a conectar comigo telepaticamente,kkk,serio,querendo ou nao ja estamos conectados,enfim,bora lutar por esse Terra ou qua?!
      essa treta toda comecou em 70 quando decidiram acabar com a felicidade e naturalismo “hippie”.
      Essa hipocrisia mundial contra a cannabis é um freio no desenvolvimento social…e nossa cumplicidade frente tanta sujeira,corrutimento,nosso e dos politicos…mas já estamos passando pela transformacao vibracional…
      o cosmo tá recrutando tem tempo de outroras…
      no final parceiro o BEM vai VENCE.
      Sejamos REVOLUCIONARIOS e nao REACIONARIOS.
      Um dia esse vai ser o Planet Hemp e a sociedade tera um olhar mais espiritualizado,natural e organico.
      PERMACULTURA É O CAMINHO!
      Paz.Respeito.Evolucao.
      Para o momento penso que acaso nao existe.

• ai eu pergunto,qual sera o motivo desse tanto de epidemias,doencas…
      nome SISTEMA…enquanto nao consiguirmos enxergar esse SISTEMA CANCEROSO que quer ganhar dinheiro com nossas vidas a qualquer custo.
      quem tiver duvida em relacao a cancer ou como ser saudavel eh soh perguntar pra mim…kkk…
      manifesto sem ser pretencioso…
      na humildade…
      abracos e luz a todos.

• corrigindo o erro…
      conseguirmos*

• transgenico vc viajou mano!
      e creio que a preocupacao mundial se resuma em uma palavra…Corrupcao…digo no sentido mais amplo da palavra…
      unicamente e exclusivamente.

• a Bíblia relata que nos últimos tempos a ciencia se multiplicaria sobremaneira; mas quem é nascido de Deus nao precisa se preocupar com isso, é somente crê no testemunho do Senhor Jesus, viver segundo os seus ensinamentos e agir com misericordia e amor para com os irmaos. so conseguiremos nossa salvaçao através da misericórdia e graça do Senhor! Fiquem com Deus!

• Jesus, esse pais é tão atrasado que até a ciência é considerada superflua.Vamos investir em astrologia que deve ser mais útil para você,então.Vamos protestar gente.Abaixo o Nobel, o capitalismo, os paises desenvolvidos e sua ciência do homem branco!

• concordo com voce sobre o atraso do pais.
      afinal sao 512 anos de…

putz…

estagnacao social…
      ordem para o povo, progresso pra burguesia…ah,policia para os estudantes…kkk…
      consciencia social de brasileiro é rede social e medo da policia…
      nada contra as redes sociais,pq é atraves delas que a mudanca da mente vai acontecendo…
      vamo junto!
      juntos somos fortes…
      precisamos sair do paradigma da desenvolvimento individual do ser e pensar em um aspecto coletivo agora…sociabilizado…permaculturado…
      nao mais teremos perdas energicas entre as conexoes dos nichos…
      vamos nos conectar,semear,alcancar a abundancia e compartilhar…
      vamos tornar as cidades sustentaveis,vamos olhar com um olhar diferente sobre a paisagem e pensar no melhor para todos…afinal,hoje estamos andando,e amanha?entao vamos correr atras do prejuizo da nossa omissao,da nossa preguica…
      vamos lutar contra esse estado imundo…
      pq a situacao mundial é a mesma…
      é a questao que o cosmos faz a voce nesse momento,vc tem o poder de mudar,vc é ilimitado,vc tem todas as infinitas possibilidades pra mudar esse mundo que tenta ser tomado pelo mal,a luz convida a todos para o dever…Revolucao?
      ou continua corrompido,ou vamo a luta…
      vamos lutar?
      por acaso alguem aqui achava interessante a visao do Cavaleiros do Zodiaco?

12. Saudações a todos meus discipulos e seguidores.Sou eu Dawkins, seu guru e sacerdote ateuzão.Por favor, continuem comprando meus livros.Agora queria fazer uma confissão, como não posso falar com padres falo a voces.Eu não era ateu. Casei na igreja, tudo certinho.Mas não demorou muito aquela desgraçada me colocou um par de chifres.Ah,fiquei muito re-vol-ta-di-nho.Mas acredito que esta seja a historia de muitos dos meus seguidores.

• Kakakakakakaka

Nuca vi um guru sacerdote ateu, mas como nesse mundo tem louco prá tudo, não custa uma sugestão.

Que tal sair por aí vendendo a tal partícula de deus em chaveiros, anéis, pulseiras e brincos?

Fui

• Era uma piada? Precisa melhorar

• Não.Não era piada, infelizmente.

13. Alguém aqui conhece um pouco de física pra explicar sucintamente e, se possível, de modo didático, como que essa partícula atribui massa à todas as outras?

Agradeço

• Atrazando o seu movimento, “grudando” como parazitas nas partículas massivas. São atraídas por massa, porisso não afetam as partículas eletromagnéticas, os fótons, que viajam livres no espaço a velocidade máxima presumida, a da luz.

• Na verdade não atribuem “massa”, mas sim os “efeitos sobre a massa” que conhecemos, porisso as partículas massivas não viajam por aí a 300.000 km/s, como as eletromagnéticas.

• Então existiria no Universo um oceano feito dessas partículas, onde um corpo massivo sofre uma redução em seu movimento ao entrar em contato com esse “mar’.

O Boson de Higgs seria então uma força elementar? Assim como as outras 4, já conhecidas?

Seria mais ou menos isso?

• De fato, A mais básica e primordial de todas.

• O bóson de Higgs, teoricamente não seria mais uma força elementar, mas “serviria” para restringir o campo de ação da força nuclear fraca dos bósons Z e W.
      E no que se refere à massa, estaria diretamente relacionado com a teoria da relatividade, com a relação existente entre massa e velocidade da luz.

• a idéia é desconbri-lo para pesquisá-lo e entendê-lo. De certo modo, os fisicos sabem tanto sobre quanto você. (não querendo chutar o balde)

a idéia é que tal particula seria a responsável pela ‘atração’, há pouco tempo se falava em ‘graviton’, agora, só falam no boson. É, basicamente, a particula da atração. Visto que a massa, de certo modo é compreendido como a capacidade de atração daquilo.

Todavia, ao meu ver, fizeram muita midia em cima disso. Podia ser dado qualquer outro nome. Dizer que é ‘a particula de Deus’, é puro sensacionalismo midiático, para atrair curiosos, e seguidos da ‘ohhh, descobertas cientificas’ (o neopositivismo). Já tem até gente fazendo discussão filósifica, do tipo ‘ateu x crente’ por causa dessa particula que é uma hipótese teórica. Aff.

Exageros totalmente ‘no sense’. Vamos ver até onde a novela vai. Podia acabar logo, estou cansado de ouvir falar sobre isso. rs

• Acho que o apelido partícula-de-deus não agride nenhum bom senso científico ou religioso, apenas mostra o que a partícula representa, o papel, essa partícula é elementar e é a unidade de controle de todo o Universo, assim ela representa o mesmo papel de controle que Deus tem diante da religião. É só uma representação, na verdade.

• As teorias físicas possuem simetrias*. O fato é que em algumas teorias as soluções das equações não possuem as mesmas simetrias da teoria original. Por exemplo (não tão trivial): a lei da gravitação de Newton não dá preferência a nenhuma direção (todas as direções no espaço são equivalentes). No entanto a solução das equações de movimento para dois corpos restringe o movimento dos copos a um plano. Ou seja, apareceu uma “direção privilegianada” (a do momento angular) que não existia na teoria originalmente. Quando isso ocorre, se diz que a simetria foi “quebrada” (também se diz que ela está escondida).

Nas teorias de campos, também há simetrias. Num particular modelo, há a simetria chamada SU(2)xU(1). Nesse modelo (na forma original) interagindo com um campo escalar existem quatro campos vetoriais (campos de bósons) não massivos e um campo escalar massivo. Mas o seu vácuo** (não trivial) não possui essa simetria. Embora mantenha uma sismetria U_em(1), o restante é quebrado. Ligado à simetria U_em(1) continua existindo um campo não massivo, mas, devido à quebra do restante da simetria, aparecem três campos vetoriais massivos mais um campo escalar massivo. O campo não massivo é o campo eletromagnético e os outros três são os campos W+,W- e Z0. O campo escalar é o campo de Higgs, que não interage com o campo eletromagnético (não tem carga elétrica).

*: Simetria significa que a teoria é invariante (não muda) por certas transformaçoes (mudanças) em suas variáveis.

**: Numa teoria de campos, vácuo é o conjunto de pontos onde a energia do campo é mínima (estado fundamental). Nesses pontos não há partículas. Na verdade, as partículas são “excitações” (estados de maior energia) desse vácuo. Por isso é importante saber as simetrias do vácuo: a física observada são as perturbações do vácuo. Ou seja, as simetrias observadas são as do vácuo e não as originais da teoria.

Na forma original, não se pode atribuir massa a um campo de gauge (campo vetorial de uma teoria de gauge), pois o termo com massa quebra a simetria de gauge. O mecanismo de Higgs (quebra espontânea de uma simetria de gauge) é responsável por dar tal massa aos campos de gauge (no caso, da interação eletrofraca) sem precisar realmente quebrar a simetria. Apenas esconder.

A simetria original deve ser preservada mais que por uma questão de estética: é necessário para a teoria “fazer sentido” quanticamente. Sem a simetria, no processo de renormalização aparecem infinitos que não podem ser “anulados”.

PS: A princípio, não há problema em fazer uma teoria quântica com férmions massivos, mas a interação fraca interage só com a “parte esquerda” dos férmions (isso já é bastante técnico) e, dessa forma, fica inviável criar um termo de massa para os férmions na teoria original. Ou seja, o mecanismo de Higgs também dá massa aos férmions no modelo padrão (mas essa é uma particularidade do modelo padrão).

• Gui

O Higgs é importante porque a existência dele provaria que existe um campo invisível que permeia o universo. Sem o campo, ou algo parecido, nada do que conhecemos existiria. Os cientistas não esperam detectar o campo — em vez disso, eles esperam encontrar uma pequena deformação no campo, chamada bóson de Higgs.

De acordo com essa teoria, o campo de Higgs foi ligado um trilionésimo de segundo depois que o Big Bang iniciou a criação do universo. Antes desse momento, todas as partículas não tinham massa e vagavam caoticamente na velocidade da luz. Quando o campo de Higgs foi ligado, algumas partículas começaram a sentir uma espécie de arrasto à medida que se movimentavam, como se estivessem presas em uma cola cósmica. Ao se apoiar nas partículas, o campo deu a elas massa, fazendo com que elas se movessem mais devagar.

Esse momento foi crucial na formação do universo, porque permitiu que as partículas se reunissem e formasse todos os átomos e moléculas que existem atualmente. Mas o campo de Higgs é seletivo. Partículas da luz, os fótons, se movem pelo campo como se ele não existisse. Como o campo não se apoia sobre os fótons, as partículas ficam sem peso e destinadas a se mover por aí na velocidade da luz para sempre. Outras partículas, como os quarks e os elétrons, são influenciadas pelo campo e ganham massa no processo.

• Sei não!?!?! acho que vc viajou na velocidade da luz!

• Pode ser que sim… explique-nos você então. O que tem a nos dizer?

• Tua explicação foi melhor que a minha. É isto mesmo. Quando pedi pra pôr uma foto bem bonita não pensei que seria tanto assim… :)

• Seu paquerador. Acha que engana com essa carinha de inoscente? Esses são os mais safados.

• … não queima meu filme não… hehehe

• Compreendo, Luu muitíssimo obrigado pela excelênte explicação =)

• Nossa!!
      Belíssima e esclarecedora explanação.
      Para a grande maioria das pessoas, como eu, é realmente muito difícil a compreenção de certos fenomenos, devo admitir que vc clarificou o assunto de maneira muito eficiente e didática.
      Parabéns!

• Não sou nenhum especialista em atomística, mas o Bóson será, acredito, uma peça chave do funcionamento da matéria. A explicação de porque as partículas materiais não viajam livremente como as partículas eletromagnéticas (luz). Imagine que os bósons compõem uma imensa massa viscosa, um freio meloso em torno de tudo que existe, se “grudando” a todas as partículas que tiverem massa, tornando seu movimento mais lento.
      Quanto mais massiva for uma partícula, mas bósons vão se grudar nela, e mais lento é seu movimento, porisso os prótons e nêutrons estão fortemente centralizados enquanto os elétrons fazem sua correria na eletrosfera do átomo. Esse efeito sobre as partículas já foi observado, e graças a ele as partículas puderam interagir, até formar os átomos, a base de tudo que somos hoje. Peço desculpas aos mais entendidos de partículas se falei algum absurdo, mas de modo simplficado é assim que entendi os bóson,s e o porque de sua importância.

• Não entendo por que alguns negativaram minha dúvida, isso é um site ciêntifico estamos aqui pra aprender sabia? Melhor demonstrar que sou ignorante e aprender do que achar que sei tudo ‘-’

14. Tudo bem, só perguntei. Com a quantia de Glaucos da pra ver que é pura sacanagem com mudanças de avatares.

15. KKKKKKKKKKK: Pergunte a Deus onde está s Sua partícula? Gostei.
    Meu comentário: Como a parte pode ser mais pesado do que o todo?

16. Muito estardalhaço midiático pro meu gosto…
    O bóson de Higgs ainda não foi encontrado. Tudo o que apareceu até agora foram “flutuações” nos gráficos que os milhares de cientistas que monitoram os grandes detectores do LHC olham com avidez. Flutuações já surgiram antes, e já foram devidamente aplainadas quando uma quantidade maior de dados foi coletada. Talvez devessem começar a se preocupar mais com outras coisas que o Grande Colisor de Hádrons ainda não encontrou. Encontrar o Bóson de Higgs poderá completar o “modelo padrão”, que contém os melhores ‘palpites’ sobre como explicar as partículas fundamentais e as forças da natureza. Mas já é sabido que algumas outras questões de muito peso permanecem fora do alcance do modelo padrão – ou, talvez devêssemos dizer, questões de muito mais massa do que o Bóson de Higgs!
    Por exemplo: a relação entre a intensidade das diferentes forças no Universo e a natureza da matéria escura, que se acredita formar nada menos do que três quartos da sua massa. …

17. Quando os homens acharem que já descobriram tudo, que sabem de tudo e tem poder para tudo… quando eles pensarem que estão adiante de Deus e que podem entender Seus caminhos e até Seus pensamentos… quanto o ser humano se achar no comando de tudo e pensar que tem a vida e a morte em suas mãos e sabe até o dia em que tudo (o mundo) acabará e terá condições de mudar este destino levando as pessoas para habitarem outros planetas e se livrarem do FIM, então Deus vai mostrar para ele o quanto ele é pequeno e nada sabe!
    Deus é o Criador de todas as coisas, um ser Soberano que ninguém pode olhar ou tocar. Só aqueles que O Adorarem unicamente como Deus e forem fiés a Ele poderão um dia, ver O Seu rosto. Quanto ao dia do Fim do Mundo, ninguém sabe, pois Ele não revelou nem ao Seu Filho Jesus.
    Por isso homens, descansem, pois o secreto de Deus, estudioso nenhum descobrirá.
    Mas podem estudar, afinal a sabedoria e inteligência humana é Dom de Deus e Ele os deu aos homens para que usem mesmo!

Bons estudos e procurem a Deus, é o único caminho que leva a Vida Eterna (nem precisaremos ir para outros planetas, pois nossa morada nos céus já está pronta).

Abraços, Aline.

• Amiga,

Abra uma igreja e vá pregar isso lá!! Aqui a tônica é outra…
      Esses religiosos não passam de um bando de gente frustrada e insegura!! Se não o fossem, se bastariam em suas crenças invés de procurar, dessa forma initerrupta e massante, arrebatar o maior número de seguidores possíveis para suas crenças bizarras!! Porque,logo,se toda a gente compartilhar da mesma sandice, não pode ser assim tão bizarro!!
      Afinal, acreditar em um zumbi judeu mágico (que é também o seu próprio pai!) poderá fazer você viver para toda a eternidade se você, simbolicamente, comer da sua carne e beber do seu sangue, enquanto telepaticamente fala para ele que você o aceita como o seu mestre, para que assim, ele possa remover uma força maligna da sua alma que está presente em toda a humanidade só porque uma mulher (claro que tinha que ser uma mulher, que burra!!!) feita de uma costela mais um monte de barro foi tentada por uma cobra falante a comer uma maçã de uma árvore mágica!!!

REALMENTE!! THAT MAKES TOTALLY SENSE!!!!

• Mais uma vez……..
      Colocações perfeitas!!!!

• Quando não há argumentos convincentes é natural (infelizmente) optar pela falta de respeito.
      Seria melhor se informar a respeito do assunto antes de blasfemar.
      E além disso, pela sua explicação do campo de Higgs, percebi que algumas pessoas não sabem usar o sentido figurado… “Cola cósmica?”

• Querido Everaldo,

Se isso não é ‘sentido figurado’ o que poderia ser usado para caracterizá-lo então? Por gentileza, me instrua para que eu não cometa um erro tão grotesco novamente.
      O estranho é que durante 5 anos cursando uma graduação (numa das melhores instituições públicas de ensino, diga-se de passagem) dentro do departamento de linguística sempre me foi ensinado que utiliza-se o sentido figurado em uma sentença para ilustrar a representação de algo (ou alguém) empregando um elemento lexical de valor convencional e imitativo de modo a tornar claro, explicar, esclarecer ou ilustrar o que está na tentativa de ser exposto.
      Mas a verdade mesmo é que acredito que vc não entendeu bu-lhu-fas do que escrevi na explanação que postei acima (mesmo utilizando elementos elucidativos como a expressão “cola cósmica”!!)…
      E até então quem não me parece ser dotado de argumentos convincentes é tão somente você, pois não o vi contrargumentando,apenas criticando… logo, não sou quem preciso de mais informações à respeito do assunto…

• Acho que não leu direito meu comentário.
      Eu disse para se informar mais a respeito da questão religiosa.
      E no que se refere à “cola cósmica” acho que não seria esse o melhor exemplo, pois essa expressão se aplicaria melhor à ação dos glúons. O bósons de Higgs apenas dotaria de massa os férmions, sendo que eles não poderiam ultrapassar a velocidade da luz devido ao que consta na RG.

• Acreditar em um zumbi judeu mágico (que é também o seu próprio pai!) poderá fazer você viver para toda a eternidade se você, simbolicamente, comer da sua carne e beber do seu sangue, enquanto telepaticamente fala para ele que você o aceita como o seu mestre, para que assim, ele possa remover uma força maligna da sua alma que está presente em toda a humanidade só porque uma mulher (claro que tinha que ser uma mulher, que burra!!!) feita de uma costela mais um monte de barro foi tentada por uma cobra falante a comer uma maçã de uma árvore mágica!!!

Realmente, a história que contei acima é muito crível e faz total sentido!! Bando de cientistas bobinhos, que ficam gastando milhões com essas pesquisas sem sentido!!

• O mito é estudado no campo da psicanálise e NÃO deve ser lido ao pé da letra, pois deriva de um campo simbólico fruto da psique humana. Não adianta criticar o fanatismo religioso de outros lendo o mito exatamente da mesma forma como eles leem. O mito NÃO é um texto em prosa, na verdade, está mais para poesia. Ignorar as descobertas científicas nesse campo é um erro comum entre os fanáticos e não queremos incentivar essa cegueira cultural.

• O que não faz sentido nenhum é acreditar que todo esse universo e todas as suas leis surgiram por acaso de uma explosão!
      Até onde a ciencia pode provar,explosões servem para destruir as coisas e nunca para criar vida e organismos extremamente complexos.
      Acho melhor vc usar um pouco de sua “aparente” inteligencia e respeitar mais o “Judeu Zumbi” que é o grande arquiteto desse universo que vc pensa que conhece.
      Concordo que esse forum tem por cunho discussões sobre ciência, mas isso não lhe dá o direito de desrespeitar a crença dos outros.
      Pense nisso.

• Também acho que o ‘acaso’ chega ser extremamente forçado de engolir.

• fraco e inócuo seu pensamento.

• Embase a sua opinião e conte-nos um pensamento melhor.

• Embase a sua opinião e crítica e conte-nos os seus pensamentos, que certamente são mais densos e profundos.

18. amigo Duciano, o pior é saber que o papa está tão longe de Deus quanto os cientistas.

Mentira1