Bóson de Higgs: “partícula de Deus” pode ter sido encontrada

Por , em 14.12.2011

ATUALIZAÇÃO: Sim o Higgs de Boson foi encontrado. Leia aqui.

Uma das partículas mais procuradas da física – o bóson de Higgs – pode ter sido vislumbrada recente.

Pesquisadores do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), em Genebra, acreditam que a encontraram, mas ainda não tem dados suficientes para reivindicar uma descoberta.

A partícula é supostamente o meio pelo qual tudo no universo obtém sua massa. Os cientistas dizem que dois experimentos no LHC encontraram sinais do Higgs na mesma massa.

Encontrar o Higgs seria um dos maiores avanços científicos dos últimos 60 anos. A partícula é crucial para que os físicos dêem sentido ao universo, mas ela nunca foi observada por experimentos.

Este bloco de construção básico do universo é um componente significativo do Modelo Padrão da Física – o “livro de instruções” que descreve como as partículas e as forças interagem.

Duas experiências separadas no LHC – Atlas e CMS – fizeram buscas independentes para encontrar o bóson de Higgs. Como o modelo padrão não prediz uma massa exata para o Higgs, os físicos têm de usar aceleradores de partículas como o LHC para sistematicamente procurá-lo através de uma área de pesquisa ampla.

Os chefes dos experimentos Atlas e CMS disseram ver “picos” em seus dados em aproximadamente a mesma massa: 124 a 125 giga elétron-volts (GeV, o que é cerca de 130 vezes mais pesado que os prótons encontrados no núcleo atômico).

“O excesso pode ser devido a uma flutuação, mas também poderia ser algo mais interessante. Não podemos excluir nada nesse estágio”, disse Fabiola Gianotti, a porta-voz do experimento Atlas.

“A significância estatística não é grande o suficiente para dizer nada conclusivo. A partir de hoje, o que vemos é consistente tanto com uma flutuação (falha) ou com a presença do bóson”, disse Guido Tonelli, porta-voz do experimento CMS.

Nenhum dos picos vistos pelos experimentos está muito acima dos “dois sigma” de nível de certeza. O nível “cinco sigma” é necessário para reivindicar uma descoberta, ou seja, há menos de uma chance em um milhão dos dados atuais serem um acaso estatístico.

Se de fato existir, o Higgs é uma partícula de vida muito curta com rápida decomposição – ou transformação – em partículas mais estáveis. Existem várias maneiras diferentes disso acontecer, o que fornece aos cientistas rotas diferentes para pesquisar o bóson.

Segundo pesquisadores, provavelmente dentro de um ano vamos saber se a partícula de Higgs existe. O simples fato de que ambos Atlas e CMS parecem estar vendo um ponto de dados na mesma massa tem sido suficiente para causar uma excitação enorme na comunidade física.[BBC]

Encontraram uma partícula. Não se sabe ainda que partícula é esta. Não é o boson de higgs, porque o boson não é uma partícula e sim uma energia (energia gravitacional quantica), como existe a energia gravitacional dos corpos celestes, galáctica e a energia gravitacional do universo. Se o boson deu massa as partículas do universo, quem deu massa ao boson de higgs? O boson é uma força gravitacional que a partícula adquire ao girar, isto é: ao seu spin.

• Yuri Olive:

Para aqueles que querem entender melhor o bóson de higgs estou escrevendo uns tópicos sobre o assunto no meu blog:
    Parte1: http://yuriso.wordpress.com/2012/07/09/a-descoberta-do-seculo-o-boson-de-higgs-parte-1/
    Parte 2:http://yuriso.wordpress.com/2012/07/13/a-descoberta-do-seculo-o-boson-de-higgs-parte-2-a-vinganca/

• breno:

o bosão de higgs , chamado particula de DEUS.
    é um engano , com relação a sua essencia.
    a particula da criação não está escondida na matéria ,
    e sim no espaço.
    porque a velocidade da luz é limitada e não infinita ?
    porque o espaço possui também unidades.
    e como a permissibilidade e permeabilidade do vacuo não é zero
    portanto a velocidade da luz é limitada.
    o espaço é composto por uma quantidade extremamente grande
    dessas unidades.
    se você quizer saber o valor é simples:
    o raio do universo é de aprox, 96 bilhões de anos luz
    a velocidade da luz é de aprox. 300.000.000 m/s
    o volume de uma esfera se calcula por:
    3/4 de pi * Raio ao cubo , e o valor dessas unidades de espaço é o numero da medida plank(em metros)
    com esse calculo você tera o tamanho do universo em unidades plank
    essa constante só é constante no nosso universo.
    em cada universo ela possui um valor diferente , que pode ir de:
    aprox. zero até aprox. infinito.
    no universo em que ela é aprox. zero a velocidade da luz é aprox. zero.
    no universo que ela é aprox. infinita a velocidade la luz é aprox. infinita.
    no universo em que a velocidade da luz é aprox. zero , não ha praticamente matéria.
    no universo em que a velocidade da luz é aprox. infinito ,
    a quantidade de matéria é tão grande , que ele é praticamente um enorme buraco negro.
    em suma , a particula de DEUS não é o bozão de higgs.
    DEUS VIVE FORA DO UNIVERSO, no universo ele apenas se manifesta de uma forma que nós podemos entender.
    é como se nos morassemos dentro do cerebro de DEUS.

• JUMENTO:

Alguns Milhões de Anos se passaram e tem coisas que não mudam e, pelo jeito… não mudarão tão cedo para muitos:

– Acreditava-se que os Deuses moravam nas Arvores (tradição celta de festas pagãs que deu origem a tradições natalinas das festividades cristãs). Quando chegaram as alturas e nada encontraram, mudou o ponto de vista… “Os Deuses estão acima das árvores”. Após esta conclusão, acreditava-se que os Deuses moravam no topo dos Montes mais altos onde era impossivel o Homem chegar (A mitologia Grega relata bem isso sobre os Deuses do Olimpo). Quando chegaram até o mais alto dos montes e nada encontraram, mudou novamente o Ponto de vista… “Os Deuses estão acima dos Montes”. Após esta conclusão, acreditava-se que os Deuses moravam nas Núvens. Quando chegaram as nuvens e nada encontraram, mudou novamente o ponto de vista… “Os Deuses estão acima das Núvens…” então, acreditava-se que eles estariam no céu, acima do manto azul que nos cobria. Quando chegaram aos céus, ultrapassaram e encontraram uma imensidão sem fim com planetas e lá não encontraram os Deuses, agora precisa ser mudado o ponto de vista novamente para onde seria impossivel do homem chegar (hoje, é claro) ou seja, para fora do universo. Sim, PARA FORA porque dizer que os Deuses moram em outro planeta, daria sustentação para vida extra-terrestre. O engraçado é que esta mudança de ponto de vista, ocorre não somente para cima, como também na crença paralela ou seja, que estão em dimensões paralelas.

Porque será que as pessoas não acreditam que “OS DEUSES” habita(m) dentro de cada um…??? cada ser humano é a moradia DELE(s)… a soma de seres humanos, faz com que ELE(s) aumente (“Onde tiver mais de um homem falando em MEU NOME, ali estarei…”). A manifestação da Fé, que não é contestada por ninguem e por nada, é nada mais que a manifestação DELE em cada um… se a fé, fosse uma manifestação somente humana, a teriamos todos os dias, a toda hora, em qualquer momento e para qualquer situação, até para levantar um carro com as mãos (isso é comprovado principalmente em situações extremas onde o ser humano se supera e não tem explicação… alguem ja ouviu falar de mãe que chegou a levantar um caro para salvar um filho debaixo dele?).

Ah, outro lembrete… ELE não vive em um átomo e nem em uma particula.

Se não encontraram Deus em lugar nenhum é porque não têm olhos de ver.

P.: “…é como se nos morassemos dentro do cerebro de DEUS…”

Comentário: eu acho que moramos onde deus costuma soltar um barro…

• leandro:

pessoas com mentes pequenas só fazem criticas é por isso q esse mundo só tem gente burra vivem presas a costumes…
    costumes deixam as pessoas muito ingnorante a ponto de onfender que nos ajuda…

• Lokman:

Ou seja,muito antes da transição quark hádron e não muito próximo à transição eletrofraca.

• Lokman:

Estou calculando que a faixa de energia procurada esteja próxima de 30,2675 Gev.

• José Dimas Lopes de Azevedo:

O CÉU ESTRELADO

Um livro grandioso está aberto aos nossos olhos, e todo observador paciente pode ler nele a palavra do enigma, o segredo da vida eterna.

Aí se vê que uma Vontade dispôs a ordem majestosa em que se agitam todos os destinos, se movem todas as existências, palpitam todos os corações.

Ó Alma! aprende primeiro a suprema lição que desce dos espaços sobre as frontes apreensivas. O Sol está escondido no horizonte; seus alvores de púrpura tingem ainda o céu; luz serena indica que, além, um astro se velou aos nossos olhos. A noite estende acima de nossas cabeças seu zimbório constelado de estrelas.

Nosso pensamento se recolhe e procura o segredo das coisas. Voltemo-nos para o Oriente. A Via-Láctea expande, qual imensa fita, suas miríades de estrelas, tão aconchegadas, tão longínquas, que parecem formar uma contínua massa. Por toda parte, à medida que a noite se torna mais densa, outras estrelas aparecem, outros planetas se acendem qual se fossem lâmpadas suspensas no santuário divino. Através das profundezas insondáveis, esses mundos permutam os seus raios de prata; impressionam-nos a distância, e nos falam uma linguagem muda.

Eles não brilham todos com o mesmo fulgor: a potente Sírius não se pode comparar à longínqua Capela. Suas vibrações gastaram séculos a chegar até o nosso olhar, e cada um de seus raios vale por um cântico, uma verdadeira melodia de luz, uma voz penetrante. Esses cânticos se resumem assim: “Nós também somos focos de vida, de sofrimento, de evolução. Almas, aos milhares, cumprem, em nós, destinos semelhantes aos vossos.”

Entretanto, todos não têm a mesma linguagem, porque uns são moradas de paz e de felicidade, e outros, mundos de luta, de expiação, de reparação pela dor. Uns parecem dizer: Eu te conheci, Alma humana, Alma terrestre; eu te conheci e hei de te tornar a ver! Eu te abriguei em meu seio outrora, e tu voltarás a mim. Eu te espero, para, por tua vez, guiares os seres que se agitam em minha superfície!

E depois, mais longe ainda, essa estrela que parece perdida no fundo dos abismos do céu e cuja luz trêmula é apenas perceptível, essa estrela nos dirá: Eu sei que tu passarás pelas terras que formam meu cortejo, e que eu inundo com os meus raios; eu sei que tu aí sofrerás e te tornarás melhor. Apressa a tua ascensão. Eu serei e sou já para contigo uma vera amiga, porque até mim chegou o teu apelo, tua interrogação, tua prece a Deus.

Assim, todas as estrelas nos cantam seu poema de vida e amor, todas nos fazem ouvir uma evocação poderosa do passado ou do futuro. Elas são as “moradas” de nosso Pai, os estádios, os marcos soberbos das estrelas do Infinito, e nós aí passaremos, aí viveremos todos para entrar um dia na luz eterna e divina.

Espaços e mundos! que maravilhas nos reservais? Imensidades sidéreas, profundezas sem limites, dais a impressão da majestade divina. Em vós, por toda parte e sempre, está a harmonia, o esplendor, a beleza! Diante de vós, todos os orgulhos caem, todas as vanglórias se desvanecem. Aqui, percorrendo suas órbitas imensas, estão astros de fogo perto dos quais o nosso Sol não é mais que simples facho. Cada um deles arrasta em seu séquito um imponente cortejo de esferas que são outros tantos teatros da evolução. Ali, e assim na Terra, seres sensíveis vivem, amam, choram. Suas provações e suas lutas comuns criam entre si laços de afeto que crescerão pouco a pouco. E é assim que as Almas começam a sentir os primeiros eflúvios desse amor que Deus quer dar a conhecer a todos. Mais longe, no insondável abismo, movem-se mundos maravilhosos, habitados por Almas puras, que conheceram o sofrimento, o sacrifício, e chegaram aos cimos da perfeição; Almas que contemplam Deus em sua glória, e vão, sem jamais cansar, de astro em astro, de sistema em sistema, levar os apelos divinos.

Todas essas estrelas parecem sorrir, qual se fossem amigas esquecidas. Seus mistérios nos atraem. Sentimos que são a herança que Deus nos reserva. Mais tarde, nos séculos futuros, conheceremos essas maravilhas que nosso pensamento apenas toca. Percorreremos esse infinito que a palavra não pode descrever em uma linguagem limitada.

Há, sem dúvida, nessa ascensão, degraus que não podemos contar, tão numerosos são; mas nossos guias nos ajudarão a subi-los, ensinando-nos a soletrar as letras de ouro e de fogo, a divina linguagem da luz e do amor. Então o tempo não terá mais medida para nós. As distâncias não mais existirão. Não pensaremos mais nos caminhos obscuros, tortuosos, escarpados, que seguimos no passado, e aspiraremos às alegrias serenas dos seres que nos tiverem precedido e que traçam, por meio de jorros de luz, nossos caminhos sem fim. Os mundos em que houvermos vivido terão passado; não serão mais que poeira e detritos; mas nós guardaremos a deliciosa impressão das venturas colhidas em suas superfícies, das efusões do coração que começaram a unir-nos a outras almas irmãs. Conservaremos a muito cara e dolorosa lembrança dos males partilhados, e não seremos mais separados daqueles que tivermos amado, porque os laços são entre as Almas os mesmos que entre as estrelas. Através dos séculos e dos lugares celestes, subiremos juntos para Deus, o grande foco de amor que atrai todas as criaturas! (Léon Denis – O Grande Enigma).

• vander:

quero ver se eles descobrem oque tem a pos a morte! kkkkkkkkkkkkkkk so crendo mesmo meu filho! nada mais!

• JUMENTO:

Vander, é simples… não vão descobrir o que acontece depois da morte pois nada acontece… morreu, zé-fí-ní, escafedeu-se. Somos enquanto existimos. Zilhoes de citações foram criadas para acalentar e saciar a sensação de vazio do ser humano de que ele só existe enquanto vida. Daí vc pode dizer: Mas e os relatos de pessoas que viram Luz em estados quase morte? Oras… voce passa 9 meses dentro de um utero escuro e a primeira coisa que voce vê qdo sai dele é Luz… e é baseado nessa passagem de todo ser humano que criaram a teoria de que iremos para um lugar de Luz. Aproveite sua vida, viva pois ela é unica. Reencarnação? Nunca ouvi dizer de um personagem da Biblia reencarnado, nem o barrabaz… nem sequer alguem da população para relatar sua vivencia. Alias, existe um Projeto Cientifico (procurei para citar aqui e nao encontrei) que iniciou 1 a 2 anos depois da dissipação do Espiritismo e se eu não me engano, encerra em 2020. O Projeto consiste em comprovar que as lembranças que temos hoje num estado hipnotico ou num transe espirita, nada mais é do que lembranças de nossos antepassados que foram transportadas para nós através de nossos genes. Utilizaram 100 voluntários, acompanharam datas e horas de cada um deles, principalmente momentos onde os estados emocionais eram acima do corriqueiro ou seja, vivencias que eram transportadas para seus inconscientes. Catalogaram tudo… local, quem estava perto, enfim, o que aquela pessoa estava vivendo naquele momento. isso foi feito por alguns anos da vida de cada um dos voluntários. A outra parte do projeto, é pegar cada um de seus descencentes (netos, bisnetos e tataranetos), colocarem em transe hipnótico e, através da regressão, leva-los até aquela data e hora e ver o que eles descrevem. Se estas descrições destes descendentes for parecidas com a vivencia de seu antepassado, estará provado que carregamos geneticamente estas vivencias. Por outro lado, a ciencia estará criando um problema, principalmente para os que acreditam em reencarnação.

• Fagner:

Como prova algo que não existe?
      Acho que não tem como amigo.

Que morte, existe isso?

• Otávio:

Credo,isso é coisa do capeta! Os cientistas irão pro inferno!! kkkkkkkkkkkkkkkkk!

• CARLOS:

Cara , acho um desrespeito ao site e a todos os que comentam o assunto, vc e outros colocarem religião no meio de um assunto ciêntifico, dá até pra acreditar que é medo que a ciência descubra algo errado na religião.

na boa cada um na sua! sem essa de querer empurar coisas que não são do tema. não seja preconceituoso, a maioria (se não todos)aqui tem religião e vc não iria querer que eu ou outro te empurrasse pra nossa igreja.
      lembra a ciência não desmente DEUS, mas vezes desmente o Homem!

• Zenobio A. Slusarz:

Eu aprendi e agora entendo que Deus está em toda parte, não pode ser visto e é o criador de tudo inclusive dos cientistas pesquisadores e suas máquinas maravilhosas. Pra mim massa é a energia criativa de Deus concentrada. Como se Deus tivesse se expandido em um big bang e iniciado a evolução de seu projeto.A partir da energia surgiram todos os áotmos e com eles as moléculas que podem se combinar formando tudo no universo. Deus é energia criadora. Igrejas são conveniências humanas para buscá-lo.

Não viaja Zenobio

• GILMAR SACERDOTE:

Oh pessoal do hypes!Porque vcs tirarão o nosso direito de negativar? Se todos me reprovarem me negativando não fara diferença nenhuma pra mim,e acredito que mais pessoas pensam da mesma forma. Vcs poem um tema POLEMICO e NOS COMENTAMOS,É MAIS DO QUE JUSTO.ABRAÇOS

• Walter:

Caramba ,Karakas,.O tema descambou pra pregação religiosidade mas que saco, pessoal vamos debater Ciência probabilidades só porque um cara publicou um livro e escreveu partícula de deus ,o tema vai ficar divagando em crenças em versículos e pregação eu não estou em nenhum templo,sinagoga ou qualquer igrejola ,.Daqui a pouco eu me converto AFF..Se houver se tiver um autor do universo ,acho mais plausível administradores do que sempre existiu Matéria e Energia que poderiam ser uma civilização muito mas muito mais avançada que estariam a organizar o cosmo e sem esta bajulice de religiões criando divindades para adorarem e puxar o saco de ditas criaturas ..vamos focar as possibilidades e o desfecho destas experiências ,que é o tema em questão …

• Severo:

Assim como não sabes o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre; assim não sabes as obras de Deus, que criou todas as coisas.
      O DEUS VIVO TE DÁ TAMBÉM A VIDA E A TODA A HUMANIDADE, CRIATURAS VISIVEIS E INVISÍVEIS. SE VOCÊ CRER ELE É DEUS E SE NÃO ELE CONTINUA SENDO DEUS.
      Aliás este espaço é reservado para que as pessoas comentem; independente do que elas sejam. O pais é democrático e diga-se de passagem o tema foi criado para gerar polemica; pelo que me consta. Ora, se os homens não conseguem resolver seus próprios problemas, quanto mais tentar descobrir DEUS DESTA FORMA. O homem por mais inteligente que seja; apesar de ter criado toda tecnologia, que inclusive foi dada por Deus, construir o computador, que tem capacidade para armazenar informações de maneira que para muitos causa espanto; digo com certeza; ELE NÃO CONSEGUE MAPEAR TODA A CAPACIDADE QUE EXISTE EM UMA SÓ CÉLULA DO NOSSO DO CORPO HUMANO.
      NÃO ME LEVE A MAL, AMIGO.

• juca chaves:

Eu fico decepcionado com os comentários, pois expressam o total desconhecimento sobre o assunto. O fato de se chamar o Bóson de Higgs de “partícula de deus”, não tem nada a ver com a igreja ou a fé na religião. Se trata da confirmação de uma teoria científica: Porquê a matéria têm MASSA!
      O autor escreveu sobre o assunto, e mudou o nome de seu livro de PARTÍCULA MALDITA, para PARTÍCULA DE DEUS, com medo de ser mal interpretado!
      Mas então eu pergunto, e se a teoria se confirmar?
      INFORMAÇÃO!!!

• Caio lima caldas:

Acredito que não só o boson de higgs mas os neutrinos que dizem que é mais rápido que a luz possam dá uma explicaão a várias teorias como as viagens no tempo.

• Juliana Avelino:

A história desse nome é de uma brincadeira que o Leon Lederman, prêmio Nobel de Física, fez num grupo de físicos que estavam numa espécie de workshop, discutindo sobre o que o Higgs resolveria. Resolveria isso, aquilo… Aí o Lederman disse: “Pô, já que vocês acham tudo isso, essa é a partícula de Deus, vai resolver todos os problemas”. Mas ele disse isso de gozação, depois fez um livro com esse título e nele fala isso

• rafel:

difícil acreditar na cobra falante…
    esquecemos as religiões e vamos focar na ciência, por favor.

a pesquisa é incrível, mais um detalhe e teremos muita pesquisa cientifica sendo validada, antes apenas teoria.

isso nos dará um chão, aonde pisar para as próximas teorias.
    vamos começar a brincar com o tempo/espaço em todas as dimensões

• Severo:

Ok. Querem provar que Deus existe dessa maneira para que?. Será que isso vai alterar alguma coisa na vida, que acontece sem que haja necessidade da intervenção humana? Aliás existimos juntamente com seres visíveis e invisíveis sem que haja necessidade de coisa alguma. O homem não consegue resolver nem mesmo seus próprios problemas mesquinhos. Quanto mais se meter em coisas que não viu. Ora; o Deus Poderoso tudo criou sem que houvesse necessidade de coisa alguma ou ajuda de ninguém. Porém o ser humano que é a imagem e semelhança Dele, foi feito pelas suas próprias mãos. Aí está a diferença entre os (homens e animais). DEUS É ESPÍRITO, E SE ALGUÉM QUISER ENCONTRÁ-LO É SÓ BUSCÁ-LO EM ESPÍRITO E EM VERDADE.

Mantenho minha posição de Ateu, mas conheci uma parte do evangélio porque vim de família religiosa, parte católica e parte espírita, duas interpretações distintas dos ensinamentos de cristo. Eu sou programador de computadores, multimídia, 3d, jogos, essas coisas. Softwares geralmente não se contróem sozinhos, e mesmo quando o fazem, um programador anterior os progetou e então da no mesmo. No mundo real, percebo claramente uma certa “inteligência” por tráz das coisas. Se não acreditar em Deus, você terá que acreditar no acaso, no aleatório, erros e combinações aleatórias até dar certo, a combinação dos átomos, das moléculas, dos sistemas orgânicos, e da vida. O código genético mapeado, é a coisa mais formidável a que temos acesso, levamos gerações e ainda levaremos mais gerações até entende-lo, e isso é uma singularidade, a complexidade de uma inteligência ou aleatoriedade oculta por trás dele, chega a ser uma bela questão. O que quero dizer em fim, eu não acredito na bíblia e não conheço nenhuma prova de que Deus existe, e nem de que não existe. Mas sabem, a muito tempo já imaginei esse tal “Grande Programador”.
      Sou o ateu mais estranho que já viram, porque não sou antireligioso, e acho o mundo espiritual uma grande probabilidade, é só uma questão de vibração existencial, essa é a nossa, não quer dizer que não possam haver outras afinal, há 11 dimensões, e pode haver mais. Tirem suas conclusões, porque eu não tenho nenhuma a apresentar, a não ser essa. Feliz 2012.

Jonatas,

então você não é ateu rs
      é algo entre Deísta e Agnóstico rs

Sou ateu sim, não acredito em Deus até descobrir por mim mesmo que ele existe.

Jonatas,
      sem querer rotular rs mas por tudo o que vc fala vc está mais pra agnóstico ou deísta do que ateu, já cogita a possibilidade de algo ou alguém poder provar-lhe o contrário, veja as definições (fonte: Wikipedia):

Agnóstico: (…)No sentido popular, um agnóstico é alguém que não acredita nem descrê na existência de um Deus, ao passo que um ateu não acredita na existência de um Deus. Em sentido estrito, no entanto, o agnosticismo é a visão de que a razão humana é incapaz de proporcionar fundamentos racionais suficientes para justificar o conhecimento da existência ou não de Deus(…)

Ateu: Ateísmo, num sentido amplo, é a rejeição da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais. Num sentido mais restrito, o ateísmo é precisamente a posição de que não existem divindades.

• Severo:

Amigo, não quero de maneira nenhuma te ofender nas suas convicções. Só gostaria que v. pensasse um pouco mais, e analisasse ; que todas as coisas que o ser humano cria OU descobre, na realidade já existia deste tempos mais remotos, e se acaso ele criar alguma coisa é exatamente à partir de algo que anteriormente já existia, ou seja; toda a matéria existente já existe desde o princípio da criação do mundo sejam eles visíveis ou invisíveis. Você ou qualquer ser humano existente nunca viu a DEUS, PORÉM se quisermos fazer alguma prova sobre sua existencia é somente buscá-lo em espírito e em verdade, porque Ele é Espírito, é por isso que muitas pessoas não querem crer Nele. Os seus mandamentos não são pesados e nem penosos, porém os homens colocam muitas cargas nos ombros dos outros e não ajudam a carregá-las. Ora se crermos naquilo que vemos, então isso não seria fé, portanto;é necessáio crer Nele se quizer alcançar a salvação.
      Deus te abençõe Jonatas.

Ofensa nenhuma percebi. Severo, espero que entenda minha posição. Sou ateísta pelas religiões por pura falta lógica nelas. Esses dízimos, doutrinas antigas, tudo isso. Amigo eu sou cientista em tudo, e o Deus criador que poderia existir em minha concepção seria diferente. Ele criou os humanos, lhes deu inteligência pra se desenvolverem e evoluir, e então descobri-lo. Não se me entende, mas ele teria nos dados a capacidade de decifrar o mecanismo do universo, a ciência, e então encontrá-lo diretamente por nossa propria capaciadade, como um pai, que quer ver seu filho crescer e evoluir. É o que penso.

Somos, eu e vc, agnósticos teistas: se não cremos em Deus, também não acreditamos que tudo proveio do nada pq. sabemos que o nada não existe.

Então, se há algo responsável por tudo o que existe, deixamos esta questão eternamente em aberto, já que não há como responder a isso de maneira objetiva.

Resta-nos esperimentar aquele “senso de mistério” que é o cerne da pesquisa científica, como bem disse Albert Einstein.

Nós também somos animais, só que racionais, alguns nem tanto, mas, estamos evoluindo.

• Ateu III:

A distância de onde estamos até a partícula ultima é diretamente proporcional à distância de onde estamos até o fim do Universo. Simetria pura na escala do macro e do micro. O Universo é perfeito. E ainda acreditam que exite por aí uma tal divindade antropomórfica. Hahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

• Severo:

Você queR fazer uma pequena experiencia meu amigo? Sem querer te magoar. tape as suas narinas e sua boca de forma que não possa respirar por cerca de 8 minutos. Você que é tão inteligente; se caso você conseguir sobreviver ficará com sequelas irreversíveis. Por acaso você consegue pelo menos enxergar o ar que é tão precioso para você?
      DA MESMA FORMA É QUE EXISTE UM DEUS TÃO PODEROSO QUE TE DÁ A VIDA SEM QUE VOCÊ PRECISE FAZER ALGO OU ALGUMA COISA PARA ISSO.

“Jesus não volta mais, ele apresentou uma idéia que tornaria o mundo melhor e morreu por causa dela, se voltar o matarão denovo, o recusaram, preferiram barrabás. Ele não volta. porque os poderosos mandam no mundo e gostam do jeito que está e será. Aliem-se aos Iluminattis, entrem pro lado humano da força, esse planeta é humano, e gosamos dos prazeres da carne.”
      recebi isso num post de remetente anônimo, certamente não tem nada a ver com a reportagem, mas tem a ver com teu comentário. Pergunto, qual a profundidade dessa proposta, o que há de oculto aí? certamente tem algo oculto pelo contexto, mas não tenho conhecimento nessa área.
      *curiozidade minha, responda se quiser, é claro. Um abraço.

• Severo:

Disse: Eis que venho sem demora, guarda o tens para que ninguém tome a tua coroa. Satanás também ofereceu a Cristo todos os reinos do mundo e a glória deles, ofereceu o que não é dele, porque não é dono de nada. Cristo disse, ao Senhor adorasrás e só a Ele servirás. Meu amigo, você pensa que para Jesus foi fácil vencer? Mas graças a Deus Ele venceu a morte e o inferno, desceu às parte mais baixas da terra e soltou os espíritos em prisão e depois ressussitou ao terceiro dia, para nossa vítoria.
      DEPOIS DE RESSUSSITAR APARECEU AOS SEUS DISSÍPULOS E AINDA PERMASNECEU 40 DIAS E 40 NOITES NA TERRA DANDO MANDAMENTO A ELES. E ao subir aos céus prometeu voltar, porém ELE NÃO PISARÁ nesta terra, arrebatará sua igreja num abrir e fexar de olhos.
      Depois de mil anos então ELE VOLTARÁ COM PODER E GRANDE GLÓRIA para julgar, e assim dará a cada um segundo o fruto das suas obras, portanto meu amigo volte para ELE ENQUANTO HÁ TEMPO; porque Ele tem algo a fazer na tua vida.

Não sei.. a proposta iluminatti é até interessante…

Kd meus comments? 🙁

• Severo:

Voce ve falta de lógica porque é materialísta. Verdade que muitos escândalos acontecem no meio do povo de Deus; mas é lícito que existam, por que o próprio JESUS disse que haveria de acontecer.Mais uma vez afirmo que servir a Deus não tem nada a ver com religião. Pois a verdadeira religião é esta: visitar os orfãos e as viuvas nas suas necessidades e guardar-se incontaminado do mundo. Ao socorrer um necessitado você estará fazendo a vontade de Deus e com certeza voce receberá o sua recompensa. É verdade que tudo que o homem faz na terra é para o seu bem estar em se tratando de estudos científicos, descobertas, em qualquer tipo de àrea. Diga-se de passagem; o homem pode passar a vida inteira estudando e tentando descobrir, porém, não chegará a 5% daquilo que gostaria de saber. Para mim o mais importante é conhecer a Deus cada vez mais, e fazer o que ELE TEM DETERMINADO a mim; por que se não o fizer pagarei o preço, porque teremos que prestar contas um dia.

• Severo:

Será que voce sabe o que os iluminatis estão preparando para os ultimos tempos? Vejamos que tudo isso é cumprimento da palavra de Deus.Você tem conhecimento do que eles planejam? Não quero aqui entrar em detalhes; só te digo que não adianta nada viver por algum tempo nesta terra e gozar a vida e depois morrer perdendo o principal que é a salvação da alma. è melhor negar todas estas coisas nesta vida efêmera e alcançar a vida eterna, nas manções celestiais que estão preparadas para aqueles que amam a JESUS.

Isso, vindos de Nibiru.

• Severo:

pesquisar é importante até nisso

• Ateu III:

Bom, o ônus da prova cabe a vocês crentes que inventaram Deus, aliás, deuses. Se o seu deus é tão poderoso, misericordioso, bondoso e blá blá blá, Por que é tão ausente, incompetente e indiferente? Por que esse deusão bão não dá as caras e cala logo a boca dos ateus? por que ele não se apresenta? Simples demais meu caro: PORQUE ELE NÃO EXISTE. Vocês que provem o contrário.

• Severo:

SEM QUERE TE OFENDER AMIGO. A intenção aqui não é esta. Mas só para você ter uma ideia, por causa desta sua pergunta O CURRÍCULO DO DEUS VIVO É ESTE:
      CRIOU OS CÉUS E A TERRA, O MAR E TUDO QUE NELES HÁ, O QUAL NÃO ULTRAPASSA O SEU LIMITE SEM QUE HAJA A ORDEM DELE. Você se acha tão inteligente deveria pelo menos meditar um pouco nisso e ver que sua existência depende do Deus Vivo, você não seria capaz de dar um só passo sem a permissão DELE… Só um pouquinho; Não tenho que te provar nada, aliás, não te devo nada… SE V. NÃO CRER ELE É DEUS; SE NÃO ELE CONTINUA SENDO DEUS.

• Walter:

Mas que comparação mais esdruxula cidadão assimilar divindades ao ar ou Oxigênio ou quaisquer outros tipos de fluidos invisíveis ,o ar pode ser mensurado ,armazenado ou até alterado ,e´somente você ir a um posto de combustível quando se calibra um pneu,ou em um posto médico fazer um aerosol la esta o ar comprimido calibrado etc e tal .. Sem descambar para pregações para que querer afirmar tuas crendices em uma discussão cientifica?

• Agostico:

Caracas que comparação mais esdruxula amigo ,como não se sabe o que é o ar ,Vá num posto de combustível ou um borracheiro la esta o ar comprimido,em um posto de saudê la esta o oxigênio para aerosol ,tenham a santa paciência fazer comparações infantis é demais para um assunto cientifico e ficarem postando estas merrecas religiosas , ignorância tem preço sim ,mas não tenho que pagar por elas…

• Fagner:

ridícula essa comparação, o que tem haver pepino com pedra ?

• zenis:

vc acha que o universo é perfeito por acaso? somente através de um criador isso é possivel!É mais fácil um montao de ferro-velho transformar-se em um aviao , com a açao do vento doque o universo ter sido criado por acaso! Deus é o princípio e o fim de todas as coisas.

• Ateu III:

E qual é o princípio de deus? Quem o criou? Quem criou a coisa que criou deus? Quem criou a coisa que criou a coisa que criou deus?

• Severo:

ESTÁ ESCRITO: AS COISAS QUE O OLHO NÃO VIU E NEM SUBIRAM AO CORAÇÃO DO HOMEM SÃO AS COISAS QUE DEUS PREPAROU PARA AQUELES QUE O AMAM I-CORINTIOS CAP.2.
      AS COISAS ENCOBERTAS SÃO PARA DEUS PORÉM AS REVELADAS SÃO PARA NÓS E NOSSOS FILHOS. Portanto, não vá além do que está escrito. O mais importante é que vivemos, respiramos, nos movimentamos; porque Dele vêm todas estas coisas. Não adianta nada o ser humano (criatura); ficar se debatendo por algo que não vai chegar a lugar algum. Fica em paz; meu amigo; porque Ele te ama também, foi por isso que se entregou; para nos dar vida eterna. Porque DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER NAÕ PEREÇA, MAIS TENHA A VIDA ETERNA.(JOÃO CAP16:15). DEUS TE ABENÇÕE.

• Aline Laitarte:

Vcs podem ser ateus ou o que quiserem!
    eu falei sobre minha crença e fé porque vc (Lulu) criticou minha opinião! Sendo que eu nem estava me dirigindo a vc.
    Se vc não gosta de ler meus comentários, ignoreos.

Agora, quanto ao que vcs acreditam ou deixam de acreditar não me interessa, eu acredito em Deus e falo isso com toda certeza, agora os demais façam o que quiser de suas vidas, pois cada um conhecerá a verdade um dia mesmo que não a aceitem.

Aqui é um lugar de deixar comentários e independente de vcs gostarem ou não eu deixarei os meus!

• Lulu:

Por que você não dá a sua contribuição comentando algo sobre física de particulas elementares ou astrofísica, que são os temas do artigo?

• Severo:

GOSTEI DE SUA ATITUDE POR QUE SOMOS TODOS LIVRES PARA EXPRESSAR NOSSAS OPINIÕES INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER COISA, AQUI É UM ESPAÇO ONDE PODEMOS TROCAR INFORMAÇÕES, SOBRE QUALQUER ASSUNTO. EM SE TRATANDO DO ASSUNTO EM PALTA, QUERO DIZER QUE CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO QUE ACONTECE, TANTO NA ÀREA DA CIENCIA COMO DA TECNOLOGIA.Pois está escrito que nos ultimos tempos a ciência haveria de se multiplicar; E HAVERÁ dias trabalhosos, porém tudo isso é simplesmente sinal da volta de Jesus. Podem fazer o que quizerem; mas um dia todos estarão diante do trono branco para serem julgados. Naquele grande dia conforme está escrito: TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO SOBRE ELE

• Severo:

Sem querer te ofender; mas somente dizer que Ele pagou um preço muito alto para nos salvar, e o homem fica tropeçando, girando em torno de si mesmo sem muitas vezes entender até mesmo o porque de sua existencia, de onde veio e para onde vai, pare um pouco e pense, você é inteligente o bastante para entender o que estou falando. Muito bonita pelo que vejo através de sua foto. Porém o mais importante aqui, não é este fato. è que Jesus entregou-se por nós. E um dia Ele voltará para buscar sua igreja.

Severo

Apenas tenho a convicção que, se realmente esse arrebatamento existir, ninguém precisa de rótulos para fazer o bem (ou o mal).
      Não precisa frequentar seitas, cultos, gritar, espernear, etc…
      Quem quer fazer algo de bom o faz sem olhar à quem e sem esperar a ‘salvação eterna’ em troca.

Jesus, em uma das muitas das suas parábolas, contou a história do bom samaritano. Um “gentil” que ajudou um necessitado depois que dois judeus graduados recusaram oferecer tal auxílio.

• Edilson Lima:

Caros , acalmem nossos orgulhos eanimos, deixem a sabedoria fluir. Afinal, ainda é uma pesquisa, depois dela virá ainda outros…. E, nos mostrará que era outra coisa masi profunda. A vida é assim! Somos tao ricos e infinitos para nos limitarmos a um unico conceito. Porém, de suma importancia pesquisar, provar e provarmos seus beneficios.

Me permite contar -lhe está história:
    Um dia uma criança aso 8 anos de idade ficou olhando uma semente, plantou e todos os dias ia lá observar o seu nascimento. Aos 18 viu que nao se travava de uma unica semente. Ela se espalhou naturamente, e ele já via a sua frente um gande terrno coberto de milhos.Reflitamos e aprendemos um pouco mais. Só um pouco mais.Ok!

Aos pensadores teóricos mais ousados e sonhadores:

1 – Os bósons são as partículas elementares responsáveis pelas propriedades e limitações da matéria;
    2 – Logo, porcausa dele partículas com massa não viajam à velocidade da luz;
    3 – E se possível fosse repelílos por um campo de energia, no interior do qual estaria nossa nave?

Manipulação de bósons para viagens em velocidade semi-luminal. Será?

– Grande Problema, sem os bósons a matéria perderia suas propriedades, mas se o interior da nave manter seu campo bosiano interno natural, então poderia dar certo?

• Avohai:

Com um campo de Higgs interno, estaríamos isolados do Universo exterior e aina mantendo nossas propriedades de existência, uma espécie de sub-universo no interior da nave. Você não é o primeiro a pensar nisso, na literatura da futurâmica espacial alemã de Perry Rhodan usa-se um princípio similar com tal isolamento quântico para viagens superluminais, chamam a teconologia de “propulsão linear”.

• Everaldo:

Finalmente alguém se lembrou de Perry Rhodan. Lembro que queria aprender à falar em alemão para saber como terminava o oitavo ciclo.

Na futurâmica espacial nada se compara. Eu li apenas algumas publicações até o sétimo ciclo. Até então gostei mais do quarto ciclo, a primeira revolta de colonos do império solar, e safaris pela Via Láctea e criaturas exóticas, muito legal.

• Henrique Martins:

Jonatas,gosto do seu ponto de vista sobre o mundo.
      Você posta sem ofender a crença das pessoas,além de ter um a mente muito aberta ao contrário de muitas pessoas que acreditam totalmene que Deus não exista ou que existe sem encontrar coerência ou contradição entre suas ideias para chegar a uma conclusão.

• Edilson Lima:

Caros, eles estão no caminho certo.

A classificação atual é:
    Materi; Espiritos e Deus.

Por favor, aguardemos o cruzamento de todas as informações e saberemos as dicotômias, ou associaçôes dos três planos existenciais citados acima. Conribuiu:

Edilson Lima.
    Cientista e Pesquisador dos comportamentos humanos.

Afinal, o bóson de Higss existe ou não?

Afinal, O Bóson de Higss existe ou não existe?

• Storm:

hahahahaha… pobres coitados esss ciêntistas… as veses são até bem intencionados, o que me parte o coração… porem tudo irá mudar quando provarem pela própria ciência a existência de Deus, assim vão passar a respeitar mais a humanidade e a natureza e deixar de procurar soluçoes onde não existe, como em nossos desastres nucleares, desastres ambientais pelo combustível fóssil, apoiando teorias de conjecturas ciêntificas que mais parecem fanatismo religioso…

• Ateu III:

Você acha mesmo que a ciência procura soluções onde não existe? Repense! Se fosse assim não estaríamos aqui debatendo.

• Fernandes:

Como assim, “se fosse assim não estaríamos aqui debatendo” (??) Ora, que eu saiba a ciência que é atacada (e eu faço parte dos que a atacam) é essa ciência expeculativa, capciosa e, principalmente, direcionada pela funesta política financeira global. Senão, vejamos: a internet, a robótica, a penicilina, etc, etc, são de utilidade prática e irrefutável ao desenvolvimento humano e qualidade de vida, porém, veja bem: PORÉM… o que trará de efeitos e avanços práticos no dia a dia das sociedades essa “bosta” de Higgs???? Abosolutamente nada irá mudar na tecnologia de microprocessadores, de alimentos, de genética, etc, etc, isso porque é uma “ciência show”, apenas para servir de tranpolim político entre os “grandes” cientistas e laboratórios de “pesquisa” mundo afora. Por isso, meu prezado, para essa ciência hollywoodiana eu desejo um saco de esterco ao fim da lida! Nada mais! Agora, para as ciências socias, econômicas e tecnológicas, que buscam uma melhor qualidade de vida, igualdade de acesso a informação e comunicação eficientes, sim, eu bato palmas com grande consideração, pois isso está na vontade de Deus ao planejar o homem com raciocínio.

• Severo:

Voce tem razão quando diz que há na realidade um jogo de interesse muito grande, na realidade, procuram não só a promoção própria. Quantos milhões de dólares são gastos nestas pesquisas, enquanto muitos povos no mundo vivem na miséria. SE GASTASSEM O SEU TEMPO PARA AJUDAR O POBRE E O NECESSITADO; AQUELE QUE NÃO TEM PERSPECTIVA NENHUMA PARA SE MANTER; TENHO CERTEZA QUE ESTE MUNDO SERIA MUITO MELHOR. Mas infelizmente o ser humano é muito egoísta, e não vai ( perder seu tempo) AJUDANDO POBRES E NECESSITADOS. MAS UM DIA TUDO ISSO VAI ACABAR; PORQUE DEUS HÁ DE PEDIR CONTAS, E TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO SOBRE ELE. MAS SERÁ TARDE.

• vagner:

QM PROVAR CIENTIFICAMENTE Q STOU ERRADO… ME AME!!! OU CALE-SE PARA SEMPRE…

• vagner:

C VC OLHAR BEM, A CIENCIA É A RELIGIAO. D UMA FORMA MAIS PROFUNDA, SEM PRE-CONCEITOS, E SEM AQUELA CEGA FÉ, SOMOS NEUTRINOS MAIS BOSSON DE HIGGS… KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

• K3:

” conhecereis a verdade e elas vos libertará.”

não deixe ser manipulado por eles , pois certamente não querem o seu bem.

• Severo:

Existe varios tipos de verdade e vou aqui citar algumas: verdade do homem, verdade da ciência; verdade de DEUS. VEJAMOS QUE: O ser humano luta de varias formas para descobrir algo para melhorar sua qualidade de vida, muitas vezes ele não se importa com o que vai causar, se algum dano, ou algum desastre. Como vimos à pouco o que aconteceu naquele acidente nuclear no Japão, ou na alemanha.
      O vasamento de òleo no oceano pacifico. alguns foram causados por alguém, outros ocorreram naturalmente. Uma coisa é certa, Estamos vivemos o final dos tempos, e JESUS VOLTARÁ A QUALQUER MOMENTO, e o que o homens criaram para que será. JESUS DISSE: o que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.
      Ajuntai tesouro no céu, onde nem a traça e a ferrugem corroem, nem os ladrões minam e roubam. De que forma fazer isso, ajudando aqueles que são necessitados, visitando o orfão e as viuvas nas suas necessidades. Isso não se trata de religião, mas de amor ao próximo; não foi isso que Ele ensinou??

• wil:

o pessoal do LHC parece que ta morrendo de medo de perder as gordas verbas, vão ter que achar essa partícula de qualquer jeito, rsrs, senão acharem vão ter que inventa-la, estão igual o pessoal da NASA que precisam de qualquer jeito achar água em marte.

• JUMENTO:

Caramba, tomou rumo Religioso esse Artigo.
    Qual Round está essa discussão…???
    Será que existirá vencedor? ou só discutirão, discutirão e não chegarão a lugar menhum como sempre é?

Religião, Politica, Futebol e Gosto… não se discute e sim, apresenta-se argumentos e o motivo que levou a voce a ter essa escolha. Isso agrega Conhecimento e, presumo eu que preferimos aprender com os outros do que impor as proprias idéias aos outros.

• Arley:

Conheço muito pouco sobre a biblía mas se fosse vontade de Deus que ele faria o homem incapaz de chegar aonde está, quem garante que a partícula de bóson assim que confirmada não traga beneficios para a humanidade, os investimentos que são feitos nos meios cientificos que são na casa de bilhões pode parecer muito, mas não é, se estudos não forem feitos uma coisa é certa esse site, eu e voçê não estariamos aqui para discutir. Quantas doenças a ciência não curou, lembra da quantidade de pessoas que morerram com a peste negra no século 16 na Europa, quantas doenças voçês já nem houvem falar. Pense e reflita, Deus deu ao homem livre arbítrio ou seja o poder de tomar as próprias desições.

• Aline Laitarte:

Outra coisa, essa Lulu pode ser o que for mas não é melhor que ninguém!
    Estou aqui pra falar a minha opinião não para criticar a dos outros, diferente dela que acha que fala bonito (blá!) e fica criticando os outros!
    Eu creio sim em Deus e na Sagrada Escritura como Infalível Palavra de Deus! E dai?? Tive a grande felicidade da misericórdia de Deus me alcançar e Sua Graça é tudo para mim!
    Também acredito na capacidade humana e na ciência porque não sou nenhuma ignorante, sei que Deus deu sabedoria aos homens e é normal que a ciência se multiplique pois isto é bíblico!
    Claro que o homem tem que estudar e tentar desvendar os mistérios do universo, só que os mistérios de Deus ele jamais desvendará.
    Obviamente o universo é lindo e misterioso, cheio de coisas incríveis para ser estudada e o homem vai mesmo ficar curioso e desejar saber o que há lá no infinito e de onde surgiram todas as coisas… a criação de Deus é mesmo fascinante, por isso os homens tentam desvendá-la.
    Agora, vejam bem, se a criação fosse algo simples como uma explosão, o homem já teria conseguido explicar com provas e não precisaria continuar estudando a mesma duvida decadas e decadas seguidas… porém como foi um trabalho divino feito pela Palavra de Deus, o homem até hoje não conseguiu encontrar um caminho, uma resposta concreta ao que realmente deu início a tudo que vemos e somos…
    Os resultados que os homens encontram sempre tem falha e sempre deixa dúvidas porque a capacidade humana não chega no ponto principal pois todos nós o desconhecemos…
    Simplesmente porque não foi explosão, nem um homem, e nenhum outro acontecimento físico que deu existência a tudo mas sim o “HAJA!” de Deus!
    Quem quiser discordar fique a vontade mas não tente calar minha boca porque eu falo quantas vezes eu quiser!
    Continuem no escuro, o pior cego é aquele que não quer ver!
    Sem Deus ninguém chega a lugar nenhum, pois no final de todas as coisas, quando o fôlego de vida se extinguir, o pó voltará a terra e o espírito voltará para Deus… e aqueles que não creram n’Ele, pra onde vão seus espíritos??? Pensem nisso!
    Não critico quem não crê em Deus, nem quero arrastar ninguém para minha igreja, porque quem converte as almas é Deus e não eu… eu tentop cuidar da minha. Mas na minha opinião, quem não crê em Deus vive como??? No vácuo da própria mente… sem perspectiva de nada, sem segurança nenhuma…
    A alma destas pessoas deve sofrer de uma forma insuportável, por isso essas pessoas sentem uma tristeza no seu interior que não sabem explicar e um vazio que nunca é suprido!
    Se mostram felizes mas lá no coração sabem que não são e nem entendem porque!
    Claro, é a falta de Deus em suas vidas…

• Leonidas:

Sabe, Aline, que, depois que me aceitei como ateu, passei a dar muito mais valor à vida e como é maravilhoso existirmos. Se antes já me repugnava matar qualquer ser vivo (um inseto que fosse), hoje, muito mais sou incapaz de matar até mesmo uma barata, afinal, é um ser vivo e só viverá aquela vida. Hoje, continuo fazendo, ou tentando, fazer o bem, pelo bem, e não esperando qualquer recompensa nesta ou noutra vida. Ah, e sou agora muito mais feliz, mais despreocupado com certas coisas, como o fim de todos nós. O que serei no dia 28 de janeiro de 2588 ? O mesmo que eu era no dia 20 de abril de 1799, nada. Eu não existia e não mais existirei quando morrer. Deus não existe. Curta a vida, amando e respeitando todos os seres vivos e nossa mãe, a Terra!

• tyagobrondani:

sabe,,nao só concordo em tudo cm q voce disse,,como digo que no meu caso,percebi que a ‘fé’ nao da respostas,apenas impede que pergunyas sejam feitas !! )

• thiago:

tudo bem, eu concordo com voce que todos tem direito de se expressarem com sua forma de pensar e agir.
      porem dizer que a pessoa que nao acredita em deus sofre terrivelmente é absurda.
      pensa bem, tem pessoas teistas que no momento estao em uma situacao ruim e ateus que estao numa situacao boa.
      a situacao de uma pessoa depende de varios aspectos:psicologico, social, fisico e nao somente espiritual.

Aline,

Da mesma forma que não vou à sua igreja para convencer os “fiéis” a respeito da teoria evolucionista ou qualquer uma outra que vá de encontro com o que o seu pastor ou o seu livro sagrado prega também não é adequado que venha aqui despejar todas essas ba-bo-sei-ras fantasiosas que você acredita… tudo tem o seu lugar e da mesma forma que vc classificou como desrepeitosa a maneira como repliquei o seu post eu, e muito outros leitores, também consideram o que você escreveu uma tamanha falta de respeito, já que aqui, na maioria das vezes, é um espaço para ler, se informar, questionar, explicar e comentar com outra visão que não seja essa que você acerca da ‘criação’ do mundo.

• Everaldo:

Também não concordo com tudo o que a Aline disse, mas acho que você se esqueceu que pessoas de todas as crenças participam nos comentários. “Zumbi Judeu?” Que ofensa vulgar! Acho que com isso você não queria levantar a bandeira do respeito ou da liberdade de expressão.
      Estude um pouco de História seguindo o método de Descartes, respeitando o contexto e sabendo entender metáforas. Pessoas que conheço que fizeram isso não se tornaram cristãos, mas perderam o ódio pela Igreja.
      Aliás: Metallica e Lou Reed ficariam decepcionados a saber de você. Propaganda negativa…

Everaldo,
      Acho que sou muito ruim mesmo de metáforas e metonímias… não consegui entender a associação com Lou Reed e Metallica…
      E assumo o mea culpa.

• Walter:

Da lhe Lulu ,é isto ai uma discussão cientifica descambar para púlpitos de pregações religiosas,os posts tem que ser direcionados somente ao enfoque das partículas elementares,o quem extrapolar disto vira proselitismo em crenças ,moderação pessoal ..É duro ta parecendo pregação dos TJs …

• Aline Laitarte:

Gente, sinceramente…. quanto debate para uma coisa que ainda nem é real…
    As pessoas vem aqui pra dar opiniões pelo livre arbítrio que cada um tem, não precisa de confusão…
    Tem pessoas que não aceitam a opinião alheia porque acha que só a delas é importante e inteligente.. ô dó!
    Aqui é um lugar de expor opiniões e repito, na Bíblia, pra quem crer ou não, tem a verdadeira história da criação, foi Deus que criou o universo e quem acha que não foi, fique achando mas não critique quem crê!!!

• jops:

preparados para mais uma bomba?

• JOSÉ DIMAS LOPES DE AZEVEDO:

Algumas pessoas ainda não entenderam que a Ciência nao está afirmando ou supondo que seja deus composto por esta substância “Bóson de Higgs” e sim que seria a matéria prima por Deus utilizada para a criação de todas as coisas.
    obs: o que ja afirmaram os Espíritos de Escol h´´a 150 anos em O Livro dos Espírito, ditado por eles, por isso esse nome!

• JOSÉ DIMAS LOPES DE AZEVEDO:

35- O Espaço Universal é infinito ou limitado?
    R- “Infinito. Supõe-no limitado: que haverá para lá de seus limites? Isto te confunde a razão, bem o sei; no entanto, a razão te diz que não pode ser de outro modo.
    O mesmo se dá com o infinito em todas as coisas.
    Não é na pequenina esfera em que vos achais que podereis compreende-lo”.
    Supondo-se um limite ao espaço, por mais distante que a imaginação o coloque, a razão diz que além desse limite alguma coisa há e assim, gradativamente, até ao infinito, porquanto, embora essa alguma coisa fosse o vazio absoluto, ainda seria Espaço.
    36- O vácuo absoluto existe em alguma parte no Espaço universal?
    R “Não, não há vácuo. O que te parece vazio está ocupado por matéria que te escapa aos sentidos e aos instrumentos.”…
    obs: Respostas dos Espíritos a Ksrdec há 150 anos em “O Livro dos Espíritos.

• JOSÉ DIMAS LOPES DE AZEVEDO:

…29-A Ponderabilidade da matéria é um atributo essencial da matéria?
    R- “Da matéria como a entendeis, sim; não, porém, da matéria considerada fluído universal. A matéria etérea e sutil que constitui esse fluido vos é imponderável. Nem por isso, entretanto. deixa de ser o princípio de vossa matéria pesada.”
    30- A matéria é formada de um só ou de muitos elementos?
    R- “De um só elemento primiivo. Os corpos que considerais simples simples, não são verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva.”
    31- Donde se originam as diversas propiedades da matéria?
    R- “São modificações que as moléculas elementares sofrem, por efeito de sua união, em certas circunstâncias.”
    32- De acordo com o que vindes de dizer, os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venenosas ou salutares não passam de modificações de uma única substância primitiva?
    R- “Sem dúvuda e que só existem devido à disposição dos órgãos destinados ´percebê-las”.
    33- A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as modificações e de adquirir todas as propiedades?
    R- “Sim e é isso o que se deve entender, quando dizemos que tudo está em tudo!” (1)
    a)- Não parece que esta teoria dá razão aos que não admitem na matéria senão duas propiedades essenciais: a força e o movimento, entendendo que todas as demais propiedades não passam de efeitos secundários, que variam conforme à força e direção do movimento?
    R- “É acertada essa opinião. Falta somente acrescentar: e conforme à disposição das moléculas, como o mostra, por exemplo, um corpo opaco, que pode tornar-se transparente e vice-versa.”
    34- As moléculas têm forma determinada?
    R- “Certamente a das moléculas elementares primiivas; variável a das moléculas secundárias, que mais não são do que aglomerações das primeiras. Porque, o que chamais molécula, longe ainda da molécula elementar.”
    (1) Este princípio explica o fenômeno conhecido de todos os magnetizadores e que consiste em dar-se, pela ação da vontade, a uma substância qualquer, à agua, por exemplo, propiedades muito diversas; um gosto determinado, e até as qualidades ativas de outras substâncias. Desde que não há mais de um elemento primitivo, e que as propiedades dos diferentes corpos são apenas modificações desse elemento, o que se segue é que a mais inofensiva substância tem o mesmoi princípio que a mais deletéria. Assim, a agua, que se compõe de uma parte de oxigênio e de duas de hidrogênio, se torna corrosiva, duplicando-se a proporção do oxigênio. Transformação análoga se pode produzir por meio da ação magnética dirigida pela vontade. …Respostas dadas, pelos espíritos, a kardec há 150 anos!

• MAURICIO:

• MendoncaZaratustra:

nao tem nada pior que ter sua liberdade de expressao moderada,mesmo vc ter tido todo o cuidado na hora de se manifestar.chateado com a moderacao.me senti sem voz mais uma vez…mas nao vao nos calar…pois vamos lutar…nunca parar de lutar.

• Juliana Avelino:

a história desse nome é de uma brincadeira que o Leon Lederman, prêmio Nobel de Física, fez num grupo de físicos que estavam numa espécie de workshop, discutindo sobre o que o Higgs resolveria. Resolveria isso, aquilo… Aí o Lederman disse: “Pô, já que vocês acham tudo isso, essa é a partícula de Deus, vai resolver todos os problemas”. Mas ele disse isso de gozação, depois fez um livro com esse título e nele fala isso.ESSE CARA É UM SAFADO

• EVANGÉLICO PARA ARREGAÇAR:

Eta rasgação de dinheiro desses cabra matuto!Ou sera o milionésimo esquema pra ganhar dinheiro?Eu tenho que ser honesto da mesma fórma que muitos pastores,padres,pai de santo,políticos,etc…fazem seu pé de meia não é diferente no mundo científico.Também convenhamos!Tudo que é tipo de organização que é regido pelo ser humano se corrompe,porque também cientistas não são seres ANGELICAIS.PARTICULA de DEUS!!!!!O DEUS CRIADOR é o maior cientista de todos os tempos,e este infinito universo é uma minúscula particula de seu inexpressável poder.Quero deixar bem claro que eu acredito que a maior parte dos estudos científicos e suas descobértas são para fins benéficos e nos ajuda muitíssimo nésta vida secular,mas,um dia teremos que enfrentar a DONA MÓRTE ai então não vai ser a carinha de NERD do JONATAS e nem a LULUZINHA e seu CLUBINHO e outros candidatos a “cientistas”citado pelo professor vai se safar do JUIZO FINAL do todo PODEROSO.”QUÃO PROFUNDA RIQUEZA O SABER E O CONHECER DE DEUS;QUÃO INSONDÁVEIS TEUS JUÍZOS E TEUS CAMINHOS”A ELE a glória pra sempre amem.

Acha isso mesmo? Apesar de conhecer pouco do evangélio, o vindo de cristo e seus imediatos, não tem nada disso não. Tem só amor ao próximo e aprendizado de como encontrar a iluminação de Deus. Cristo nunca pregou nenhum conflito e nem exclusão de ninguém, pelo menos até onde sei.

• Severo:

Pelo que vi neste seu comentário, entendo que v.não tem nada de ateu. O que te falta é um pouco mais do conhecimento de DEUS. TENHO CERTEZA QUE UM DIA ELE MESMO SE REVELARÁ A VOCÊ. E ENTÃO TUA VIDA IRÁ MUDAR COM CERTEZA.
      FICA EM PAZ…

• MendoncaZaratustra:

e vc, tem conhecimento de Deus?

• Severo:

O conhecimento de Deus não limita-se simplesmente em ler a bíblia, e saber o que está escrito nela. Mas em ter uma experiência com o dono da palavra, e após isso; saber qual o proposito Dele em sua vida. Apos você ter esse esta revelação que é dada pelo Espírito Santo; então você decide se vai obedecer ou não. DEUS NÃO OBRIGA NINGUÉM A SERVI-LO, MAS NOS DEIXA LIVRES PARA DECIDIR. O MAIS IMPORTANTE PORÉM; É VOCÊ TER A CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO E ANUNCIAR A PALAVRA DELE AO MUNDO.

• Pega e Balança:

Sim, pra você é gastação de dinheiro pois a unica resposta pra Tudo é deus, isso pra você. nem todos querem viver em um mundo aonde Religiosos simplesmente falam e tentam abafar a realidade sobre o verdadeiro mundo, e não esse mundo de sonhos e contos de fada no qual você vive !

• GILMAR SACERDOTE:

Oh PEGA E BALANÇA vc esta equivocado por não conhecer a palavra de DEUS!Da mesma sorte que vc poem sua confiança nos cientistas eu coloco a minha nos apóstolos de JESUS(porque todos os livros foram escritos por homem)nós “religiosos”temos direitos democráticos de dar nossas opiniões sim!ainda mais quando o título carrega o nome de DEUS,agora,quem abafa a verdade são vcs “cientistas”que são sábios ao seus própios olhos e que andam inquiétos querendo achar uma explicação para tudo. O Sr JESUS disse:Graças te dou ó Pai que ocultates éstas coisas aos sábios e instruidos e a revelastes aos teus pequeninos.

Pregação não né amigo, tudo tem seu lugar, se alguém quiser ver isso tem qualquer igreja por perto, afinal não tem negócio mais lucrativo que isso. Sacerdotes e pastores vem aqui porquê se não apreciam ciências?

Será que há tão poucos dizimistas que vocês precisem estar sempre a procura?

• GILMAR SACERDOTE:

Em primeiro lugar:pro seu governo EU abomino o DIZMO infelizmente como eu disse no comentário acima todo grupo de pessoas que se denomina alguma coisa se corrompe, é assim desde os primórdios e muito pior agora(e EU tenho muitíssimo nojo disso).Em segundo lugar:do mesmo jeito que tem muita gente boa no meio científico todavia no evangelico tbm e nas demais denominações “acho que até no satãnismo”enfim não podemos generalizar;vc mesmo parece ser um “cara legal”mas só isso ainda não basta para vc e para mim.

Com essa posição, tens meu respeito e meu pedido de desculpas. Jesus recusou toda a riquesa, todo o luxo e toda as vantagens que podia ter da multidão que o seguia. Chico Xavier também conseguiu tal proeza. O autruismo e a doação é algo tão simples, tudo bem a estoria diz que ele tinha poderes mas o que isso importa? se o importante está no que ensinou, o mais simples, tão simples que qualquer um poderia fazer o mesmo, não podemos fazer cegos verem ou andar sobre água, mas podemos dividir o pão. É tão simples, a simplicidade mais difícil de concretizar no ser humano, por tão materialista, sempre querendo muito mais do que tem, e muito mais ainda do que precisa. Eu sou cientista e cético quanto a veracidade da bíblia, mas nem de longe desejo sua extinção, porque é nosso único elo com o passado e com nossos antepassados. Torço pela evolução, de todas as coisas, inclusive a religião. Sem dogmas, preceitos e preconceitos, só restará seu lado bom, a consciência do ser humano, a ligação com o passado, e a esperança dos humildes. Jesus pode até ter sido um simples homem e nao um semideus, mas seu legado do bem é inquestionável.

porisso Jesus recusou toda a riquesa que poderia ter tido. Buda também, e Chico Xavier também. Muito bem, muito bem mesmo. Admiro muito, mas eu não conseguiria…

• MendoncaZaratustra:

vc tá passando bem cara?

• eu:

só fanaticos pela religiao. viva aos ateus lol

• Ateu III:

Juízo final? HaaaaaaaaaaaaaHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Esses crentes são hilários!

• Luan:

Oq esse povo religioso fanático ainda quer em um site científico? Se não concordam, não leiam. –‘

• nina:

VC É UM QUE VAI JUNTO PRO INFERNO, MAS TENHO UM CONSELHO A VC,ARREPENDA-SE,ANTES QUE SEJA TERDE DE MAIS,E ACEITE JESUS COMO TEU SALVADOR,E Ñ CRITIQUE OS CRENTES EM DEUS,POIS DEUS É Q/ DÁ VIDA TODOS OS DIA PRA TODOS NÓS,JA PENSSOU SE LOGO VC VENHA A MORRER SEM SALVÇÃO,ENTÃO BUSQUE JESUS E FACA UM CONSERTO COM DEUS,

quando eu achava que não havia religiosos mais fanaticos nesse site, aperece isso. lastimavel

• Alpha:

Bom sempre passo por aqui e leio sobre os comentários, e chamou-me a atenção da Lulu, a principio achei q havia lucidez mas enganei-me. A moça precisa ter mais sabedoria nos comentários, e respeito quanto a crença dos outros.
    E outra coisa, somos barro, não esquece disso pois ‘do pó viestes e ao pó voltarás.’ ‘Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada’.

• joao batista ferreira da silva:

Estamos perto do fim. Deus está voltando.O Homem esta tentando de tudo para entristecer mais a Deus

Talvez uma blasfêmia maior do que pesquisar os mecanismos divinos de funcionamento do Universo seja manifestar-se como conhecedor inquestionável da vontade e da opinião de Deus.

• Ione Mancera:

Deus criou os cientistas porque não quer que o homem permaneça na ignorância…é uma pena a maioria não acordar para o conhecimento…o verdadeiro cristão sempre vai aliar a religião com a ciência…porque a ciência está cada vez mais próxima de reconhecer que há um arquiteto universal…só usa uma linguagem diferente…ou você acha que estas mentes são como a minha? Esta gente já nasce sabendo ha ha ha…Portanto Jonatas…há comentários que é melhor ignorar…

• Ateu III:

Ione, não foi deus que criou os os homens. Foram os homens que criaram os deuses!

• EU:

SÓ UMA COISA A FALAR PARA VOCÊ: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

tirou esse “EU” da desciclopédia, não é?

• eu:

lol
      afinal a evoluçao só deixa os mais fortes cá na terra. vamos ver se acontece a extinção

Quá quá quá.
      Obrigada por me provocar boas gargalhadas.

Você escreveu:
      ————————–
      “Deus está voltando”
      ————————–
      Voltando de onde? Das férias?
      Entáo o Hóme saiu de férias e deixou a “casa” virar o maior caos?
      E agora que “estamos perto do fim” como você escreveu, é que o Hóme resolve dar as caras?

Depois tu arrematas:
      ——————————————————–
      “O Homem esta tentando de tudo para entristecer mais a Deus”
      ——————————————————–
      Fala pro seu deusinho de meia pataca ser DEUS na real e parar com esses lances de ficar tristinho, pq isso não combina com DEUS. Sacou?

Cada um entende como pode e negativa como quer.

Fui… rir mais um pouco.

• Agostico:

Maga tu és sarcástica ,que troco bem dado a estes bitolados em crenças que aqui apoitam, não da pra engolir tantos bla bla blas ,serio estes caras só leem um livro e acham se donos das verdades absolutas ,da até sono ler tantas babaquices evangélicas ,foram contaminados pelos vírus Crentalius morfologicus religiuns..Aja paciência ….

• josé roberto almenara:

O certo é despertarem um gigantesco Buraco Negro que consuma a Terra em minutos e acabe de vez com essa palhaçada.

Cara

Cê anda assistindo muito filme de ficção e de terror.
      Né não?

• Rodson Arruda:

Dentre tantas coisas, existe algo especificamente e originalmene errado no ser humano. Reconhecer e identificar isso é infinitamente mais importante do que qualquer descoberta relacionada ao surgimento do Universo, ao passado. Do que adianta descobrir sobre os primórdios se o futuro está comprometido? De nada servirão os benefícios(?) pós Bóson de Higgs se não houver uma preocupação para detectar esse algo específico que compromete todo o resto.

Somos a espécie mais bem sucedida e complexa, que em pouquíssimos anos conseguiu evoluir numa grande velocidade e subjugar todo o resto do planeta. Temos ferramentas neurais suficientes para mudarmos o rumo de nosso desfecho que é a extinção de nossa própria espécie por nós mesmos. Nenhuma outra forma de vida concebeu tamanha dádiva.

Mas o que especificamente e tão originalmente está errado com nossa espécie? Erramos o foco e a divulgação desse experimento denuncia isso. Descobrir onde está o erro urge. Somos uma espécie essencialmente má e não adianta dizer o contrário, por mais que se viva em constante altruísmo motivado ou não pela fé. A luta é constante, pela grande maioria, de não fazer valer a nossa essência má. Segundo os céticos, baseados em estudos científicos, a maldade humana está num gene do DNA. Já os que comungam da fé se trata de algo espiritual. Não vamos nos deter em quem está com a razão, mas onde e como encontrar a solução. Poderá o homem mudar o seu DNA? Haverá a possibilidade de reverter o gene mau em bom por intermédio de uma vacina, por exemplo? Seria capaz dessa vacina, que tornaria a humanidade inteiramente boa, haver consequências perpetuamente benéficas ao homem? Como tal proeza é possível sem que haja, ainda que em benefício do próprio homem, frustrações de outras pessoas? Como haver um julgamento de infindáveis situações, em milésimos de segundo, motivados pela vacina redentora, e o homem ter a capacidade de dicernir o que é melhor para todos sem que haja outras infindáveis frustrações quanto as suas necessidades emergenciais? Se todos colocassem sempre e incessantemente em segundo plano tais necessidades não haveria também a extinção da raça humana por descaso excessivo de sí próprio em benefício de outro? Se a resposta for sim para essa útima pergunta, qual o método eficaz, quanto ao relacionamento, passaria a ser utilizado?

É, amigos. A conclusão que chego é que o homem pelo homem não é certeza de nada. Não adianta dizer que o homem é apenas mais uma espécie , dentre tantas outras,que cumprirá o seu papel, que passará pela terra e será também extinta com o passar dos milênios. Nós não assimilamos essa ideia, porque a defesa da vida não é algo somente instintivo. Somos conscientes disso e assim procedemos a cada segundo e por cada póro de nossa pele.

Baseado nisso, particularmente, assim como a grande maioria da humanidade, me dou o direito à fé. É inerente ao ser humano a fé desde os primóridios, desde a queda do primeiro raio, onde o hominídeo o associou automaticamente a um deus, desprezando todas as demais possibilidades naturais e básicas perceptíveis por sí mesmo, sem levar em consideração, com o passsar dos anos, a capacidade primária de observação que o levaria chegar à conclusão definitiva de que não é deus coisa nenhuma, mas um evento físico ocasionado pela reunião de nuvens, e assim desfazer de uma vez por todas esse “mito”. É basicamente um direito inalienável do homem de ter uma esperança, assim como um rato, usando o seu direito, que lutou por três dias para menter-se vivo, nadando numa bacia dágua, só porque havia um tênue facho luz sobre sua cabeça irracional, diferente de outro que estava nas mesmas condições, em total escuridão e que não durou quatro horas. O que se faz em nome da fé, as aberrações, é um outro departamento e também denuncia a maldade, não adivinda essencialmente da fé, pois todas objetivam o mesmo: o bem comum, mas inerente ao homem.

A fé não tolhe a aventura da descoberta, e nem poderia, mas reserva aqueles insatisfeitos, assim como eu, de entender que algo mais completo e significativo aconteça.

• MendoncaZaratustra:

nada que um alcaloide ou uma dimetiltriptamina nao explique…

• MendoncaZaratustra:

eu pergunto,defina particula de Deus?ou o que é Deus?

• MendoncaZaratustra:

Acredito que temos uma teimosia relutante em aceitar a simplicidade dos fatos.
    O Logos(O Criador) nao tem segredo com o Filho,ou ou Cristo(Espirito,Mente e Corpo).
    Em uma relacao pai e filho nao existem segredos.
    Precisamos retornar as nossas origens,derrubar os mitos,os tabus,os dogmas e ser mais naturais…
    Pensar sob um aspectos mais simpes e espiritual sobre a vida.
    Nao nesse contexto selva de concreto,revolucao industrial,capitalismo,”cada um por si e Deus contra todos,voce vai morrer e nao vai pro céu.”,
    Tudo é uma questao de paradigma, a qual sentimos,percebemos e vemos o mundo.
    Nada que os velhos e bons sabios Xamas nao saibam.
    Me manifesto humildemente,e ofereco me para compartilhar do sonho incosciente coletivo de elevacao dimensional.
    Luz,Calor,Som.
    Paz,Luz,Liberdade,Respeito,Uniao.
    Muita Positiva Vibracao,Transformacao e Ascendencia Cosmica a todos.
    Nós,ou Nóis.

• paoli:

Pois é FABIO,como agora esta tudo justo e perfeito em
    nosso universo, poderei dormir e flutuar em paz com em paz,
    com a partícula de Deus.
    OBS: sou mero mortal, só mereço uma ínfima partícula.
    E tá bão demais

Boa Noite, Paoli

• Gilberto M.:

Estive olhando os comentários. Sempre que o tema é Astrofísica, Física Quântica e Evolucionismo o pessoal pega pesado nas nuances religiosas. Não sou religioso, mas é bom deixar claro que nem todos os religiosos são fundamentalistas. Nem todos os religiosos tomam as alegorias bíblicas como literais. É covardia ficar dizendo que o livro de Gêneses é absurdo. A Bíblia nada mais é que uma coucha de retalhos de diversos estilos literários que atravessaram os milênios. Ficar pegando pesado assim só ofende quem tem fé e é contraprodutivo. Não leva a nada. Desculpe, mas vou me repetir: NÃO SOU RELIGIOSO.

• Curioso:

Religioso que não é fundamentalista é como alguém que nega a existencia do rio, mas come peixe.

• paoli:

Lulu, os olhos são as janelas da Alma descontraida.

A palavra escrita, é a palavra pensada e transmite os nossos
    sentimentos e maneira de ser, descuidado às vezes do nosso próprio policiamento.
    As pessoas são como comem, dizem e escrevem.
    Somos assim,errantes das mazelas e da ânsia da vida por si mesma(Olha só isso é Gibran)

Paoli

• MAURICIO:

Versinho para Luluzinha.

Lulu,tão Bonitinha, tão intelectual, tão cabeça,Tão temática,
    Lulu, tão pequenininha, tão sozinha, que belezinha.

Lulu tão sincrética,tão hermética, pouco simpática,
    pouco eclética, idiopática.

Será?
      Não sei se me conheces assim tão bem a ponto de ser capaz de me atribuir tantos adjetivos…
      Mas de fato, alguns verdadeiros. Outros nem tanto…
      Ao menos sou alguma(s) coisa(s)…

• paoli:

Pura divagações.Na realidade tá todo mundo com o ú na mão.
    As pessoas simplesmente dizem que não acreditam em Deus, mas na realidade dão até o nome da particula ou sei la o que de: “particula de Deus”. O que é então? Energia? Possui massa e é particula? Ou é um estado Zem da Fisica? Me lembro do Karl “Graças a Deus que eu não acredito em Deus”
    Tem muita gente queimando um deck, e viajando na luz.Com medo de não encontrar o bóson de Higgs no fim do tunel quando se escafeder desse mundo, ficam colocando a culpa na fé de milhões de pessoas, como se fossem as únicas pessoas
    inteligentes e eruditas e donas das verdades desse, ínfimo e pueril planetinha terra. Revejam seus conceitos, e parem de achar que são os donos da verdades, ofendendo as pessoas de fé em NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sirva a quem servir.

Paoli

• Curioso:

Eles podiam tambem chamar de particula Papai Noel, tudo depende do contexto que levou a escolha do personagem ficticio.Não faça marketing religioso em cima disso.A verdade não tem dono(pelo menos nos paises secularistas), o que é pessimo para vocês religiosos.

• Everaldo:

Curioso: acho que este adjetivo não seja o que melhor o define. Talvez uma palavra como preconceituso se aplicaria melhor. Essa revolta contra Deus a religião tem origem em uma nova moda anti-cristã (ou anti-religiosa) lançada pela mídia, baseada em pensamentos marxistas. Se os principais pensadores iluministas admitiram que o evangelho não tinha nenhuma incoerência histórica, não serão os medíocres formadores de opinião atuais que terão credibilidade para falar sobre essa questão.
      Além disso, para um indivíduo emitir sua opinião sobre qualquer coisa, é preciso conhecimento sobre o assunto, ser imparcial e verificar os dois lados da história. Quem não tem esse conhecimento é preferível que não opine. Pois o ignorante ao permanecer calado pode se passar por sábio, mas se resolver falar a sua falta de sabedoria será evidenciada.
      Religião e Ciência não se opõem, se complementam (um exemplo atual disso foi o apoio do Vaticano à construção do LHC).

• Everaldo:

Já leu a Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II, mais especificamente no capítulo III?
      Se esqueceu do “osservatore romano”?
      Conhece a verdadeira história de Galileu Galilei e o pensamento inicial do papa Urbano VIII, antes de Galileu escrever um livro satirizando a Igreja?

• Ateu III:

“O Vaticano apoia o LHC porque aderiu a ideia de que ciência é anos luz mais importante que religião e para não perder mais fiéis. Se fosse na idade média mandaria queimar todos os cientistas do LHC.”

Heb 11:3 – Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
    ——————

É isso que os cientistas estão procurando?

Se procurassem nas revelações de Deus(Bíblia Sagrada),saberiam disso a dois mil anos atrás

• Curioso:

Só dois mil anos?Pensei que as mentiras daquele livro fossem mais velhas.

• jops:

se verdade pra vc é: somos vindos de macacos, então sou mais a “mentira”

• —:

onde você leu que os humanos vieram dos macacos?

• jops:

e como vc sabe q é mentira os livros bíblicos?

• Ateu III:

Humanos vieram dos macacos? HaaaaaaaaaaaaaaHAHAHAHAA! Dou pála com os crentes!

• Arc:

E vc? Acredita no que? Que veio de um monte de barro? kkk
      Acredita na fábula da cobra falante?
      kkk

Sera que isso poderia atingir a igreja e suas crenças diretamente? Seria como um golpe no coração!

• Ateu III:

Tomara que atinja em cheio! Quem sabe assim acaba tanta bobagem!

• Avohai:

AMIGOS, eu sou um homem velho, ao longo de minhas seis décadas de vida adulta, conheci pessoas formidáveis e suas conquistas. Vi jovens inteligentes como o Jonatas e a Lulu se tornarem grandes cientistas, e vi cientistas como o Cesar (presumo, porque não sei sua formação) fazerem grandes conquistas. Vi é claro coisas ruins acontecerem no mundo, coisas que prefiro não lembrar. Quero levar comigo boas recordações apenas, quando meu corpo não funcionar mais. Hoje, quando vejo meus netos brincando, tento imaginar o mundo que conhecerão e eu não conhecerei, fico feliz em saber que eles aprenderão muito mais do que eu soube em minha vida toda de professor.
    Pessoas como esses jovens inciantes e aspirantes a cientistas que citei são a esperança de um mundo novo de elementos virtuais, de renovação da natureza, de restauração dos erros que seus antepassados cometeram. Conhecer o Universo não é uma ousadia humana, é um propósito, é uma grandeza que só as mãos sábias de um Deus podem ter criado.
    O Jonatas comentou uma vez, e faço questão de repetir:
    “A ciência é o cérebro da humanidade, a ousadia de pensar mais além, de estudar o desconhecido, a vontade de aprender, de crescer. A religião devia ser a consciência da humanidade, a direção dos bons atos, da aceitação das diferenças, solidariedade e união. ”
    Um abraço a todos. Fiquem com Deus.

• jops:

agora mim sinto mais aliviado em saber que tem gente ainda q pensa . caro Avohai ja tive dezenas de comentarios excluidos por votos negativos só porque defendia a ideia q ciência e religião são duas irmãs q vivem em brigas constantes (falando no vulgar) por causa dos conflitos, armados por quem não as compreende, espero q vc leia este comentario antes de… Hidden due to low comment rating

• Ateu III:

A ciência e religião são duas irmãs? AaaaaaaaaaaaaaHAHAHAHAHAHAHA! Esses crentes são realmente insanos! Avohai, a ciência é o cérebro da humanidade. A religião é o Alzheimer desse cérebro.

• cicero nascimento da costa:

Espero ver confirmada esta teoria,certamente abrirá mais um compartimento da caixinha de conhecimeto,conhecimento necessário para possibilitar novas tecnologias para a grande odisséia da raça humana na ardua procura pela sustentabilidade e continuidade da especie humana no universo.Temos tanto que avançar além da nanotecnologia…se ainda estamos apenas no limiar da era do rádio,para termos um pouco de sustentabilidade em ambito universal ou cosmologico…precisamos compatibilizar uma engenharia que envolva relativismo,engeharia quantica e tecnologia gravitacional e isto demandará tanto esforço cientifico… e ainda tem os inquisidores de plantão… só a aplicação do conhecimento poderá dar a raça humana a expectativa da sobrevivência universal,daqui a cinco bilhões de anos nossa estrela central se extinguirá esse é só um problemazinho que precisamos superá com visão de um planejamento a longúisssimo prazo ,será a discusão macro do meio ambiente a nível sideral,pois hoje só discutimos ”o meio ambiente” a nível doméstico(ambito do planeta) mas é necessário entender o meio ambiente em escala astronomica!!!

• Chanel:

depois da particula de Deus , sera que o proximo a ser pesquisado vai ser o proprio Deus???

• Ateu III:

Não, vai ser a partícula do capeta! KKKKKKKKKKKKK… eu me divirto demais aqui!

INTERSSANTE

• cezar melo:

Protesto contra pesquisa científica revela uma enorme incapacidade intelecual de ver que a evoluçãao do Homen lhe totalmente inerente . O fato da humanidade ter que chorar de miséria, deve-se aos políticos corruptos e governantes inescrupolosos e não a pesquisa científica. A PESQUISA E DESCOBERTAS DE AGORA GARANTE O BEM-ESTAR A TODOS, DESDE SEJAM MELHORMENTE DESTRIBUIDOS AS RIQUEZAS DO PLANETA. UMA EXALTAÇÃO A CIÊNCIA E FORA OS CORRUPTOS POLÍTICOS.!!!!!!!!

• Luiz Mattos:

O meu “protesto” não foi contra a pesquisa científica. Muito pelo contrário; acho muito válido o investimento na educação, visto que sem esta, estaríamos muito atrasados em vários aspectos, sobretudo, tecnologicamente. No entanto, minha indignação (podem me chamar de hipócrita) é na tamanha mobilização em uma tentativa de se explicar o surgimento do Universo. Lógico que com essa pesquisa, novos avanços tecnológicos surtirão, mas será mesmo mais importante evoluirmos -de maneira não global- enquanto crianças morrem de fome?
      Outro aspecto que você citou foi à corrupção na África. Relembrando a você, a miséria da África é fruto da colonização exploratória Europeia também; ou seja, o financiamento dessa “grande” pesquisa são dos países de “primeiro mundo”, os mesmos que destruíram nações no outrora.
      Hoje temos tecnologia e economia o suficiente para se erradicar a fome e dar dignidade àqueles que, no passado não muito distantes, os foram tirados.
      Porém, para uma nação desenvolvida ser muito rica, sempre haverá uma muito pobre em detrimento. No entanto, se aquela abrir mão da sua abastarda economia para ajudar esta, haverá uma menor desigualdade, contribuindo para a erradicação da miséria.
      Mas, para tanto, é preciso sermos menos ambiciosos! (clichê, mas é fato!)
      Só para encerrar; EDUCAÇÃO é tudo; é a base que alicerça uma nação!!
      Abraço…

• Luiz Mattos:

Primeiro: Não protestei contra o investimento na pesquisa científica, mas sim na sua exagerada mobilização em tentar explicar o surgimento no Universo, mesmo que com isso promova avanços tecnológicos, uma vez que, precisa-se de muito menos tecnologia e economia para erradicar a fome na África.
      Segundo: Se a África passa por miséria, fome e corrupção, é por culpa também dos Europeus. Lembre-se, eles também participaram na partilha da África, fazendo-a como colônia de exploração, desmembrando e a destruindo.

• JUMENTOASNO:

Jonatas, suas explicações nos comentários foram muito produtivas e com isso, passei a entender melhor o que era essa tal particula.
    No seu promeiro comentario do artigo, vc pergunta o que vem depois? Bem, se eu entendi direito o que essa particula representa e faz, o proximo passo será descobrir como a forma das massas são modificadas pela mesma particula.

Usando algo ja conhecido, segue uma Analogia (me corrija ou se eu estiver equivocado no raciocínio):

1 – Descobrir o DNA foi uma corrida e foi descoberto.
    2 – Depois, perceberam que o DNA estava em toda celula de um corpo e porque cada parte era diferente (Exemplo: Pele, Musculo, Orelha, etc.).
    3 – Partiram para o sequenciamento do DNA e descobriram que através da mudança neste sequenciamento, as celulas reagiam de formas diferentes e formavam as formas diferentes de “partes” de um corpo humano (por exemplo)… tanto que já foi capaz de produzir com isso, uma Orelha Humana nas costas de um Camundongo.

Usando esta Analogia acima, está correto o raciocinio?
    Seria este o passo seguinte depois de descobrirem o Higgs?

Ufa… espero ter transmitido de forma clara.

• CLOVIS:

Pessoal: Em 1857 quando a doutrina dos espíritos quebrou a crença no sobrenatural e nos milagres, provou que a lei de Deus nada mais é do que as leis que regem o universo. Os mentores espirituais informaram ha mais de 150 anos, que o universo é formado pelo adensamento do que chamaram de “elemento cósmico universal”.Seria a substância da natureza em seu mais alto grau de pureza. Na epoca pensava-se que fosse o átomo, mas conheciam pouco sobre ele. Mais tarde com o descobrimento do modelo atômico de Rutherford e aperfeicoamento do átomo de Bohr, verificou-se que o átomo não era puro pois continha outros elementos, prótons, neutrons e eletrons. Partiram então para o estudo dos prótons e verificaram que ele também não era puro pois era formado por quarks e glúons. Os mentores espirituais sempre afirmaram que a ciência um dia descobriria esse elemento o qual seria o desdobramento das partículas sub atômicas. O que foi informado é que talvez o Bóson de Higgs aínda não seja essa particula, talvez ela contenha aínda outros elementos, mas o caminho é esse.Vejam bem, o que discute-se hoje, Kardec ja havia escrito ha mais de 150 anos. Encerro citanto uma frase de Einstein: A Ciência sem a religião é manca e a Religião sem a Ciência é céga.
    Clovis

Não delira.

• jurandyr de souza coutinho:

Agora que alguém falou que deus foi o criador de tudo,tem que explicar quem criou deus.

Juro que não fui eu.

• Dawkins:

Meu avatar ficou perfeito. E o teu também.

• Zé Alves:

Mentirosos, não procurem deus, tu és o teu Deus e colhes só o que semeaste.

È importante que se acredite em algo, mesmo num deus, para os que tem preguiça de pensar até é mais fácil, foi deus e tudo está resolvido.

• Tundra:

O pior é ler essas baboseiras que esses moralistas falam sobre porque gastam tanto dinheiro com astronomia procurando algo que talvez nem exista em vez de ajudar a áfrica e blá blá blá, garanto que a maioria desses hypercristo nunca chegaram a plantar uma árvore sequer!

• Luiz Mattos:

Baboseira é não saber o que fala.
      Plantar uma árvore pouco fará diferença para os que perecem de fome. O que tem de mudar é o conceito dos que se preocupam com suas ambições em detrimento daqueles que pouco podem se defender, uma vez que são desprovidos do conhecimento, já que EDUCAÇÃO, para eles, é algo quase que utópico – consequência dos próprios Europeus na colonização exploratória no passado, os mesmo que financiam a pesquisa de hoje!!

• alexandre gomes cardoso:

eu acho que esses cientistas estão arrumando um jeito de acabar com o mundo que DEUS nos deu…

• Evandro:

uma coisa não tem a ver com outra

Deus, ou a ideia de Deus, tudo é questão de opinião. Se Deus existir mesmo, não nos impediria de saber a verdade sobre nós e nosso mundo. Por que isso pareceria imoral? Não seja alienado.

• Luiz Mattos:

Enquanto físicos, cientistas, profissionais da área de pesquisa estudam e trabalham sobre tal partícula que, por TEORIA, acham que é a explicação da criação do Universo, investindo bilhões nesta “descoberta” e nos possíveis avanços da tecnologia pela mesma, crianças e nações africanas choram e morrem de fome, pela desorganização e corrupção do próprio Estado, consequência histórica de uma colonização de cunho exploratório pelos Europeus -físicos, cientistas, etc-.
    Isso é ser egoísta. Não pensar no próximo.
    Com toda certeza, se toda essa preocupação e investimento fosse canalizado para EDUCAR os que são desprovidos do básico para sobreviver, os resultados seriam muito mais satisfatório e benéfico para a humanidade. Porém, não seria de muito interesse para com aqueles que se enriquece em detrimentos dos que se empobrece.
    Aqui fica meu Protesto!!

• vanda toth:

Protesto contra ciencia? séria??
      Onde estamos??
      quem falou que somos todos iguais?
      Esse paternalismo intelectual de alguns deixa qualquer mente pensante, insana

Luiz Mattos, o que foi investido na pesquisa do Bóson de Higgs não é mais que uma fração do que é gasto em guerras, no desenvolvimento de produtos de beleza, e na produção de filmes cheios de explosões, assassinatos, adultérios, e outras cenas edificantes.

Em vez de protestar contra a ciência, que nos deu as vacinas que salvam centenas de milhões de crianças, que nos deu os adubos, as plantas híbridas e as plantas transgênicas que podem alimentar o mundo todo, por que não vai contra a indústria de cosméticos? Ou contra a indústria da guerra? Ou contra a indústria de Hollywood?

Ou todo o luxo do Vaticano, não é?

• Bob Kane:

Batman e Robin dos pampas

• Avohai:

Se INVEJA matasse… Carlos, pelo avatar, ou está muito revoltado ou apenas de BRINCADEIRA, de qualquer forma, é pura ESTUPIDÊS o teu COMPORTAMENTO.

César!

De cosméticos não, vai!! Como vou manter a minha cútis sempre bela?
      Evitando as guerras já está de bom tamanho e economia de recursos públicos muito grande, porque ambas as indústrias, de beleza e cinematográfica só existem porque tem público e se mantém porque compramos, nós, os interessados, seus produtos. Quem não se interessa, não financia, simples assim.

Mas sinceramente, sobre o protesto acima, toda essa “ajuda”, caso fosse revertida, seria paliativa e não passaria de esmola. O mais importante é sim, investir em educação e controle de natalidade. O que evitaria, senão todo o problema da miséria, seja ela na Àfrica ou no sertão do nordeste, a maior parte dela. De que adianta dar esmola ao povo, se a raiz do problema permanece (vejam aqui o bolsa família, por ex)…

O Bolsa Família é um grande projeto muito mal executado. O propósito deveria ser atender famílias mais carentes para garantir as crianças nas escolas e os pais também, o ensino de um ofício profissional aos pais desenpregados. Não seria dar o peixe sem ensinar a pescar, mas dar o material de pesca e ensinar a usar. Mas deu errado o de sempre, muitos necessitados não foram atendidos, muitos não necessitados tiraram vantagem, muitos desviaram, muitos dos que receberam se jogaram nas cordas preguiçosamente.

• MendoncaZaratustra:

nossa problema se chama CORRUPCAO!
      Nada mais!
      De ambas as partes,dos larapios governantes e do Estado o mal maior junto com as Instituicoes, e nossa NEGLIGENCIA e OMISSAO,nossa INERCIA e falta de ATITUDE frente a toda essa SUJEIRA CAOTICA.
      A Industrializacao, e tchau nossas raizes…
      Agora eu convido a todos a voltar o olhar para o COSMOS.Contemplem toda sua finitude sublime simplicidade e sejamos menos demasiados humanos,sejamos mais espirituais e mais cosmicos.Dai entao assim poderemos contemplar e sentir o Logos na sua finitude.

• MendoncaZaratustra:

digo voltarem seus olhares…

• Curioso:

Vá se candidatar para a proxima edição de “Vivendo Como Os Homens das Cavernas” do Discovery e depois volta aqui para falar mal das instituições e do Estado.

Lulu, a existência de mercado não deve servir de justificativa. O álcool, o cigarro e as drogas ilícitas também tem um mercado enorme…

Mas eu concordo contigo, até por que existe um outro dado importante: as colheitas mundiais poderiam, hoje, acabar com a fome mundial. Já colhemos o suficiente para alimentar todo mundo. A pergunta que não quer calar é: por que então tem gente com fome? Esta é a pergunta de 1 trilhão de dólares.

Sobre controle de natalidade, o interessante é que quando as condições de vida de um povo melhora, ele naturalmente passa a ter menos filhos. Por isto que os pobres herdarão o mundo…

Sabe César,
      Já que tocou no assunto sobre mercado para cigarros, álcool e afins, te digo que sou plenamente à favor da legalização das drogas, mesmo as mais pesadas, todas elas. Antes que digam que eu sou drogada, etc, já informo aos (falsos?)moralistas de plantão que eu nunca sequer já coloquei um cigarro na boca (tenho até nojo, inclusive), não gosto de bebidas de alcóolicas e muito raramento faço uso das drogas lícitas (medicamentos!) mas ainda sim sou favorável à essa posição. Afinal,quem quer se matar dessa forma, que se mate. Pelo menos não financiariam mais o tráfico e nem o crime organizado, diminuiria a violência nas cidades… Afinal, quantas pessoas hipocondríacas, viciadas em psicotrópicos e inibidores de apetite não existem por aí? É a mesma coisa. Proibir as drogas não inibe quem queria fazer o uso de usá-las, apenas os torna criminosos. A saída como sempre, está na educação e informação…

• MendoncaZaratustra:

posso tentar responder com simplicidade a pergunta de 1 trilhao de dolares?
      Corrupcao amigo…esse é a questao e a palavra que bate na porta de todo mundo.
      Onde há corrupcao e aquele que ve e nao luta contra se faz por corrompido.
      e agora,questao funtamental.
      vamos sair da nossa inercia mental?
      vamos ser naturais organicos ou vamos continuar tomando remedios industrializados patenteados caros exorbitantes,alias,vamos deixar brincar com nossas vidas ate quando,morrer na mao dos lobistas e das grandes carteis,trustes e holdings e todo vampirismo politico e institucional…e todos os SISTEMAS…
      querendo ou nao a REVOLUCAO vai acontecer…era de aquario…
      minhas maos estao levantadas a quem quiser segurar rumo ao Desenvolvimento e a Evolucao.
      Em minha pele vermelha e meu sangue vermelho contem o novo genes,e no seu?
      alias devaneando quase esqueco que sou uma eterna semente cosmica.
      me desculpem.

• Ateu III:

A natureza é sábia. Na miséria total a vida corre risco de extinção então há maior taxa de natalidade. Nas melhores condições de vida a taxa de natalidade é pequena, pois o risco de extinção é pequeno!

• Luiz Mattos:

Em nenhum momento afirmei que sou contra ao investimento no estudo científico; muito pelo contrário. Sou adepto ao investimento na educação! E nem muito menos que sou favorável a Indústria da Guerra, por exemplo; até porque, a questão aqui nessa página foi a chamada “partícula de Deus”, por esta razão a não citação de outros exemplos. No entanto, sou crítico na tamanha importância que dão a esta indústria; visto que, como já citei a cima, seres humanos morrem de fome, enquanto bilhões poderiam os ajudar, ou erradicar este mal, que é consequência da contínua ambição humana.
      Sou estudante de cursinho, ainda aos 22 anos não passei no vestibular (não entrando no mérito do assunto), mas sei que a única forma de se erradicar a fome e amenizar a desigualdade e dar oportunidade mais digna a quem são desprovidos é, tão somente, ao investimento maciço em EDUCAÇÃO; pois sem esta, não haverá desenvolvimento, visto que o conhecimento traz a liberdade!… Sim, é clichê, mas é fato! Nenhuma nação se desenvolveu sem investir na base: educação!!
      Enfim… É minha opinião, Abraço!

• Shirley:

Fala sério,ainda nem entrou nessas nossas faculdades mediocres que não geram conhecimento ou ganham Nobel, mas já pensa como um comunistinha revoltado cliche.

• MendoncaZaratustra:

quem rouba ou desvia os investimentos na educacao,ou melhor,quem administra os investimentos nos variados setores sociais?
      nosso problema nao é educacao,saude,transporte,moradia,saneamento,miseria,fome,etc etc etc,por favor gente nao sejamos demasiados estupidos ignorantes…cegos,surdos,mudos e burros…
      o problema é CORRUPCAO ou falta e ou ausencia de ATITUDE.
      Precisamos lutar contra aquele corrompimento interno…aquele de que ta tudo bem,tudo normal,nao depende de mim…ou nao vou estar aqui…
      por favor pessoas…vamos abrir nossos olhos,vamos acordar,vamos fazer de cada dia o ultimo…
      ou vamos continuar vendo os fantoches comendo pizzas as nossas dolorosas custas…
      vamos fazer Revolucao?
      eu dou as maos…

• Dawkins:

Mesmo em 2001 a revista Superinteressante, que na epoca éra bem mais do estilo facista-cientifico e ridicularizava tudo que não estivesse na enciclopedia, publicou um artigo que questionava a validade da vacinação. http://super.abril.com.br/ciencia/vacinas-fazem-bem-ou-mal-441925.shtml
      Outras publicações mais sérias afirmam que o desaparecimento de várias doenças ocorreu pela qualidade alimentar do saneamento basico.quando chego em uma empresa onde o pessoal foi vacinado no dia anterior(gripe)ta todu mundo brancão, muitos doentes, os mais velhos com pneumonia (uns 5 ou 6 mortos por esta razão já vi).Quanto aos transgênicos… .querem pagar royalties por aquilo que anatureza, bem cuidada, nos da de graça. “os transgênicos representam um duplo risco. Primeiro por serem resistentes a agrotóxicos, ou possuírem propriedades inseticidas, o uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que por sua vez leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicos ano a ano. Não por acaso o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de agrotóxicos em 2008 – depois de cerca de dez anos de plantio de transgênicos – sendo mais da metade deles destinados à soja, primeira lavoura transgênica a ser inserida no País”

Retificando “qualidade alimentar E DO saneamento básico

• Shirley:

Hoje a Super faz a linha Ciencias Humanas e defende perolas como: Brasil dominado por Che e pela lingua espanhola, se a revolução nos paíse vizinhos tivesse colado; a chance perdida de desenvolvimento nos anos 80, se o Tancredo não tivesse morrido(ele representava o nacionalimo, algo “inedito” e capaz de desenvolver o país, no melhor estilo reserva de mercado da informatica) etc…Eu vou continuar com minhas revista antigas.

• Dawkins:

No que concordo plenamente contigo. Abraço

Pseudo-Dawkins, existe um movimento anti-vacina nos EEUU e Inglaterra, e sabe o que está acontecendo? coqueluche, difteria, tétano e outras doenças, mas principalmente as doenças infantis, como sarampo, catapora, e coqueluche, estão tendo muitos mais casos e estão começando a matar novamente em índices alarmantes. Sobre os transgênicos e híbridos, você sabe a diferença entre uma espiga de milho híbrida e uma de milho rústico? A espiga de milho é toda ela granada, os grãos são grandes e regulares. A de milho rústico tem apenas 50 a 60% dos grãos, é menor, e os grãos são todos irregulares. O milho rústico é bom para quem não tem mercado. Para quem tem mercado onde vender milho, não dá para plantar outro que não seja o híbrido.

Quanto aos transgênicos, tem muito eco-mito nesta história…

• Dawkins:

Não falei em hibrdido.Mas não vou discutir com um especialista em espiga de milho.

• Faisca:

A alopatia é útil.Muitos dos principios ativos foram sintetizados a partir de plantas.Mas crer que a indústria bilionária dos laboratórios internacionais,sobre os quais pesam graves denúncias, vai deixar por menos qualquer perda de mercado é muito ingenuidade.Mas as pessoas acreditam em qualquer coisa , dado, estatísticas, etc, que validem seu ponto de vista.Monomania (delírios).Se dizem livres pensadores e se acham brilhantes.

bem observado…
      convido a voce a conectar comigo telepaticamente,kkk,serio,querendo ou nao ja estamos conectados,enfim,bora lutar por esse Terra ou qua?!
      essa treta toda comecou em 70 quando decidiram acabar com a felicidade e naturalismo “hippie”.
      Essa hipocrisia mundial contra a cannabis é um freio no desenvolvimento social…e nossa cumplicidade frente tanta sujeira,corrutimento,nosso e dos politicos…mas já estamos passando pela transformacao vibracional…
      o cosmo tá recrutando tem tempo de outroras…
      no final parceiro o BEM vai VENCE.
      Sejamos REVOLUCIONARIOS e nao REACIONARIOS.
      Um dia esse vai ser o Planet Hemp e a sociedade tera um olhar mais espiritualizado,natural e organico.
      PERMACULTURA É O CAMINHO!
      Paz.Respeito.Evolucao.
      Para o momento penso que acaso nao existe.

• MendoncaZaratustra:

ai eu pergunto,qual sera o motivo desse tanto de epidemias,doencas…
      nome SISTEMA…enquanto nao consiguirmos enxergar esse SISTEMA CANCEROSO que quer ganhar dinheiro com nossas vidas a qualquer custo.
      quem tiver duvida em relacao a cancer ou como ser saudavel eh soh perguntar pra mim…kkk…
      manifesto sem ser pretencioso…
      na humildade…
      abracos e luz a todos.

corrigindo o erro…
      conseguirmos*

• MendoncaZaratustra:

transgenico vc viajou mano!
      e creio que a preocupacao mundial se resuma em uma palavra…Corrupcao…digo no sentido mais amplo da palavra…
      unicamente e exclusivamente.

• zenis:

a Bíblia relata que nos últimos tempos a ciencia se multiplicaria sobremaneira; mas quem é nascido de Deus nao precisa se preocupar com isso, é somente crê no testemunho do Senhor Jesus, viver segundo os seus ensinamentos e agir com misericordia e amor para com os irmaos. so conseguiremos nossa salvaçao através da misericórdia e graça do Senhor! Fiquem com Deus!

• Shirley:

Jesus, esse pais é tão atrasado que até a ciência é considerada superflua.Vamos investir em astrologia que deve ser mais útil para você,então.Vamos protestar gente.Abaixo o Nobel, o capitalismo, os paises desenvolvidos e sua ciência do homem branco!

• MendoncaZaratustra:

concordo com voce sobre o atraso do pais.
      afinal sao 512 anos de…

putz…

estagnacao social…
      ordem para o povo, progresso pra burguesia…ah,policia para os estudantes…kkk…
      consciencia social de brasileiro é rede social e medo da policia…
      nada contra as redes sociais,pq é atraves delas que a mudanca da mente vai acontecendo…
      vamo junto!
      juntos somos fortes…
      precisamos sair do paradigma da desenvolvimento individual do ser e pensar em um aspecto coletivo agora…sociabilizado…permaculturado…
      nao mais teremos perdas energicas entre as conexoes dos nichos…
      vamos nos conectar,semear,alcancar a abundancia e compartilhar…
      vamos tornar as cidades sustentaveis,vamos olhar com um olhar diferente sobre a paisagem e pensar no melhor para todos…afinal,hoje estamos andando,e amanha?entao vamos correr atras do prejuizo da nossa omissao,da nossa preguica…
      vamos lutar contra esse estado imundo…
      pq a situacao mundial é a mesma…
      é a questao que o cosmos faz a voce nesse momento,vc tem o poder de mudar,vc é ilimitado,vc tem todas as infinitas possibilidades pra mudar esse mundo que tenta ser tomado pelo mal,a luz convida a todos para o dever…Revolucao?
      ou continua corrompido,ou vamo a luta…
      vamos lutar?
      por acaso alguem aqui achava interessante a visao do Cavaleiros do Zodiaco?

• Dawkins:

Saudações a todos meus discipulos e seguidores.Sou eu Dawkins, seu guru e sacerdote ateuzão.Por favor, continuem comprando meus livros.Agora queria fazer uma confissão, como não posso falar com padres falo a voces.Eu não era ateu. Casei na igreja, tudo certinho.Mas não demorou muito aquela desgraçada me colocou um par de chifres.Ah,fiquei muito re-vol-ta-di-nho.Mas acredito que esta seja a historia de muitos dos meus seguidores.

Kakakakakakaka

Nuca vi um guru sacerdote ateu, mas como nesse mundo tem louco prá tudo, não custa uma sugestão.

Que tal sair por aí vendendo a tal partícula de deus em chaveiros, anéis, pulseiras e brincos?

Fui

• Vixi!:

Era uma piada? Precisa melhorar

• Dawkins:

Não.Não era piada, infelizmente.

• Curioso:

Alguém aqui conhece um pouco de física pra explicar sucintamente e, se possível, de modo didático, como que essa partícula atribui massa à todas as outras?

Agradeço

Atrazando o seu movimento, “grudando” como parazitas nas partículas massivas. São atraídas por massa, porisso não afetam as partículas eletromagnéticas, os fótons, que viajam livres no espaço a velocidade máxima presumida, a da luz.

Na verdade não atribuem “massa”, mas sim os “efeitos sobre a massa” que conhecemos, porisso as partículas massivas não viajam por aí a 300.000 km/s, como as eletromagnéticas.

• Curioso:

Então existiria no Universo um oceano feito dessas partículas, onde um corpo massivo sofre uma redução em seu movimento ao entrar em contato com esse “mar’.

O Boson de Higgs seria então uma força elementar? Assim como as outras 4, já conhecidas?

Seria mais ou menos isso?

De fato, A mais básica e primordial de todas.

• Everaldo:

O bóson de Higgs, teoricamente não seria mais uma força elementar, mas “serviria” para restringir o campo de ação da força nuclear fraca dos bósons Z e W.
      E no que se refere à massa, estaria diretamente relacionado com a teoria da relatividade, com a relação existente entre massa e velocidade da luz.

• Evandro:

a idéia é desconbri-lo para pesquisá-lo e entendê-lo. De certo modo, os fisicos sabem tanto sobre quanto você. (não querendo chutar o balde)

a idéia é que tal particula seria a responsável pela ‘atração’, há pouco tempo se falava em ‘graviton’, agora, só falam no boson. É, basicamente, a particula da atração. Visto que a massa, de certo modo é compreendido como a capacidade de atração daquilo.

Todavia, ao meu ver, fizeram muita midia em cima disso. Podia ser dado qualquer outro nome. Dizer que é ‘a particula de Deus’, é puro sensacionalismo midiático, para atrair curiosos, e seguidos da ‘ohhh, descobertas cientificas’ (o neopositivismo). Já tem até gente fazendo discussão filósifica, do tipo ‘ateu x crente’ por causa dessa particula que é uma hipótese teórica. Aff.

Exageros totalmente ‘no sense’. Vamos ver até onde a novela vai. Podia acabar logo, estou cansado de ouvir falar sobre isso. rs

Acho que o apelido partícula-de-deus não agride nenhum bom senso científico ou religioso, apenas mostra o que a partícula representa, o papel, essa partícula é elementar e é a unidade de controle de todo o Universo, assim ela representa o mesmo papel de controle que Deus tem diante da religião. É só uma representação, na verdade.

• Ivan:

As teorias físicas possuem simetrias*. O fato é que em algumas teorias as soluções das equações não possuem as mesmas simetrias da teoria original. Por exemplo (não tão trivial): a lei da gravitação de Newton não dá preferência a nenhuma direção (todas as direções no espaço são equivalentes). No entanto a solução das equações de movimento para dois corpos restringe o movimento dos copos a um plano. Ou seja, apareceu uma “direção privilegianada” (a do momento angular) que não existia na teoria originalmente. Quando isso ocorre, se diz que a simetria foi “quebrada” (também se diz que ela está escondida).

Nas teorias de campos, também há simetrias. Num particular modelo, há a simetria chamada SU(2)xU(1). Nesse modelo (na forma original) interagindo com um campo escalar existem quatro campos vetoriais (campos de bósons) não massivos e um campo escalar massivo. Mas o seu vácuo** (não trivial) não possui essa simetria. Embora mantenha uma sismetria U_em(1), o restante é quebrado. Ligado à simetria U_em(1) continua existindo um campo não massivo, mas, devido à quebra do restante da simetria, aparecem três campos vetoriais massivos mais um campo escalar massivo. O campo não massivo é o campo eletromagnético e os outros três são os campos W+,W- e Z0. O campo escalar é o campo de Higgs, que não interage com o campo eletromagnético (não tem carga elétrica).

*: Simetria significa que a teoria é invariante (não muda) por certas transformaçoes (mudanças) em suas variáveis.

**: Numa teoria de campos, vácuo é o conjunto de pontos onde a energia do campo é mínima (estado fundamental). Nesses pontos não há partículas. Na verdade, as partículas são “excitações” (estados de maior energia) desse vácuo. Por isso é importante saber as simetrias do vácuo: a física observada são as perturbações do vácuo. Ou seja, as simetrias observadas são as do vácuo e não as originais da teoria.

Na forma original, não se pode atribuir massa a um campo de gauge (campo vetorial de uma teoria de gauge), pois o termo com massa quebra a simetria de gauge. O mecanismo de Higgs (quebra espontânea de uma simetria de gauge) é responsável por dar tal massa aos campos de gauge (no caso, da interação eletrofraca) sem precisar realmente quebrar a simetria. Apenas esconder.

A simetria original deve ser preservada mais que por uma questão de estética: é necessário para a teoria “fazer sentido” quanticamente. Sem a simetria, no processo de renormalização aparecem infinitos que não podem ser “anulados”.

PS: A princípio, não há problema em fazer uma teoria quântica com férmions massivos, mas a interação fraca interage só com a “parte esquerda” dos férmions (isso já é bastante técnico) e, dessa forma, fica inviável criar um termo de massa para os férmions na teoria original. Ou seja, o mecanismo de Higgs também dá massa aos férmions no modelo padrão (mas essa é uma particularidade do modelo padrão).

• Gui Melo:

Perdão a ignorancia mas, essa descoberta vai afirmar exatamente o que?

Gui

O Higgs é importante porque a existência dele provaria que existe um campo invisível que permeia o universo. Sem o campo, ou algo parecido, nada do que conhecemos existiria. Os cientistas não esperam detectar o campo — em vez disso, eles esperam encontrar uma pequena deformação no campo, chamada bóson de Higgs.

De acordo com essa teoria, o campo de Higgs foi ligado um trilionésimo de segundo depois que o Big Bang iniciou a criação do universo. Antes desse momento, todas as partículas não tinham massa e vagavam caoticamente na velocidade da luz. Quando o campo de Higgs foi ligado, algumas partículas começaram a sentir uma espécie de arrasto à medida que se movimentavam, como se estivessem presas em uma cola cósmica. Ao se apoiar nas partículas, o campo deu a elas massa, fazendo com que elas se movessem mais devagar.

Esse momento foi crucial na formação do universo, porque permitiu que as partículas se reunissem e formasse todos os átomos e moléculas que existem atualmente. Mas o campo de Higgs é seletivo. Partículas da luz, os fótons, se movem pelo campo como se ele não existisse. Como o campo não se apoia sobre os fótons, as partículas ficam sem peso e destinadas a se mover por aí na velocidade da luz para sempre. Outras partículas, como os quarks e os elétrons, são influenciadas pelo campo e ganham massa no processo.

• fábio:

Sei não!?!?! acho que vc viajou na velocidade da luz!

• Lulu:

Pode ser que sim… explique-nos você então. O que tem a nos dizer?

Tua explicação foi melhor que a minha. É isto mesmo. Quando pedi pra pôr uma foto bem bonita não pensei que seria tanto assim… 🙂

• Valquíria:

Seu paquerador. Acha que engana com essa carinha de inoscente? Esses são os mais safados.

… não queima meu filme não… hehehe

• Gui Melo:

Compreendo, Luu muitíssimo obrigado pela excelênte explicação =)

• Alex Romualdo:

Nossa!!
      Belíssima e esclarecedora explanação.
      Para a grande maioria das pessoas, como eu, é realmente muito difícil a compreenção de certos fenomenos, devo admitir que vc clarificou o assunto de maneira muito eficiente e didática.
      Parabéns!

Não sou nenhum especialista em atomística, mas o Bóson será, acredito, uma peça chave do funcionamento da matéria. A explicação de porque as partículas materiais não viajam livremente como as partículas eletromagnéticas (luz). Imagine que os bósons compõem uma imensa massa viscosa, um freio meloso em torno de tudo que existe, se “grudando” a todas as partículas que tiverem massa, tornando seu movimento mais lento.
      Quanto mais massiva for uma partícula, mas bósons vão se grudar nela, e mais lento é seu movimento, porisso os prótons e nêutrons estão fortemente centralizados enquanto os elétrons fazem sua correria na eletrosfera do átomo. Esse efeito sobre as partículas já foi observado, e graças a ele as partículas puderam interagir, até formar os átomos, a base de tudo que somos hoje. Peço desculpas aos mais entendidos de partículas se falei algum absurdo, mas de modo simplficado é assim que entendi os bóson,s e o porque de sua importância.

• Gui Melo:

Não entendo por que alguns negativaram minha dúvida, isso é um site ciêntifico estamos aqui pra aprender sabia? Melhor demonstrar que sou ignorante e aprender do que achar que sei tudo ‘-‘

Tudo bem, só perguntei. Com a quantia de Glaucos da pra ver que é pura sacanagem com mudanças de avatares.

• Paulo Galliza:

KKKKKKKKKKK: Pergunte a Deus onde está s Sua partícula? Gostei.
    Meu comentário: Como a parte pode ser mais pesado do que o todo?

• Lulu:

Muito estardalhaço midiático pro meu gosto…
    O bóson de Higgs ainda não foi encontrado. Tudo o que apareceu até agora foram “flutuações” nos gráficos que os milhares de cientistas que monitoram os grandes detectores do LHC olham com avidez. Flutuações já surgiram antes, e já foram devidamente aplainadas quando uma quantidade maior de dados foi coletada. Talvez devessem começar a se preocupar mais com outras coisas que o Grande Colisor de Hádrons ainda não encontrou. Encontrar o Bóson de Higgs poderá completar o “modelo padrão”, que contém os melhores ‘palpites’ sobre como explicar as partículas fundamentais e as forças da natureza. Mas já é sabido que algumas outras questões de muito peso permanecem fora do alcance do modelo padrão – ou, talvez devêssemos dizer, questões de muito mais massa do que o Bóson de Higgs!
    Por exemplo: a relação entre a intensidade das diferentes forças no Universo e a natureza da matéria escura, que se acredita formar nada menos do que três quartos da sua massa. …

• Aline Laitarte:

Quando os homens acharem que já descobriram tudo, que sabem de tudo e tem poder para tudo… quando eles pensarem que estão adiante de Deus e que podem entender Seus caminhos e até Seus pensamentos… quanto o ser humano se achar no comando de tudo e pensar que tem a vida e a morte em suas mãos e sabe até o dia em que tudo (o mundo) acabará e terá condições de mudar este destino levando as pessoas para habitarem outros planetas e se livrarem do FIM, então Deus vai mostrar para ele o quanto ele é pequeno e nada sabe!
    Deus é o Criador de todas as coisas, um ser Soberano que ninguém pode olhar ou tocar. Só aqueles que O Adorarem unicamente como Deus e forem fiés a Ele poderão um dia, ver O Seu rosto. Quanto ao dia do Fim do Mundo, ninguém sabe, pois Ele não revelou nem ao Seu Filho Jesus.
    Por isso homens, descansem, pois o secreto de Deus, estudioso nenhum descobrirá.
    Mas podem estudar, afinal a sabedoria e inteligência humana é Dom de Deus e Ele os deu aos homens para que usem mesmo!

Bons estudos e procurem a Deus, é o único caminho que leva a Vida Eterna (nem precisaremos ir para outros planetas, pois nossa morada nos céus já está pronta).

Abraços, Aline.

Amiga,

Abra uma igreja e vá pregar isso lá!! Aqui a tônica é outra…
      Esses religiosos não passam de um bando de gente frustrada e insegura!! Se não o fossem, se bastariam em suas crenças invés de procurar, dessa forma initerrupta e massante, arrebatar o maior número de seguidores possíveis para suas crenças bizarras!! Porque,logo,se toda a gente compartilhar da mesma sandice, não pode ser assim tão bizarro!!
      Afinal, acreditar em um zumbi judeu mágico (que é também o seu próprio pai!) poderá fazer você viver para toda a eternidade se você, simbolicamente, comer da sua carne e beber do seu sangue, enquanto telepaticamente fala para ele que você o aceita como o seu mestre, para que assim, ele possa remover uma força maligna da sua alma que está presente em toda a humanidade só porque uma mulher (claro que tinha que ser uma mulher, que burra!!!) feita de uma costela mais um monte de barro foi tentada por uma cobra falante a comer uma maçã de uma árvore mágica!!!

REALMENTE!! THAT MAKES TOTALLY SENSE!!!!

• Alexfx:

Mais uma vez……..
      Colocações perfeitas!!!!

• Everaldo:

Quando não há argumentos convincentes é natural (infelizmente) optar pela falta de respeito.
      Seria melhor se informar a respeito do assunto antes de blasfemar.
      E além disso, pela sua explicação do campo de Higgs, percebi que algumas pessoas não sabem usar o sentido figurado… “Cola cósmica?”

Querido Everaldo,

Se isso não é ‘sentido figurado’ o que poderia ser usado para caracterizá-lo então? Por gentileza, me instrua para que eu não cometa um erro tão grotesco novamente.
      O estranho é que durante 5 anos cursando uma graduação (numa das melhores instituições públicas de ensino, diga-se de passagem) dentro do departamento de linguística sempre me foi ensinado que utiliza-se o sentido figurado em uma sentença para ilustrar a representação de algo (ou alguém) empregando um elemento lexical de valor convencional e imitativo de modo a tornar claro, explicar, esclarecer ou ilustrar o que está na tentativa de ser exposto.
      Mas a verdade mesmo é que acredito que vc não entendeu bu-lhu-fas do que escrevi na explanação que postei acima (mesmo utilizando elementos elucidativos como a expressão “cola cósmica”!!)…
      E até então quem não me parece ser dotado de argumentos convincentes é tão somente você, pois não o vi contrargumentando,apenas criticando… logo, não sou quem preciso de mais informações à respeito do assunto…

• Everaldo:

Acho que não leu direito meu comentário.
      Eu disse para se informar mais a respeito da questão religiosa.
      E no que se refere à “cola cósmica” acho que não seria esse o melhor exemplo, pois essa expressão se aplicaria melhor à ação dos glúons. O bósons de Higgs apenas dotaria de massa os férmions, sendo que eles não poderiam ultrapassar a velocidade da luz devido ao que consta na RG.

• Lulu:

Acreditar em um zumbi judeu mágico (que é também o seu próprio pai!) poderá fazer você viver para toda a eternidade se você, simbolicamente, comer da sua carne e beber do seu sangue, enquanto telepaticamente fala para ele que você o aceita como o seu mestre, para que assim, ele possa remover uma força maligna da sua alma que está presente em toda a humanidade só porque uma mulher (claro que tinha que ser uma mulher, que burra!!!) feita de uma costela mais um monte de barro foi tentada por uma cobra falante a comer uma maçã de uma árvore mágica!!!

Realmente, a história que contei acima é muito crível e faz total sentido!! Bando de cientistas bobinhos, que ficam gastando milhões com essas pesquisas sem sentido!!

• Awen:

O mito é estudado no campo da psicanálise e NÃO deve ser lido ao pé da letra, pois deriva de um campo simbólico fruto da psique humana. Não adianta criticar o fanatismo religioso de outros lendo o mito exatamente da mesma forma como eles leem. O mito NÃO é um texto em prosa, na verdade, está mais para poesia. Ignorar as descobertas científicas nesse campo é um erro comum entre os fanáticos e não queremos incentivar essa cegueira cultural.

• fábio:

O que não faz sentido nenhum é acreditar que todo esse universo e todas as suas leis surgiram por acaso de uma explosão!
      Até onde a ciencia pode provar,explosões servem para destruir as coisas e nunca para criar vida e organismos extremamente complexos.
      Acho melhor vc usar um pouco de sua “aparente” inteligencia e respeitar mais o “Judeu Zumbi” que é o grande arquiteto desse universo que vc pensa que conhece.
      Concordo que esse forum tem por cunho discussões sobre ciência, mas isso não lhe dá o direito de desrespeitar a crença dos outros.
      Pense nisso.

• Gui Melo:

Também acho que o ‘acaso’ chega ser extremamente forçado de engolir.

• claudio:

fraco e inócuo seu pensamento.

• Lulu:

Embase a sua opinião e conte-nos um pensamento melhor.

• Lulu:

Embase a sua opinião e crítica e conte-nos os seus pensamentos, que certamente são mais densos e profundos.

• nato lima:

amigo Duciano, o pior é saber que o papa está tão longe de Deus quanto os cientistas.

• Rodson Arruda:

Peraí. Quer dizer que foi o ser humano que provocou isso? Foi um ser inteligente que reuniu todas as condições para o surgimento dessa reação física? Interessante, me disseram que o primeiro evento, há bilhões de anos, tinha surgido do nada e não precisava de ninguém.

• Walter:

Caracas muito fascinante a matéria ,o ridículo nos comments é a dedução fantasiosa atribuir nomes de deidades em um tema tão cientifico ,Aff deuses ? .Os cérebros das pesquisas já devem ter erguido um altar a partícula de deus dentro do centro de pesquisas ,Já estão sentindo o cheiro do incenso…

• Silvio:

No prazo de 01 ano aproximadamente, será descoberto a existência do bosón, aí o mundo acaba.

• Pode cre:

É ta no prazo pra bate junto do calendário maia kkk

• Danilo M.:

a teoria maia nunca foi de “fim do mundo´´essa afirmação sempre foi descartada pelos arqueólogos e epigrafistas mas sim um témino de uma era e o começo de outra que acontece a cada 5125 anos,e para eles 21/12/2012 seria o ano do retorno de deus Bolon Yokte!!

rapaz que coincidencia!

• Silvio L.:

Acho que não perceberam que meu comentário acima negativado foi totalmente irônico, agora já sei toda vez que fizer um comentário devo especificar para as mentes dos membros desse site.

• Marco A Cunha:

Toda descoberta deve ser investigada e comprovada.Na fisica de particulas existem mais teorias do que fatos comprovados.O homem ja afirmou que a terra era plana,que estavamos no centro do universo e que o sol girava em torno da terra.Hoje afirma-se que a velocidade da luz é insuperavel e que nosso universo tem multiplas dimenções. Vaidades e delirios a parte o que podemos afirmar com certeza é que não sabemos nada.

Não podes comparar os estudiosos conscientes de hoje com os dogmáticos do passado. No passado, estavam presos a limitações de observação, tanto quanto a tecnologia e introdução quanto a questão religiosa, ainda influente o antropocentrismo. Hoje é muito diferente, os pesquisadores tem a disposição o avanço da tecnologia e a liberdade do pensamento.

• Ivan:

Na física de partículas temos o mais bem sucedido modelo físico já construído. Estou falando de um nível de precisão absurdo e um poder preditivo maior ainda. O modelo padrão foi construído nos anos 60 e 70. Depois disso veio a era dos aceleradores e absolutamente *tudo* o que o que o modelo predizia foi confirmado. A última peça que falta é justamente o bóson de Higgs (que é necessário por razões de consistência da teoria). Certamente não é o modelo final da física, já não está nele a matéria escura nem como age a gravidade. Mas em se tratando das interações fraca, forte e eletromagnética, temos resultados que concordam com precisão que beira ao absurdo. Não entendo o porquê de negar esse conhecimento que já temos dizendo que não sabemos *nada*. pergunta certa é: como é possível sabermos tanto?

• letty:

O Luciano deve acreditar em coelho da pascoa tb..,ninguem pode ser alto entitular representante de um ser q nunca viu ou designou ao menos.

• Espectro:

Já ouviu falar em ironia, letty?

• Auron:

Letty: Não entendi… O que significa “alto entitular” como você escreveu? Você deveria melhorar o teu português prá que os teus pensamentos possam ser expressos mais claramente através do que você vier a escrever. Abraços.

• letty:

CORRECAO:ACREDITO QUE O NOME RELIGIAO,-NAO-,ESTA ESCRITO.

• letty:

acredito piamente que o nome religiao esta escrito nessas particulas.

Deus ou Jeova eh um ser composto de energia e tudo que ha,tb eh energia provida de algo maior, nao se deve por religiao num ser que esta acima de nos mortais..

Um nível de significância 2 sigma equivale 308538 observações falsas para cada milhão de tentivas o que é bastante modesto para um experimento que irá revolucionar a física. Este vincular este alarde de “talves possa quem sabe e com alguma sorte ser” o boson é o típico me engana que eu gosto para justificar os bilhões gastos no LHC.

• Patricia:

Exato! Parece um déjà vu do livro “Impacto Profundo” O.o

• Ivan:

São 3 sigmas, na verdade. O que torna os resultados animadores não é exatemente isso (já aconteceu de flutuações de 3 sigmas desaparecerem), mas o fato de os dois experimentos *independentes* (sequer um grupo sabia dos dados do outro) chegarem a flutuações com picos muito próximos (e dentro dos erros das medições).

• Haddammann:

Acontece que o mundo nuclear não é mesmo um zoológico biruta; e nem tem essa de “partícula fazedora de massa”, muito menos é condizente nomear de “partícula” o que está em campo operacional de Adição e Subtração e não de Divisão. Se algum Físico tivesse lido por mera curiosidade (que hoje a presunção e bitolamento e acovardamento frente às crenças não dá mais a eles esse “luxo”) o artigo publicado gratuitamente na Internet O Conceito Epistemológico de Massa, já teriam noção de como é o feedback quântico da Natureza.

• ANTONIO CARLOS:

Foi o próprio Peter Higgs quem BATIZOU sua teórica particula, o BÓSON de Higgs de “PARTÍCULA DE DEUS”. Se DEUS EXISTE então a MATEMÁTICA DIVINA está sendo REVELADA aos poucos porque a TEORIA DO CAOS mostra que PADRÕES MACROSCÓPICOS são encontrados em SUBCONJUNTOS MENORES. A MATEMÁTICA por trás da CRIAÇÃO do UNIVERSO se revela cada vez MAIS DIVINA e CADA VEZ MAIS SOFISTICADA para os FISICOS do MUNDO.

• Bruno Ramos Godinho:

Ok, ok, que seja, mas menos palavras maiúsculas pois isso arruína o efeito de enfase que você queria dar e torna o texto visualmente nojento.

• Ivan:

Não foi o próprio Higgs quem deu esse infeliz apelido à partícula. Antes de tudo porque Peter Higgs é ateu e não foi o único a fazer essa previsão teórica na época. Quem deu esse apelido foi Leon Lederman (também grande físico) por questões de marketing na venda do seu livro.

Eles nao sao bobos por que eles sabem que 90% da populacao mundial acreditam em Deus como eu!

• karlloz:

Não acho o apelido infeliz porque todas as partículas são de DEUS, é claro para quem acredite nele com eu, não vejo ofensa nem para os ateus, judeus, cristãos e etc.

Vamos bota em pratica o livre-arbítrio cada um tem direito de acredita no que quiser.

• ANTONIO CARLOS:

Tanto Peter Higgs assim como o VATICANO vão comemorar pois sabem que a procura pela partícula de Deus como o próprio nome sugere, é muito SUGESTIVO. Isso também significa que o físico britânico Stephen Hawking irá perder para Peter Higgs.

• PAULO RODRIGUES:

Ou antes, Jonatas???

• karlloz:

O bóson de Higgs, ainda vai dar muito trabalho, mais acredito que no final será provada sua existência, já que todas as outras partículas subatômicas que foram previstas
    na mesma teoria já foram detectadas em experimentos. É só questão de tempo.

• joel:

voces estao muito atrasado vil

• Luciano:

Com todo respeito,não seria mais pratico consultar o Papa-representante de Deus junto aos homens- para que pergunte a Êle: Sr, onde está a sua partícula criadora do Universo?

• ANILSON TADEU MARTINS:

Vc deve estar de gozação LUCIANO ! Se o papa fosse realmente um representante de Deus acredito que não teria tanta fortuna acumulada em Roma e no mundo não existiria tantos males ! Te liga cara !

Sempre que se cita o papa, me lembro da famosa frase de Carlin (humorista ateu): “Eu tenho tanta autoridade quanto o Papa. Eu só não tenho tantas pessoas que acreditam nisso”.

• Capitão Caverna:

Lembram eu falei “Ainda naum acabou a procura, ele aida pode estar na última faixa do espectro de massa.” na materia https://hypescience.com/busca-por-boson-de-higgs-se-afina-sem-resultados-a-particula-de-deus-existe-mesmo/ sou o Romário Huebra.

• Jonathas Pereira de Souza:

Mas isso que é fascinante na natureza, saber que pode existir mais, muito mais para descobrir. Ainda bem que nada é perfeito, ou tão perfeito como imaginamos.

• MendoncaZaratustra:

ou mais estranho do que supomos imaginar…

• Jonathas Pereira de Souza:

Incrível mesmo, vejo o impacto que isso pode, ou vai trazer na ciência. Só não gostei do apelido, partícula de Deus.

• MIG10:

Boa pergunta Jonatas….

Seria frustante encontrar esta partícula dada como essencial para explicar todas as coisas das quais as massas são formadas e por fim descobrir que há algo além a isso. O que acho mais provável.

Tu és aquele defensor da fé divina com quem conversei outra vez, to indo embora mas deixo uma pergunta que sempre quis fazer a um religioso qu gosta de ciências:
      Qual tipo de pai será Deus? O que fica zangado por seus filhos curiosos mecherem em suas ferramentas secretas de funcionamento do Universo sem sua permissão? Ou o que fica feliz por os ver aprenderem, pesquisarem e crescerem?

Um abraço, Boa noite.

• MIG10:

Olá Jonatas,
      Isso mesmo…
      Novamente a sua pergunta foi muito boa a sua pergunta.
      Como já havia dito antes, não vejo a ciência inimiga de Deus, pelo contrário, vejo confirmando-O.
      O religioso que escrever qualquer coisa neste site, e que diga que a ciência não é importante para a humanidade (humanamente falando) é hipócrita, pois se está usando um computador, é por conta de estudos e projetos científicos.
      Até mesmo o microfone que é usado nos púlpitos foram “graças” a ciência.
      Respondendo a sua pergunta, a ciência está trabalhando pra Deus.O que ocorre, é que aquilo que é benéfico ao homem, o homem torna-o maléfico, um grande exemplo é o próprio avião. O pensamento de quem o contruiu foi para ajudar na rápida locomoção a longas distâncias, mas infelizmente ele tem um outro uso.
      Todas as coisas cooperam para o bem, daqueles que amam a Deus (Rm 8:28)… Inclusi-ve a ciência.
      Agora, não tenho dúvida que Deus fica irado, por eles estarem tão próximo das maravilhas que são encontradas pela ciência e atribuir tudo isso ao acaso. Se não encontrarem o Bosón de Higgs, encontrarão algo que vão deixar ainda mais encucado, porque não para por aí…

• Capitão Caverna:

Isso msm amigo, não me lembro onde na biblia mais teve uma vez qe eu ouvi algo assim na missa “Deus nos deu a inteligência para explorar o universo”.

Ainda tentando algo com a Sabrina (das panterinhas), Capitão?

• Capitão Caverna:

Não, ultimamente o Capitão só tem tempo para estudar, e isso sem falar qe já se passaram 35 anos da minha primeira aparição na TV, a Sabrina já está velha, o Capitão qer uma mina mais novinha.

bóson de Higgs, o freio do universo, a partícula final, isso é fascinante… o que será que vem depois?

• karlloz:

Com certeza algo mais fascinante.

• Neusa:

Cara! vc é o maximo! precisa haver pessoas como vc que desenrole de maneira acessível á massa de ignorantes (no bom sentido), pra que a gente possa ter acesso a discussões como essa, com as quais só temos a ganhar em termos de questionamentos, relexões e conhecimentos.

Obrigada por se permitir a compartilhar suas ideias, com nós todos!