Brasil é apontado o maior destruidor ambiental no mundo

Publicado em 7.05.2010

Considere o quanto um país prejudica o meio ambiente nos seguintes quesitos: desmatamento, pescaria predatória, uso de fertilizantes agrícolas, poluição da água, emissão de carbono, ameaça de espécies animais e alterações de ambiente (quando áreas naturais são convertidas em campos agrícolas ou cidades). Somando todas essas coisas, o Brasil é o país que mais maltrata o meio ambiente.

Foi o que concluíram cientistas do Instituto Ambiental da Austrália, em Adelaide. Eles criaram duas classificações: uma para números relativos, em que foi feito um cálculo considerando as áreas naturais de um país e a porcentagem de danos causados. A outra, na qual o Brasil foi eleito o maior vilão, trata de números absolutos.

A pesquisa concluiu que, em linhas gerais, quanto mais rico é o país, maior é a sua agressão ao meio ambiente. Segundo o coordenador da pesquisa, eles sofreram uma decepção: “Esperávamos que um país rico pudesse diminuir seu impacto ambiental, já que teria acesso a tecnologias mais limpas, mas infelizmente isso não foi confirmado”.

Mas vamos lembrar de dois aspectos. O primeiro é que, de acordo com os pesquisadores, o estudo analisou os impactos ambientais exclusivamente, sem se preocupar com aspectos sócio-econômicos.

Outro fato é que o resultado da pesquisa é um conjunto de todos os quesitos. Assim, não significa que o Brasil seja o “campeão mundial” de agressão em todos eles. Sabe-se que em alguns, como o desmatamento, somos de fato os maiores destruidores, mas na emissão de carbono, por exemplo, há países que poluem mais do que nós. Confira a lista dos “dez mais” em ambos os quesitos:

Números absolutos

  1. Brasil
  2. Estados Unidos
  3. China
  4. Indonésia
  5. Japão
  6. México
  7. Índia
  8. Rússia
  9. Austrália
  10. Peru

Números relativos

  1. Cingapura
  2. Coréia do Sul
  3. Catar
  4. Kuwait
  5. Japão
  6. Tailândia
  7. Bahrein
  8. Malásia
  9. Filipinas
  10. Holanda

[Live Science]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

48 Comentários

  1. Quando se trata de Brasileiros estamos falando de um povo onde 80% não tem nenhum tipo de educação,a maioria não se preocupa com as gerações futuras,é preciso que o MEC adote com urgência a Educação Ambiental como uma matéria que seje lecionada desde o ensino infantil,fundamental até o ensino médio, porque talvez seje preciso que os filhos ensinem os pais, ou o irmão mais novo ensine o mais velho, o Brasil tem apenas 512 anos e pelo jeito quando tiver uns 600, os Estados do Maranhão,Pará e Mato Grosso não vai ter mais floresta, pois são os Estados que mais desmatam neste país. Fonte:Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. Vc pode caminhar pelas ruas e vê um amontoado de lixo nas ruas,pessoas jogando lixo na beira do rio,então não é surpresa aparecer uma pesquisa dessas e mostrar a realidade do Brasil, As escolas públicas caindo aos pedaços,onde metade dos alunos desinteressados entram na sala para fazer baderna,O Brasil esta em um momento econômico bom, e por isso aparecem politicos desviando dinheiro que seria para essas áreas, enquanto a educação neste país continua na lama!só depende de nós para colocar esse país no eixo, não podemos nos igualar e chegar ao nível desses lixos que não querem melhorar a educação nas escolas, a Europa está falida, a América do Norte está em crise, na América do sul o Brasil ainda tem Recursos, vamos usar com consciência. desenvolvimento não é sinônimo de desmatamento.

    Thumb up 35
    • Artigo sério, importante, digno.

      Penso que deveríamos fazer um balanço estratégico. O que sucedeu no sul e sudeste, prova que a natureza não está tão “viva” quanto um cara qualquer possa afirmar.

      Estamos simplesmente trocando a biodiversiodade pelo monoculturismo.

      Carecemos de cultura conservacionista. O Brasil e os brasileiros precisam estar cientes de que uma extinção é para sempre.

      Perguntas sem resposta:

      Onças do sul praticamente extintas
      Rio das Antas sem antas
      Veado campeiro desapareceu dos pampas e pradarias do sul
      Cachorro do mato vinagre (nosso lobo do sul) EXTINTO!
      Matutos comem macacos…não há mais macacos ao ar livre e ninguém fala no assunto

      E + centenas de outras espécies.

      O que um “Cara” pode saber, se nunca tirou o pé do asfalto? Eu sinceramente não sei a quem mais ter pena: da natureza, ou dos infelizes como este que tentam justificar seu extermínio.

      Thumb up 3
  2. Na verdade apesar de sermos uns dos países que ainda mais se tem áreas verdes…devemos levar em conta as pesquisas, pois, se não entrarmos em um combate forte contra aqueles que estão matando a amazônia, ja não restará matas e reservas aos nossos filhos, netos bisnetos, etc. O Ibama diz que estão nos combates cntra os desmatamentos, concordo, mas dentro dele tem muitos corruptos, estes sim são os maiores criminosos das matas, se vendem a fazendeiros por dinheiros e muitas outras coisas, não concordo com a corrupção, porém este é o BRASIL que temos, onde a corrupção irá morar até o fim do mundo…ISTO é a maior tristeza do ser humano. Mas também devemos levar em conta que o governo da DILMA esta autorizando a construção de 16 novas USINAS Hidroelétricas em meio ao Amazonas, onde milhares de moraddores serão despejados de seus lares, onde a fauna e a flora serão esxpulsas do seu habitar natural. BRASIL E POLITICOS BRASILEIROS…ACORDEM PARA O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO…16 USINAS HOJE É REALMENTE PRECISO??? REALMENTE É NECESSÁRIO DESTUIR PARTE DA FAUNA E DA FLORA BRASILEIRA POR TÃO POUCO???…..PENSEM NISSO BRASIL….OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE…..ATE MAIS LEITORES….

    Thumb up 2
  3. Pois é né?Os estrangeiros chegam e pegam tudo o que veem pelfrente!!!E falam que o Brasil é país mais destruido do mundo,sendo que , os estrangeiros é que mata tudo!!!!!!!!!
    Injustiça né???

    Lilica.pop!!!

    Thumb up 0
    • Você está errada! Muito Errada!

      Nós somos os estrangeiros. Nós alteramos a fauna e a flora para sempre! E somos tão burros que nos deixamos manipular por voto eletrônico, voto aberto.

      A nível de século 21 até os índios estão errados…eles fazem queimadas e caça predatória. Eu vi indios materem os últimos tamanduas na baia do superagui no Paraná, com aval do Incra. Tristeza profunda, mataram até femeas com crias! E isto não é destruir???

      Quando a natureza controlava tudo, ok, até que pouco se perdia. Hoje, a natureza agoniza. 97% das matas do sul foram devastadas. Pinheiro do Paraná quase a cabou, gralha azul praticamemnte extinta. Milhares de espécies extintas para sempre… e gente burra dizendo que não está acontecendo NADA… NADA????

      Você deve viver em cidade grande, e tem uma informação ridiculamente falsa!

      Me conte amiguinha: onde está o cachorro do mato vinagre, onde estão os veados campeiros do sul, os tamanduás, os macacos, onde estão as antas naturais…pois agora a gente só vê antas humanas tentando negar a nossa responsabilidade pela preservação do planeta.

      Bola fora menina, você falou bobagem e precisa se alfabetizar…ingresse no Green Peace e vê se estuda!

      Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
asteroide
Cresce a importância de encontrar água no espaço

Os astrônomos acredi...

Fechar