Buracos Negros podem matar a Galáxia onde “moram”

Publicado em 7.05.2010

Uma das questões que mais intrigam os astrônomos diz respeito ao Buraco Negro. Recentemente, pesquisas têm se aproximado da conclusão de que cada Galáxia possui o seu buraco negro, bem no centro, e ele varia de tamanho e peso em cada uma. Alguns buracos negros podem ter a massa bilhões de vezes maior do que a do Sol.

Uma pesquisa da Universidade de Nottingham, Inglaterra, descobriu o efeito devastador que ocorre quando o Buraco Negro libera energia em forma de radiação. Um buraco Negro seria capaz de engolir toda a matéria existente na Galáxia que o “hospeda”. Além disso, ele impossibilita a criação de uma nova galáxia naquele espaço.

Funciona da seguinte forma: quando um buraco negro absorve muita matéria em um curto espaço de tempo, libera uma grande carga de energia em forma de radiação. Essa energia potencializa o poder de atração do buraco negro. Assim, ele absorve tudo o que há de gás e poeira cósmica ao seu redor. Como poeira e gás são a base para a formação de novas estrelas, ele impede que a Galáxia se “recomponha”, ou seja, o Buraco Negro destroi de forma irreversível a sua própria Galáxia.

Mas não se desesperem! O estudo também mostra que, por sorte a Via Láctea (para quem não se lembra, é a nossa galáxia, a do sistema solar. Muito prazer, Via Láctea), tem um buraco negro anormalmente pequeno. Não seremos engolidos pelo nosso tão cedo. [MSNBC]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

35 Comentários

  1. Marcos. A teoria corrente mais aceita atualmente diz que esse universo em que vivemos teve inicio com uma grande explosao, denominada de Big Bang. Apos isso ele continuou a se expandir até hoje. O fato dele estar em processo de expansáo náo significa que tudo está se expandindo, pois a forca de expansáo é menor que a forca de atracáo entre os objetos que estáo se expandindo. E um Buraco Negro náo se expande ataído por esse movimento, ao contrário, o BN seria fruto de um colapso da materia, ou uma contracáo.
    Mesmo que um Buraco Negro conseguisse engolir 200 galaxias ele náo aumentaria de tamanho. Ele aumentaria, sim, a sua área de influencia.
    Náo é de agora que se supóe que os Buracos Negros poderia levar a outros universos.E agora com a Teoria das Cordas que teoriza a existencia de 11 dimensóes (10 e mais o tempo), náo seria possivel que a entrada no Buraco Negro levasse a um universo em outra dimensáo !! Daqui a 1000 anos saberemos, e se eu souber primeiro te informarei.

    Thumb up 1
  2. Deijacy Rego

    A existência do buraco negro é verificada através da interação gravitacional entre os objetos no centro da galaxia. Para obter imagens, utiliza-se comprimentos de onda diferentes do espectro visivel que sao capazes de passar a poeira, tal como infravermelho

    Abraços,

    Thumb up 4
  3. Olá senhores, os astronomos afimam que o nosso SOL já deu
    vinte volta em torno da nossa VIA LACTIA, e os memos
    afimam que a nossa via tem cinco braços, e que o nosso
    a onde moramos, o nosso sistema Solar está no braço de orion,
    emtão eu pergunto, como que o sol percorre esta orbita,
    e os cientistas, tambem afimam que no centro da estrela
    Sagitario, existem um grande Buraco Negro, pos se estamos no braço de Orion, e as imagem que temos da nossa VIA
    e da periferia, ou seja 28 anos luz, como retornar para
    o mesmo braço de orion se dodos os outro dende e afunilar
    para o centro da estrela Sagitario. Isto para mim está
    muito sem logica.Imagine uma elice de um ventilador,
    e que uma das pas seria o nosso braço de orion, e o centro da elice a Estrela Sagitario, então sem chace do nosso astro rei retornar para sua Base, ou melhor para uma das elice do ventilador.

    att Deijacy Rego
    xxviii al cvl

    Thumb up 4
    • Sem lógica está a tua pergunta.

      Thumb up 6
  4. marcos é evidente que os buracos negros não se expandem com o universo já que os planetas não estão expandindo o universo se expande mas os planetas não pelomenos não foi observado aumento do “diametro” terrestre agora deve ser interessante saber oque aconteceria se um buraco negro se chocasse com outro caso fosse possivel

    Thumb up 2
  5. ¨É claro que tudo não surgiu do acaso, cientistas tentam explicar o inesplicavel, sendo que as respostas que procuramos esta na escencia da criação ou da vida e assim se fez carne e abitou entre nós¨

    Thumb up 4
  6. Bom dia a todos !
    Excelentes comentários, com exceção de alguns, evidentemente.
    Pessoal, se o Universo está em expansão e ocorrem BN´s super massivos nos centros das galáxias, a tendência é, a meu ver, que os BN´s também se expandam, aumentando de tamanho cada vez mais e acelerando a destruição da galáxia hospedeira e das vizinhas também.
    Por favor, corrijam-me se estou errado no raciocínio, já que sou leigo no assunto.
    Abraços

    Ah sim, tem um outro Marcos aí que é maior cabeção mas não sou eu não hehehe

    Thumb up 0
  7. E ai alquimista tenho colocado meu foquete todo dia no buraco da sua nega, já que voc~e não comparece. Continue assim q a neguinha tá ficando loka

    Thumb up 0
  8. O perigo é que a confluência das forças que equilibram o universo conhecido podem ficar a merce da singularidade de vibrações que desencadeariam variações nas ondas vibratorias, que evetualmente poderiam fluir entre as branas dimensionais e alterar este cenário. Em outras palavras nós podemos estar fudidos se não usar nossos conhecimentos para atenuar o impacto destes fenômenos e todas as más transformações que realizamos ao longo do tempo !

    Thumb up 4
  9. Seria possível, um buraco negro aumentar engolir tudo em sua volta, engolir outras galaxias, outros buracos negros, engoliar o universo inteiro, até que BAMM, novo big bang?
    sabemos que o universo está em expansão, mas será que talvez ele um dia pare de expandir etc…
    Sabemos também que um dia toda energia vai acabar, assim um dia o universo será totalmente escuro novamente, bom, acho que tem muita coisa ainda que não está sendo levado em consideração, relacionado a big bang + buracos negros …

    Thumb up 4
  10. É Alquimista ainda bem que parece que vai demorar chegar aqui, pois vou continuar dividindo a garagem escura contigo….

    Thumb up 3
  11. idai se agente morrer por causa da galaxia a gente vai morrer de qualquer geito mesmo

    Thumb up 3
  12. 10, simples: Imagine a gravidade te puxando para todos os lados ao mesmo tempo. Não seria agradavel.

    Thumb up 2
  13. Voltando ao assunto. Eu queria saber como é morrer engolido por um buraco negro. Seria uma causa mortis bem peculiar.

    Thumb up 2
  14. OBS.: Esse sistema de comentário deveria ter pelo menos uma ‘lixeira’, para a eventualidade de enviar por acidente um comentário incompleto. Espero que a moderação elimine o meu comentário incompleto, como este também…

    Thumb up 1
  15. Fascinante! Mas são apenas teorias e especulações. Mais interessane é saber QUEM criou tudo isso. Pois, supor que tamanha aparente complexidade e maravilha tenha surgido do acaso ou então de um hipotético Big Bang também são outras teorias e especulações. E acreditar que ALGUÉM criou tudo isso, é a conclusão natural, qdo. nós mesmo perguntamos QUEM criou uma lâmpada, uma canteta ou um computador.

    Estou seguindo a HypeScience no Twitter, e o blog está listado no meu site, dentro da categoria ‘Blogs interessantes’:

    http://www.zadoque.com/cadernos/blogs-01.html

    Um abraço para todos… Zadoque,

    Thumb up 1
  16. Fascinante! Mas são apenas teorias e especulações. Mais interessane é saber QUEM criou tudo isso. Pois, supor que tamanha aparente complexidade e maravilha tenha surgido do acaso ou então de um hipotético Big Bang também são outras teorias e especulações. E acreditar que ALGUÉM criou tudo isso, é a conclusão natural, qdo. nós mesmo perguntamos QUEM

    Thumb up 2
  17. Embora muito superficial sobre o assunto, gostei do material publicado como um início de estudo sobre os BNs. É, certamente, um dos objetos de estudos mais cheio de interrogações.
    Como colaboração, gostaria de saber por que não estão aplicando o “ATENÇÃO”, com respeito aos comentários, existente ao fim da página. Afinal, não são só adultos que aproveitam estes espaço para aprender e existem alguns pouco dotados de sensatez que estão utilizando o espaço para escrever o que não deveriam.

    Thumb up 2
  18. “comentaristas” como o n° 3 deveriam ser impugnados, eles
    empestam o site, que em geral é bom e tem ótimos comen-
    tário. Se não tem o q

    Thumb up 2
  19. Esse e um problema pequeno quando penso no tempo que isso pode demorar pra acontecer!

    Se o buracos negros conseguem mesmo destruir suas galaxias hospedeiras, e se isso um dia ocorer na Via Lactea, e muito provavel que ja tenhamos destruido nosso planeta, entao nao fara diferença!!

    Mas que e interessante, isso e!
    Quanto mais ele “solta” sua “carga”, mais força de destruição tem! Assustador! pelo menos pra um leigo, como eu!!

    Thumb up 3
  20. Essa história de renovação é estranha. Para onde vai essa matéria, se recicla no o que? Em outro universo dentro de um buraco de minhocas, igual a teoria do russo da matéria anterior a essa?
    como não tem como saber o outro lado fica mais no achismo, mesmo que gostoso (criativo) de comentar.

    Preferia então que fosse discutido a ligação do buraco negro com a matéria escura e a força da gravidade sobre eles.

    PS. comentário do alquimista, no mínimo desnecessário.

    Thumb up 2
  21. Os Black holes ou buracos negros, são as grandes usinas RENOVADORAS do universo.
    Acredita-se que um dia (muito distante) poderão fundirem-se
    num só: MEGA HIPER BLACK HOLE e assim;
    RECICLAREM TODA a matéria e vida do universo!

    Thumb up 3
  22. Que bom que vai demorar… assim vou colocar por muito tempo o meu foguete no buraco negro da minha nega

    Thumb up 2
  23. Até onde eu sei, acho que tu não sabe mesmo…
    Alguém está errado, ou tu ou a matéria..
    Aposto em ti!

    Thumb up 1
  24. até onde eu sei, a radiação q o BN “irradia” faz justamento o contrario. ele da uma freada na absorção de matéria.

    Thumb up 1
  25. legal, pelo menos assim poderemos colonizar mais o espaço antes de que toda matéria vá por água a baixo, ou melhor, por buraco negro a dentro XD

    Thumb up 1
  26. Segundo Marcelo Gleiser, o cosmo é a regra da imperfeição e da assimetria.
    Buracos negos são as doenças do espaço cósmico que aniquila a matéria á sua volta como o cancer nos tecidos humanos.
    Já era de se esperar que assim fosse. Só não entende isso os seguidores da bíblia que ainda acreditam em Adão e Eva.

    Thumb up 2
  27. Salientando-se que há um buraco negro no centro da Via Láctea, com certeza existe grandes probabilidades de ela ser “sugada” para dentro de um buraco negro (um supermassivo, por exemplo).

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
estacaotratamentoesgoto
Um novo tipo de bactéria vai limpar nosso esgoto e fornecer energia

Como você acha que n...

Fechar