Buracos Negros podem matar a Galáxia onde “moram”

Publicado em 7.05.2010

Uma das questões que mais intrigam os astrônomos diz respeito ao Buraco Negro. Recentemente, pesquisas têm se aproximado da conclusão de que cada Galáxia possui o seu buraco negro, bem no centro, e ele varia de tamanho e peso em cada uma. Alguns buracos negros podem ter a massa bilhões de vezes maior do que a do Sol.

Uma pesquisa da Universidade de Nottingham, Inglaterra, descobriu o efeito devastador que ocorre quando o Buraco Negro libera energia em forma de radiação. Um buraco Negro seria capaz de engolir toda a matéria existente na Galáxia que o “hospeda”. Além disso, ele impossibilita a criação de uma nova galáxia naquele espaço.

Funciona da seguinte forma: quando um buraco negro absorve muita matéria em um curto espaço de tempo, libera uma grande carga de energia em forma de radiação. Essa energia potencializa o poder de atração do buraco negro. Assim, ele absorve tudo o que há de gás e poeira cósmica ao seu redor. Como poeira e gás são a base para a formação de novas estrelas, ele impede que a Galáxia se “recomponha”, ou seja, o Buraco Negro destroi de forma irreversível a sua própria Galáxia.

Mas não se desesperem! O estudo também mostra que, por sorte a Via Láctea (para quem não se lembra, é a nossa galáxia, a do sistema solar. Muito prazer, Via Láctea), tem um buraco negro anormalmente pequeno. Não seremos engolidos pelo nosso tão cedo. [MSNBC]

Autor: Rafael Alves

1. Marcos. A teoria corrente mais aceita atualmente diz que esse universo em que vivemos teve inicio com uma grande explosao, denominada de Big Bang. Apos isso ele continuou a se expandir até hoje. O fato dele estar em processo de expansáo náo significa que tudo está se expandindo, pois a forca de expansáo é menor que a forca de atracáo entre os objetos que estáo se expandindo. E um Buraco Negro náo se expande ataído por esse movimento, ao contrário, o BN seria fruto de um colapso da materia, ou uma contracáo.
    Mesmo que um Buraco Negro conseguisse engolir 200 galaxias ele náo aumentaria de tamanho. Ele aumentaria, sim, a sua área de influencia.
    Náo é de agora que se supóe que os Buracos Negros poderia levar a outros universos.E agora com a Teoria das Cordas que teoriza a existencia de 11 dimensóes (10 e mais o tempo), náo seria possivel que a entrada no Buraco Negro levasse a um universo em outra dimensáo !! Daqui a 1000 anos saberemos, e se eu souber primeiro te informarei.

2. Deijacy Rego

A existência do buraco negro é verificada através da interação gravitacional entre os objetos no centro da galaxia. Para obter imagens, utiliza-se comprimentos de onda diferentes do espectro visivel que sao capazes de passar a poeira, tal como infravermelho

Abraços,

3. Olá senhores, os astronomos afimam que o nosso SOL já deu
    vinte volta em torno da nossa VIA LACTIA, e os memos
    afimam que a nossa via tem cinco braços, e que o nosso
    a onde moramos, o nosso sistema Solar está no braço de orion,
    emtão eu pergunto, como que o sol percorre esta orbita,
    e os cientistas, tambem afimam que no centro da estrela
    Sagitario, existem um grande Buraco Negro, pos se estamos no braço de Orion, e as imagem que temos da nossa VIA
    e da periferia, ou seja 28 anos luz, como retornar para
    o mesmo braço de orion se dodos os outro dende e afunilar
    para o centro da estrela Sagitario. Isto para mim está
    muito sem logica.Imagine uma elice de um ventilador,
    e que uma das pas seria o nosso braço de orion, e o centro da elice a Estrela Sagitario, então sem chace do nosso astro rei retornar para sua Base, ou melhor para uma das elice do ventilador.

att Deijacy Rego
    xxviii al cvl

• Sem lógica está a tua pergunta.

4. marcos é evidente que os buracos negros não se expandem com o universo já que os planetas não estão expandindo o universo se expande mas os planetas não pelomenos não foi observado aumento do “diametro” terrestre agora deve ser interessante saber oque aconteceria se um buraco negro se chocasse com outro caso fosse possivel

5. ¨É claro que tudo não surgiu do acaso, cientistas tentam explicar o inesplicavel, sendo que as respostas que procuramos esta na escencia da criação ou da vida e assim se fez carne e abitou entre nós¨

6. Bom dia a todos !
    Excelentes comentários, com exceção de alguns, evidentemente.
    Pessoal, se o Universo está em expansão e ocorrem BN´s super massivos nos centros das galáxias, a tendência é, a meu ver, que os BN´s também se expandam, aumentando de tamanho cada vez mais e acelerando a destruição da galáxia hospedeira e das vizinhas também.
    Por favor, corrijam-me se estou errado no raciocínio, já que sou leigo no assunto.

Ah sim, tem um outro Marcos aí que é maior cabeção mas não sou eu não hehehe

7. E ai alquimista tenho colocado meu foquete todo dia no buraco da sua nega, já que voc~e não comparece. Continue assim q a neguinha tá ficando loka

8. O perigo é que a confluência das forças que equilibram o universo conhecido podem ficar a merce da singularidade de vibrações que desencadeariam variações nas ondas vibratorias, que evetualmente poderiam fluir entre as branas dimensionais e alterar este cenário. Em outras palavras nós podemos estar fudidos se não usar nossos conhecimentos para atenuar o impacto destes fenômenos e todas as más transformações que realizamos ao longo do tempo !

9. Seria possível, um buraco negro aumentar engolir tudo em sua volta, engolir outras galaxias, outros buracos negros, engoliar o universo inteiro, até que BAMM, novo big bang?
    sabemos que o universo está em expansão, mas será que talvez ele um dia pare de expandir etc…