Caça F-35B: A Marinha dos EUA tem Transformers da vida real

Publicado em 13.10.2008

Aqui está um impressionante e detalhado mostrando as habilidades de metamorfose em vôo do caça experimental F-35 Lightning II enquanto ele faz uma decolagem vertical. O vídeo foi colocado de maneira anônima no YouTube na semana passada.

A sofisticada máquina de guerra, que está na fase de testes, possivelmente não verá ação tão cedo, pois seus motores receberão lâminas para a turbina que ainda estão sendo projetadas.

Na realidade a aeronave aqui retratada trata-se do X-35. O vídeo foi feito dois anos atrás e trata-se do protótipo da empresa que ganhou a licitação, a Northrop Grumman. Hoje a nave chama-se F-35.

Um engenheiro que está trabalhando no projeto escreveu para o site Gizmodo falando que trabalhou no projeto e não sabe como o vídeo foi parar na internet, já que o nível de acesso para copiar o filme é consideravelmente alto. [Flight Global via Gizmodo]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

15 Comentários

  1. Na boa… só eu achei que isso parece Computação Gráfica… e das ruins ainda??? principalmente na decolagem!!! Sei que existe caças que decolam na vertical… mas esse do vídeo está muito estranho!!!

    Thumb up 1
    • Errou feio,pois ele e bem real positivo e operante.

      Thumb up 1
  2. Temos que combater os Illuminattes com este caças que o Brasil deveria comprar kkkkkkkkkkk se poder!;.

    Thumb up 4
  3. As autoridades competentes, empresários do setor de aviação e adjacentes; em 1973 houve um evento fantástico aqui em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS no CENTRO TÉCNICO AÉRO ESPACIAL uma feira Aérea Internacional, na qual aéronaves de grande destaque em seus países de origem estiveram presentes, pilotos acrobatas e suas equipes abrilhantaram o céu de SÃO JOSÉ, naquela época a cidade tinha pouca estrutura para receber os visitantes, contudo o evento aconteceu; hoje autoridades como o Presidente da República já esteve nos visitando por duas vezes,a hotelaria da cidade tem padrões internacinal, deixo a pergunta em aberto por que não trazer novamente um evento deste porte para a região
    Só de imaginar os Thunderbirds e a nossa esquadrilha da fumaça cortando os céus do vale já teria valido o esforço e empenho de todos que se dedicassem para tal acontecimento; sem mais, as autoridades,e profissionais de aeronáutica que possam interessar.

    Thumb up 0
  4. bicho, o caça e maneiro mais falar de transformer foi abusar demais, a nao ser que o caça faça mais do que isso porque se for so isso ta muito longe de transformer, muuuuiiiiiiito mesmo, ele so levantou umas “carenagens” la e pronto… mais nada… e esse tipo de decolagem, a vertical, ja e bem velhinha nos caças, tem ate naquele filme com arnold shu sei la o que, aquele true lies…

    Thumb up 4
    • o caça que decola na vertical é o phanton

      Thumb up 1
  5. Alguem aí ja jogo Battlefield 2 ??

    Existe aviões desse aí tb :D

    Mas até agora não consegui achar o transforme que ta no titulo (Talvez seja pra atrair pessoas para esse topico =D )
    Abraços

    Thumb up 4
  6. eu ví isso no Discovery Channel, é super legal mesmo, mas já faz tempo que criaram esse caça

    Thumb up 0
  7. Trabalhei muitos anos na Marinha do Brasil como técnico em aviônica e não ví muita surpresa neste avião que lembra muito o HARRIER que ví pousando no porta aviões “Minas Gerais”.É interessante mais não muito como novidade.

    Thumb up 0
  8. Muito interessante, apesar de impressionar até mesmo alguém com conhecimento de aviação militar o F-35 ainda não chega ao nivel no protótipo do S-47 Berkut(da Sukhoi, russo) que tem um leque de manobras virtualmente infinito e através de um spectro de plasma fica invisivel para os radares(mesmo sistema que está sendo instalado no Su-35 Super Flanker) ..

    Thumb up 1
  9. Parabéns pelo site!!! Quanto ao F-35 deve-se dizer que é considerado por muitos especalistas (leio alguma coisa sobre aviação de caça), que este será o ultimo caça tripulado, depois os EUA produzirão caças controlados a distancia em massa – atualmente existem caças assim mas em baixa escala.

    Outrossim ja vi um documentário no youtube sobre este caça decolando na vertical, e atingindo a velocidade do som e depois aterrisando normalmente. Creio que o documentário foi feito pela Discovery Channel.

    Outro detalhe é que este caça foi patrocinado por um conjunto de paises, alem dos EUa, como Turquia, Israel, e outros….

    Seria um caça interessante ao Brasil devido a sua capacidade de decolagem!!

    Forte Abraço a todos.

    Thumb up 0
  10. Eu discordo em parte no que diz respeito a chamar o avião de transformer, porque a única mudança relevante na estrutura da aeronave é o angulo do exaustor principal do motor e as pequenas comportas que se abrem no corpo do avião para a saída do ar (o que permite a/o decolagem/pouso vertical). Esse é um dos caças bombardeiro mais modernos em desenvolvimento ultimamente, lembrando que ele também é invisível aos radares.
    Mas por outro lado, não é o primeiro avião a executar esse tipo de manobra, pois um caça bombardeiro inglês chamado Harrier é anterior ao F-35 e também executa a proeza. No entanto não poderia ser chamado de transformer por que não muda muito a sua estrutura no processo!
    Em última ressalva, só aproximadamente 5 segs. do vídeo são vôo real do avião, a decolagem e o pouso são animações que provavelmente eram uma demonstração das habilidades da aeronave pela empresa.
    É possível perceber por causa da qualidade da imagem, pela textura na estrutura do avião e pela forma como foi feita a manobra. Eu conheço um pouco de aviões e já estudei sobre o F-35 e conheço uma decolagem real dele. Este é um vídeo real de pouso/decolagem da aeronave, é possível notar a diferença na forma de o avião manobrar:

    http://br.youtube.com/watch?v=XIsIzjVi7j4&NR=1

    Mas é lógico, a animação é bem mais legal!

    Até mais, abraço! O site continua dez….

    Thumb up 1
  11. Saudações
    Gostei de ver o vídeo apresentado, tem bons planos, bom áudio acredito que se trate de um vídeo feito em 3D e mais ilustrativo que documental.

    O que deixa-me com medo, imagina se o meu vizinho (Robert Mugabe) consegue comprar uma máquina de guerra com essa… Serão refugiados por todo lado.

    Thumb up 0

Envie um comentário