Caçada pelo Bóson de Higgs próxima do fim

Publicado em 8.09.2011

Uma das missões mais “obcecadas” do famoso LHC (Large Hadron Collider, o colisor subterrâneo de partículas que foi criado para redefinir vários conceitos da física), desde o início, é encontrar o Bóson de Higgs.

A partícula que explicaria, a grosso modo, porque todas as partículas subatômicas têm massa, ainda é apenas uma hipótese não comprovada. Mas os cientistas afirmam que a descoberta definitiva é apenas questão de (pouco) tempo.

Aparentemente, o LHC teve um salto de qualidade. O porta voz do projeto, Guido Tonelli, conta que a expectativa para a descoberta do Bóson era no final de 2012, mas o ótimo funcionamento da máquina antecipou a previsão para o final de dezembro desse ano. Tudo porque os procedimentos estão mais rápidos do que se imaginava.

Os cientistas devem alcançar o objetivo através de colisão de partículas, que cedo ou tarde, conforme eles esperam, isolarão o Bóson de Higgs e o tornarão detectável pelos sensores.

O mapeamento do túnel do LHC é feito por femtobarns inversos, uma unidade de medida especial para colisões de partículas. Ao todo, há 5 femtobarns onde o Bóson de Higgs pode ser localizado. Até o momento, 2.5 femtobarns já foram rastreados (o que equivale a 175 bilhões de colisões), e isso levou poucos meses para acontecer. O prazo esperado era de dois anos.

Os cientistas explicam, no entanto, que nada é garantido. A começar, não há 100% de certeza que o Bóson de Higgs realmente será detectado para comprovar a teoria que vem sendo construída. Além disso, os pesquisadores apontam para a possibilidade, ainda que pequena, de os 5 femtobarns não serem o suficiente para se mapear com precisão o Bóson de Higgs, o que iria requerer mais tempo e trabalho dos pesquisadores. As expectativas, contudo, são otimistas. [BBC]

1. este tal josivan e loco .acredito no trabalho dos cientistas ,estou satisfeito com os avanços ,que me garantem ja muito conforto ,e comunicaçao ,liberdade quando este saite aprovar a tal moderaçao ,bom trabalho para todos inventores ,cientistas etc… eu os adoro ok.

• Não entendi o que vc quiz dizer.

2. Venho com muita tristeza informar que devido ao mau funcionamento deste site, que já ha bastante tempo encontra-se muito lento, impossível de acessa-lo, fui obrigado a desistir de desfrutar das valiosas informações aqui prestada. Será que esta havendo um agente do inferno inserido dentro do mesmo, para que o público não tenha acesso a esta valiosa ferramenta de conhecimento?

3. Eles não estão caçando particulas, isso é só um pretexto para que eles possam se esconder no LHC lá eles estarão protegido da colisão do astro com o nosso planeta TERRA, se eles falarem a verdade não caberá todos no LHC. O LHC é protegido contra radiação e explosão, tanto por dentro quanto por fora.

• Caraca, truta, sério!?
      Acho que vou começar a construir um LHC pra mim também…

• Realmente. . . teoria muuuuito interessante, e verossímil!!! Os cientistas astrofísicos, em sua maioria, são manipulados pelos poderosos da política e da economia global. Ora, ingênuo quem acreditar que existe liberdade de pesquisa no meio científico em geral!

4. Será o fim da religião?… Creio que essa descoberta vai provocar um impacto mto enorme aos humanos que acreditam em forças divinas.

5. Acho que se os cientistas estão tão otimistas, eles já devem ter detectado a partícula… mas ainda estão realizando análises para confirmar e não sair divulgando a esmo, sem ter certeza – como a NASA – pra mídia…

Mas e agora?… qual seria a aplicação dessa descoberta para o mundo?
    Além do conhecimento, essa descoberta poderia trazer algum benefício prático?

• Invés de negativarem, queria que tivessem respostas aqui =/

• Preseme-se que o bóson de Higgs seja a particula primordial. Com certeza não foi encontrada, e nem poderia ser tão fácil! Informe-se sobre acelerador de particulas.

6. A ciência que estuda as partículas subatômicas é fascinante, ainda no ensino fundamental aprendemos que um átomo é formado por um núcleo com prótons e nêutrons eletricamente equilibrado com elétrons em sua volta. Algumas leituras depois aprendemos sobre os componentes dos prótons e nêutros, os quarks. Esse Bóson li sobre ele na primeira vez numa edição da revista superinterissante quando eu tinha 13 anos, primeiramente porque as páginas da reportagem éram bonitas, ilustradas passando a idéia de “méu”, representação de que os bósons são como uma imensa “massa viscosa que cerca todas as partículas” e são literalmente o freio do Universo, razão pela qual a matéria não sai por aí viajando na velocidade da luz. Não to aqui fazendo propaganda da revista, mas se querem uma dica de revista de divulgação científica com textos bem elaborados para leitores que não dominam assuntos técnicos mais avançados em algumas áreas, eu recomendo. Recomendo também essa reportagem aqui, que fala sobre os sete elementos físicos do universo, vale a pena conferir: http://super.abril.com.br/tecnologia/7-elementos-447509.shtml

7. É necessário que se descubra logo este boson de higgs. Estou torcendo para saber quão mistriosa é esta partícula. Ou será que não é partícula? Será que é apenas uma energia, como a matéria escura?

• A matéria escura é matéria e a energia escura é energia, não faz sentido dizer que é apenas energia como a matéria escura. No pouco que consigo entender, me parece que o Bóson de Higgs é, em teoria, um dos componentes da matéria escura.

• Vai ter que esperar ainda muito, Campos, para que UM bóson de Higgs seja identificado. E vai servir apenas para que sirva de parâmetro para futuras descobertas. Peque uma boa poltrona pra esperar…

8. Essa história do bóson do Higgs, só otimismo e cálculos para explicar porque existe massa. Simples: se e=m.c2, logo m=e/c2 (onde c2= velocidade da luz ao quadrado). Será que ainda ninguém conseguiu fazer uma massinha só, bem pequeninha, pra gente ver? e estão pondo a culpa nesse tal bóson desse tal de Higgs? E cadê os glúons? Estão vendo? Inventar nomes e números é fácil. Difícil é provar.

• É né, por precaução, que vc acha de auto-suicidar-se, vai que acaba né…

o/

• suicídio já é um ato “auto”…

• “Auto suicide-se a si mesmo” EltonPaes…

• ELTON PAIS >>>Auto- suicidar ? De onde você tirou essa !
      Essa acaba indo para as perolas da internet !

• hahahaha
      Não brinca que um suicídio já é um ato a si próprio, quem não consegue ver a piada tá com probleminha…

• A gramática já se autossuicidou-se a si mesmo pelo reflexo. Autossuicídio é com dois “ss” pelo novo acordo ortográfico que a maioria nem sabe que existe.

9. Tarde demais oh poderoso LHC, seu rival o Fermilab anunciou que até o final desse mês terá a resposta definitiva sobre o Bóson de Higgs… FATALITY!

10. Bom, eu lancei uma reportagem em meu site falando sobre o que é o bóson de Higgs e qual a importância dele para a física, quem se interessar pode visitar meu site, la tem varias noticias de ciências e ele é atualizado quase que diariamente.
    abraço a todos

• Rosseti,
      Eu vi o seu blog e o achei muito interessante… recomendo a todos que curtem ciência…..

11. Eu ainda acho que ainda vão descobrirem tantas outras partículas e até que a zorra total acabe ainda não encontrarão!

haha!

12. Estão caçando ele como se fosse o trunfo da física moderna o motivo do LHC existir… tomara que consigam senão muitos cientistas irão ficar frustrados.

• Pô, Glauco… torcendo pela integridade psicológica dos cientistas, é? Haha, essa é nova.

• Calma, este colega aí é gente boa, homônimo do nosso famoso ocultista satanista esotérico que de vez em quando aparece por aqui…

• Mas qual é o problema?

As teorias existem proviosoriamente, são válidas até prova em contrário, ele não ficarão frustrados, terão de criar novas hipóteses!

• Deep, o problema é que os físicos estão depositando todas as esperanças no Bóson de Higgs, é a única maneira das contas matemáticas fecharem dentro do modelo padrão de partículas.
      Se não encontrarem, ou pior, descobrirem que não existe, vão ter que começar muita coisa praticamente do zero…

13. “Mas os cientistas afirmam que a descoberta definitiva é apenas questão de (pouco) tempo.”

“Os cientistas explicam, no entanto, que nada é garantido. A começar, não há 100% de certeza que o Bóson de Higgs realmente será detectado para comprovar a teoria que vem sendo construída.”

rsrsrs senhores cientistas por favor decidam-se! :D

• A descoberta é se existe ou não ^^ a decisão só vira com experiementos.
      mas concerteza existe pois algo e necessário para que aja massa forças são necessárias, provavelmente vindo da nova particula a ser descoberta.

• @vicente:

Hey man! Sim eu entendi essa parte! Só achei estranho que primeiro eles afirmam que a “descoberta definitiva é apenas questão de (pouco) tempo”, mas adimitem que o experimento em si não é o suficiente para negar a teoria: sendo assim o experimento não pode ser “a descoberta definitiva” (confirmação/negação da teoria) como tanto dizem ser :D

Cara eu tambem acreito nisso sabe? Apesar do meu comentario debochado, acho que é so questão de tempo (!?!?) ate que tenhamos as respostas para essa pergunta… ou pelo menos uma teoria nova.

• Ué? Por que?

• Simplesmente tudo, ora!
      É atribuído a Deus, em seara espiritual, a criação de todas as coisas. E quem criou Deus? Alguém pergunta pra mim. Respondo: Pergunta pra ele! Não preciso saber disso para crer que Ele existe, ampara-me e cumprirá sua promessa de vida eterna pós morte.

• O que deus tem haver com isso ? o.O

• fanáticos… mal posso ver seus movimentos… rsrs

• WTF?! Se aceitássemos apenas essas afirmações “divinas” o mundo ainda seria medieval e a igreja ainda ditaria todas as regras “no sense” de outrora.
      Se você acredita em Deus, excelente, mas não justifique tudo que existe simplificando “porquê Deus quis assim”, seja um ser pensante e não um fantoche!

• Dileto Renan,
      A velha retórica da teoria da alienação religiosa por conta da inescrupulosidade de alguns religiosos…
      Ora, tão certo como a Igreja ter sido pedra de tropeço na idade média principalmente, é certo que pela Religião muitos pensadores evoluiram teorias científicas e alcançaram grandes prodígios (Ver trabalhos de Max Weber, Paschal, etc, etc).
      Ora, não debatamos sobre isso, porque, no máximo, teríamos um humilde empate.
      Mas…
      Quais são seus termos para ser um “Ser Pensante”? É acreditar na ciência como se fosse algo criado pelos homens? Não, não! Antes, o homem, segundo a bíblia (e com premissa lógica), NÃO É UM PRODUTOR OU CRIADOR, mais sim um produto da ciência (conhecimento) de Deus. OUTRA: “Ser Pensante” é rebelar-se como criatura, tornar-se um pesquisador fanático em busca de “provas” da inexistência de Deus, apenas para elevar o ego de si, como ser humano? Nao, não! Eu penso, logo existo, logo fui criado e, absurdamente, meu raciocício me diz que toda e qualquer criação surge por conta de um propósito de quem o criou! Incrível não é? E mais: “Ser pensante” é fazer da ciência ARMA POLÍTICA, pela qual são arregimentados inúmeros FUNDAMENTALISTAS(cientistas) que são fantoches nas mãos de muitos grandes laboratórios e líderes de grandes empresas, que por dinheiro e ambição de poder dão “ASAS” aos sonhos e até a alguns devaneios de cientistas teóricos que criam teorias para fomentar a Política de Consumo ou o Secularismo que tira das pessoas a esperança benigna do sobrenatural de Deus? Bom, se um “Ser Pensante” é isso, não quero pensar, prefiro ANALISAR, PERSCRUTAR, SONDAR a vontade e a expressão de Deus, pelos escritos por Ele inspirados e deixados, buscando, a despeito de muitos que dizem buscar e não buscam, vou buscar atingir essa vontade de Cristo para minha vida, pois há muita coerência em suas palavras, principalmente no que diz respeito às Suas promessas. Por fim, reavalie suas proposituras, pois “PENSAR” todos pensamos – e isso deveria ser óbvio em sua mente, porém, considerar e analisar fatos e sentimentos não é prerrogativa de cientista, mas de todo ser humano. Você é humano? Então reflita sobre o espiritual também, não seja bitolado apenas ao que você toca ou aquilo que lhe atinge, mas também ao que você pode sentir! Busque sentir Cristo, Espírito Vivificante em sua Vida, e você verá mais sentido para as coisas do universo, e principalmente, mais sentido para sua vida.

dolphin-extraterrestrial-life