O universo em um clique

Cães reconhecem os rostos dos donos

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 23.10.2010 as 22:26

Share

Você acreditava que cães reconheciam os donos através da voz? Ou do cheiro? Cientistas descobriram que eles podem, sim, reconhecer o rosto dos donos e que isso é muito importante no relacionamento entre o humano e o bichinho.

A pesquisa revelou que os cães tinham dificuldade em reconhecer os donos quando eles cobriam a face. Isso quer dizer que milhares de anos de domesticação tiveram um efeito bem significativo no comportamento dos cães.

Cientistas da Universidade de Pádua, na Espanha, analisaram cães enquanto seus donos e outra pessoa completamente estranha ficavam caminhando na mesma sala, medindo o tempo em que o cão olhava para cada um. Depois cada pessoa saía da sala através de uma porta diferente. Não só os cães olhavam mais para seus donos como também escolhiam esperar na porta pela qual “seu melhor amigo” saía.

Na segunda parte do estudo, os cientistas pediram que o dono e a outra pessoa cobrissem suas faces e repetissem o procedimento de caminhar pela sala e sair por portas diferentes. Dessa vez, o cachorro não mostrou preferência na hora de olhar para seu dono ou esperar em uma determinada porta, mostrando o quanto o reconhecimento facial é importante para ele.

Estudos já mostraram que lobos e cães do mato lêem a linguagem corporal de humanos e outros animais aos quais são expostos. Já os cães domesticados podem, muitas vezes, reconhecer a expressão facial de seus donos e de outros humanos.

No mesmo estudo, cientistas analisaram os efeitos da idade em cachorros. Cães mais velhos, com sete anos ou mais, se concentravam menos em seus donos e também tinham mais dificuldade de escolher a porta certa, o que sugere que, em termos de habilidades cognitivas relacionadas à idade, os cães tem os mesmos problemas que os humanos. [BBC]

Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

10 comentários

  1. miqueias charles /

    Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro…Comentário infeliz esse seu hein Raimundo???!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  2. Carlos Alberto /

    E qual é a novidade? Claro que o animal reconhece o dono, desde claro, que sua relação seja 0 mais próxima e afetiva possível. É pura estupidez, achar que, só porque o animal é tido como irracional, não tenha algum tipo bem apurado de inteligência e observação. Só perdendo talvez, pelo fato de não ter capacidade de falar. Tenho treze viralatas e reconheço o latido de cada uma deles.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  3. Jhons /

    hehe, uma vez eu cortei o cabelo e minha cadela ficou latindo como se eu fosse um estranho.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  4. Raimundo /

    com serteza que sim, vc ñ conhece a voz da tua mulher

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  5. Regina /

    Não vejo novidade nenhuma nisto. Meu gato por exemplo, reconhece até o meu penteado. Quando eu coloco uma toalha enrolada na cabeça ou uma peruca e óculos escuros, ele foge correndo pensando que é uma pessoa estranha.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  6. Genivaldo /

    O homem mal tem que aprender e muito com os cachorros!!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  7. claudemir da silva /

    é interesante a materia

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  8. Suely /07.10.2010 /

    ótimo comentário pois eu tive um cachorro que me entendia no olhar e eu a ele.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  9. interessante sobre os cães /

    eles reconhecem a face do dono

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  10. Daniel /

    Qual e a novidade?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 11

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.