Cães são mais inteligentes do que gatos?

Publicado em 21.06.2009

gato e cachorro

Um estudo feito na Universidade Christ Church, de Canterbury, Inglaterra, sugere que sim. Um experimento mostrou que gatos têm maior dificuldade em compreender eventos de causa e consequência, ao contrário de seus colegas caninos.

Em um teste feito com 15 gatos, cientistas colocaram um pedaço de peixe no fim de uma linha. Os gatos puxavam a linha e pegavam a recompensa com facilidade. Entretanto, quando os cientistas colocaram duas linhas paralelas – uma com comida e outra sem – na frente dos gatos, eles ficaram confusos. Ao contrário dos gatos, cachorros conseguiram resolver o problema.

Britta Osthaus, psicóloga da Universidade de Canterbury, afirma que a descoberta é surpreendente, pois gatos têm costume de usar as patas e garras para pegar objetos durante brincadeiras e a caça, e são considerados mais inteligentes que os cachorros. “Gatos não entendem a relação de causa e consequência entre os objetos”, afirma o estudo. Segundo Osthaus, os gatos se saíram muito pior no teste do que os cães, que ao menos, resolveram o problema com as linhas paralelas.

Outro teste utilizava duas linhas cruzadas, uma com comida e outra sem. Deste modo, um gato sempre fez a escolha errada, e os outros tiveram sucesso em algumas tentativas. “Não estou afirmando que gatos são burros, mas eles são diferentes”, afirma Osthaus. [LiveScience, Telegraph]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

14 Comentários

  1. Acho isso uma coisa absurda comparar 2 animais super diferentes…
    Acho uma desordem isso,devem parar com isso!Não estou criticando os cães mais isso é sem comparação.Mesma coisa que comparar uma pessoa com outra!Dificil julgar isso pq amo os 2

    Thumb up 3
    • esse argumento não possui logica alguma,a deixar de comparar porque são animais diferentes? por que?

      Thumb up 1
  2. Aprendizagem depende de imitação. O cão teve muito mais chance, desde tempos imemoriais, de aprender com sua matilha ou com seus
    donos humanos, o que fez com que usasse mais recursos da inteligência. Gosto de gatos, talvez por isto esteja bancando a advogada deles, né mesmo?

    Thumb up 2
  3. Cães e gatos tem origem diferentes , originalmente na natureza quando não era domesticado o gato era um animal solitário, casava sozinho não dependia de ninguém o cão pelo contrario era um ser que vivia em grupo e dependia do companheiro e obedecia o macho alfa da matilha.
    Atualmente o cão da família te vê como o chefe dele enquanto o gato te vê como um cara legal que lhe faz diversos favores, há casos em que o cachorro se vê como o macho alfa da família o que pode provocar muitos problemas para todos principalmente para o cachorro que acaba sendo abandonado.
    E natural que o cachorro seja um animal que consiga te entender melhor porque pela sua própria natureza ele tem que se comunicar e interagir com os outros membros da matilha para poder sobrevier. Apesar do gato não ter a mesma capacidade do cachorro para interagir ele ate que se sai muito bem, falar que um e mais inteligente que o outro e muito relativo e o mesmo que falar que um cara bom de matemática e mais inteligente do que outro que saca tudo de português.

    Thumb up 15
    • Alguém, seu argumento está de parabéns

      Thumb up 1
  4. gosto de todos os animais,mas caes realmente são bem mais ligados aos donos e seres humanos em geral,e são mais inteligentes,com muito mais capacidade de resolver problemas

    Thumb up 3
  5. Eu tinha uma cadela que gostava da minha gata, as duas semprem se davam bem, parece engraçado, mas minha cadela aprendeu enterrar suas fezes, nunca tinha visto, o q faz a convivencia, rs

    Thumb up 8
    • O cão de minha irmã também aprendeu a fazer isso!

      Thumb up 0
  6. Olá leitores! Crio gatos desde muito pequena e accho uma grande injustiça, muitas coisas q ouço falar sobre eles.Sempre são comparados aos cães, mas cada animail é único e possui suas próprias características. é igual a comparar uma pessoas a outra. Crio uma cachorra e uma gato, ambos são muito amigos. Amo todo e qualq animal. O q mais gosto tanto em gatos e cachorros é q possuiem sentiemntos puro, diferente do ser humano. MEU GATOS ME SEGUE PELA CASA, MINHA PRA ENTRAR NO MEU QUARTO DE MANHÃ CEDO, ATÉ QUANDO ESTOU NO BANHEIRO, ELE QUER FICAR PERTO DE MIM.Me recebe quando chego em casa. Ele não rouba comida, é carinhoso e companheiro.

    Thumb up 21
    • Sim!Concordo.Sempre são comparados aos cães, mas cada animal é único e possui suas próprias características.É igual a comparar uma pessoas a outra.
      Psé pena que isso sempre acontece!

      Thumb up 1
  7. é dificil dizer, até pq há muitas raças diferentes de cães, enquanto os gatos não variam tanto de uma raça para outra. mas eu sei q tem muito gato mais inteligente q cachorro e vice versa mas eu sei q os gatos já marcaram ponto um linguaguem, meus gatos praticamente falam, ele smiar de varios jeitos e cada um tem um significado: miau, mé méu, brrrmeeel, huuuum, miu miu, mééu obs: meu gato fica preocupado comigo quando tomo banho, fica miando feito loco, deve achar q eu tô sofrendo, toda molhada, tadinhooo….

    Thumb up 7
  8. Dificil julgar qual eh mais inteligente apenas por um teste de cordinha, ate pq inteligencia não é uma coisa só.
    Lendo em outro site, vi um teste de um objeto que passa por detrás de uma parede e sai do outro lado, neste o gato teve clara vantagem em acompanhar o objeto enquanto os cachorros ficavam perdidos olhando para onde o objeto desapareceu.

    Thumb up 13

Envie um comentário

Leia o post anterior:
babyglow-grande
Roupa high-tech para bebê muda de cor quando ele tem febre

A “Babyglow”, roupa ...

Fechar