Café pode causar câncer? Só se for muito quente, diz OMS

Por , em 16.06.2016

A Organização Mundial de Saúde (OMS) mudou suas recomendações quanto ao café. Antes, eles consideravam a bebida “possivelmente cancerígena”, mas agora dizem que, em temperatura “normal”, ela não oferece riscos. Pelo contrário, pode até ter alguns benefícios.

No entanto, se consumida muito quente – acima de 65 graus Celsius -, há um risco potencial de câncer de esôfago. Isso vale para qualquer líquido tomado muito quente, aliás, incluindo chá e mate. Um estudo com ratos indicou que até água muito quente pode aumentar as chances da doença.

Revisão

A Agência Internacional de Investigação do Câncer (IARC) da OMS afirmou, na sua mais recente revisão, que não encontrou “nenhuma evidência conclusiva para um efeito cancerígeno” de beber café. Foram analisados mais de 1.000 estudos em humanos e animais.

Ao mesmo tempo, no entanto, a IARC apontou outra evidência científica que sugere que beber qualquer coisa muito quente – a 65 graus Celsius ou mais -, incluindo água, café, chá e outras bebidas, provavelmente causa câncer de esôfago.

“Estudos em lugares como China, República Islâmica do Irã, Turquia e América do Sul, onde o chá ou mate é tradicionalmente bebido muito quente (a cerca de 70° C), descobriram que o risco de câncer esofágico aumentou com a temperatura em que a bebida era consumida”, comunicou o IARC.

A revisão da OMS levou em conta outros fatores de estilo de vida que poderiam ter influenciado os dados e o risco dos participantes para câncer de esôfago, tais como consumo de álcool e tabaco.

Este tipo de câncer é a oitava causa mais comum da doença no mundo, e uma das principais causas de morte por câncer, com cerca de 400.000 falecimentos registrados em 2012.

Mais informações

Mas não há razão para pânico. O porta-voz oficial da OMS em Genebra, Gregory Hartl, disse que a avaliação da organização sobre bebidas quentes foi baseada em evidências limitadas, e que mais pesquisas são necessárias.

É importante ser prudente, no entanto, e evitar consumir bebidas a temperaturas escaldantes.

Por outro lado…

As boas notícias são que a revisão de estudos também constatou que, a temperaturas “normais”, o café pode significar um menor risco de câncer de útero, fígado e mama.

Pesquisas também descobriram que o café tem fortes efeitos antioxidantes e outros possíveis benefícios de saúde.

O risco de bebidas muito quentes está provavelmente associado com a temperatura em si, e não com o conteúdo dos líquidos. Por exemplo, o mate é tipicamente consumido a partir de um recipiente fechado com um canudo de metal que leva a bebida diretamente para a garganta. “O único estudo que examinou mate frio não mostrou associação com câncer esofágico”, disse a IARC. [Reuters, MedicalXpress]

1 comentário

Deixe seu comentário!