O universo em um clique

Café pode diminuir o risco de diabetes em mulheres

Por em 20.01.2011 as 15:17

Segundo uma nova pesquisa, beber quatro xícaras de café por dia diminui o risco de uma mulher desenvolver diabetes tipo 2 em mais da metade.

Durante 10 anos, os pesquisadores analisaram o histórico médico e o hábito de beber café de 359 mulheres com diabetes e os compararam com os de 359 mulheres saudáveis.

Mulheres que bebiam quatro xícaras de café por dia eram 56% menos propensas a desenvolver diabetes tipo 2 do que as mulheres que não bebiam café. E quanto mais café as mulheres bebiam, mais o risco caía.

Os pesquisadores acreditam que o café aumenta a quantidade do hormônio sexual globulina (HSG) no sangue, e níveis mais elevados de HSG diminuem o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

As mesmas mulheres que beberam quatro xícaras de café por dia tinham níveis mais elevados de HSG no sangue. Os pesquisadores levaram em conta esses níveis, e descobriram que o efeito do café sobre os níveis do hormônio é que estava fazendo a diferença no risco de diabetes.

Mesmo assim, os pesquisadores dizem que um nexo de causalidade entre HSG, diabetes e café não é claro. Por exemplo, um estudo de 2004 mostrou que a cafeína é prejudicial às pessoas com diabetes tipo 2, porque impede a degradação da glicose.

Já outros estudos anteriores mostraram que algo no café parece ter um efeito protetor contra a doença. E o café tem muitos compostos. Em 2006, uma pesquisa com 28.812 mulheres descobriu que as que bebiam seis xícaras de café descafeínado por dia apresentaram um risco 22% menor de desenvolver diabetes tipo 2. Café com cafeína também parecia ter um efeito protetor, embora não tão forte. E um estudo de 2009 mostrou que cada xícara diária de café ou chá reduz o risco de desenvolver diabetes em 7%. [LiveScience]

Natasha Romanzoti tem 23 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

3 comentários

  1. E sobre o açúcar que vai em todo esse café recomendado?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  2. Lucas Gomes /

    O melhor a fazer é nao tomar nem muito e nem pouco café.
    Sempre modere na bebida.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
  3. Elizabeth /

    E os cientistas consideram 359 mulheres, dentre milhões de mulheres, um número suficiente para afirmar algo???

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6

Reponder

Leia o post anterior:
andromedaestrela
Foto espacial: as estrelas de Andrômeda

Andrômeda, essa bela galáxia também conhecida como M31, é uma galáxia espiral próxima a Via Láctea, com apenas 2,5 milhões de anos-luz de distância de nós

Fechar