Câmera gigante capta fotos com dois andares de altura

Publicado em 19.01.2012

Parece uma daquelas antigas câmeras sanfonadas como outra qualquer, em que o fotógrafo coloca o rosto por baixo de um pano preto na parte de trás e manda falar “xis”. Mas o equipamento construído pelo fotógrafo americano Dennis Mannarchy, para comemorar os duzentos anos da invenção da câmara escura, tem uma pequena diferença: a câmera tem mais de 11 metros de comprimento.

A gigantesca câmera foi batizada de “O Olho da América”. Cada negativo fotográfico desse aparato mede 2 metros por 1,5 metros, e a máquina é tão grande que precisa ser transportada em uma carreta de caminhão. Como as fotos tiradas serão ampliadas para o tamanho equivalente ao de dois andares de um prédio, a definição de imagem é mil vezes superior a uma câmera digital comum. O negativo é tão grande justamente para que isso seja possível.

A novidade faz parte de um projeto chamado “Retrato Americano”, no qual o criador da câmera percorrerá mais de 30 mil quilômetros pelos EUA, fotografando benfeitores da sociedade. [Gizmodo]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Isto não é novidade, aqui no Brasil, mais exatamente em São Paulo (Lastri), tinhamos uma câmera com muito mais de 10 metros para gigantografia, ou seja para confeccionar negativos para out-door. Isto a 30 anos atrás. E gerando os negativos para quadricomia. Na realidade, antes da invenção das lentes se usava um expediente com o mesmo princípio, chamada de Câmera Escura, que projetava a imagem sobre uma tela onde o pintor elaborava seu esboço. Muitos quadros famosos foram pintados com este princípio, supeita-se que Leonardo DaVinci foi um destes.

    Thumb up 19
    • Aonde existe museu da fotografia, no Brasil, e que possa ter um tipo de equipamento desses? São Paulo tem? Achei interessante a informação sobre o uso por pintores.

      Thumb up 1
  2. A fotografia em filme é patrimônio cultural da humanidade, indiscutível que seja a tecnologia que mais se parece com magia!

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
einstein-ring-false-color
Galáxia minúscula e invisível deve ser feita totalmente de matéria escura

Os astrônomos descob...

Fechar