Câncer ligado ao HPV contraído no sexo oral atinge principalmente homens

Publicado em 6.10.2011

O enorme aumento no número de casos de cânceres de cabeça e pescoço ligados ao HPV ao longo de duas décadas está mostrando o risco dessa infecção sexualmente contraída por um novo grupo: os homens.

Uma nova pesquisa mostra que entre 1988 e 2004, o câncer de cabeça, pescoço e garganta relacionados ao HPV aumentaram em 225%, um índice alarmante.

Dentro da próxima década a incidência desses cânceres – quase sempre contraídos como resultado de sexo oral – irá superar o câncer do colo do útero, e a maior parte dos casos será em homens. Mesmo assim, o HPV é muitas vezes deixado de lado nas discussões públicas – assim como a vacina que pode o prevenir.

Quando a vacina contra o HPV entra em pauta, normalmente ela é focada em jovens mulheres e no câncer cervical. Mas o HPV também causa câncer orofaríngeo e anal, fato poucas vezes divulgado pelas organizações médicas, governos e acadêmicos, que preferem não entrar em qualquer debate sobre práticas sexuais.

O fato é que também deveria haver campanhas para vacinação em homens. Os diagnósticos de câncer de cabeça e pescoço decorrentes de exposição sexual têm aparecido em pessoas cada vez mais jovens – até recentemente ele só atingia pessoas na faixa dos 60 anos associado ao fumo e bebida.

Estatísticas dos EUA mostraram que cerca de 90% dos homens e mulheres entrevistados praticaram sexo oral com um parceiro do sexo oposto. 36% de mulheres e 44% dos homens fizeram sexo anal. Estatísticas como essa, aliadas as conclusões do novo estudo sobre as taxas de câncer de cabeça e pescoço, mostram que uma recomendação mais ampla de vacina contra o HPV é urgente. [MSN]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Tudo tem um preço!Quem sai fora do contexto , está disposto a paga-lo. Quem poe a boca em certos lugares contaminados e sujos são os animais.Cada orgão do corpo tem sua função para aqual Deus criou e determinou, quem faz algo fora dos planos Dele é por sua conta e risco.

    Thumb up 12
  2. Será q a maioria deles são gays? Faria sentido, não faria?
    Não digo que 100% seja, mas que a probabilidade seria bem grande.

    Thumb up 2
    • não diga tolices…
      não confunda..tanto as mulheres quanto os homens têm lugares sujos…
      Não são só os gays a fazerem sexo anal…existem muitas mulheres a fazê-lo.

      alias te digo eu sou gay e não faço sexo anal…simplesmente não vejo muita piada.

      Agora os homens irão ser os mais afectados dada a despreocupação e a falta de vacinação para os mesmos.

      Thumb up 4
  3. É, a coisa tá feia… O medo é tanto que para não ficar doente já tem gente fazendo chupisco na pombinha com canudinho…

    Thumb up 11
  4. É, a coisa tá feia… O medo é tanto que pra não ficar doente já tem gente chupando x0x0t@ de canudinho…

    Thumb up 5
  5. Nunca vi um ( cão ) com cancro na cabeça e pescoço e no entanto …, …
    É por serem irracionais? Não sabem o que é cancro ou não sabem o que fazem?
    O HPV e suas percentagens faz-me lembrar as bolsas de valores… O assunto é serio e deve ser discotido com a OMS- Sexo Oral Mata!!

    Thumb up 4
  6. Quando tanto descaso irá acabar? É preciso exitir várias linhas de combate ao problema. A prevenção com a vacina, a detecção com os exames, a terapia com os tratamentos…Não se pode fingir que as mais variadas práticas sexuais acontecem, porque elas acontecem, e muito!

    Thumb up 12

Envie um comentário

Leia o post anterior:
lacotte
Caverna dá novas pistas sobre a saga dos Neandertais

O início da história...

Fechar