Capa da invisibilidade funcionando

Publicado em 4.05.2009

capa invisibilidade

Se você sempre invejou a Capa de Invisibilidade do Harry Potter, preste atenção: cientistas conseguiram fazer alguns objetos ficarem invisíveis quando expostos à luzes praticamente infravermelhas.

Ao contrário de tentativas anteriores, essa nova ‘capa’ não contém metal em sua composição – o que faz com que seja mais leve e que sua cobertura seja mais praticável. Cientistas já acreditam que essa abordagem possa ser evoluída, para que seja desenvolvida uma capa da invisibilidade que funcione sob luz normal.

A capa foi desenvolvida com base em uma teoria criada em 2008, por John Pendry. Xiang Zhang, professor de engenharia mecânica da Universidade de Berkeley, explica :“essencialmente estamos transformando uma linha reta em uma linha curva ao redor da capa, então você não percebe mudança nenhuma no padrão”.

Essa não é a primeira vez que uma ‘capa da invisibilidade’ foi desenvolvida, mas projetos anteriores usavam metais enquanto a capa atual usa materiais dielétricos, que absorvem bem menos luz.

“Metais fazem com que haja muita perda de luz, então ficamos com um ponto escuro no lugar do objeto que estamos tentando deixar invisível” declara Zhang. Então, usar um material baseado em silicone é um grande passo, já que ele absorve bem pouca luz.

O design da capa faz com que a distorção produzida pelo objeto que está escondido seja cancelada, como água ao redor de uma pedra, fazendo com que a superfície em que ele está parece lisa. [BBC]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sms-dirigindo-g
Vídeo: Motorista de ôninibus enviando SMS e batendo

Este motorista de ôn...

Fechar