Caracol raro que não era visto em mais de 100 anos é redescoberto

Por , em 26.09.2011

Uma população isolada de um caracolraro, registrado pela última vez em Fife, Escócia, 110 anos atrás, foi redescoberta.

O avistamento do caracol (Cochlodina laminata) foi recebido pelo Centro de Registros Naturais de Fife, depois de um relatório de um membro do público.

O caracol, que tem uma concha em forma de saca-rolhas distintiva, tinha sido registrado pela última vez em West Fife, perto de Oakley, em 1901.

A nova descoberta deve ser a única população conhecida em Fife. O caracol entrançado é encontrado em florestas e escoriações em algas e líquens. Ele pode ser reconhecido pelo seu casco espiral, que gira em torno de 11 vezes.

Quem quiser ver o caracol por si mesmo, deve verificar troncos de árvores, embora o bicho de apenas 15 a 18 milímetros tenha uma casca vermelho-marrom escura bem camuflada, o que complica seu avistamento.

“Ter um registro confirmado de uma população em Fife pela primeira vez em mais de 100 anos é muito emocionante”, comentou Alexa Tweedle.

O caracol é tão raro na Escócia que foi colocado na lista de biodiversidade escocesa de plantas e animais de principal importância para a preservação.[BBC]

5 comentários

  • Troll:

    Não pescar!

  • dieux:

    ehehehehehehehe!!!!!!! raro mazé no furo!!!!!!
    foi no ano ha dois meses atraz que eu fui tomar banho no rio e vi u embrulho desses caracoizinhos!!!!!!
    o sie é bom mas voces as vezes gostam de assunto pa!!!!!!!!!!!

  • wellington goncalves:

    Só se for raro na Escocia…
    Em minhas pescarias por aí, estou cansado de encontrá-los.
    E até às vezes uso como isca.
    Se não for o mesmo é parente proximo.

    • Gyver:

      Também tenho cá essas roscas no meu quintal a comerem as alfaces. Quase de certeza que são primos desse na foto.

  • Marco Ribeiro:

    curioso este pequeno molusco, pois num primeiro momento ahcei ser o mesmo que surgiu repentinamente em minha casa. Faz um ano mais ou menos que eles literalmente tomaram conta de meu jardim. Medem em torno de uns 2cm (adultos) e sua pele tem uma cor preta acinzentada. Quem souber qual espécie, por favor me avise, pois é muito parecido com este aí da foto.

Deixe seu comentário!