10 estranhas causas de dor de cabeça

Publicado em 3.04.2013

Ninguém sabe exatamente quais as causas das enxaquecas conhecidas como migrâneas. Quando começa uma enxaqueca, não há muito a se fazer, além de se recolher em um quarto escuro e aguardar a dor passar. Apesar da causa ser desconhecida, não há falta de fatores que as disparam, de vinho tinto a sexo, passando por relâmpagos.

Confira 10 surpreendentes causas de dor de cabeça:

10. Células cerebrais sensitivas

 causas de dor de cabeça 10

Embora ninguém saiba o que acontece realmente durante uma enxaqueca, uma teoria sustenta que suas vítimas são mais sensíveis que as outras pessoas, conforme conta Frederick Freitag, diretor da clínica de enxaquecas no Centro Médico da Universidade Baylor, no Texas (EUA).

Quando as pessoas têm uma migrânea, células cerebrais superexcitáveis disparam uma onda elétrica que se espalha pelo cérebro. Esta onda causa a liberação de prostaglandinas e serotonina e vasos sanguíneos dilatados – tudo o que pode causar uma dor de cabeça de matar.

9. Padrões irregulares

causas de dor de cabeça 9

Muitas das pessoas que sofrem de enxaquecas conseguem identificar fatores que disparam as mesmas, como vinho tinto ou fome. Mas isso é complicado, porque sua frequência é muito variável, e ela pode ser causada por múltiplos fatores interagindo juntos.

Assim, embora pareça que aquela enxaqueca latejante veio do Merlot servido na janta, também é possível que outros fatores tenham participação no fenômeno.

8. Hormônios na cabeça

causas de dor de cabeça

A maioria dos que sofrem de enxaqueca são mulheres, e não é por acaso, já que mudanças hormonais podem ser causadoras das enxaquecas.

Um estudo publicado em 2012 no “Journal of Headache and Pain” descobriu que metade das mulheres que sofreram com migrâneas também sofriam de cólicas menstruais.

Mas se os hormônios podem ser a causa, também podem ser a cura. Outro estudo apontou que a oxitocina, o hormônio do amor, pode reduzir a frequência das enxaquecas.

7. Luzes brilhantes

causas de dor de cabeça

Cerca de 85% dos pacientes de enxaquecas dizem ser extremamente sensíveis a luzes brilhantes ou piscantes durante seus ataques. Entretanto, um estudo recente descobriu que a luz não era um causador tão forte quanto suspeitava-se.

Quando pacientes submetidos a luzes piscantes tiveram um pequeno aumento na frequência das enxaquecas, mas não o suficiente para provar que as luzes a disparam.

6. Relâmpagos na cabeça

causas de dor de cabeça

Outro tipo de luz piscante parece disparar enxaquecas – os relâmpagos de uma tempestade elétrica. Um estudo publicado no periódico Cephalagia em 2012 descobriu que os pacientes tinham 28% mais propensão a sofrer migrâneas em dias que tempestades arrebentavam perto de suas casas.

Não se sabe bem como é que os relâmpagos causariam as enxaquecas, mas uma possibilidade é que as mudanças nas cargas atmosféricas poderiam alterar as ondas elétricas do cérebro.

5. Perfumes dolorosos

causas de dor de cabeça

O Chanel nº5 pode ter um aroma sexy para alguns, mas para quem sofre de migrâneas, é uma garantia de um dia no quarto, com dores.

Um estudo feito em 2011, também publicado na Cephalalgia, descobriu que muitos pacientes apontam perfumes e outros odores fortes como mecanismos que iniciam as cefaleias.

4. Fome

causas de dor de cabeça

Pode parecer que não comer aquele pretzel seja uma boa ideia, mas para muita gente que sofre de enxaqueca, a fome pode causar as dores de cabeça.

Um estudo publicado em 2005 no Cephalalgia descobriu que a fome estava ligada frequentemente com as migrâneas, principalmente as migrâneas com aura, ou luzes piscantes. Curiosamente, as dores de cabeça que a maioria das pessoas tem de vez em quando não são causadas pela fome.

3. Vinho e queijo

causas de dor de cabeça

Um jantar romântico com vinho, chocolate e queijo pode ser um campo minado para quem sofre de enxaquecas. Muitos pacientes relatam que certas comidas disparam as dores.

Apesar de serem causas comuns, os especialistas ainda não descobriram quais os elementos químicos na comida podem ser responsáveis por iniciar a dor de cabeça, de acordo com um estudo publicado no periódico Neurological Sciences, em 2012.

2. Pressão atmosférica estranha

causas de dor de cabeça

Os relâmpagos não são os únicos fenômenos atmosféricos capazes de causar uma enxaqueca. Estudos já mostraram que mudanças rápidas na pressão barométrica podem mudar a concentração de cargas no ar e causar uma inundação de serotonina no cérebro. A liberação de serotonina pode causar dor de cabeça.

1. Estresse

causas de dor de cabeça

Entre os fatores citados com mais frequência, o simples fato de estar estressado pode começar os flashes de luz e dores de cabeça de uma migrânea, segundo vários estudos.

Em uma pesquisa publicada em 2012 no Journal of Health Psychology, o estresse foi listado como a causa mais comum para as dores da migrânea. [Livescience]

Autor: Cesar Grossmann

Sou formado em Engenharia Elétrica, mas trabalho no setor público, gosto de xadrez e fotografia.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. …até que ponto o sexo (pela carência ou pelo excesso) ou, ainda, a simples atividade sexual pode causar migrâneas (cefaléias)?

    Parce que houve algum problema técnico aí, hein?

    Thumb up 3
  2. Ufa, SENSACIONAL! Ha tempo venho pesquisando o motivo de minha enxaqueca e, finalmente, encontrei. Acredito ser a causa número 2 (já que relâmpagos não me causa dor de cabeça, mas sim a mudança climática). Sempre que o clima muda “radicalmente”, me ataca a maldita enxaqueca (acompanhado de enjôos). Já fiz eletroencefalograma e demais exames que, nada acusaram. Tomo remédio próprio pra enxaqueca nesses dias. Gostaria muuuuuuuuuuuuuuito de saber mais detalhes sobre isso e também se existe cura ou algum tratamento. Please.

    Thumb up 4
  3. Legal a reportagem mas acho que estresse e pressão são mais que óbvios, por isso não seriam “estranhas causas”.
    O que me da dor de cabeça é dormir de dia ou dormir até mais tarde no fim de semana, estranho… eu sei :). Meu cérebro acostumou a acordar cedo, eu acho que é isso. Não se seria uma causa comum a mais pessoas, muitas vezes é características do organismo mesmo, dos hábitos e da época, tanto profissional quanto pessoal.

    Thumb up 26

Envie um comentário