Celular detecta HIV, malária e outras doenças

Por , em 21.12.2008

Cientistas já haviam modificado celulares para detectarem tumores, mas agora alguns pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles, nos EUA, fizera alterações no estilo MacGuyver em um Sony-Ericsson comum para transformá-lo em um analisador de sangue portátil que pode detectar doenças a um custo extremamente baixo.

O equipamento poderá salvar muitas vidas em áreas pobres que não podem pagar por equipamentos caros.

Hoje a análise sanguínea necessita de equipamentos grandes de centenas de milhares de dólares ou técnicos especializados para fazer a análise manualmente. As duas coisas não estão disponíveis em muitas áreas da África onde há grande incidência de AIDS e malária, ou mesmo no Brasil onde há epidemia de dengue, por exemplo.

Os pesquisadores criaram um software que analisa amostras de sangue com o uso de câmeras de celulares baratos e comuns e uma fonte de luz filtrada. A chave do programa é a análise de centenas de células de uma só vez, dando o resultado em questão de minutos. Além de fazer diagnósticos de doenças sérias o aparelho possivelmente fará hemogramas que detectam como anemia, infecções, leucemia, etc.

A foto acima é de um celular Sony-Ericsson modificado para este tipo de uso. A saliência acima é a fonte de luz que usa um LED com um filtro plástico. [Wired]

3 comentários

  • Ivo:

    Esta é uma das grandes novidades da Sony Ercson, espero que sempre melhor os seus serviços para servir a população desfavorecida.
    Como adquiri-lo? qual é o preço?

  • Thiago Alexandre:

    Nossa !! essa vou mandar o link pra comunidade da sony ericsson que modero..

    ja tive esse celular, é um W810, um dos melhores players da série walkman a uns anos atraz… ate hj se mantem superior a muitos modelos por ai que sai.. a camera é perfeita com auto-foco.. deve ser por isto que utilizaram ele como teste…
    deveriam vender o filtro e o software, ai mt fariam auto-testes com seus proprios celulares.

  • Cesar:

    O tricorder universal está cada vez mais perto do usuário comum…

Deixe seu comentário!