Cérebro também entra no modo “proteção de tela”

Por , em 7.02.2009

Estudos mostram que o cérebro humano permanece ativo, mesmo enquanto descansamos ou dormimos. No entanto, é um tipo diferente de atividade, e os cientistas ainda não a compreendiam.

Uma nova pesquisa, no entanto, promete iluminar esse campo, ainda obscuro, da neurociência. De acordo com as descobertas, seja descansando de olhos fechados ou dormindo, a atividade elétrica no cérebro continua, no entanto, de uma forma bem mais lenta. Quando estamos acordados o órgão fica bem mais ativo e envia mais estímulos elétricos.

As “oscilações no período de descanso” tendem a ser mais pronunciadas quando estamos em descanso profundo, em um estágio mais avançado do sono.

Segundo os cientistas, essas ondas de eletricidade mais lentas podem ser comparadas ao modo “proteção de tela” do computador.

Mesmo que as atividades cerebrais descobertas ainda continuem, em grande parte, sendo um mistério, os pesquisadores já fazem algumas suposições sobre o fato. Por exemplo, a idéia de que os neurônios precisam ficar em atividade constante, sempre pensando, para existirem, para funcionarem. Um pensamento relativamente cartesiano: penso, logo existo.

Outra idéia é a de que o cérebro precisa ficar funcionando lentamente para que, quando a pessoa precise “acordar” e o órgão recebe estímulos mais fortes, ele volte a funcionar mais rapidamente, sem “aquecimento”. Sem precisar “reiniciar” novamente ele oferece uma resposta imediata. [Science Daily, Live Science]

3 comentários

  • Célia Cabrino:

    Como tantos outros carros o meu ficou na enchente de ontem.
    Alguém sabe se podemos restituir o IPVA pago nesse caso?

  • André:

    Thiago, passe os links sobre os tais vídeos…

    Isso me parece tão antigo… faz tempo que ouço falar desses estados de menor atividade cerebral durante o sono… Não tinham até vários estágios, tipo Alfa, Beta…?

  • Thiago:

    Otima materia

    Quero sugerir uma, sobre meditacao !!!

    Tem alguns videos no youtube falando sobre isso, um deles cientistas examinam as atividades cerebrais de um monge em meditacao e incentivam a pratica da mesma. Espero ser util;;; fico no aguardo

Deixe seu comentário!