Chimpanzés usam ferramenta para iniciar relações sexuais

Publicado em 6.05.2010

Não é novidade que nossos colegas primatas são capazes de usar ferramentas, como nós, para conseguir comida e realizar outras pequenas tarefas. Mas os chimpanzés, segundo a tese de um primatologista, têm desenvolvido uma ferramenta para um novo uso: atração sexual.

A coisa é menos complexa do que se imagina. Basicamente, os chimpanzés machos aprenderam a chamar a atenção de suas companheiras através do som. Para isso, se utilizam de folhas caídas das árvores. Quando a fêmea se aproxima, o chimpanzé senta-se no chão com as pernas abertas, de modo que ela possa ver sua ereção. Para atraí-la, ele passa a rasgar folhas fazendo barulho, e deixando os pedaços caírem à sua frente. Se estiver interessada, a fêmea se aproxima.

Segundo a comparação do autor do artigo, é como se um homem atraísse as mulheres deixando o som do carro no volume máximo: em ambos os casos, é a atração sonora que importa, para isso serve a ferramenta.

Então, será que agora nada nos separa de nossos colegas de Ordem? Bem, a diferença que ainda resta entre humanos e macacos, de acordo com a tese, é o marketing da coisa. Enquanto os chimpanzés limitam-se a rasgar folhas, o ser humano enxergou, nesse “instinto”, uma oportunidade comercial. Dessa forma, existe uma série de itens de consumo e locais próprios para venda de “ferramentas sexuais”.

Como cita o artigo: “Talvez não sejamos mais a única espécie que produz ferramentas. Mas nenhuma outra possui nosso senso de marketing. Ainda reinamos, absolutos, como a única espécie que vende ferramentas”. [The New York Times]

Rafael Alves

1. Pow animal, colega de ordem, não ontem U.U’
    Estupido, sem conhecimento.
    Silva / 7.05.2010

2. huauhauhauhauahuahuahuhuaaaa ! colega “de ontem” não é mole não !!!
    pagô o maó MICÃO, hem Silva ??? !!!
    (hummmm…esse Silva deve ser da selva…)

3. Mas que injustiça, comparar nos vilões humanos com os macacos.
    Silva, os humanos em todo história, tiveram mais ações irracionais que os macacos. Basta estudar história.
    A raça humana é o sucesso em cima da sua própria degradação, guerras e guerras. E deve ser – disparadamente – a espécie mais vaidosa e hipócrita.
    Que custa descascar um bananinha? [Risos]

4. colega de ordem significa que são da mesma ordem. ordem é uma escala biológica de semelhanças genéticas entre animais. a mais próxima são as espécies e subespécies, e as mais distantes são os reinos.
    Silva, voce é um colega de ordem sim dos chimpanzés.
    César, seres humanos não são macacos ¬¬

5. Macaco de ferrari pra pegar as minas (macacas) de pista….. estamos presenciando a evolução, meus amigos primatas…….

6. Silva, tão orgulhoso de não ser macaco, mas tão macaco…

Você pode reclamar, sapatear, gritar, xingar, cuspir e socar, mas continua sendo macaco. Como todos nós.

O homem é também o único macaco que nega ser um macaco…

7. Bem… se você quer se comparar com um macaco, o problema é seu. Eu é que não sou “colega de ontem” de macaco, mas se você é… não posso fazer nada.