China: a ovelha mais cara do mundo custa mais do que 4 milhões de reais

Publicado em 10.10.2011

Todo esse boom econômico da China está a tornando mais estranha a cada dia que passa. Para começar, os ricos do país estão pagando milhões de dólares por ovinos.

Por ovelhas da raça Dolan, para ser exato. Uma raça rara que, de acordo com seus criadores, tem muitas características especiais que a tornam o item mais recente de colecionador para os empresários milionários da China.

Elas têm um nariz curvo característico, longas orelhas caídas e caudas gêmeas, mas o que realmente as torna especiais é que existem apenas cerca de 1.000 delas no mundo.

As Dolan foram originalmente criadas a partir de ovelhas em Kashgar, no noroeste da China, onde crescem mais rapidamente e rendem mais carne.

Desde então, a raça se tornou puramente ornamental. Ela atinge a maturidade e pesa mais de 90 quilos em apenas seis meses, mas ninguém está pensando em sacrificá-las por comida.

De acordo com criadores de ovelhas Dolan, os chineses ricos vêm em limousines de luxo, pagam quantias ridículas de dinheiro para animais de pedigree, as colocam no banco de trás e vão embora.

A maioria deles são uigures muçulmanos, que fizeram fortunas no negócio de ovelhas e agora estão interessados em ter uma Dolan como animal de estimação.

O preço é definido de acordo com as características de cada ovelha. “Quanto mais escuro o pelo, melhor. Quanto maior os ouvidos, melhor. Quanto mais curvo o rosto, melhor, como o bico de uma águia. As melhores têm um corpo escuro e uma cauda branca”, diz Liu, um criador de ovelhas de Aksu.

A raça é tão cara que os criadores muitas vezes fazem parcerias para poder comprar um único exemplar e depois dividir o custo da reprodução. A dose de sêmen da melhor ovelha Dolan pode custar até 300 mil yuans (cerca de 88 mil reais).

A ovelha Dolan mais cara do mundo é um macho de seis anos de idade, pertencente a Abdul Majid Reyim, um reprodutor em Kashgar. Ele afirma que recebeu uma oferta de 14 milhões de yuans (4,17 milhões de reais) por ela, mas recusou.

Considerando que ele é o avô de todas as ovelhas mais valorizadas da área pelas quais as pessoas estão pagando-lhe montantes ultrajantes, ele provavelmente está certo em não vender.

De acordo com Liu, o preço das ovelhas Dolan tem subido nos últimos anos; ele mesmo comprou duas em 2009 por 25 mil yuan (7 mil reais), e no ano seguinte o preço já estava no valor de 250 mil yuan (73 mil reais).[OddityCentral]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. Pqp, com tanta gente necessitando MESMO de dinheiro para sobreviver, e tem gente que gasta com uma ovelha ._.

    Thumb up 0
  2. é este é o avanço do capitalismo…e em todo lugar onde o capitalismo se fixa é assim.

    O preço vai as alturas devido a ganância. Basta ver aqui no Brasil alguns endinheirados comprar cavalos e bois por alguns milhões.

    Então não me assusto pela noticia da ovelha.

    Thumb up 2
  3. Pois é. A “chinesada” tá botando pra quebrar é com o dinheiro dos trouxas, brasileiros nesse meio. Afinal, não compramos tudo que é produto chinês? Enfiam um “monte” de bujigangas munddo afora e depois não sabem o que fazer com dinheiro.Bem feito para os trouxas.

    Thumb up 4
  4. Depois reclaman da falta de cultura brasileira, nunca vi brasileiro andar com chaveiro vivo por ai, é pelo menos nosso povo tem noção

    Thumb up 1
    • não é bem assim, noção é uma coisa que infelizmente também nos falta bastante.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
camel-racing-robot-jockeys2-550x412
Correr pra valer: robôs jóqueis competem em camelos

Graças ao tráfico de...

Fechar