China usa novo método para “produzir” água mais saudável

Por , em 10.01.2011

Cientistas chineses que buscavam produzir água mais saudável e em maiores quantidades criaram um método revolucionário que muda a composição química do líquido. Basicamente, eles produzem água mais leve.

A água normal possui pequenas quantidades da molécula D2O, deutério e oxigênio. O deutério, também chamado de hidrogênio pesado, é um isótopo de hidrogênio, que contém um próton e um nêutron.

A água com altas concentrações de D2O também é conhecida como água pesada, e é prejudicial para a saúde de animais e plantas. Já a água com baixas concentrações de D2O, a água leve, tem o efeito contrário: melhora o sistema imunológico e beneficia a saúde tanto de plantas quanto de animais.

Um estudo notou que ratos que bebem água leve vivem mais do que aqueles que bebiam água convencional. Esse tipo de água já foi usada até em tratamentos contra câncer.

Sendo assim, produzir grandes quantidades dessa água para o consumo humano parece lógico – o problema é que não é fácil. Para isso, os métodos atuais são caros, prejudiciais ao meio ambiente e não compensariam.

No entanto, um novo método chinês que envolve um catalisador de platina consegue remover o D2O da água com mais facilidade, criando a esperança de que essa água mais saudável logo consiga ser comercializada. [Gizmodo]

• Gera:

Amigos, falando em água mais saudavel sugiro ver os seguintes videos:

Gostaria que voces dedicassem um tempo, assistindo-os até o fim e que tirassem suas próprias conclusões.
    também gostaria de ver uma reportagem a respeito aqui na hypercience.

Um abraço a todos!!!!!!!

• walter santos:

como eu pude perceber o pesual nao e trouxa e sim bem informado e eu nao sei quem foi este doido que publicou que a agua pesada nao pode ser bebida,ele esta errado .a agua pesada podera ate curar cancer e recuperar todo o sistema imonologico .ja tem muita gente bebendo desta agua e eu nao soube de nenhum caso de regeisao .o unico problema e que e dificil de ser conseguida .agora uma coisa e serta os laboratorios nao vao poder vender agua em comprimidos e para eles esta informacao nao e bom que seja divulgada .ja para o governo se uma pessoa morrer com no maximo 60 anos e muito melhor pois nao terao que pagar aposentadoria .no youtube tem mais informacao e so digitar imortalidade e vera . astalavista Walter

• otrebor:

Radicais livres são moléculas que roubam elétrons de outras, danificando-as. Para evitar o “furto”, átomos têm de estar fortemente ligados entre si. Na água, a ligação entre oxigênio e hidrogênio é vulnerável. Se trocamos hidrogênio por deutério, a molécula fica mais resistente. Uma fórmula da água com deutério já está em testes.

Água pesada
    Protege as células dos radicais livres

sem logica
    as celulas cancerigenas se dividem sem sofre danos elas nao envelhece. como seria usado essa água em tratamento contra câncer

leião a revista super interesante (você pode ser imortal)estara dizendo ao contrario

• Regis:

O Trítio se forma em explosões atômicas. Nos testes americanos no alaska com a bomba H na decada de 60 e franceses, no Atol Moruroa, se expalhando pelo mundo inteiro através dos ventos alisios, tanto que chegou a nevar agua rica em tritio, 500x acima do “normal” na Antartida,
    visto que explosões atômicas frequentemente levam materiais também para a troposfera, o que manteve a precipitação media dessa agua contaminada por cerca de 10 anos.

O tritio é altamente cancerigeno por ser radioativo.

Isso foi descoberto em 1995 por cientistas japoneses do instituto nacional de pesquisas polares e publicado no diario Mainichi.

Cristhian, eles não criaram água, não se cria água, eles transformaram água normal em água leve

• Vee D.:

@Yagor: Na natureza, existem três isótopos de hidrogênio: o hidrogênio comum ou hidrogênio leve, encontrado em maior quantidade, com 1 próton e nenhum nêutron; o deutério, mais raro, com 1 próton e 1 nêutron; e o trítio, que é radioativo e raríssimo na Terra, com 1 próton e 2 nêutrons.
    Portanto, eles não são “formados”, já estão presentes porém em quantidades menores que o hidrogênio comum. Os símbolos D e T são informalmente aceitos para o deutério e o trítio, respectivamente, mas ainda são hidrogênios.

• Tata:

Com o patrocínio de Bonafont… a água leve…. 😛

• Japaloco:

Ate onde será viável aumentar a qualidade e o tempo de vida das pessoas? Ou já devemos nos perguntar qual serão nossos planos para quando completarmos cem anos.

Boa notícia… mas eles conseguem fazer essa “mágica” com água salgada? isso seria o melhor dos mundos….. melhor ainda seria os cientistas criarem água do “nada”…
    Parabéns aos chinas….

• Henrique D’Agostini:

Que eles bebam muito dessa água e que vendam para os americanos…. rsrsrsrs
    Deixa eu tomar a minha boa e velha água brasileira….

• Falando Sério:

E viva a china..

• Yagor:

Interessante, porem… De onde vem esses isótopos de Hidrogênio (D20)??? Como eles se formam???

• racker de Pirassununga:

Fiquei intereçado no entanto esta istoria de agua pesada é coisa de usina nuclear, pois a agua opesada não evapora com facilidade ao contrario a agua leve assim sendo deve evaporar mais rapido DEIXA OS CARA DO POSTO DE GASOLINA AQUI PERTO DE CASA SABER DISTO (entenderam)a boia que mede aquantia de agua tem no alccol vai estar normal 🙁

• Cristhian:

Eu não entendi. Eles realmente “criam” água?

• holiday:

interessantíssimo! vou poder tomar 2 litros por dia e parecer q tomei 1! maraaaaa