Chupar chupeta ou o polegar pode afetar o desenvolvimento da fala

Publicado em 26.10.2009

chupando dedao

Uma pesquisa mostra que crianças que chupam seus dedos, mamadeiras ou chupeta até depois dos três anos de idade triplicam as chances de terem problemas de fala. Publicada no jornal Biomedcentral Pediatrics, a pesquisa foi realizada pelo Clube de Reabilitação De Leones Cruz Del Sur e pelo Programa de Treinamento em Pesquisa Internacional Multidisciplinar da Universidade de Washington.

A equipe descobriu também que bebês que eram amamentados até pelo menos os nove meses de idade – e, portanto, não alimentadas por mamadeiras – eram menos propensas a desenvolver problemas de fala. O estudo foi realizado por meio de questionário respondido pelos pais, e com uma posterior avaliação da fala e da boca de seus filhos.

» Verdade ou mito: o uso de chupeta causa problema na amamentação?

Clarita Barbosa, da Universidade de Washington, coordenou o projeto, que estudou o comportamento de 128 crianças em idade pré-escolar – mais especificamente, de três a cinco anos –, na Patagônia. “Esses resultados sugerem que o uso prolongado da sucção fora do aleitamento materno pode causar efeitos prejudiciais no desenvolvimento da fala em crianças pequenas”, explica.

Mas ela disse também que mais estudos com um grupo maior ainda são necessários. “Embora os resultados desse estudo forneçam bastante evidência para os benefícios de uma maior duração do aleitamento materno para as crianças, eles devem ser interpretados com cautela, visto que são dados de observação”, alerta.

O debate sobre o uso da chupeta tem uma grande inquietação por parte dos pais. Alguns bebês encontram um grande conforto usando uma chupeta, particularmente quando eles estão agitados com cólica, e fetos têm sido observados chupando o polegar no útero de suas mães.

» Cólica do bebê: A cura está mais próxima

Mas especialistas em Odontologia alertaram que uso prolongado da sucção do próprio dedo ou de chupetas ou objetos pode deformar os dentes, e outros têm sugerido que o uso de chupeta durante a vigília evita que a criança entre na conversação cotidiana.

Fonte: http://www.telegraph.co.uk/science/science-news/6386008/Babies-who-suck-dummies-and-their-thumbs-for-too-long-could-damage-ability-to-speak.html

Autor: Andre Marques

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. Boa noite, meu filho esta com 2 anos e 7 meses, ele nunca pegou chupeta, mas adora chupar o dedo, estou com serios problemas em tirar,seu dedo está até machucado, me falaram pra passar o remédio que usam para esmamar, só que não consigo encontrar. Gostaria de saber se podem me ajudar a encontrar este remédio. Grato.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
eruca maritma
Plantas reconhecem rivais e lutam

As plantas não podem...

Fechar