Cientistas criam bateria em spray

Publicado em 1.07.2012

Para você que já está cansado de usar pilhas e baterias, mesmo as recarregáveis, cientistas criaram uma bateria em spray. A tinta consegue armazenar e liberar energia da mesma forma que as baterias comuns.

A ideia dos pesquisadores é desenvolver uma bateria que seja “plástica”, no sentido de que poderia se adaptar a qualquer tipo de formato e superfície. Imagine os novos designs possíveis para nossos eletrônicos!

A nova tecnologia consiste de camadas de spray que imitam os componentes de uma bateria comum: dois coletores, um cátodo, um ânodo e um polímero separador no meio. Durante os testes, a tinta foi aplicada em aço, vidro e porcelanas, de diversos formatos. Eles também fizeram um teste com nove azulejos de banheiro, cada um com a tinta, e conectados. Dessa maneira, foi possível criar uma carga constante de 2.4 volts, durante seis horas.

O único problema, até o momento, é que a tinta usa líquidos de grande dificuldade no manuseio, exigindo um ambiente seco e a vácuo para ser criado e aplicado – ou seja, um laboratório. Quando a tecnologia conseguir ultrapassar essas exigências, veremos o que poderá ser criado com ela. [Reuters]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. Que seja bem vindo, desde que não venha à somar com os inúmeros materiais tóxicos já produzidos pelas industrias.

    Não sou anti evolução tecnológica, mas temos que fazer isso com cuidado, pois o meio ambiente já não anda bem das pernas.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
original-11
Conheça Scamander, o veículo anfíbio que pode andar em qualquer terreno

O Scamander, conheci...

Fechar