Cientistas produzem eletricidade do jeito mais inusitado possível

Por , em 14.12.2015

A sua urina pode ser mais útil do que você imagina. Pelo menos, é isso que uma equipe de pesquisadores da Universidade do Oeste da Inglaterra pensam, porque eles fizeram um par de meias que usam o líquido para gerar eletricidade.

Urina é a chave

A palmilha das meias contém uma rede de tubos integrados que podem conter até 648 mililitros. O ato de caminhar força o líquido através de células de combustível microbianas, que contêm bactérias que se deleitam em consumir os nutrientes presentes em seu xixi, criando eletricidade no processo. Numa série de experiências, a equipe mostra que as meias são capazes de fornecer energia para um transmissor sem fios que pode transmitir uma mensagem a cada dois minutos.

Usar urina para criar eletricidade não é uma ideia nova, mas normalmente as técnicas usam uma bomba elétrica para forçá-la para dentro da célula de combustível. Desta vez, é o poder do pé humano que faz a pressão, forçando a cada passo um pouco de xixi em torno dos tubos de silicone no calcanhar da meia.

Se você está se perguntando como pode colocar a urina dentro das meias, talvez não queira saber a resposta. “Prevemos equipamentos ou roupas que poderiam ter a urina incorporada, sem que as pessoas precisem se preocupar com o manuseamento de sua urina”, explica Ioannis Ieropoulos, um dos pesquisadores. Boa ideia.

Brincadeiras à parte, a pesquisa pode ser útil em situações extremas. “Este trabalho abre possibilidades de utilização de resíduos para alimentar eletrônicos portáteis e fáceis de usar. Por exemplo, uma pesquisa recente mostra que deve ser possível desenvolver um sistema baseado nesta tecnologia para transmitir as coordenadas de uma pessoa em situação de emergência. Ao mesmo tempo, isto seria uma indicação de que a pessoa está viva, uma vez que o dispositivo só funciona dessa forma”, aponta o pesquisador. [Gizmodo, Phys.org]