Cientistas criam um novo tipo de “capa” de invisibilidade

Esconder objetos em um ambiente iluminado é bastante difícil, mas é um sonho que acompanha inventores há séculos. Agora, podemos finalmente estar próximos de atingir este objetivo. Pesquisadores da Universidade Pública de Navarra e da Universidade Politécnica de Valência (Espanha) estão desenvolvendo um mecanismo que funciona ao curvar a luz.

O trabalho da equipe foi publicado na revista Physical Review A, e por enquanto envolve apenas simulações de uma tecnologia de invisibilidade que esconde objetos em atmosferas difusas. Esse tipo de invisibilidade, de acordo com a pesquisa, pode ser atingida ao cercar o objeto com um material especial que é capaz de curvar a luz para que ela passe direto pelo objeto, sem ser refletida nele e identificada pelos olhos humanos.

“Seria uma abordagem direta, porque tudo o que precisaríamos é de dois materiais diferentes com uma difusividade específica; ao mexer com eles, poderíamos ser capazes de produzir a capa que poderia fazer a luz circular ao redor do objeto de uma forma que o objeto ficaria escondido”, diz o pesquisador Bakhtiyar Orazbayev. “Poderíamos conseguir invisibilidade perfeita; mas apenas em atmosferas difusas, claro”, ressalva ele.

Esta capa proposta não funcionaria de forma eficiente se estivesse em um ambiente em que o objeto estivesse iluminado por luz de pulsos curtos, essencial em um grande número de aplicações”, aponta o pesquisador Alejandro Martínez-Abiétar. Uma forma de contornar esse obstáculo seria usar a técnica chamada ótica de transformação, que foca em determinar qual material é ideal para a capa.

Enquanto o grupo de pesquisadores ainda deve começar a criar um modelo que funciona em seu laboratório, é importante reconhecer que essa tecnologia seria benéfica, com aplicações muito mais úteis que se escapulir pelos corredores de Hogwarts no meio da noite. Ela poderia ser usada na comunicação ótica, no desenvolvimento de painéis solares mais eficientes ou para proteger aviões furtivos. [Futurism.com]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta