Menor vertebrado do mundo ganha novo minúsculo concorrente

Publicado em 17.01.2012

Lembra da rã que foi declarada como o menor vertebrado do mundo? Para alguns especialistas ela não é. A decisão de qual é o menor vertebrado que existe está gerando muita discussão. A minúscula rã encontrada recentemente não alcança o tamanho de uma moeda de um centavo, mas um cientista afirma que essas criaturas diminutas não têm tamanho recorde. Em vez disso, ele defende um que um peixe é o menor vertebrado.

A rã recém-descoberta Paedophryne amanuensis, de 7,7 milímetros de comprimentos, recebeu o título de menor vertebrado. No entanto, um peixe do gênero masculino, Photocorynus spiniceps, pode medir até 0,8mm a menos do que essas pequenas rãs e merecem o título, de acordo com Ted Pietsch, da Universidade de Washington.

Acontece que há mais de uma maneira de medir um vertebrado. As medições da rã se referem à média de tamanho dos indivíduos maduros, enquanto o tamanho do peixe pescador se refere ao menor indivíduo da espécie encontrado.

A menor das rãs recentemente identificadas mede 7mm da ponta do focinho ao rabo. Já o menor dos peixes machos foi descrito em 2005 medindo 6,2mm do focinho à nadadeira caudal – 11% menos do que a rã. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. e essa que se parece com umas pessoas que conheço e citei no topico da simpatica ranzinha…

    mas esse peixinho n parece tão simpático.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120102052811-asian-woman-meditating-story-top
Conheça os segredos de mulheres saudáveis pelo mundo

Qual o segredo para ...

Fechar