Cientistas descobrem um ‘buraco negro recém-formado’

Publicado em 17.11.2010

Segundo cientistas, uma explosão cósmica vista há 31 anos pode ter sido o “grito de nascimento” do mais novo buraco negro já observado. Essa é a primeira vez que os cientistas sabem a data exata do nascimento de um buraco negro.

Os pesquisadores dizem que isso pode ajudá-los a entender como os buracos negros nascem e evoluem. Estudar um buraco negro recém-formado também deve ajudar os astrônomos a compreender o que determina o destino das estrelas, e se os buracos negros são comuns em nossa galáxia e todo o universo.

Em 1979, a NASA capturou fortes emissões de raios-X provenientes da região em torno de uma estrela que explodiu, ou supernova, chamada SN 1979C. A SN 1979C fica localizada a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra, na galáxia M100. Outros instrumentos e observatórios também tinham notado a fonte brilhante de raios-X, que se manteve estável de 1995 a 2007.

As emissões de raios-X são compatíveis com a radiação emitida por um buraco negro que engole poeira e gás. O objeto parece ser cerca de cinco vezes mais massivo que o sol. Se essa interpretação estiver correta, o jovem buraco negro não seria o primeiro que astrônomos encontram. Muitos outros novos buracos negros foram encontrados no universo distante, principalmente através da detecção de poderosas ondas de radiação de alta energia, chamadas explosões de raios gama.

Mas esse buraco negro é diferente. Os cientistas dizem que, por ele estar muito mais próximo, pode ser observado para que os astrônomos controlem como ele muda ao longo do tempo. Também, o buraco negro recém-descoberto não parece produzir explosões de raios gama.

Teóricos acreditam que a maioria dos buracos negros provavelmente não produz explosões de raios gama, o que significa que o recém-descoberto é provavelmente o típico buraco negro encontrado no universo. Segundo os cientistas, essa pode ser a primeira vez que a maneira comum de formar um buraco negro tenha sido observada.

Outro conhecimento que pode ser melhorado com essa descoberta é sobre a explosão de estrelas. Os pesquisadores acreditam que a estrela que explodiu para formar esse buraco negro tinha cerca de 20 vezes mais massa que o sol. O tamanho da estrela dita o que acontece com ela após a morte, e esta estrela parece ser a linha divisória entre dois destinos diferentes.

Estrelas com menos de 20 massas solares tendem a formar objetos extremamente densos, chamados estrelas de nêutrons, enquanto as maiores se transformam em buracos negros. Essa supernova – SN 1979C – vai ajudar os astrônomos a entender que explosões estelares tornam estrelas de nêutrons e quais criam buracos negros.

Porém, ainda não é certeza de que o buraco negro é a fonte dos raios-X, embora seja a mais provável. Uma explicação alternativa é que os raios-X são provenientes de uma jovem estrela de nêutrons que gira rapidamente e está gerando um vento forte de partículas de alta energia.

Isto faria com que a SN 1979C se tornasse o exemplo mais novo e mais brilhante de “nebulosa do vento de pulsar”, e a mais jovem estrela de nêutrons já vista. O exemplo mais conhecido de uma nebulosa do vento de pulsar tem cerca de 950 anos.

Mas os cientistas avisaram que devem ser capazes de confirmar se o objeto é ou não um buraco negro logo após reunirem e observarem mais alguns dados.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. Os buracos negros como tudo que existe no universo, são fascinantes! Eu fico admirado e feliz, quando contemplo no espaço todas estas maravilhas; louvo, glorifico e adoro a Deus, pois são obras das suas mãos. Somente ele com sua sabedoria e poder seria capaz de realizar estes colossais feitos.

    Thumb up 7
  2. Primeiramente Danilo, se vc nao se desintegrasse ou sumisse no buraco negro(o q concerteza aconteceria), existem TEORIAS q dizem q um buraco negro da de cara com uma super nova,assim dando um tipo de “força” para a esplosão da estrela além da natural,ou seja,uma viagem instantanea de um lugar a outro.

    Thumb up 1
  3. mas eu queria saber a maior dúvida do mundo: para onde o buraco negro leva? tipo assim, se vc entrar nele, vc vai pra onde? Sai do universo?

    Thumb up 9
  4. VIVA!!!Descobriram um buraco negro,,,!!O que vamos fazer com ele?Devem ter gastado uma nota preta com esse buraco!!Aqui na terra tem o buraco da desigualdade da fome,doenças etc..e não apareceu nenhum cientista pra estuda-lo e empregar essa grana na erradicação do buraco chamado miéria..

    Thumb up 5
  5. Existem os buracos negros galáctios e os buracos negros estelares. Este é do tipo estelar, isto é formado por um corpo sólido, tipo estrela de neutro. O tipo galáctico não tem massa em seu interior, apenas uma forte força gravitacional (centro gravitacional da galáxia). Nenhum deles nasce de uma explosão (seria apenas uma coicidencia).
    Veja detalhes em: “olhando o universo”.
    O buraco negro é outra coisa que sofre muitas interpretações. Existem pessoas que acreditam que todo buraco negro é composto por um corpo sólido, com muita massa. Existem outras que supõe que se pode formar um buraco de minhoca e até ser possível viajar no tempo, viajar para outros universos, etc. Tudo isso é apenas especulação, não existe comprovação de nada. Temos que ter muito cuidado para não se deixar levar para o lado religioso ou sobrenatural, devido às dificuldades de entender o universo. Um exemplo disto é o que diz o físico Lee Smolin, do do Perimeter Institute, no Canadá: “No interior de um buraco negro o tempo e o espaço acabam”. A idéia de Smolin, então, é que estamos do outro lado de um buraco negro que existe em outro universo (pura imaginação).
    Outro ponto importante é dizer que a densidade de um buraco negro tende para o infinito (singularidade). Isto, além de contrariar as leis da física, é pura especulação, assim como dizer que o tempo pára, em seu interior, sem comprovação observável

    Thumb up 9
  6. Na realidade, se houvesse um buraco negro de certa massa e vc estivesse na posição em que a imagem se apresenta, a imagem descreve a realidade sim.

    A questão é que provavelmente o buraco citado não faria uma distorção de tal tamanho

    Thumb up 2
  7. Achei muito Interessante, pois assim haverá possibilidade de Novas Descobertas de Coisas Nova também na Nossa Gálaxia!
    Abraços!!!

    Thumb up 1
  8. E dá-lhe Adobe Photoshop.
    Não entendo que e se, não existe disponibilidade de uma foto ou imagem de um “buraco negro”, porque fazer uma imagem como esta acima, que possivelmente estará passando muito longe do que seria efetivamente a realidade.

    Thumb up 25

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sucobet
7 alimentos recomendados para a prática esportiva

Confira sete aliment...

Fechar