O tipo de homem que é mais atraente para as mulheres

Publicado em 15.09.2010

homem atraente para mulheres

A partir de uma pesquisa, os cientistas acreditam ter descoberto porque as mulheres geralmente acham os homens calmos mais atraentes.

Primeiro, eles recrutaram 39 jovens estudantes saudáveis, da mesma universidade, e mediram, a partir de amostras de saliva, seus níveis de dois hormônios: testosterona e cortisol. Em seguida, pediram a 42 alunas de outra universidade que listassem as fotos dos homens de acordo com sua atratividade, masculinidade e saúde.

Homens com baixos níveis de cortisol eram frequentemente classificados como mais atraentes do que homens com níveis elevados de cortisol. Os níveis de testosterona não foram significativamente associados com a atração, a masculinidade ou a saúde.

Investigações anteriores sobre o que tornava um homem atraente a uma mulher se focavam muito na testosterona. Esse hormônio masculino é ligado a traços faciais, como mandíbulas maiores e sobrancelhas mais pesadas. Também é normalmente associado à melhor saúde a longo prazo. Do ponto de vista evolutivo, faz sentido que a mulher ache os homens com altos níveis de testosterona mais atraentes.

Não foi o que a pesquisa concluiu. Homens com altos níveis de testosterona não são automaticamente atraentes para as mulheres. Elas inclusive vêem tais caras com desvantagens a longo prazo: por exemplo, os caras do tipo “machos” podem ter um estilo de vida mais relaxado e garanhão, ou podem ser maus pais.

Portanto, o estudo recente se focou no hormônio cortisol. A persistência de elevados níveis de cortisol pode suprimir o sistema imunológico, e também a função reprodutiva. Sendo assim, faz sentido que as mulheres prefiram homens com baixos níveis de cortisol – isto é, aqueles que não são estressados.

Em um estudo mais complexo, os cientistas usaram as mesmas fotos dos 39 homens e os dividiram em quatro grupos: testosterona e cortisol altos, testosterona alta e cortisol baixo, testosterona baixa e cortisol alto, testosterona e cortisol baixos. Dentro de cada grupo, todas as faces foram misturadas para ajudar a fazer uma imagem composta. O objetivo era ver os efeitos que as combinações de diferentes níveis hormonais poderiam ter na atratividade.

As mesmas 43 estudantes olharam para as imagens compostas, algumas na fase fértil do seu ciclo menstrual. Isso permitiu aos cientistas observar os efeitos que os hormônios femininos e a fertilidade poderiam ter sobre a percepção da atratividade do sexo masculino.

As mulheres no seu período fértil acharam os homens com baixos níveis de cortisol (provavelmente mais calmos) mais atraentes. Pesquisas anteriores sugerem que quando as mulheres estão férteis, tendem a julgar os homens a partir de características que melhor poderão beneficiar seus filhos a longo prazo.

Os cientistas observaram que os níveis de cortisol de uma pessoa são hereditários. Eles especulam, então, que os homens com baixo cortisol possuem algo desejável que as mulheres procuram garantir para os seus descendentes, por exemplo, boa saúde ou uma resposta saudável ao estresse.

Os resultados foram consideravelmente mais complexos quando as mulheres não estavam na fase fértil do ciclo menstrual. Nesses casos, rostos masculinos relacionados com níveis elevados de cortisol e testosterona, ou com níveis baixos de ambos os hormônios, foram avaliados como mais atraentes do que faces associadas a níveis elevados de um e baixos do outro.

Estudos anteriores dizem que, fora do seu período fértil, as preferências das mulheres tendem para homens que se revelem um bom parceiro a longo prazo. Por exemplo, elevados níveis de testosterona e cortisol podem ser sinais de homens dominantes que serão bons provedores. E homens com baixos níveis de testosterona e cortisol podem indicar pessoas saudáveis. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

17 Comentários

  1. pesquisa interessante, agora o mais interessante mesmo, é ver comentários de gente que não entende nada de experimentação e pesquisa científica querendo desqualificar o trabalho. Aliás, gente que sequer sabe escrever ou sequer entendeu a pesquisa…

    Thumb up 30
  2. O grande problema é a formação cultural da maioria das sociedades humanas, que induz suas mulheres a, mesmo gostando mais de um homem sereno e calmo, vir a acabar preferindo, exatamente, o contrário, devido ao conceito popular de machismo… e mesmo quando isso não acontece, muitas acabam desgostando do homem que escolhem, comparando-os aos que não se satisfazem com uma mulher apenas, e chegam a ser brutais com suas mulheres.

    Thumb up 24
  3. A mesma garota com um artigo à respeito dos caras com pinta de “macho”. Sem querer, mas já sendo indelicado, talvez voc seja como os músicos e procure compôr de acordo com suas experiências vivências e talvez tenha sido passada para trás por algum cara com esse estereótipo.

    “Por exemplo, os caras do tipo “machos” podem ter um estilo de vida mais relaxado e garanhão”

    Pesquisa à parte, esse trecho, especificamente este. Repare bem onde voc menciona que os caras tipo “machos” tendem a levar a vida num estilo relaxado feito garanão… Então, se caras com esse estilo conseguem levar a vida como garanhões é porque a maioria das mulheres tendem a se atraírem por caras assim, pois eles só vendem porque tem quem compre. E em todos os casos de garanhões, é o meio em que o determinado indivíduo vive que vai dizer se ele tem características físicas o suficiente para ser um garanhão, e é bem o sexo feminino que determina quais são elas.

    Veja nos meios de intreterimento, que de maneira fictícia, interpretam a realidade (filmes, novelas, seriados, desenhos, etc), aqui voc nota claramente quem são os garanhões, em todos, TODOS, os casos vai notar que os personagens tidos como boa-pinta e garanhões são aqueles com alto nível de cortisol e com uma propensão significativamente maior à níveis maiores de hormônios. São sempre os caras com pinta de maus que tem mais mulheres, claro, isso na mídia. Agora na realidade, podemos analisar quais deles são mais famosos em seus papéis perante o sexo feminino, e logo verás que também são os mesmos, mais agressivos, rudes, descompromissados, desatencionsos, canalhas. Estes são os mais idolatrados, tanto que hoje em dia existe um enorme fetiche feminino por este estereótipo, talvez seja por isso que toda garota em suas presunções inconscientes se ache apta o suficiente a domesticar o primeiro garanhão canalha que encontra, tanto para engrandecer seu ego, provando ser melhor do que todas as outras que de antemão falharam, como para ter alguém que mantenha o interesse relacionamental sempre ativo. Para viverem correndo atrás, num jogo de dominação. O que nem sempre acaba bem.

    Thumb up 42
    • mt bem! isso ae… passando só pra dizer q vc foi a pessoa q comentou algo com mais serenidade q eu vi por aqui hj..lembra alguem! EU kkk

      Thumb up 2
  4. realmente essa pesquisa foi mal feita e mal elaborada !

    ha muita coisa que não possui sentido algum
    - fotos é questão debeleza , não com hormônios
    - homens machoes não podem ser rotulados como mals país ,o meu é assim e é um otimo pai .

    * a grande verdade é que elas preferem de fato um homem com dinheiro ou rico para lhe dar uma boa vida e para seus decendentes – diz uma pesquisa da universidade dos Estados Unidos da América. e eu acredito nisso por ja passei por essa situação , e hoje vejo constantemente maes imfluenciando filhas a procurarem bons homens dignose RICOS ou bem finaceiramente . acredite ou não isso é comportamento normal entre as mulheres
    mas nós vemos de outra forma !

    Thumb up 13
  5. De fato..
    Mulher nenhuma se atrai para um “machão” espumando pela boca e ainda mal educado. Gentilezas e educação estão em extinção…

    Thumb up 10
  6. Marcelo, tem que ver isso aih cara. Pode ser algum trauma ou athe alguem problema neurologico. Eu fico nervoso quando fico mais de 6hs sem comer. Eu aconselho vc a irem psicologo ver isso aih e tbem fazer algum exames medicos.

    Thumb up 2
  7. Pessoal, tô cansado de ser “Nervoso”, imaginem a cena.
    Fui com minha esposa e filhas no Habbibs, fiquei aguardando o garçom oito minutos; sai da minha mesa, e fui até o gerente; mandou-me voltar para a mesa; lá chegando o garçom, parado em frente a minha cadeira, anotava o pedido; olhou para mim em pé ao seu lado e me perguntou, qual vai ser o seu pedido? Em tom explosivo, com olhar ameaçador, removi o garçom de frente da minha cadeira e lhe disse: Meu pedido é que saia da minha frente, para que eu poder sentar na minha cadeira. Enfim sentei-me e o ódio dominou meu espírito, não comi e nem bebi nada, eu só queria matar o garçom, foi horrível, minha mulher brigou comigo, minhas filhas me chamavam de monstro, e eu enfurecido só queria dar umas boas pauladas no desgraçado do garçom. Depois de longos vinte e três minutos, paguei o que minha mulher e filhas consumiram e todos estressados fomos terminar de brigar (eu e minha mulher) em casa. Preciso ser mais calmo, ou então já chegar sentando a madeira, nervoso por nervoso, é melhor que se dê umas boas porradas!!!!!

    Thumb up 6
  8. Com tanta gente nesse mundo, os “cientistas” se baseiam na opinião de 42 (apenas 42) estudantes olhando fotos, para concluir um estudo?
    Com uma amostragem tão pequena, baseada apenas em fotos e não em convívio, não me admiro que tantas pesquisas cheguem à conclusões tão idiotas ou que algo conclusivo hoje, não valha mais amanhã.
    Esses “cientistas” deveriam arrumar o que fazer de verdade.

    Thumb up 13
    • Este comentário deu de 10 nos outros. Temos que ser muito calmos mesmo!
      Eu tento ser.

      Thumb up 0
    • u.u ,mt bom mt bom
      quando me perguntam por q eu n to namorando..eu sempre digo
      q n tenho mt paciencia n…mas to melhorando isso ae hahaha
      mas agressivo… jamais “claro q só se for o último caso q bobo tb n sou n “

      Thumb up 0
  9. Muito complicado, a verdade é que tanto faz: homem ou mulher complicados e stressados são péssimas companhias.

    Thumb up 27
  10. Mas a atratividade masculina não pode ser medida só por fotos. Talvez se fosse pessoalmente os homens com alto nível de testosterona ganhassem. Tipo o cara com alto nível de testosterona seria mais autoconfiante, melhor postura, voz mais masculina, modo de andar, ou seja várias coisas que poderiam ser atraentes pra mulheres que não podem ser verificadas por fotos. Grande falha essa pesquisa.

    Thumb up 16

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Twilight
Livros e filmes podem afetar a dinâmica dos cérebros adolescentes

A mente dos jovens é...

Fechar