Cientistas descobrem primeiro planeta com cauda

Publicado em 15.07.2010

Cientistas descobriram o primeiro “planeta cometário”, astro que possui uma enorme cauda – uma fila de gás que vai sendo soprada dele por ventos solares a uma velocidade de 70 mil km/h.

Esse planeta está localizado a cerca de 153 anos-luz da Terra. Batizado de HD 209458b, ele orbita seu sol a uma distância 100 vezes menor do que Mercúrio do Sol. Isso faz com que ele tenha uma órbita de 3,5 dias de duração. Para você ter uma idéia, Mercúrio, que tem a menor órbita do nosso sistema, tem um ano de 88 dias.

Pelo novo planeta estar tão próximo do seu sol, os ventos estelares estão destruindo sua atmosfera e formando essa cauda (sua temperatura estimada é de cerca de 1100 graus Celsius). Cientistas teorizam que matéria lançada de um planeta para o espaço por ventos estelares formariam uma estrutura similar desde 2003 – mas só agora encontraram prova disso. [Gizmodo]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo
Leia o post anterior:
camarao
Antidepressivos na água fazem com que camarões se “suicidem”

Não é brincadeira! E...

Fechar