Cientistas dizem que podem criar “ilimitados” óvulos humanos em laboratório

Publicado em 27.02.2012

Médicos americanos afirmam que pode ser possível, um dia, criar uma fonte “ilimitada” de óvulos humanos para auxiliar no tratamento da fertilidade.

Os pesquisadores demonstraram que algumas células-tronco de mulheres adultas espontaneamente produzem novos óvulos em laboratório.

Em seguida, outros experimentos com ratos mostraram que esses óvulos podem ser fertilizados.

A teoria de longa data é que as mulheres nascem com todos os óvulos que terão durante a vida. O principal pesquisador do estudo, Jonathan Tilly, disse que a nova pesquisa desmente isso.

Sua equipe encontrou e isolou células-tronco que produzem óvulos nos ovários de mulheres em idade reprodutiva. Isso foi feito através da procura de uma proteína, DDX4, que existe somente na superfície das células estaminais. Isso permitiu aos pesquisadores escolher as células corretas.

Quando cultivadas em laboratório, as células geraram “espontaneamente” óvulos imaturos – ou ovócitos, que se pareciam e agiam como ovócitos normais no organismo.

As células “amadureceram” quando ficaram rodeadas por um tecido vivo do ovário humano, que tinha sido enxertado dentro de ratos.

“A descoberta de células precursoras de ovócitos em ovários adultos humanos, aliada ao fato de que essas células compartilham as mesmas características que produzem óvulos totalmente funcionais, abre a porta para o desenvolvimento de tecnologias inéditas para superar a infertilidade em mulheres e talvez até mesmo retardar o momento da falência ovariana”, diz Tilly.

Não só a pesquisa reescreve a história da fertilidade até hoje, como abre uma série de possibilidades interessantes para
preservar a fertilidade de mulheres em tratamento contra o câncer, por exemplo, ou talvez para as mulheres que sofrem de infertilidade, extraindo as células e fazendo óvulos em laboratório.[BBC]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. O futuro da humanidade está nos remédios biologicos. Esses remédios seram baseados em nosso organismo, agiram de forma eficaz reduzindo os efeitos colaterais.

    Thumb up 0
  2. Com o planeta abarrotado com 7 bi de pessoas e ainda fazem pesquisas para “melhorar” a fertilidade… por isso usaram na pesquisa um animal idêntico aos humanos em matéria de reprodução (ou infestação): o rato.

    Thumb up 5
    • conhecimento nunca é d+, não há como prever o quanto essa ou outras descobertas poderão ser úteis no futuro, tentar cogitar a importância disso negativamente é se aproximar da ignorância

      Thumb up 4
    • Conhecimento voltado para a promoção do BEM COLETIVO do planeta como um todo, a curto, médio e longo prazo realmente nunca é demais (se bem que isso está muito raro nos dias de hoje), mas o principal foco da pesquisa é aumentar a fertilidade de uma espécie que conta com uma população de 7 bilhões de indivíduos (e aumentando!). Não estou vendo benefício nenhum nisso, principalmente a longo prazo, a não ser para humanos desmiolados e inconseqüentes, que acham que os recursos do planeta são ilimitados e “todos tém o direito de ter filhos”, e que isso justifica, mesmo sendo homens, se reproduzirem como ratos. Isso sim é ignorância pura e aplicada.

      Thumb up 2
    • não quer dizer que por essa descoberta os desprovidos de conhecimento sobre o assunto “filho”, que envolve responsabilidade, conciencia, compromisso e etc, vão passar ao conhecimento, mas que pessoas que sonham com um filho e sabem o que ele simboliza vão sentir suas “presses realizadas vão sim.
      Não seja precoce. isso é ignorantemente ignorante.

      Thumb up 0
    • É justamente pelos bilhões de “ignorantemente ignorantes”, desprovidos de “conciencia” e que fazem “presses” para ter um (ou 2,3,4,…) filho(s), que todos os ecossistemas e recursos da Terra estão sendo e continuarão sendo progressivamente destruídos e exauridos.

      Thumb up 3
  3. Melhor se preocuparem com o meio ambiente, esse calor infernal que vivemos causado pela ação do homem à Natureza!

    Thumb up 3
  4. Sim, pode existir polemicas a respeito, mas já sabemos quem ganha e vai ganhar sempre! Science Ever Won!

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Captura de Tela 2012-07-25 às 13.13.46
Via Láctea: o mais belo vídeo que você assistirá hoje

Esse incrível vídeo ...

Fechar