Cientistas fazem água boiar sobre óleo

Por , em 2.05.2012

Novas descobertas apontam que a água pode ficar sobre o óleo. Embora isso vá de encontro com a sabedoria convencional, pode ter aplicações importantes na remoção de petróleo, quando houver algum acidente ou vazamento que ameace a vida marinha.

O que determina esse efeito de “boiar” é a densidade. Mas, segundo cientistas da Universidade Curtin, na Austrália, isso pode estar errado. A chave por trás desse resultado contra intuitivo envolve quão firmes são as ligações entre as moléculas de uma e de outra substância.

Essa força entre as moléculas é que determina a tensão superficial do líquido. Por isso, os pesquisadores adicionaram pequenas gotas de água a gotas de vários tipos de óleos.

As gotas de água boiavam sobre o óleo, dependendo de quão largas eram e de que tipo de óleo era usado. Em contraste, com óleos minerais puros, como hexano, octano e decano, isso não foi observado.

E os pesquisadores descobriram que o ar tem um papel importante também. As gotas de água, devido ao seu peso, pressionam certas partes da gota de óleo, criam ondas na superfície do óleo que permitem que pacotes de ar entrem para equilibrar o peso das gotas, evitando que afundem. [LiveScience]