Cientistas fazem a primeira “imagem” da matéria escura que conecta galáxias

Por , em 12.04.2017

Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, conseguiram fazer a primeira imagem composta de uma ponte de matéria escura conectando galáxias.

A imagem, que combina várias fotografias individuais, confirma as previsões de que as galáxias em todo o universo estão ligadas através de uma teia cósmica de matéria escura, até agora inobservável.

Avanço

A matéria escura é uma substância misteriosa que compreende cerca de 25% do universo. Como não brilha, absorve ou reflete a luz, é quase indetectável, exceto pelos efeitos indiretos vistos pela gravidade.

“Por décadas, os pesquisadores têm predito a existência de filamentos de matéria escura entre galáxias que agem como uma superestrutura semelhante a uma teia conectando-as”, disse Mike Hudson, professor de astronomia na Universidade de Waterloo, e um dos pesquisadores do estudo. “Esta imagem nos move além das predições para algo que nós podemos ver e medir”.

Técnica

Hudson e o seu coautor Seth Epps, estudante de mestrado na Universidade de Waterloo, usaram uma técnica chamada de “lente gravitacional fraca” para fazer a imagem.

Essa técnica faz com que galáxias distantes se dobrem ligeiramente sob a influência de uma massa invisível, como um planeta, um buraco negro ou, neste caso, a matéria escura. O efeito foi medido em imagens tiradas pelo Telescópio Canadá-França-Havaí.

A dupla combinou as fotos de mais de 23.000 pares de galáxias localizadas a 4,5 bilhões de anos-luz de distância para criar uma imagem composta, ou mapa, que mostra a presença de matéria escura entre elas.

Os resultados indicam que a ponte de filamentos é mais forte entre sistemas a menos de 40 milhões de anos-luz de distância um do outro.

Os cientistas publicaram seu trabalho em um artigo na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society. [Phys]

• ENAX:

Matéria escura não existe, o que existe é uma profunda ignorância dos físicos para entenderem o mecanismo do universo. E nunca vão entender.

ENAX, se os cientistas pensassem como você, ninguém iria imaginar que o vento existe. Você vê os efeitos, mas não vê o que os causa. A gente chama de vento aquilo que a gente não vê mas que sacode as folhas das árvores, e chama de matéria escura aquilo que a gente não consegue detectar, mas que é a causa de efeitos que podem ser medidos. É matéria por que os efeitos são os de matéria. Você consegue entender isso?

• Hansen:

O campo de fótons com massa que causa gravidade (Physics Essays, Vol29 Nr3 2016 pg.344-366) portanto nada de matéria escura e relatividade.

• Hansen:

Campo de fótons que tem massa , das partículas, alteram suas dimensões (Physics Essays vol29 Nr3 2016), então nada de matéria escura!