Cientistas filmam HIV se espalhando pela primeira vez

Cientistas, agora, entendem melhor o processo da instalação do vírus no corpo humano. Pela primeira vez, foi possível filmar o HIV se espalhando.

Aparentemente, o vírus se transfere de células infectadas para saudáveis usando um método desconhecido até então. Espera-se que a descoberta ajude cientistas a criarem uma vacina que combata a doença, responsável pela morte de aproximadamente 25 milhões de pessoas.

O estudo foi possível depois de especialistas terem criado uma proteína que, quando inserida no vírus HIV faz com que ele emane uma luz verde, quando exposto à luz azul.

Eles notaram que, quando uma célula infectada se encontra com uma célula saudável, uma “ponte” é construída entre elas, chamada de “sinapse virulógica”. Então, os pesquisadores conseguiram observar partículas genéticas verdes saindo do vírus, se movendo através da sinapse, e contaminando a célula saudável.

Os cientistas acreditam que esse conhecimento irá ajudar a criar tratamentos para a Aids.

De acordo com o autor dos estudos, Thomas Huser, da Universidade da Califórnia, a descoberta pode esclarecer o motivo pelo qual as tentativas de vacinas anteriores se mostraram falhas. “Se conhecermos melhor esse processo de transferência, temos chances maiores de descobrirmos como bloquear esse processo, e fazer com que os vírus não se espalhem pelo organismo” explica Huser.

Por décadas cientistas acreditaram que os vírus do HIV eram espalhados através de partículas que corriam livremente pelo corpo da pessoa. Foi apenas em 2004 que eles perceberam que o processo ocorria através de sinapses – mas ainda não havia ficado completamente claro o motivo de o processo ser tão efetivo.

Sendo assim, esforços anteriores para criar uma vacina contra o HIV se concentraram em ativar o sistema imunológico para que ele combatesse o vírus que circulava entre as células, livremente.

O novo vídeo mostra que o vírus não consegue ser reconhecido pelas células imunológicas porque não fica livre, dentro do sistema, e se transfere via sinapses. “Agora precisamos desenvolver uma vacina que ative o sistema imunológico para combater a transmissão via sinapse”.

As próximas pesquisas tentarão desvendar o modo com que as partículas virais agem, depois que estão dentro da célula. [Telegraph]

Por: Cezar RibasEm: 30.03.2009 | Em Bem-estar, Tecnologia  | Tags: , , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)
Curta no Facebook:

4 respostas para “Cientistas filmam HIV se espalhando pela primeira vez”

  1. BOA TARDE A TODOS!!! GOSTARIA DE DEIXAR AQUI UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS CIENTISTAS QUE DEDICAM A VIDA A ESTUDOS PARA TENTAR DESCOBRIR UMA VACINA PARA ESSA DOENÇA. PEÇO TODOS OS DIAS PARA QUE DEUS ILUMINE A TODOS VCS ….E TENHO CERTEZA QUE UM DIA TODOS NOS CONSIGUIREMOS VENCER ESSE DESAFIO! DESCOBRI QUE TENHO O HIV A ALGUNS MESES …ESTOU JUNTOS COM VCS E TORCENDO MUITO PARA QUE UM DIA ENCONTREM UMA CURA!!!!ABRAÇOS A TODOS….NUNCA DESISTAM DE TENTAR VENCER ESSA DOENÇA…POIS EU E MUITAS PESSOAS TBÉM NÃO DESISTIREMOS NUNCA ……ABRAÇOS A TODOS!!!!!

Deixe uma resposta